Alterações liberadas no mês de dezembro 2025
Veja abaixo as liberações realizadas.
Semana 01
Liberações do dia 08 de dezembro
27215, 27216 e 27241 - Caixa de faturamento
1 - Com esta alteração, o processo foi ajustado para garantir que não ocorram impedimentos ao tentar criar um novo faturamento através de dispositivos Apple iPad.
2 - Anteriormente, a tributação regular era enviada nas mesmas tags da tributação padrão. Com esta alteração, o arquivo XML foi atualizado para que as informações da tributação regular sejam enviadas em tags separadas, caso seja utilizada uma classificação tributária que exija tributação regular. Esta alteração foi realizada nas notas fiscais de saída e nas notas fiscais de entrada com emissão própria ("Devoluções", por exemplo).
3 - Com esta alteração, foram adicionadas as novas opções de colunas "Classificação fiscal (NCM)", "CST IBS/CBS" e "Cód. classificação tributária IBS/CBS", nas listagens de itens dos processos "Caixa de faturamento" e "Notas fiscais de entrada", possibilitando maior detalhamento na conferência de dados referentes aos novos tributos da Reforma Tributária.
Acesso em: Vendas > Caixa de faturamento
26155 - Notas fiscais de serviço
A Reforma Tributária traz mudanças significativas na estrutura dos tributos brasileiros. Nesta entrega, foram disponibilizados novos recursos no sistema para apoiar essa transição:
1 - Foram adicionadas duas telas específicas para consulta de "CST de IBS/CBS" e "Classificação tributária de CBS/IBS";
2 - Os novos percentuais aplicáveis aos tributos podem ser visualizados nos seguintes locais: Cadastro de UF, Cadastro de Cidade e "Início > Parametrização > Fiscal > Contribuição sobre Bens e Serviços (CBS)";
3 - O cálculo do imposto referente à Reforma Tributária também passa a ser exibido na emissão de notas fiscais de serviço.
Acesso em: Vendas > Notas fiscais de serviço
Alterado o relatório "Itens de notas fiscais de saída", para que na exportação em formato ".csv", sejam enviados os dados: Alíquota efetiva de CBS, valor de CBS, alíquota efetiva de IBS UF, valor de IBS UF, alíquota efetiva de IBS MUN e valor de IBS MUN.
Acesso em: Vendas > Relatórios
Com esta alteração, foram ajustados os campos multi-seleção da tela de necessidade, para garantir que a última opção selecionável não tenha sua visualização ocultada pela ferramenta de paginação do menu dropdown.
Acesso em: Compras > Necessidade
1 - Com esta alteração, foram adicionadas mais etapas no processamento dos cancelamentos de entradas com status "Conferido", em conformidade com as atualizações realizadas recentemente no processo de conferência, garantindo que a operação finalize sem impedimentos ou distorções.
2 - Alterada a tela de conferência de entradas, para que o campo "Quantidade" não limite o número de dígitos após a virgula, sempre demonstrando as quantidades dos itens com maior detalhamento possível.
Acesso em: Compras > Entrada
27285 - Notas fiscais de entrada
Com esta alteração, o sistema foi ajustado para garantir que não ocorram impedimentos ao tentar gerar uma carta de correção para nota fiscal de entrada.
Acesso em: Compras > Notas fiscais de entrada
Alterado o processo "Loja - acerto", para garantir que o cliente preenchido na aba "Docto fiscal" seja utilizado na criação dos títulos contas a receber, conforme é esperado.
Acesso em: Receber > Mais opções
27267 - Baixas de contas a pagar
Com esta alteração, foi adicionada a operação de rastreamento de cheques emitidos, através do caminho "Mais opções > Rastrear > Cheques", possibilitando o rastreio de cheques vinculados em baixas de pagamento.
Acesso em: Pagar > Baixas de contas a pagar
Semana 02
Liberações do dia 17 de dezembro
24467 - Clientes / Fornecedores
Alterados os cadastros "Clientes / Fornecedores", para adicionar na operação "Mais opções > Alterar dados em lotes" a opção "Analisar crédito do cliente", que possibilita a alteração por lotes de cadastros dos dados de análise de crédito, compostos pelos campos "Risco de crédito", "Limite de crédito", "Data limite para avaliação do crédito", "Max. dias em atraso", "Prazo max.", "Valor max. em atraso" e "Valor min. fat.".
Acesso em: Vendas > Clientes
Existem categorias diferentes de reconhecimento de receita em vendas que geram dois documentos (Um para simples faturamento e outro para entrega de mercadoria), com CFOP 5/5.922 e 5/6.922 no primeiro, e CFOP 5/5.117 e 5/6.117 no segundo.
Venda para entrega futura: Ocorre quando o fornecedor possui a mercadoria disponível, mas, por acordo comercial, a entrega é realizada posteriormente;
Faturamento antecipado: Ocorre quando o fornecedor não possui a mercadoria disponível, sendo necessário comprá-la ou produzi-la para realização da entrega.
O reconhecimento da receita deve acontecer no momento em que o fornecedor possui mercadoria disponível. Em vendas para entrega futura ocorre no primeiro documento, e em faturamentos antecipados ocorre no segundo documento.
O sistema já possuía configurações para esse tipo de venda, através da operação "Venda para entrega futura", que gerava um segundo documento da operação "Outros" para a entrega da mercadoria. Porém, esta forma de fazer só reconhecia a receita no primeiro documento, causando distorções nos relatórios quando existiam vendas de faturamento antecipado.
Diante disso, foram disponibilizadas as seguintes alterações, para possibilitar a configuração do reconhecimento de receita em venda para entrega futura e faturamento antecipado, e garantir precisão nos cálculos de faturamento do sistema:
1 - Adicionado o novo parâmetro de vendas, configurável por empresa, chamado "Reconhecimento de receita em venda para entrega futura", com as opções "Reconhecimento por competência", que faz o sistema reconhecer a receita no primeiro documento, como já fazia antes; E "Reconhecimento por realização", que faz o sistema reconhecer a receita no segundo documento;
2 - Em "Tipos de saída", foi adicionada a nova operação "Entrega de simples faturamento", para ser usada no segundo documento em vez da operação "Outros", referente a entrega da mercadoria;
3 - Em tipos de saída com operação "Venda para entrega futura", na aba "Adm", os tipos preenchidos no campo "Tipo de saída p/ entrega futura", tiveram suas operações atualizadas de "Outros" para "Entrega de simples faturamento";
4 - Em "Pedidos", quando o parâmetro "Reconhecimento de receita em venda para entrega futura" estiver configurado para "Reconhecimento por realização", o tipo de saída estiver configurado para calcular IPI mas não destacá-lo, e o tipo da operação for "Venda para entrega futura", o valor do IPI será somado ao campo "Outras despesas", garantindo que em casos de faturamento antecipado com incidência de IPI, o primeiro documento possua o valor completo para gerar contas a receber;
5 - Atualizados os relatórios de vendas "Faturamento" e "Itens faturados", assim como, o processo contábil "Livros de inventário", para garantir que busquem por vendas para entrega futura e faturamentos antecipados conforme a configuração do parâmetro "Reconhecimento de receita em venda para entrega futura" no momento do lançamento dessas vendas.
Acesso em: Vendas > Pedidos
27279, 27283 e 27292 - Caixa de faturamento
1 - Com esta alteração, somente os documentos fiscais eletrônicos terão a incidência e obrigatoriedade do novos impostos CBS e IBS, tanto no processo de notas fiscais de saída, quanto de notas fiscais de entrada de emissão própria.
2 - Disponibilizada a opção de alteração em lote do CST e da Classificação Tributária de CBS/IBS, na emissão de notas fiscais de entrada e de saída.
A funcionalidade permite ajustar os códigos de múltiplos itens de forma simultânea, com reprocessamento automático do cálculo de CBS e IBS conforme a classificação selecionada, respeitando as regras específicas de cada classificação tributária.
3 - Com esta alteração, o sistema passa a desconsiderar os impostos de ICMS, PIS/COFINS e ISS da base de cálculo dos novos impostos IBS e CBS, conforme previsto no Art. 12º, §2º, inciso V da LC 214. Esta mudança impacta nas notas fiscais de saída e nas notas fiscais de entrada de emissão própria.
Acesso em: Vendas > Caixa de faturamento
26738 - Notas fiscais de serviço
Com esta alteração, foi aprimorada a emissão de notas de serviço incluindo o envio dos dados da transportadora e do tipo de frete, garantindo que sejam devidamente exibidos no DANFSE.
Acesso em: Vendas > Notas fiscais de serviço
Em conformidade com a Lei Complementar nº 214/2025, artigo 5º, as bonificações passam a ter incidência de CBS e IBS, com exceção dos casos previstos em lei.
Para atender a essa regra, foi incluída uma nova opção no cadastro de "Tipos de saída" chamada “Condicionada”. Deve ser marcada para bonificações com incidência de CBS e IBS (bonificação condicionada). Inversamente, deve permanecer desmarcada para bonificações sem incidência (bonificação incondicionada).
Com isto, quando a bonificação for condicionada, o motor de inteligência tributária irá sugerir automaticamente a CST e a Classificação Tributária aplicáveis à incidência de CBS e IBS.
Quando a bonificação for incondicionada, o motor irá sugerir a CST e a Classificação Tributária correspondentes às operações sem incidência dos tributos.
Acesso em: Vendas > Listas
No sistema Useall - PCP, é possível criar uma ordem de produção a partir de um pedido de venda criado no Useall - M2, e essa ordem de produção gera requisições de materiais no Useall - M2, que podem ser selecionadas na necessidade para montar os pedidos de compra.
Com esta alteração, ambos sistemas foram atualizados para que os pedidos de venda vinculados a ordem de produção sejam detalhados nas requisições de materiais do Useall - M2, possibilitando filtrar por esse dado no cadastro de necessidade:
1 - Na tela "Requisição de materiais", foi adicionada a coluna "Números ped. venda" para demonstrar os números dos pedidos de venda vinculados a operação que gerou aquela requisição, quando esses números são clicados, o sistema realiza o rastreio do pedido;
2 - No cadastro da "Necessidade de compra", quando selecionado o tipo de demanda "Requisições", foi adicionado o filtro "Números ped. venda", para realizar buscas de requisições pelos pedidos de venda vinculados a operação origem.
Acesso em: Compras > Necessidade
Disponibilizada nova funcionalidade de envio de pedidos, bem como os cancelamentos, por e-mail diretamente pelo sistema. A novidade permite configurar remetente e templates de e-mail, realizar o envio com poucos cliques e manter o histórico de envios vinculado ao pedido.
Acesso em: Compras > Pedido de compra
Com esta alteração, o sistema passa a atribuir subclassificações para notas fiscais de devolução, de acordo com suas finalidades "Devolução de venda" ou "Outras devoluções", tanto no processo de entrada manual quanto na importação via XML. Isto possibilita a entrada de devoluções com objetivos não relacionados a operações de vendas, como devoluções de vasilhame ou de ativos imobilizados, e garante que não ocorram distorções nos cálculos dos relatórios de faturamento. Confira abaixo os detalhes desta alteração:
1 - No parâmetro de compras "Mapeamento natureza de operação por operação de entrada", no campo "Tipo de operação", foram adicionadas as novas opções "Devolução de vendas" e "Outras devoluções";
2 - Em "Tipos de entrada", no campo "Tipo de operação", a opção "Devolução" foi substituída pelas novas opções "Devolução de vendas" e "Outras devoluções";
2 - Em "Importar XML da NF-e", o processo passa a interpretar a subclassificação das notas de devolução "Devolução de vendas" e "Outras devoluções", baseado no CFOP dos itens referenciado no parâmetro de mapeamento;
3 - Em "Entradas > Novo", a opção "Devolução" foi substituída pelas novas opções "Devolução de vendas" e "Outras devoluções", possibilitando a entrada manual de devoluções com finalidades diferentes;
4 - Nos relatórios de faturamento "Faturamento", "Itens faturados", "Faturamento por grupo de item e filial" e "Evolução do faturamento", somente devoluções com a subclassificação "Devolução de vendas" são consideradas nos cálculos de dedução, garantindo que não ocorram distorções causadas pela inclusão de valores não relacionados a operações de vendas.
Acesso em: Compras > Entrada
Disponibilizado o novo relatório "Itens de pedido de compra x Entrada", uma alternativa para o "Itens de pedido de compra", que possibilita uma visão mais detalhada de itens de pedidos vinculados à entradas, garantindo que não ocorram distorções de valores quando demonstrando situações mais complexas, por exemplo, quando um item de pedido é vinculado mais de uma vez na entrada, ou é vinculado em entradas diferentes. Seguem abaixo, mais detalhes sobre esta alteração:
1 - No modelo padrão "Itens de pedidos de compra x Entrada - Detalhado", itens vinculados a entradas demonstram informações adicionais abaixo, formatadas em itálico e na cor cinza, referentes aos dados das entradas onde foram vinculados;
2 - No modelo "Itens de pedidos de compra x Entrada - Resumido", não são demonstradas informações adicionais referentes as entradas que tem vínculo com o item do pedido;
3 - O relatório antigo "Itens de pedido de compra" permanece no sistema, até futura análise de garantia de satisfação e usabilidade da nova versão versão.
Acesso em: Compras > Relatórios
27243 - Classificação tributária de CBS/IBS
Com esta alteração, foram disponibilizadas novas classificações tributárias de IBS e CBS, para manter o sistema de acordo com a Sefaz.
Acesso em: Contábil > Listas
Liberações do dia 18 de dezembro
A operação do tipo “Outros” passou a contar com novas opções de configuração para automatizar a sugestão de CST e Classificação Tributária, reduzindo a necessidade de preenchimento manual na emissão de documentos fiscais.
Nos cadastros de Tipos de saída e Tipos de entrada com o tipo de operação igual a “Outros”, foi adicionada a aba “Reforma Tributária”, permitindo definir como o Motor de Inteligência Tributária deve atuar para cada operação. As opções disponíveis são:
1 - Manual: mantém o preenchimento dos códigos sob responsabilidade do usuário;
2 - Informado: permite pré-configurar a CST e a Classificação tributária no cadastro do tipo de saída ou entrada;
3 - Conforme operação Vendas/Compras: aplica a mesma lógica utilizada nas operações de Venda ou Compra, considerando regras como NCM e demais parâmetros fiscais.
Com essa configuração, o motor passa a respeitar o comportamento definido no tipo de operação “Outros” ao sugerir os códigos tributários, tornando o processo mais ágil e padronizado.
Acesso em: Vendas > Listas