Alterações liberadas no mês de novembro 2025
Veja abaixo as liberações realizadas.
- Semana 01 - Versão: 01/11
- Semana 02 - Versão: 09/11
- Semana 03 - Versão: 12/11
- Semana 04 - Versão: 26/11
Semana 01
Liberações do dia 01 de novembro
27050 - Parametrização - Contas a receber
Alterado o parâmetro de contas a receber "Configuração de cobrança bancária", para que as alterações realizadas na aba "Instruções" deixem de validar campos invisíveis, garantindo que não ocorram impedimentos ao tentar salvar instruções editadas.
Acesso em: Início > Parametrização
1 - Com esta alteração, quando o sistema receber via integração um pedido do processo de logística Fulfillment, ocorrerá automaticamente a montagem e faturamento da nota fiscal a partir deste pedido, assim como, foi disponibilizada na tela de integração "Pedidos últimas 24h" a coluna "NF", para possibilitar a conferência da nota e dar sequência no processo em casos de impedimento.
2 - Com esta alteração, foi aumentado o tempo para timeout na importação de pedidos via arquivos XLS, garantindo que não ocorram impedimentos ao importar pedidos com quantidade grande de itens.
Acesso em: Início > Integração
27109 - Lançar pedido por proposta
Com esta alteração, mesmo quando houver divergências entre a tributação da proposta e o recálculo realizado no pedido, não ocorrerá impedimento no processamento do pedido, possibilitando que seja lançado com valores atualizados.
Acesso em: Vendas > Lançar pedido por proposta
Com esta alteração, foram inseridas novas validações no sistema, para garantir que todas as movimentação de estoque realizadas em almoxarifados classificados como "Operador logístico", "Materiais em poder de terceiros" ou "Materiais de terceiros em nosso poder", possuam um responsável informado. Assim como, o contrário também, todas as movimentação de estoque realizadas em almoxarifados não classificados como "Operador logístico", "Materiais em poder de terceiros" ou "Materiais de terceiros em nosso poder", não tenham um responsável informado.
Acesso em: Vendas > Caixa de faturamento
Alterado o cadastro "Tipos de conhecimento", para quando a empresa logada for do regime tributário "Simples nacional", apareça somente opções de CST correspondentes ao regime desta empresa.
Acesso em: Vendas > Listas
Alterada a tela de cálculo da necessidade, acessada durante o cadastro através do botão "Calcular necessidade", para que disponibilizar novos atalhos de interação com os agrupamentos de registros:
1 - "Shift" + "-": Retrai todos os grupos listados;
2 - "Shift" + "Botão esquerdo do mouse": Seleciona/deseleciona todos os registros dentro de um grupo.
Acesso em: Compras > Necessidade
Anteriormente, o dado "Código" dos registros era igual ao dado "Número", porém, recentemente foi disponibilizada parametrização para personalizar o número por sequência ou digitação. Com esta alteração, o processo passa a utilizar somente o campo "Número" para a identificar os registros, garantindo que não ocorram divergências ao referenciá-los.
Acesso em: Compras > Lista de compras
Alterado o novo componente de leitura utilizado na conferência de entradas, acessado através do botão "Conferir", para aprimorar o tratamento de leitura das etiquetas controladas conforme o volume informado no item.
Acesso em: Compras > Entrada
27000 - Notas fiscais de entrada
Com esta alteração, foi removida a validação de fechamento de estoque que ocorria ao realizar o cancelamento de notas fiscais do tipo "Serviço", visto que serviços não controlam estoque.
Acesso em: Compras > Notas fiscais de entrada
27054 - Itens com preço e estoque
Alterado o processo "Itens com preço e estoque", para possibilitar a ordenação da listagem pela coluna "Saldo disponível".
Acesso em: Estoque > Mais opções
24885 - Transformação de itens
Alterado o processo "Transformação de itens", para que não ocorram impedimentos na visualização do histórico (Acesso localizado no menu "Mais opções").
Acesso em: Estoque > Mais opções
27052 - Assistente de estoque mín. e máx.
Com esta alteração, o acesso ao processo "Assistente de estoque mín. e máx." foi reestabelecido, garantindo que não ocorram impedimentos ao tentar utilizá-lo.
Acesso em: Estoque > Mais opções
Com esta alteração, foi adicionado ao sistema o layout de retorno do banco Cresol, com formato CNAB 240, possibilitando a importação de arquivos de retorno desse banco.
Acesso em: Receber > Retornos bancários
Com esta alteração, foram removidas as opções de filtros de pesquisa avançada "Código empresa" e "Código filial", pois os registros deste processo não possuem esses dados.
Acesso em: Receber > Recebíveis de cartão
Alterado o processo "Loja - acerto", para que não ocorra impedimento ao tentar cancelar um acerto vinculado a notas fiscais que foram canceladas manualmente.
Acesso em: Receber > Mais opções
Semana 02
Liberações do dia 09 de novembro
24846 - Parametrização - Contas a receber
Alterado o "Agente Useall" (É possível instalá-lo através do parâmetro de contas a receber "Configuração de cobrança bancária", na aba "Remessa", pelo link "Download agente"), para reestabelecer sua comunicação com o sistema, garantindo que as remessas geradas sejam enviadas diretamente para a pasta do agente.
Acesso em: Início > Parametrização
24464 - Clientes / Fornecedores
Alterados os cadastros "Clientes / Fornecedores", para adicionar na operação "Mais opções > Alterar dados em lotes > Comercial" a opção "Pagamento", que possibilita a alteração por lotes de cadastros dos campos "Forma de pagto" e "Cond. de pagto", assim como, foram disponibilizadas configurações de permissões específicas para cada opção do menu "Alterar dados em lote".
Acesso em: Vendas > Clientes
Alterado o sistema complementar Useall - Expedição, para tratar diversos pontos de melhorias identificados no processo "Embarque", segue abaixo o detalhamento desta entrega:
1 - Anteriormente, na conferência do embarque, quando havia mais de uma nota com o mesmo item, mesmo se o conferidor tivesse todas as unidades desse item em mãos, ainda era necessário selecionar manualmente o documento a qual aquela unidade específica pertence antes de poder conferi-la. Com esta alteração, foi adicionado o botão "Visualização por item", que quando é ativado, possibilita a conferência de itens iguais em notas diferentes, sem precisar selecionar previamente a qual documento cada unidade pertence;
2 - Quando o botão "Visualização por item" estiver ativado, a opção de multiplicar a quantidade de itens a serem conferidos é bloqueada;
3 - Quando existirem itens conferidos no embarque, não será mais possível ativar ou desativar o botão "Visualização por item";
4 - Ao ativar o botão "Visualização por item", o visual da tela de conferência será atualizado para auxiliar o processo de conferencia por itens, mantendo a seção "Itens da nota fiscal" sempre aberta e visível abaixo dos campos de conferência;
5 - No menu expansível da lateral esquerda, na seção "Dados da carga", foi adicionado o totalizador "Total lido", que demonstra a quantidade de unidades de itens conferidas em toda a carga.
Acesso em: Vendas > Caixa de faturamento
27107 - Notas fiscais de saída
Alterado o processo de autorização de notas fiscais, para garantir que documentos que possuem o código de status 150 na SEFAZ (Autorização de uso fora do prazo), tenham seus status atualizados para "Finalizado" no sistema, em vez de permanecerem como "Pendente".
Acesso em: Vendas > Notas fiscais de saída
26736 - Notas fiscais de serviço
Alterada a emissão de notas de serviço através do provedor e-Notas GW, para que contabilize os valores de redução de base de cálculo configurados para o imposto ISS, em vez de desconsiderá-los, como estava fazendo anteriormente.
Acesso em: Vendas > Notas fiscais de serviço
Alterados os cadastros do processo "CT-e", na aba "Informações adicionais", para atualizar a quantidade máxima de caracteres permitidos no campo "Informações adicionais de interesse do contribuinte" para 160, garantindo conformidade com as exigências do SEFAZ.
Acesso em: Vendas > Mais opções
27129 e 27134 - Importar XML do CT-E
1 - Com esta alteração, durante a importação de conhecimentos de transporte, quando o sistema estiver montando o lote contábil do documento, será realizada uma busca pelo CAR informado no cadastro da transportadora (Aba "Comercial"), garantindo que os rateios de CDC/CAR possam ser montados automaticamente e sem impedimentos.
2 - Com esta alteração, foi atualizado o modo como o processo de importação salva os dados da aba "Detalhes", garantindo que não ocorram impedimentos na montagem automática do documento, como em casos onde o "Tipo de entrada" preenchido não era identificado e a contabilidade não era montada.
Acesso em: Compras > Importar XML do CT-E
Alterada a tela "Memória de cálculo", localizada dentro dos cadastros de itens, no caminho "Custos / Reposição > Histórico > Último custo", para garantir que valores de frete com origem em CT-e, em vez de notas fiscais de entrada, também sejam considerados. Seguem abaixo, mais detalhes sobre esta alteração:
1 - Na tela "Memória de cálculo", os valores de frete com origem em CT-e serão demonstrados como "Valor despesa transporte" e apresentarão um informativo (Ícone "i") com o texto "Valor correspondente ao frete informado conforme conhecimento de frete";
2 - Os valores de frete com origem em notas fiscais de entrada, também serão demonstrados como "Valor despesa transporte" mas não haverá um informativo.
Acesso em: Estoque > Itens e serviços
Com esta alteração, foi reintegrada a validação que impede movimentos de estoque em almoxarifados do tipo "Operador logístico" quando não houver responsável informado no movimento.
Acesso em: Estoque > Almoxarifados
27147 - Assistente de estoque mín. e máx.
Com esta alteração, foi aumentado o tempo de timeout do processamento desta tela, assegurando a melhor usabilidade da ferramenta.
Acesso em: Estoque > Mais opções
Com esta alteração, durante um cadastro manual de títulos individuais, quando o campo "Valor" for preenchido após uma edição no campo "Natureza financeira", será mantida a natureza financeira editada, em vez de atualizá-la para a natureza informado no tipo de conta a receber.
Acesso em: Receber > Contas a receber
Nos cadastros de contas bancárias (Localizado em "Tesouraria > Contas"), é possível informar um sacador avalista para a conta.
Alterada exportação de remessas para o banco Itaú, com formato CNAB 400, para que o dado do campo "Sacador/Avalista" preenchido no cadastro da conta, seja enviado no arquivo em linhas com dígito fixo 1, nas posições 352 a 381.
Acesso em: Receber > Remessas bancárias
Com esta alteração, as seguintes modificações foram realizadas nos cadastros "Talões de cheque" e no processo "Cheques emitidos", para garantir adequação aos padrões, melhorar a usabilidade e evitar conflito entre dados:
1 - Em "Tesouraria > Contas > Mais opções > Talões de cheque", o cadastro de talões foi atualizado para permitir entre 1 até 9999 folhas, anteriormente, o máximo era 99 folhas;
2 - Em "Cheques emitidos", a operação "Compensar" foi ajustada, para garantir que a data de compensação dos registros seja gravada sem impedimentos e demonstrada na coluna "Data compensação";
3 - Em "Cheques emitidos", a opção "Notas e anexos" foi removida do menu "Mais opções", devido baixa expectativa de uso e por causar conflito entre os dados de identificação do processo.
Acesso em: Pagar > Mais opções
Disponibilizado novo relatório "Cheques emitidos", que possibilita a conferência dos cheques emitidos registrados no sistema, permitindo verificar dados como emissão, vencimento, compensação, favorecido e valores.
Esta visualização facilitará o controle financeiro e o acompanhamento dos cheques emitidos, garantindo precisão nas conferências e maior segurança no processo de pagamentos.
Acesso em: Pagar > Relatórios
Semana 03
Liberações do dia 12 de novembro
Em 20/05/2025, a 2ª Turma do Superior Tribunal de Justiça (STJ) decidiu que o Diferencial de Alíquotas (Difal) do ICMS não deve compor a base de cálculo do PIS e COFINS. Com base nessa decisão, o sistema foi atualizado para permitir que o usuário configure a inclusão ou exclusão do Difal na base de cálculo desses tributos.
1 - Tipos de saída: Na aba "PIS/COFINS", seção "Composição da base de cálculo do item", foi incluído o novo parâmetro “(-) Difal”, que permite definir se o valor do Difal deve ou não compor a base do PIS/COFINS. Além disso, foi adicionada a coluna “(-) Difal”, permitindo visualizar a configuração diretamente na lista.
2 - Exceção fiscal do PIS/COFINS: No cadastro da Exceção fiscal do PIS/COFINS (acesso em Contabilidade > Listas), na aba "Alterações no PIS/COFINS", seção "Composição da base de cálculo do item", também foi incluído o parâmetro “(-) Difal”, com a mesma funcionalidade. Da mesma forma, foi criada a coluna “(-) Difal”, permitindo a visualização da configuração.
Acesso em: Vendas > Listas
Com a chegada da Reforma Tributária do Consumo, conforme consta na nota técnica de CT-e 2025.001, passa a ser obrigatório o destaque dos novos impostos em produção a partir de 05/01/2026, e em homologação a partir de 03/11/2025.
Com esta alteração, em ambiente de homologação, foi adicionada a aba "Reforma tributária" na tela de cadastro de CT-e.
O CBS, para o ano de 2026 terá alíquota de 0,90 %; O IBS UF terá alíquota de 0,10% e o IBS Mun nesse momento não será calculado Empresas optantes pelo Simples Nacional não informarão os impostos IBS e CBS.
👉 Para mais detalhes acesse o Portal de Documentação: > clique aqui.
Acesso em: Vendas > Mais opções
Alterada a importação manual de conhecimentos de transporte, dentro da aba "Contabilidade", para que ao cadastrar um novo lançamento com valor de crédito, o sistema realmente salve aquele lançamento como um crédito, em vez de alterá-lo para um débito.
Acesso em: Compras > Importar XML do CT-E
27149 - Assistente de estoque mín. e máx.
Alterado o processo "Assistente de estoque mín. e máx.", nos filtros de pesquisa "Grupo do item", "Marca", "Tipo do item" e "Linha", para inserir o menu de paginação na parte de baixo da listagem de opções, tornando possível visualizar todas as opções disponíveis.
Acesso em: Estoque > Mais opções
Semana 04
Liberações do dia 26 de novembro
Implementado pop-up para a realização de pesquisas NPS diretamente com os clientes. A iniciativa busca coletar feedback de forma contínua, permitindo avaliar o nível de satisfação e identificar oportunidades de melhoria na experiência de uso.
Acesso em: Início
Com esta alteração, foi otimizada a funcionalidade de alteração de comissão nos pedidos de venda, garantindo maior estabilidade ao atualizar comissões em múltiplos itens.
Acesso em: Vendas > Pedidos
27028, 27113 e 27168 - Caixa de faturamento
1 - Somente em ambiente de homologação, disponibilizada alteração na nova aba "Reforma tributária", para implementar campo onde possa ser preenchido o percentual do crédito presumido, nas operações que permitem crédito presumido.
2 - Somente em ambiente de homologação, disponibilizada alteração na nova aba "Reforma tributária", para implementar campo onde possa ser preenchido o percentual de diferimento, nas operações que possuem diferimento.
3 - Com esta alteração, o processo foi atualizado para tornar possível informar os lotes e números de série, referentes aos itens enviados em remessa para industrialização.
👉 Para mais detalhes acesse o Portal de Documentação:
Acesso em: Vendas > Caixa de faturamento
27111, 27158 e 27163 - Notas fiscais de saída
1 - Disponibilizada atualização dos espelhos de documentos fiscais, para adequá-los à nova versão do Active Reports.
2 - Com esta alteração, foi realizada a adequação do sistema ao status 150 da Sefaz, garantindo a emissão de cartas de correção para notas autorizadas fora do prazo.
3 - Com esta alteração, a geração dso espelho de "Etiqueta – Folha de Rosto” foi aprimorada para contemplar nota com grande quantidade de volumes, garantindo a emissão completa do documento independentemente do número de itens.
Acesso em: Vendas > Notas fiscais de saída
27119 - Notas fiscais de serviço
De acordo com o artigo 162 da Lei Complementar 214/2025, as prefeituras passaram a ter a possibilidade de migrar suas emissões de NFS-e para o Ambiente Nacional ou manter seus sistemas próprios.
Diante deste cenário, o sistema foi atualizado para suportar esse novo formato de nota fiscal de serviço eletrônica, garantindo compatibilidade com o layout nacional, adequação às novas regras de tributação e integração eficiente com os sistemas municipais.
👉 Para mais detalhes acesse o Portal de Documentação: clique aqui.
Acesso em: Vendas > Notas fiscais de serviço
26833 e 27162 - Pedido de compra
1 - Com esta alteração, foi aumentado o tempo para timeout do processo de criação dos pedidos de compra, quando realizado via API externa.
2 - Nos lançamentos de entradas vinculadas, os itens que tiveram qualquer quantidade recebida aparecem em itálico e com fonte mais clara. Para facilitar a visualização da quantidade recebida, foi adicionada nova coluna dentro da aba de "Itens do pedido de compra" que indica quantas unidades daquele produto já foram recebidas.
Acesso em: Compras > Pedido de compra
Com esta alteração, nas abas "Baixas" e "Confirmações", foi adicionada a opção de expandir o botão "Adicionar título" para selecionar "Adicionar títulos em lote", possibilitando a inserção manual de mais de um título ao mesmo tempo.
Acesso em: Receber > Retornos bancários
O processo de apuração do livro de inventário passou a contemplar informações provenientes da nota de venda e da nota de remessa, utilizando ambas para a determinação do valor de mercado mais recente dos produtos acabados, de acordo com os critérios fiscais de movimentação.
Acesso em: Contábil > Livros de inventário