Alterações liberadas no mês de outubro 2025
Veja abaixo as liberações realizadas.
- Semana 01 - Versão: 04/10
- Semana 02 - Versão: 11/10
- Semana 03 - Versão: 16/10
- Semana 04 - Versão: 23/10
Semana 01
Liberações do dia 04 de outubro
Alterado o processo de edição de valores ICMS ST durante a criação de notas fiscais de saída, para garantir que os valores editados sejam mantidos após o salvamento e processamento da nota.
Acesso em: Vendas > Caixa de faturamento
20728 e 25626 - Notas fiscais de saída
1 - Com esta alteração, foi realizado ajuste na impressão da DANFE de notas fiscais de saída autorizadas, para que o layout esteja de acordo com a orientação configurada no parêmtro fiscal "NF-e e NFC-e", como retrato ou paisagem.
2 - Alterado o sistema complementar Useall - Expedição, para adicionar o novo módulo "Embarque", onde pode ser realizada a conferência dos itens nas notas fiscais emitidas que serão embarcados no caminhão para transporte.
👉 Para mais detalhes acesse o Portal de Documentação:
Acesso em: Vendas > Notas fiscais de saída
Alterados os processos de cadastramento de "Necessidade de compra" e "Filtros gerenciais" (Localizado em "Início > Listas"), para que o campo "Almoxarifado" demonstre somente opções de almoxarifados vinculados a empresa sendo acessada.
Acesso em: Compras > Necessidade
Com esta alteração, agora é possível utilizar o botão “Comprar” para gerar pedidos de compra, mesmo quando os registros selecionados possuírem status diferentes, sejam eles "Cotando" ou "Aberto".
Acesso em: Compras > Lista de compras
Com esta alteração, o processo de "Conferência de itens" na "Entrada" foi aprimorado. Agora, além do modelo atual onde se informa manualmente as quantidades de faltas, sobras ou defeitos (Ou confirma automaticamente todos os itens quando não há divergências), passa a ser possível realizar a conferência item a item. O objetivo é garantir maior precisão no controle de estoque, rastreabilidade dos itens e flexibilidade no processo de conferência.
Esta nova opção permite utilizar diferentes formas de leitura para validar os produtos recebidos: "Identificação do item", "Código de barras", "Número de série" ou "Código da etiqueta".
Acesso em: Compras > Entrada
Semana 02
Liberações do dia 11 de outubro
26152, 26956 e 26973 - Caixa de faturamento
1 - Com esta alteração, o sistema foi atualizado para entrar em conformidade com a VIGÊNCIA 06/10/2025 a 29/10/2025 da Reforma tributária, permitindo o cálculo do CBS e do IBS nos ambientes de teste. Esta melhoria faz parte do processo de adaptação do Useall - M2, possibilitando que as operações já considerem as novas regras para o cálculo dos impostos previstos na LC 214/2025.
👉 Para mais detalhes acesse o Portal de Documentação:
2 - Alterado o processo de impressão de Danfes realizado através da aba "Notas fiscais", para aumentar o tempo de timeout da emissão para 5 minutos.
3 - Alterado o sistema complementar Useall - Expedição, para garantir que não seja possível visualizar registros com origem em empresas/filiais diferentes daquelas que estão logadas no momento do acesso.
Acesso em: Vendas > Caixa de faturamento
Alterado o cadastro "Tipos de saída", para que a opção "Controla estoque em poder de terceiros" não possa ser selecionada quando a opção "Movimentar estoque próprio" estiver habilitada, e vice-versa. O campo "Controla estoque em poder de terceiros" só estará disponível se o tipo de operação for "Remessa".
Acesso em: Vendas > Listas
Alterado o processo de geração de necessidades com o tipo de demanda "Itens abaixo do mínimo", para que o processo considere itens que possuem controlador logístico configurado para controlar por almoxarifado.
Acesso em: Compras > Necessidade
Com esta alteração, o processo foi ajustado para garantir que não ocorram distorções na geração do número sequencial dos pedidos, de acordo com a configuração definida no parâmetro "Controle de numeração dos processos de compra", que pode ser por "Empresa", "Filial" ou "Geral".
Acesso em: Compras > Pedido de compra
Com esta alteração, o sistema passa a transportar os dados dos documentos de origem, ao gerar um CT-E a partir de registros importados de XML, garantindo que as informações vinculadas sejam mantidas e refletidas no novo CT-E.
Acesso em: Compras > Importar XML do CT-E
1 - Com esta alteração, o sistema passa a validar os lotes informados nas notas fiscais de devolução, garantindo que apenas os lotes realmente devolvidos sejam considerados no processamento. Dessa forma, evita-se o erro que ocorria quando uma devolução parcial era feita utilizando apenas um dos lotes de um item originalmente emitido com múltiplos lotes.
2 - Com esta alteração, foi adicionada a opção de alterar o filtro de pesquisa "Fornecedor" para "Cliente", através do ícone de flecha localizado ao lado do nome do filtro, garantindo que opções de entrada que utilizam cliente, em vez de fornecedor, possam ser buscadas com maior precisão. Dessa forma, o filtro agora aceita ambos os tipos, proporcionando maior flexibilidade e consistência na pesquisa.
Acesso em: Compras > Entrada
Com esta alteração, a tela de validação do processo "Fechamento de compras" passa a exibir a coluna "Filial", permitindo identificar a qual filial pertencem as notas fiscais encontradas durante o processo de validação. Esta melhoria traz mais clareza e facilita a análise dos dados quando o fechamento envolve múltiplas filiais de uma mesma empresa.
Acesso em: Compras > Mais opções
Alterado o processo "Cotações", para atualizar o comportamento do filtro de pesquisa "Número", de forma que realize buscas pelo número do registro, conforme demonstrado na coluna "Número" da listagem, em vez de buscar pelo código de identificação interno que não é conferível em tela.
Acesso em: Compras > Mais opções
Alterados os relatórios "Contas a receber em aberto", para adicionar o novo modelo "Contas a receber em aberto por natureza financeira", que organiza os títulos por agrupamentos de natureza financeira, assim como, inserir o filtro "Natureza financeira", possibilitando a busca de títulos pela natureza financeira.
OBS.: Só é possível filtrar pelas naturezas financeiras que são do tipo analítica. Caso tenha algum título que foi cadastrado com uma natureza que antes era analítica e hoje é sintética, não será possível filtrar por essa natureza. Porém, o título ainda aparecerá no relatório quando não for especificado nenhum filtro de natureza de financeira na busca.
Uma alteração equivalente foi aplicada no relatório "Contas a pagar em aberto" (Localizado em "Pagar > Relatórios"), para adicionar o modelo "Contas a pagar em aberto por natureza financeira" e o filtro de pesquisa "Natureza financeira".
Acesso em: Receber > Relatórios
Alterado o processo "Cheques recebidos", para quando ocorrer falha durante a operação "Mais opções > Custodiar", o sistema finalize todas as verificações do processo antes de atualizar o registro, garantindo que o status do cheque não mude para "Custódia" indevidamente.
Acesso em: Receber > Mais opções
No processo "Loja - acerto", quando um acerto é finalizado, os títulos selecionados mudam de status "Bloqueado" para "Substituído". Com esta alteração, quando um acerto que está finalizado for cancelado, os títulos com status "Substituído" retornarão ao seu status original "Bloqueado", em vez de atualizarem para o status "Aberto".
Acesso em: Receber > Mais opções
Alterados os relatórios "Posição de contas a pagar", "Baixa de contas a pagar" e "Contas a pagar emitidas", para realizar a reestruturação do SQL e revisão dos filtros de pesquisa, garantindo aumento de performance na busca de dados e montagem dos relatórios.
Acesso em: Pagar > Relatórios
Semana 03
Liberações do dia 16 de outubro
Alterada a forma de reserva de estoque em pedidos de venda futura. Antes, o sistema sempre reservava o estoque em segundo pedido (Referente a entrega). Agora, o sistema conferirá 3 critérios: A parametrização precisa estar habilitada para reservar estoque no pedido de venda; O tipo de saída precisa estar habilitado para movimentar estoque próprio; O tipo do item não pode ser ativo imobilizado ou serviço.
Acesso em: Vendas > Pedidos
Alterada a exportação de dados dos pedidos via API externa, para garantir que o campo "Número" retorne o número do pedido, em vez de retornar o código de identificação interna do registro.
Acesso em: Compras > Pedido de compra
Com esta alteração, foi implementado um sistema de telemetria no micro-serviço "Compras", assim como, um log de processo nas importações de arquivos XML, para aprimorar a habilidade da equipe técnica de rastrear requisições, identificar problemas e tomar ações em tempo real.
Acesso em: Compras > Importar XML da NF-e
Com esta alteração, o tipo de almoxarifado "Embarcado" foi renomeado para "Operador logístico", facilitando identificação do processo.
Acesso em: Estoque > Almoxarifados
Alterada a aba "Almoxarifados", para remover a coluna "Preço reposição", devido baixa adoção e uso limitado.
Acesso em: Estoque > Itens e serviços
26705 - Suprimento de almoxarifado
Com esta alteração, o processo "Suprimento de almoxarifado" foi desabilitado até análise de demanda futura (Exceto em casos específicos de acessos via licenças de consulta ativa), pois não estava de acordo com as reestruturações recentes do módulo "Compras", isto garantirá que não ocorram impedimentos de execução e geração de informações divergentes.
Acesso em: Estoque > Mais opções
Semana 04
Liberações do dia 23 de outubro
27035 - Notas fiscais de saída
Alterado o sistema complementar Useall - Expedição, nos processos "Conferência packing" e "Embarque", para atualizar os sons emitidos em conferências que ocorrem com sucesso e na finalização do processo.
Acesso em: Vendas > Notas fiscais de saída
Com esta alteração, a emissão de "MDF-e" foi ajustada para atender às exigências da Nota Técnica 2025.001, que contempla novas validações para quando o documento do manifesto for de carga lotação e incluir o tipo de carga "12 - Granel pressurizada", garantindo conformidade com as atualizações vigentes.
Acesso em: Vendas > Mais opções
Com esta alteração, foi ajustada a configuração de arquivos de remessa bancária para o banco Sicredi, com o formato CNAB 400, quando é utilizada a instrução "Negativação", para adicionar uma forma de preencher o tipo da negativação e o número de dias para negativação, assim como, garantir o envio desses dados no arquivo de remessa. Segue abaixo o detalhamento desta alteração:
1 - No parâmetro de contas a receber "Configuração da cobrança bancária", em configurações do banco Sicredi, com o formato CNAB 400, localizada na aba "Instruções", na tela de edição da instrução "Negativação", foram adicionados os campos "Tipo de negativação" ("Não negativar automaticamente" e "Negativar automaticamente") e "Número de dias", para possibilitar preenchimento do tipo da negativação e do número de dias para negativação;
2 - A mensagem parametrizada na instrução "Negativação", será demonstrada na guia de instruções dos boletos bancários;
3 - O sistema enviará, em arquivos de remessas para o banco Sicredi, com o formato CNAB 400, que incluem a instrução "Negativação", nas linhas que possuem digito identificador "1", a "Instrução de negativação automática" (Código "00" para a opção "Não negativar automaticamente" e código "06" para a opção "Negativar automaticamente") nas posições 193 a 194, e o "Número de dias para negativação automática" nas posições 195 a 196.
Acesso em: Receber > Remessas bancárias
Com esta alteração, foi implementado acesso ao relatório "Inadimplência" através do módulo "Receber". Anteriormente, esse relatório só estava disponível no processo "Análise gerencial", que já foi descontinuado e substituído por recursos mais completos e customizáveis.
Acesso em: Receber > Relatórios
Com esta alteração, foi disponibilizada a segunda parte deste projeto, que visa criar uma única estrutura de contabilização que todos os processos possam chamar. Possibilitando a evolução da contabilização, facilitando a sua manutenção, e aumentando a performance do sistema. Esta segunda parte engloba as operações de cadastro de contas a pagar individuais e de lotes de contas a pagar. Assim como, a implementação das ferramentas de configuração de rateio automático dos centros de custo e CAR, e a revisão da tela de configuração manual dos rateios, conforme padrão estabelecido na primeira entrega. Segue abaixo, o detalhamento das alterações realizadas:
1 - Integração das operações de cadastro de contas a pagar individuais e de lotes de contas a pagar à contabilização centralizada;
2 - Para regras contábeis do processo "Contas a pagar", foram adicionados os campos "Origem CDC" e "Origem CAR" na tela de configuração de contas ("Mais opções > Configurar contas");
3 - Em cadastros de contas a pagar configurados para contabilizar, e que possuem lançamentos vinculados a contas contábeis que desdobram CAR, a tela de configuração manual de rateios para centros de custo foi atualizada, para possibilitar a inserção de mais de um CAR para um único centro de custo, de uma vez só.
Acesso em: Pagar > Contas a pagar
Alterado o processo "SPED PC2", para quando forem marcadas as opções "Nota entrada" e/ou "Nota saídas", os campos descritos abaixo sejam enviados vazios, sem nenhum dado preenchido, em vez de enviar as "Informações adicionais de interesse do fisco" (Configuradas na aba "Adicional" das notas fiscais), como fazia anteriormente:
1 - Nas linhas com dígito fixo 20, que referenciam os dados de notas fiscais de entrada, nas posições 148 a 387;
2 - Nas linhas com dígito fixo 30, que referenciam os dados de notas fiscais de saída, nas posições 148 a 207.
Acesso em: Contábil > Mais opções