Alterações liberadas no mês de agosto 2025
Veja abaixo as liberações realizadas.
Semana 01
Liberações do dia 04 de agosto
26015 - Parametrização - Vendas
Com esta alteração, foram criados dois novos parâmetros, "Permitir conferência com quantidade superior ao saldo do faturamento" e "Permitir conferência com quantidade inferior ao saldo do faturamento", onde poderão ser configurados valores percentuais de tolerância para saldos excedentes ou inferiores a quantidade dos itens conferidos, assim como, a possibilidade de definir regras com os seguintes critérios, nesta ordem: "Item", "Grupo de item" e "Cliente". Os parâmetros validarão as conferências realizadas pelo sistema Useall - Expedição e no processo "Caixa de faturamento" do sistema Useall - M2.
👉 Para mais detalhes acesse o Portal de Documentação: clique aqui.
Acesso em: Início > Parametrização
Liberações do dia 06 de agosto
25517 - Parametrização - Vendas
Com esta alteração, foi criado o parâmetro "Alertar falhas na integração com e-commerce", onde poderão ser configurados usuários para receber automaticamente as mensagens de alerta sobre possíveis falhas, referentes a integração de pedidos e cadastro de clientes provenientes da plataforma de e-commerce e do Useall - Portal do representante.
Acesso em: Início > Parametrização
Alterada a aba "Unidades", para substituir o campo "Qtde. por embalagem" pelo novo "Cálculo de volume", e implementar as opções "Unidades por volume" e "Volumes por unidade":
1 - Unidades por volume: Define quantas unidades do produto cabem em um único volume. Exemplo: Se 1 volume comporta 4 itens, ao vender 8 unidades serão gerados 2 volumes.
2 - Volumes por unidade: Define quantos volumes são gerados para cada unidade do produto. Exemplo: Se 1 item ocupa 3 volumes, ao vender 2 unidades serão gerados 6 volumes.
Acesso em: Vendas > Itens e serviços
Com esta alteração, ao importar um roteiro do Useall - PCP para uso no orçamento, caso já tenha valor da operação informado no Useall - M2 e a operação esteja vinculada à operação do PCP, o valor aparecerá sem divergências.
Observação: Se o item não possui tempo informado no cadastro do Useall - PCP, o tempo vem zerado e o valor total é preenchido com o valor informado no Useall - M2. Cabendo ao cliente informar o tempo correto de cada operação, para que seja calculado o valor total correspondente.
Acesso em: Vendas > Orçamentos
Nos processos de venda do Useall - M2, existe o recurso de atualizar os dados do cliente caso tenha sido alterada alguma informação em seu cadastro, depois da proposta, pedido ou nota fiscal já estarem criados. Com esta alteração, garante-se que ao utilizar a opção "Local de entrega", que define um endereço de entrega diferente daquele informado no cadastro, ao atualizar as informações do cliente, o endereço de entrega continue sendo aquele selecionado no "Local de entrega".
Acesso em: Vendas > Caixa de faturamento
25157 e 24927 - Notas fiscais de saída
1 - Alterada a opção "Ajuste de comissão" na nota fiscal, para que o cálculo do valor da base de cálculo da comissão seja feito de acordo com a parametrização configurada. Inserido também o botão "Recalcular base", que fará a leitura do parâmetro "Controle de comissão nas vendas", caso tenha sido alterado após emissão da nota, recalculando as bases das comissões para o vendedor e supervisor.
2 - Com esta alteração, na emissão de notas fiscais de saída para clientes de Alagoas (AL), será enviado o campo extra "Código 90" ao emitir GNRE - ICMS Destinatário.
Acesse em: Vendas > Notas fiscais de saída
25767 - Notas fiscais de entrada
Com esta alteração, o sistema passa a desconsiderar as informações fiscais do fornecedor, como "Consumidor Final" e "Tipo de contribuinte, no cálculo do DIFAL por dentro (Base dupla) em notas fiscais de entrada, garantindo a aplicação correta da exceção fiscal conforme configurado.
Acesso em: Compras > Notas fiscais de entrada
24972 - Conhecimento de transporte
Com esta alteração, ao realizar o lançamento manual do conhecimento de transporte, o sistema permitirá maior flexibilidade no cálculo da base do ICMS, possibilitando desconsiderar valores como o pedágio, quando este não for obrigatório na composição da base de cálculo, conforme previsto na legislação.
Acesso em: Compras > Conhecimento de transporte
26571 - Requisição de materiais
Com esta alteração, ao salvar uma requisição de materiais como rascunho, o botão "Salvar" voltará a ser exibido na tela, permitindo que o usuário persista as alterações realizadas no rascunho antes do processamento final.
Acesso em: Estoque > Requisição de materiais
26290 - Movimentações de estoque pendentes
Com esta alteração, foi removida uma validação que bloqueava a movimentação de estoque pendente de itens kit. Agora, ao utilizar a movimentação de estoque manual de itens kit, a nota aparecerá na tela "Movimentações de estoque pendentes", para processamento posterior a emissão da nota fiscal.
Acesso em: Estoque > Listas
26203 - Suprimento de almoxarifado
Com esta alteração, foi implementada na ferramenta de "Suprimento de almoxarifado", a análise de requisições em aberto das filiais. A funcionalidade permite uma visão mais completa da necessidade de reposição entre os almoxarifados, indo além das vendas e itens abaixo do estoque mínimo.
Acesso em: Estoque > Mais opções
24969 - Conciliação por extrato
Com esta alteração, o processo foi ajustado para permitir importar arquivos com descrição maior que 100 caracteres.
Acesso em: Tesouraria > Conciliação por extrato
Com esta alteração, as contas contábeis do orçamento empresarial não serão duplicadas ao montá-lo pela segunda vez, garantindo que não ocorram impedimentos na emissão da "Apuração de resultados por caixa" (Contábil > Mais opções), caso esse orçamento seja selecionado.
Acesso em: Contábil > Orçamento empresarial
Semana 02
Liberações do dia 13 de agosto
Com esta alteração, o sistema passa a tratar de forma automatizada as movimentações de saída fiscal (Notas fiscais de saída do tipo "Remessa") configuradas como controle externo de estoque. Essas movimentações geram transferências entre almoxarifados automaticamente, respeitando os parâmetros definidos pelo tipo de saída fiscal. Segue abaixo, o detalhamento das melhorias implementadas:
1 - Adicionada a parametrização avançada dos tipos de saída "Remessa", com definição do almoxarifado de destino, necessidade de geração de requisição de transferência e impacto direto ou indireto no estoque;
2 - Implementada integração com almoxarifados classificados como “Embarcado” ou “Material em poder de terceiros”, conforme o cenário operacional;
3 - Implementada identificação do responsável pelo estoque no momento da movimentação, por meio de vínculo com pessoa física ou jurídica cadastrada.
Esta solução garante maior controle logístico, contábil e fiscal, assegurando rastreabilidade e conformidade legal sobre itens que estão fisicamente fora da empresa, mas permanecem sob sua responsabilidade.
Acesso em: Vendas > Listas
Com esta alteração, o relatório "Faturamentos" passará a demonstrar também as notas de entrada vinculadas as notas fiscais de saída estornadas, quando a opção "Considerar estornos" estiver habilitada.
Acesso em: Vendas > Relatórios
26624 - Solicitações de compra
Com esta alteração, não ocorrerão impedimentos a rastreabilidade de uma "Necessidade de compra" a partir de uma solicitação de compra vinculada, independente da situação desta necessidade.
Acesso em: Compras > Solicitações de compra
22238 e 26612 - Notas fiscais de entrada
1 - Com esta alteração, o valor do ICMS cobrado anteriormente por Substituição Tributária (ST) em notas fiscais de entrada, passa a ser exibido na grid após a importação e lançamento da nota.
2 - Com esta alteração, o sistema passa a considerar somente as configurações presentes no tipo de entrada para cálculo do DIFAL, tanto em notas de devolução de venda, como em notas de compra. É necessário que o tipo de entrada esteja configurado para calcular ICMS e calcular diferencial de alíquota, além de estar definido o percentual da partilha de ICMS.
Acesso em: Compras > Notas fiscais de entrada
23472 - Requisição de materiais
Com esta alteração, o sistema passa a disponibilizar funcionalidades voltadas à gestão de estoques em poder de terceiros e estoques embarcados, seja em veículos da frota própria ou de representantes. Agora é possível registrar as movimentações de saída dos itens do ambiente físico da empresa, mantendo-os integrados ao estoque, além de controlar produtos enviados em remessas para conserto, industrialização, demonstração e outros fins. As principais funcionalidades que compõem esta entrega, incluem:
1 - Transferência de estoque entre almoxarifados;
2 - Geração de notas fiscais de saída (Remessa para conserto, Industrialização e Demonstração);
3 - Geração de notas fiscais de entrada referentes ao retorno dessas remessas.
Esta solução assegura a rastreabilidade da responsabilidade sobre os itens, fortalecendo o controle e a integridade das informações de estoque.
👉 Para mais detalhes acesse o Portal de Documentação:
Acesso em: Estoque > Requisição de materiais
26559 - Imprimir etiquetas de itens
Com esta alteração, foi melhorado o processo de controle de etiquetas, permitindo que mais sistemas e módulos da Useall utilizem essa funcionalidade.
Acesso em: Estoque > Mais opções
Com esta alteração, ao selecionar um fornecedor cujo cadastro possui origem em sistema externo, e que não foi tornado apto para uso no Useall - M2 (Compras > Fornecedores > Mais opções > Tornar apto para uso no M2), a mensagem que aparece foi tratada para explicar a situação e direcionar à solução.
Acesso em: Pagar > Contas a pagar
Com esta alteração, deixarão de ocorrer impedimentos ao tentar abrir a lista "CFOP", quando existirem registros que não tiveram sua natureza de operação configurada.
Acesso em: Contábil > Listas
Liberações do dia 14 de agosto
20417 - Notas fiscais de entrada
Anteriormente, todas as instâncias de contabilização do sistema operavam individualmente dentro de cada processo. Com esta alteração, foi disponibilizada a primeira parte deste projeto, que visa criar uma única estrutura de contabilização que todos os processos possam chamar. Possibilitando a evolução da contabilização, facilitando a sua manutenção, e aumentando a performance do sistema. Esta primeira entrega engloba somente as operações contábeis da tela “Notas fiscais de entrada” (Incluindo as notas de fatura), com outros processos previstos para integração em entregas futuras.
Além disto, será entregue a primeira evolução que a contabilização centralizada possibilita. Que são novas ferramentas para configurar o rateio automático dos centros de custo e CAR, e também, uma revisão da tela de configuração manual dos rateios, que proporcionarão muito mais opções para o usuário automatizar os seus rateios e facilitarão a configuração de rateios mais complexos. Lembrando que esta evolução só estará disponível para os processos que estiverem integrados na nova contabilização centralizada, que nesta primeira entrega será somente o “Notas fiscais de entrada”. Conforme forem entregues os outros processos, eles já vão vir com essas novas opções de rateio implementadas. Segue abaixo, o detalhamento das alterações realizadas:
1 - Criação da contabilização centralizada e integração ao processo "Notas fiscais de entrada";
2 - Em "Contábil > Regras contábeis > Mais opções > Configurar contas", foram adicionados os campos "Origem CDC" e "Origem CAR";
3 - Em "Compras > Itens e serviços > Mais opções", foram adicionadas as opções "Configurar rateio de CDC" e "Configurar rateio de CAR";
4 - Em "Contábil > Centros de custo > Mais opções", foi adicionada a opção "Configurar rateio de CAR";
5 - Em operações que contabilizam dentro do processo "Notas fiscais de entrada", e possuem lançamentos vinculados a contas contábeis que desdobram CAR, a tela de configuração manual de rateios para centros de custo foi atualizada, para possibilitar a inserção de mais de um CAR para um único centro de custo, de uma vez só.
Acesso em: Compras > Notas fiscais de entrada