Alterações liberadas no mês de julho 2025
Veja abaixo as liberações realizadas.
- Semana 01 - Versão: 02/07 e 06/07
- Semana 02 - Versão: 09/07
- Semana 03 - Versão: 17/07
- Semana 04 - Versão: 21/07 e 23/07
- Semana 05 - Versão: 30/07
Semana 01
Liberações do dia 02 de julho
25876 - Permissões de usuários
Com esta alteração, o sistema passa a respeitar as permissões de acesso definidas para cada usuário. Apenas módulos e funcionalidades autorizados serão exibidos e acessíveis conforme o perfil de permissão configurado. Esta alteração reforça a segurança e integridade no controle de acesso aos recursos do sistema.
Acesso em: Perfil > Useall
25512 - Parametrização - Fiscal
Com esta alteração, foi adicionado à tela de "Consulta de notas tomadas", um novo botão denominado "Certificado", que permite a atualização do certificado digital no provedor de notas tomadas, garantindo a continuidade na sincronização dos arquivos XML. A opção estará disponível exclusivamente para as filiais com a funcionalidade de consulta de notas tomadas previamente habilitadas.
Acesso em: Parametrização > Fiscal
Com esta alteração, a tela de "Visualizar histórico de alterações" foi aprimorada, passando a detalhar todas as inclusões, alterações e exclusões realizadas nos itens da proposta. Além disso, os valores correspondentes poderão ser visualizados de forma clara e adequada.
Acesso em: Vendas > Propostas de venda
Com esta alteração, as colunas "Descrição do grupo do item", nos relatórios "Análise ABC de Pedido por Grupo do Item" e "Análise ABC de NFS por Grupo do Item", foram ajustadas para exibir uma quantidade maior de caracteres.
Acesso em: Vendas > Relatórios
Com esta alteração, a resposta da API de geração de pedidos de compra passou a incluir também as descrições e códigos do item e da unidade de medida. Esta melhoria visa facilitar a identificação imediata das informações retornadas.
Acesso em: Compras > Pedido de compra
Com esta alteração, no ajuste de custo para itens com controle por número de série industrial, deixou de ser obrigatório informar o número de série, considerando que o custo é aplicado sobre o saldo total do item.
Acesso em: Estoque > Mais opções
Com esta alteração, as modificações feitas nas instruções pela tela de emissão de boletos serão mantidas, mesmo após o fechamento e reabertura da tela.
Acesso em: Receber > Contas a receber
Com esta alteração, ao incluir uma observação no campo indicado durante a renegociação, essa descrição será automaticamente replicada nos novos títulos gerados após o salvamento.
Acesso em: Pagar > Contas a pagar
Com esta alteração, ao inserir um segundo movimento financeiro pelo assistente financeiro, a listagem será mantida no padrão, de forma contínua, preservando a ordem dos registros anteriores juntamente com os novos incluídos.
Acesso em: Tesouraria > Assistente financeiro
Liberações do dia 06 de julho
Com esta alteração, ao utilizar a opção "Fixar vencimentos" da aba "Financeiro", os vencimentos serão mantidos ao lançar o pedido de venda pela proposta. Bem como o contrário, quando não utilizada a opção de "Fixar vencimentos", ao gerar o pedido de venda pela proposta, os vencimentos serão recalculados conforme a nova data de emissão.
Acesso em: Vendas > Propostas de venda
Semana 02
Liberações do dia 09 de julho
26375 - Parametrização - Fiscal
Com esta alteração, a funcionalidade de atualização do certificado digital, na tela de consulta de notas tomadas, passa a atualizar exclusivamente no provedor. Com isto, a atualização será realizada corretamente no provedor, eliminando a necessidade de intervenção manual e garantindo maior praticidade e consistência no processo.
Acesso em: Parametrização > Fiscal
23055 e 25054 - Assistente e-Commerce
1 - Alterações e aprimoramentos feitos na tela do "Assistente e-Commerce":
A - Possibilidade de selecionar e vincular tabelas de preço de venda parametrizadas como "Definir acréscimo ou desconto a partir de uma tabela", nos itens adicionados no assistente;
B - Validações referentes as tabelas de preços inativas, itens inativos nas tabelas e também sobre os períodos de vigência expirados;
C - Disponibilizados os campos "Altura", "Largura" e "Profundidade" nas especificações do cadastro do item;
D - Modificada a tela de carregar itens para o assistente, de modo a facilitar a visualização e identificação de itens que estejam sem saldo. Implementada a coluna "Saldo disponível", assim como opções de pesquisa "Sob encomenda" e "Em desativação";
E - Melhorias no filtro de "Pesquisa geral" e no desempenho do assistente;
F - Ao acessar o "Assistente e-Commerce", por padrão serão carregados os itens marcados como "ON" e disponíveis para e-Commerce.
2 - Ajustes e aprimoramentos realizados na integração de itens entre Useall - M2 e E-hub através do Assistente e-Commerce:
A - Adicionados dois novos campos (Obrigatórios): "Disponibilidade (dias)" e "Prazo garantia (dias)", na edição dos itens selecionados para disponibilidade no e-Commerce. Também poderá ser visualizado no menu lateral, na seção "Outros";
B - Implementado o envio de e-mail com a mensagem sobre a causa da falha ocorrida na sincronização do item para os contatos informados na parametrização "Assistente para e-Commerce";
C - Remoção da coluna "Preço" na grid da tela e inserido este campo no painel lateral que é exibido quando um item é selecionado no "Assistente e-Commerce";
D - Inserido botão "Sincronizar selecionados" junto ao botão "Sincronizar" já existente no assistente, esta opção somente atualizará os itens selecionados em tela;
E - Inserida a coluna "Status sincronização" com as seguintes cores indicando as situações:
* Cinza (Esse status indica que o item nunca foi integrado ao E-hub);
* Amarelo (Esse status indica que o item já foi integrado e teve alguma informação alterada no "Assistente e-Commerce" e está aguardando a sincronização);
* Azul (Esse status indica que a informação foi recebida pelo E-hub e está aguardando ser integrado ao e-Commerce);
* Verde (Sincronizado com sucesso);
* Vermelho (Sincronização com falha);
G - Implementada a sincronização automática diária sobre tabelas de preços padrão e promocionais com data de vigência expirada, para que sejam atualizados os preços de venda conforme a tabela de preços válida vinculada ao item.
Acesso em: Vendas > Assistente e-Commerce
Com esta alteração, o orçamento passará a suportar inserção de estrutura com produtos que contenham mais de 100 caracteres em sua descrição.
Acesso em: Vendas > Orçamentos
Com esta alteração, a edição das quantidades, valores dos itens, tipos de saída, finalidade, descontos e tabela de preços, será bloqueada em propostas com status "Aprovado" ou "Parcial".
Acesso em: Vendas > Propostas de venda
Alterada a análise comercial no pedido de venda, para que considere valores de preços mínimos e máximos cadastrados na tabela de preço dos itens inseridos. Com isso, caso seja alterado o pedido e informada uma tabela de preço que atualize apenas valores mínimos e máximos, uma nova análise será gerada.
Acesso em: Vendas > Pedidos
Alterado o processo de emissão de notas fiscais de saída entre filiais com requisição de materiais vinculada, para que não busque tabela de preços nos itens com tipos de saída não parametrizados para buscar tabela de preços.
Acesso em: Vendas > Caixa de faturamento
Com esta alteração, o relatório "Clientes sem faturamento" passará a exibir apenas os cadastros cuja função seja "Cliente", desconsiderando registros que não tenham esta classificação.
Acesso em: Vendas > Relatórios
Com esta alteração, ao alterar o valor de um pedido de compras que esteja com a parametrização "Bloqueio por alçada de compras no pedido" habilitada, o sistema passará a bloquear também o status do pedido, e não apenas o status da alçada. O comportamento do sistema foi alinhado a ação "Bloquear alçada" do menu "Mais opções", garantindo que, ao bloquear a alçada, o status do pedido também seja corretamente bloqueado, mantendo a coerência do fluxo de aprovação.
Acesso em: Compras > Pedido de compra
Com esta alteração, o sistema passa a validar se todos os itens da nota fiscal de saída foram informados na nota de estorno. Agora, o estorno só será permitido caso todos os itens da nota de saída estejam devidamente informados, garantindo maior controle e integridade no processo de devolução.
Acesso em: Compras > Entrada
26342 - Notas fiscais de entrada
Com esta alteração, o sistema passa a persistir corretamente no banco de dados, as informações editadas na aba "Outros" dentro do item da nota fiscal de entrada. Agora, ao editar e salvar os campos dessa aba, as alterações serão devidamente registradas, garantindo integridade e confiabilidade dos dados.
Acesso em: Compras > Notas fiscais de entrada
Com esta alteração, o sistema passa a permitir a edição do cadastro de grupos de itens, desde que o grupo não esteja em uso para a identificação de itens. Esta permissão respeita a parametrização definida na "Regra para geração da identificação do item".
Acesso em: Estoque > Listas
Alterada a exportação "SPED Fiscal", para que notas de entrada de fatura com modelos fiscais "06 - Nota Fiscal/Conta de Energia Elétrica", "28 - Nota Fiscal/Conta de Fornecimento de Gás Canalizado" ou "29 - Nota fiscal/Conta de Fornecimento D'água Canalizada", enviem no arquivo os dados descritos abaixo, em linhas com fixo C500, somente faturas com modelo "66 - Nota fiscal de Energia Elétrica Eletrônica" devem enviar esses campos vazios.
1 - Campo 8: Subsérie do documento fiscal;
2 - Campo 9: Código de classe de consumo de energia elétrica ou gás;
3 - Campo 26: Código de tipo de ligação;
4 - Campo 27: Código de grupo de tensão.
Acesso em: Contábil > SPED Fiscal
Com esta alteração, o relatório "Análise de Resultado por CAR" passa a exibir os valores de descontos com o sinal correto, diferenciando-os dos demais valores e evitando que sejam somados a eles.
Acesso em: Contábil > Relatórios
Semana 03
Liberações do dia 17 de julho
24699 - Permissões de usúarios
Com esta alteração, as permissões do usuário responsável pelas opções "Solicitar autorização de uso", "Solicitar inutilização" e "Solicitar cancelamento", passam a controlar também o bloqueio ou a liberação dessas ações tanto na "Caixa de faturamento" quanto na "Notas fiscais de saída".
Acesso em: Perfil > Useall
22684 - Parametrização - Vendas
Alterado o parâmetro "Prazo de entrega padrão", para disponibilizar a coluna "Tipo de dias", que permite gerir o controle dos dias como "Dias úteis" ou "Dias corridos" nos processos de venda. Dessa forma, a validade da proposta de venda e o prazo de entrega dos itens nos pedidos e propostas, podem ser calculados em dias úteis ou corridos.
Acesso em: Início > Parametrização
Alterado o cadastro de orçamentos, para que ao informar fornecedor na aba de "Terceirização", a coluna correspondente mostre a descrição do mesmo.
Acesso em: Vendas > Orçamentos
Ajustado o cálculo dos campos "Cubagem (m³)", "Quantidade de volumes", "Total peso bruto" e "Total peso líquido", para que sejam feitos de forma automática após salvar. Este comportamento também foi aplicado na opção de alterar dados da proposta.
Acesso em: Vendas > Propostas de venda
1 - Alterada a mensagem de alerta ao emitir nota fiscal de pedido que possua item com unidade de medida alterada ou excluída em seu cadastro, auxiliando no melhor entendimento com informação da identificação do item e a unidade que deve ser conferida o cadastro.
2 - Alterado o "Espelho de pedido", para que não mostre horas junto as datas de vencimento nas parcelas do faturamento.
Acesse em: Vendas > Pedidos
Alterado o processamento da emissão de nota fiscal, para que a etapa de lançamentos contábeis "Contabilizar nota fiscal", valide sem falha caso o item não possua conta contábil vinculada.
Acesso em: Vendas > Caixa de faturamento
24821 e 25637 - Notas fiscais de saída
1 - Alterado o processo de autorização de uso da nota fiscal, com relação a quantidade máxima de caracteres que serão enviados nos campos:
A - xNome: Nome do emitente ou destinatário. Capacidade de até 60 caracteres;
B - xLgr: Logradouro do endereço. Capacidade de até 60 caracteres;
C - xCpl: Complemento do endereço. Capacidade de até 60 caracteres;
D - xBairro: Bairro do endereço. Capacidade de até 60 caracteres;
E - xMun: Nome do município. Capacidade de até 60 caracteres;
F - xPais: Nome do país. Capacidade de até 60 caracteres;
G - xPed: Número do pedido do cliente. Capacidade de até 15 caracteres;
H - xJust: Justificativa da entrada em contingência. Capacidade de até 256 caracteres;
I - xMotivo: Motivo da rejeição. Capacidade de até 256 caracteres;
J - xCampo: Nome do campo que gerou a rejeição. Capacidade de até 20 caracteres.
Também adicionada validação de quantidade máxima de 15 caracteres a serem enviados na Carta de correção.
2 - Alterado o processo de impressão de boletos após a emissão de uma nota fiscal, validando a geração de boletos das parcelas apenas para as formas de pagamento do tipo boleto.
Acesse em: Vendas > Notas fiscais de saída
Disponibilizado recurso chamado "Lista pré-definida de itens", que visa facilitar o laçamento de propostas e/ou pedidos de venda que possuem itens que sempre são vendidos juntos e na mesma quantidade. Com este novo recurso, o processo de criação de propostas e/ou pedidos de venda se torna mais ágil e preciso, simplificando e reduzindo a incidência de erros.
Acesso em: Vendas > Listas
Com esta alteração, na emissão de MDF-e, quando for informado o CEP descarregamento, automaticamente será inserido endereço da cidade em "Descarregamento" na aba "Rotas".
Acesso em: Vendas > Mais opções
25816 - Atualização da margem de contribuição
Alterada a opção para informar a quantidade de registros que devem ser exibidos por página, na tela do processo "Atualização da margem de contribuição".
Acesso em: Vendas > Mais opções
Com esta alteração, o cálculo de rateio do frete foi ajustado para evitar divergências por arredondamento ao atualizar o valor da cotação no pedido de compra, permitindo que a alteração seja concluída.
Acesso em: Compras > Pedido de compras
Com esta alteração, o sistema passa a permitir que um item utilize novamente uma identificação que já tenha sido usada por ele anteriormente, facilitando correções e ajustes no cadastro sem impedir a reutilização de identificações passadas.
Acesso em: Estoque > Itens e serviços
24610 - Requisição de materiais
Com esta alteração, ao cancelar o atendimento de uma requisição, os itens com saldo anteriormente cancelado poderão ser cancelados novamente, para assim, ocorrer o cancelamento de todo o saldo daquele item da requisição.
Acesso em: Estoque > Requisição de materiais
Com esta alteração, foram atualizadas as opções de ocorrências e motivos de ocorrências em retornos para o banco Unicred, garantindo que esteja de acordo com a versão mais recente do layout.
Acesso em: Receber > Retornos bancários
26443 - Exportar lanctos contábeis
Com esta alteração, no menu "Opções", foi adicionada a opção "Operações com cartão", possibilitando a exportação de lançamentos contábeis gerados pelo processo "Operações com cartão".
Acesso em: Contábil > Exportar lanctos contábeis
Com esta alteração, ao visualizar o relatório "Demonstrativos contábeis mensais", os somatórios de créditos e débitos serão calculados de forma alinhada à lógica esperada, garantindo que os totalizadores apresentem o resultado correto.
Acesso em: Contábil > Relatórios
Semana 04
Liberações do dia 21 de julho
26468 e 26469 - Propostas de venda
1 - Com esta alteração, será possível inserir um item não cadastrado aproveitando outro cadastro de item já inserido na proposta.
O processo se dá seguinte forma: Inserir um item na proposta (item já cadastrado), preencher os campos com as informações do cadastro do item, após, marcar o campo 'Item não cadastrado', com isso, o sistema manterá as informações do item informado anteriormente, deixando todos os campos editáveis para que seja possível fazer alterações e criar novo item.
2 - Alterado o processo de vincular um orçamento a proposta, sendo processada corretamente com os impostos calculados para o item.
Acesso em: Vendas > Propostas de venda
26473 - Notas fiscais de saída
Removido processo de validação dos campos Razão social e nome fantasia. Caso campo possua mais de 60 caracteres, não ocorrerá bloqueio ao cadastrar cliente/fornecedor e caracteres excedentes não irão para o XML.
Acesso em: Vendas > Notas fiscais de saída
Liberações do dia 23 de julho
25717 - Parametrização - Fiscal
Alterado o parâmetro fiscal "Numeração dos documentos fiscais emitidos", para possibilitar o cadastro de controles de numeração com o modelo fiscal igual a de outro controle que esteja marcado como "Série padrão". Anteriormente, quando um controle era marcado como "Série padrão", o sistema estava impedindo o cadastro de outros controles que informassem o mesmo modelo fiscal.
Acesso em: Início > Parametrização
25807 - Clientes / Fornecedores
Com esta alteração, edições de dados em lote feitas nos cadastros "Clientes / Fornecedores", assim como, alterações realizadas no risco de crédito, serão refletidas com precisão nos cadastros do sistema Useall - CRM.
Acesso em: Vendas > Clientes
24618 - Tabelas de preços de venda
Implementado novo campo nas tabelas de preço, que passará a exibir o prazo médio de recebimento das condições de pagamento atrelados à elas. O cálculo é realizado da seguinte forma:
Prazo médio = ∑ (Número de parcelas x prazo médio das parcelas) / Número total de parcelas
Alteradas também, as validações de forma e condição de pagamento atreladas às tabelas de preço de venda, certificando que sejam exibidas somente as formas e condições vinculadas às tabelas que estão sendo utilizadas.
Acesso em: Vendas > Tabelas de preço de venda
1 - Aprimorado o processo de rastreio a partir do pedido de venda do M2. Selecionando um pedido de venda, que tem o Useall - CRM como origem, é possível rastrear a oportunidade e assistente de vendas que o originaram.
Detalhe importante: Só é possível rastrear a oportunidade que pertença a sua equipe, caso seja utilizada a parametrização de restringir visão de conta e/ou oportunidade por equipe.
2 - Alterado o processo de análise de crédito no pedido, para que o "Saldo de crédito" demonstre apenas o valor restante para atingir o limite de crédito do cliente, e o "Limite excedido" mostre apenas o valor que excede o limite configurado.
Acesso em: Vendas > Pedidos
25801 e 25912 - Relatórios - Vendas
1 - Com esta alteração, ao gerar o relatório "Itens de notas fiscais de saída", filtrando pelo "Tipo de cliente/fornecedor", é possível visualizar os itens que foram adquiridos pelos clientes de acordo com o filtro selecionado.
2 - Com esta alteração, ao gerar o relatório "Itens faturados", filtrando pela "Coleção", é possível visualizar os itens que foram faturados daquela coleção.
Acesso em: Vendas > Relatórios
Com esta alteração, a mensagem de alerta ao desabilitar o controle de lote, foi aprimorada para informar que os vínculos com lotes em movimentações pendentes serão perdidos, orientando o usuário sobre os impactos dessa ação.
Acesso em: Estoque > Itens e serviços
26025 - Requisição de materiais
Com esta alteração, foi validado o comportamento do sistema ao informar um código de barras no atendimento da requisição. Quando o código possui quantidade e unidade cadastradas, a quantidade atendida é preenchida automaticamente.
Acesso em: Estoque > Requisição de materiais
26449 - Assistente de estoque min. e máx.
Com esta alteração, os filtros de estoque mínimo e máximo passam a ser considerados durante a busca dos registros para atualização da lista.
Acesso em: Estoque > Mais opções
Alterado o processo de agrupamento de títulos (Acesso em "Mais opções > Operações > Agrupar"), para permitir que o título resultante do agrupamento possa informar uma data de vencimento igual a data de emissão.
Acesso em: Receber > Contas a receber
Com esta alteração, foi ajustada a forma como a criação de títulos em lote valida o plano de contas utilizado na contabilização, garantindo que não ocorram impedimentos quando forem puxadas contas contábeis da empresa ou fornecedor para montar o lote.
Acesso em: Pagar > Contas a pagar
26465 - Relatórios - Tesouraria
Alterado o relatório "Extrato conciliação por extrato", para que o cálculo do saldo inicial utilizado pelo totalizador, considere valores anteriores a data do movimento, em vez de referenciar a "Data conciliação".
Acesso em: Tesouraria > Relatórios
Com esta alteração, quando o período de um orçamento for alterado para uma data inferior a data de seu cadastro, não ocorrerão impedimentos ao fluxo esperado e a exportação do arquivo poderá ser realizada.
Acesso em: Contábil > Orçamento empresarial
Semana 05
Liberações do dia 30 de julho
Com esta alteração, foi primorada a busca através do nome fantasia dos clientes, na tela de "Integração de pedidos".
Acesso em: Início > Integração
1 - Alterado o cadastro "Moedas", na tela "Consultar cotações" (Encontrada no menu "Mais opções"), para que a opção "Buscar valor no banco central" busque ambos valores de compra e venda. Anteriormente, a opção só retornava o valor de compra.
2 - Alterado o cadastro "Filiais", para quando for realizada edição na aba "Endereços", onde a opção "Usar endereço padrão" for desmarcada, o cadastro mantenha a opção de endereço configurada.
Acesso em: Início > Listas
25025 - Clientes / Fornecedores
Alterado o relatório "Histórico do cliente", para que nas seções onde são puxados dados de pedidos de venda, seja considerado o status desses pedidos, garantindo que não ocorram distorções nos resultados, como por exemplo, considerar valores de pedidos com status "Cancelado".
Acesso em: Vendas > Clientes
26400 - Revisão de tabela de preço
Com esta alteração, através da opção "Revisar em lote", os valores de itens com mais de uma unidade informada serão calculados sem distorções.
Acesso em: Vendas > Revisão de tabela de preço
1 - Com esta alteração, o processo foi atualizado para utilizar as "Operações (PCP)", mesmo se cliente não utilize o sistema Useall - PCP.
2 - Alterada a importação da estrutura de um item no orçamento do sistema Useall - PCP, para que o custo seja convertido conforme a unidade utilizada na estrutura cadastrada no Useall - PCP.
Acesso em: Vendas > Orçamentos
1 - Aprimorada a visualização da origem do pedido e/ou proposta de venda. Bem como do integrador, caso tenha.
E também, incluído o filtro "Origem" nos seguintes relatórios: "Pedidos em aberto", "Itens de pedido em aberto", "Pedidos emitidos", "Itens de pedidos emitidos", "Pedidos reprovados", "Pedidos por mês por vendedor", "Margem por pedido", "P"edidos de vendas entregue", "Análise ABC de pedido por grupo de item", "Análise ABC de pedido por grupo empresarial", "Análise ABC de pedido por UF", "Análise ABC de pedido por cliente", "Análise ABC de pedido por cidade", "Análise ABC de pedido por vendedor", "Análise ABC de pedido por item".
2 - Com esta alteração, foi garantido que o arredondamento de valores se manterá o mesmo em todas as etapas do processo de venda.
3 - Com esta alteração, ao copiar um pedido com origem em outra empresa, as informações do novo pedido serão iguais as do pedido original. Caso não esteja marcada a opção de fixar vencimentos, os vencimentos do novo pedido serão recalculados com base na nova data de emissão
Acesso em: Vendas > Pedidos
Com esta alteração, na nota de devolução manual será permitido inserir itens cadastrados como "Compro este item" e "Vendo este item".
Acesso em: Vendas > Caixa de faturamento
26455 - Notas fiscais de saída
Com esta alteração, quando o parâmetro "Estornar ICMS" estiver habilitado na aba "Custo" do tipo de saída, ele será respeitado na devolução, estornando o crédito ICMS calculado na nota fiscal emitida.
Acesso em: Vendas > Notas fiscais de saída
O relatório "Captação de novos clientes" permite ao usuário visualizar, por meio de gráficos ou exportação dos dados para uma planilha Excel, a rotatividade de clientes da empresa com base nos pedidos de venda mês a mês. Com esta alteração, o relatório foi aprimorado para tornar mais objetiva a análise com base nas informações dispostas.
Importante: Para que o cliente conste no relatório, são analisados alguns critérios, como:
1 - Pedido precisa ser do tipo "Venda", "Serviço" ou "Venda para entrega futura";
2 - Caso o cliente trabalhe com análise (Crédito e/ou comercial), pedido precisa estar com status de "Avaliação" igual a "Liberado";
3 - Status do pedido não pode ser "Cancelado";
4 - Para constar como novo: Não deve possuir nenhum pedido ou nota do tipo "Venda", "Serviço" ou "Venda para entrega futura" com data menor que o mês de referênci;
5 - Para constar como antigo: Possuir pedido ou nota do tipo "Venda", "Serviço" ou "Venda para entrega futura" com data menor que o mês de referência.
Acesso em: Vendas > Relatórios
23425 - Solicitação de compras
Com esta alteração, ao adicionar um item na solicitação de compra manual, o cursor será automaticamente reposicionado no campo de descrição, facilitando a continuidade do lançamento e melhorando a usabilidade da tela.
Acesso em: Compras > Solicitação de compras
Com esta alteração, ao remover um item do pedido, o sistema atualizará o status do pedido para "Finalizado".
Acesso em: Compras > Pedido de compras
1 - Com esta alteração, o sistema passa a bloquear movimentações de itens com data futura, garantindo maior integridade nas informações registradas e evitando lançamentos indevidos em processos que não devem permitir esse tipo de operação.
2 - Com esta alteração, a aba de "Itens" da nota fiscal de entrada passa a permitir a configuração das colunas "CST IPI" e "Alíquota PIS/COFINS", por meio do recurso de configuração de colunas, ampliando a visibilidade dos dados tributários no processo de conferência visual.
Acesso em: Compras > Entrada
23610 - Notas fiscais de entrada
Com esta alteração, o sistema passa a tornar obrigatório o preenchimento da "Chave de Acesso (CHNFE)", para notas fiscais de entrada do modelo 55. Essa medida visa garantir a integridade das informações fiscais, assegurando que os lançamentos realizados possam ser devidamente utilizados nos processos de exportação contábil.
Acesso em: Compras > Notas fiscais de entrada
Com esta alteração, o relatório Compras e Aquisições foi incluído no módulo de compras, substituindo a consulta que antes estava disponível na Análise Gerencial. O novo relatório mantém as mesmas informações e gráficos, com visualização personalizável.
Acesso em: Compras > Relatórios
24632 e 26522 - Requisição de materiais
1 - Com esta alteração, o sistema passa a permitir a edição de requisições com origem "Manual", desde que estejam com status "Aberto". Essa melhoria foi implementada para alinhar o processo de requisição manual aos demais fluxos manuais do sistema, oferecendo mais flexibilidade e controle.
2 - Com esta alteração, foram corrigidas as inconsistências identificadas no uso do código de barras durante o atendimento de requisições de materiais. A conferência por meio de leitores foi aprimorada, garantindo maior fluidez no processo, além de reduzir a necessidade de digitação manual.
Acesso em: Estoque > Requisição de materiais
18215 - Manutenção de reservas
Alterado o processo "Manutenção de reservas", para adicionar a mensagem "Análise de geração da reserva disparada com sucesso.", que aparece quando ocorre tentativa de reservar um item que não tem saldo disponível.
Acesso em: Estoque > Mais opções
Com esta alteração, foi atualizada a lógica que o sistema usava quando os títulos eram ordenados pela coluna "Data da baixa", mas existisse mais de um título com a mesma data, garantindo que não ocorram situações onde algum título deixe de aparecer na lista.
Acesso em: Receber > Contas a receber
Com esta alteração, deixarão de ocorrer distorções visuais, ao finalizar um lançamento manual e logo após minimizar a tela.
Acesso em: Tesouraria > Assistente financeiro
Alterado o sistema Useall - Adiantamento de viagens, para que a operação "Requisições" bloqueie o campo "Aprovar" após o primeiro clique, garantindo que não sejam gerados múltiplos registros de movimento financeiro, no processo "Movimento financeiro" do sistema Useall - M2.
Acesso em: Tesouraria > Mais opções
Alterado o relatório "Contabilização por lançamento contábil", para que o filtro "Conta contábil" possibilite a pesquisa de contas pelo código reduzido. Assim como, quando o número de contas contábeis inseridas no filtro exceder o máximo permitido, foi inserida uma mensagem que explica a situação de forma compreensível.
Acesso em: Contábil > Relatórios
Alterado o processo "SPED PC2", para que exportações de notas fiscais que possuem "Informações adicionais de interesse do fisco" na aba "Adicional", enviem esses dados no arquivo via registro 65.
Acesso em: Contábil > Mais opções