Alterações liberadas no mês de fevereiro 2025
Veja abaixo as liberações realizadas.
Semana 01
Liberações do dia 06 de fevereiro
Alterado o processo "Pedidos", para que ao utilizar a opção "Criar novo pedido com saldo" em um pedido com saldo parcial, os valores de frete e seguro da transportadora sejam rateados conforme o saldo restante dos itens.
Acesso: Vendas > Pedidos
22731, 23200 e 24854 - Caixa de faturamento
1 - Alterado o processo "Caixa de faturamento", para que ao editar uma nota e alterar a cidade da incidência do ISS, o valor da retenção de ISS seja recalculado de acordo com o novo percentual da alíquota referente a cidade selecionada.
2 - A regra que valida os CFOPs na emissão de notas fiscais destinadas à Zona Franca de Manaus foi alterada, com isso, os CFOPs 6101 e 6102 passam a ser válidos em operações com desconto de SUFRAMA.
3 - Alterada a emissão de notas fiscais de saída, para que não ocorra impedimento ao realizar as movimentações de estoque.
Acesso em: Vendas > Caixa de faturamento
24878 e 23331 - Notas fiscais de saída
1 - Com esta alteração, em notas fiscais de saída emitidas para o exterior contendo item combustível com classificação fiscal NCM 27101932, ocorrerá a validação dos CFOPs iniciados com 765 e 766.
2 - Em adequação a "Nota Técnica 2018.005", foi alterado o processo de vendas para que possa ser informado um local de entrega e recebedor especifico, na nota e xml enviado ao emissor de notas:
A - No cadastro de clientes, em aba "Endereço" e seção "Entrega", foram inclusos campos para informar os dados do recebedor;
B - No cadastro de locais de entrega do cliente localizado em "Mais opções", foram inclusos campos para informar os dados do recebedor;
C - Na emissão de notas, caso o endereço de entrega for diferente do endereço do cliente, será enviado um bloco de informações referentes a entrega e recebedor, no XML de envio ao emissor de notas. Na impressão da DANFE é demonstrado um quadro específico com as informações de entrega e recebedor.
👉 Para mais detalhes acesse o Portal de Documentação: clique aqui .
Acesso: Vendas > Notas fiscais de saída
22843 e 22855 - Relatórios - Vendas
1 - Criado novo relatório de "Pedidos Cancelados", nele é possível visualizar os pedidos cancelados e os motivos do cancelamento.
2 - Criado novo modelo "Resumido" para o relatório "Notas fiscais canceladas", que tem como foco o motivo do cancelamento da nota.
Acesso em: Vendas > Relatórios
Com esta alteração, quando for realizada a reabertura de um dia especifico através da opção "Mais opções > Reabrir dia", o sistema deixará de interpretar o período subsequente ao dia selecionado como se estivesse aberto também.
Acesso: Tesouraria > Fechamento financeiro
Semana 02
Liberações do dia 12 de fevereiro
Com esta alteração, o processo retorna a registrar eventos em histórico. O histórico pode ser acessado pelo menu "Mais opções".
Acesso em: Contábil > Lançamentos contábeis
Semana 03
Liberações do dia 19 de fevereiro
23599 - Parametrização - Vendas
Alterado o parâmetro "Controle de comissão nas vendas", para que insira automaticamente opções de configuração para filiais recém cadastradas e aptas para uso no M2, e também para que não demonstre opções de filiais que estão com cadastros inativos. Se alguma filial não estiver aparecendo no parâmetro, basta acessar os cadastros "Filiais", selecionar a filial desejada e clicar em "Mais opções > Tornar apto para uso no M2".
Acesso em: Início > Parametrização
Com esta alteração, os espelhos dos processos "Propostas de venda" e "Pedidos", passam a demonstrar o endereço padrão do cliente conforme foi gravado na proposta / pedido no momento da sua criação, em vez de puxá-lo direto do cadastro do cliente, onde o endereço pode ter sido modificado.
Acesso em: Vendas > Pedidos
23532 - Notas fiscais de saída
Com esta alteração, mesmo quando o sistema estiver parametrizado para liberar as comissões no recebimento, serão impedidas tentativas de ajustes de comissão para notas que possuem títulos já liquidados.
Acesso em: Vendas > Notas fiscais de saída
O relatório "Extrato de baixa crédito/débito e adiantamento" demonstra registros de baixas de contas a receber ou pagar, realizadas com métodos do tipo "Nota de crédito/débito" ou "Adiantamento". Ajustado o relatório, para que não demonstre registros de baixas com status "Cancelado".
Acesso em: Receber > Relatórios
Pelo sistema Useall - Loja, se for realizada uma venda com desconto e uma devolução parcial dessa venda, serão gerados no sistema Useall - M2, um título de contas a receber com o valor da venda, e um título com espécie "Nota de débito" para representar a devolução parcial. Quando selecionados ambos registros no processo "Loja - acerto", não deve ser considerado o valor do desconto original dado a venda, pois deve haver uma diminuição do valor do desconto proporcional à quantidade devolvida na devolução parcial. Porém, anteriormente, o processo não considerava esta questão em seu cálculo e utilizava o valor original do desconto, gerando notas fiscais com valores distorcidos. Com esta alteração, quando for selecionado o título da venda e o título "Nota de débito" referente a sua devolução parcial, o processo "Loja - acerto" passa a aplicar valores de desconto que correspondem ao saldo da venda após a devolução parcial de seus itens.
Acesso em: Receber > Mais opções
Com esta alteração, o campo "Código versão" foi atualizado com a opção "Versão 19", garantindo que a exportação dos dados fiscais esteja dentro do novo padrão.
Acesso em: Contábil > SPED Fiscal