Alterações liberadas no mês de julho 2024
Veja abaixo as liberações realizadas.
- Semana 01 - Versão: 01/07 e 03/07
- Semana 02 - Versão: 10/07
- Semana 03 - Versão: 17/07
- Semana 04 - Versão: 24/07
- Semana 05 - Versão: 31/07
Semana 01
Liberações do dia 01 de julho
Com esta alteração, o "SPED PC2" só irá zerar os campos do arquivo referentes aos valores do ICMS, quando estiver exportando notas de saída que possuem ICMS com CST 30, 40, 41, 50 ou 60. Anteriormente, o processo zerava esses campos para os CST 10, 50, 60, 70 ou 90, isto estava incorreto pois os 10, 70 e 90 devem enviar tais valores.
Acesso em: Contábil > Mais opções
Liberações do dia 03 de julho
Implementada opção de alterar em lote a tributação dos itens. Foi inserido o botão "Atualizar tributação" na tela de alteração de itens, onde as opções "Com base na finalidade selecionada no item" e "Com base na finalidade do cliente" podem ser escolhidas, para que os itens tenham seus tributos alterados conforme o tipo de saída padrão configurado por finalidade.
Acesso em: Vendas > Pedidos
Alterada a API de conferência externa, para que faturamentos com status de conferência "Finalizado" não possam ser cancelados, informando que o cancelamento somente será concluído se a conferência estiver "Liberada".
👉 Confira a API externa: clique aqui .
Acesso em: Vendas > Caixa de faturamento
15848 e 20653 - Notas fiscais de saída
1 - Com esta alteração, ao emitir pedido de "Entrega futura" ou "Faturamento antecipado", será possível referenciar a nota de simples faturamento nos dados complementares das notas de simples remessa. Para que isso aconteça, deve ser configurada uma nova informação complementar, adicionando a variável "Dados da nota simples faturamento".
2 - Com esta alteração, é possível enviar ao emissor de notas registros que contenham até 5000 caracteres em informações complementares.
Acesso em: Vendas > Notas fiscais de saída
Alterada a ordem dos critérios para aplicação das regras de comissões, segue como esta a ordenação:
1 - Por tabela de preços com detalhamento por item;
2 - Por tabela de preços (Percentual único);
3 - Por item;
4 - Por grupo de item;
5 - Por cliente;
6 - Por vendedor;
7 - Por filial.
Acesso em: Vendas > Listas
Com esta alteração, foi implementada opção para criar metas por supervisor no processo "Metas de venda".
Acesso em: Vendas > Mais opções
19958 - Solicitações de compras
Com esta alteração, as seguintes mudanças e implementações foram realizadas no processo:
1 - Alterada ordenação dos filtros no processo;
2 - Novo layout na tela de cadastro;
3 - Novo layout na tela de alteração;
4 - Novo layout na tela de agrupamento;
5 - Adicionada aba lateral "Detalhes da solicitação";
6 - Adicionada coluna "Origem".
👉 Para mais detalhes acesse o Portal de Documentação: clique aqui.
Acesso em: Compras > Solicitações de compras
Com esta alteração, o bloqueio por alçada ou orçamento tornará o pedido com status "Bloqueado", assim caso sejam liberados ambos os status alçada e orçamento o pedido terá seu status como "Liberado".
Acesso em: Compras > Pedido de compra
Com esta alteração, a consulta de estoque irá buscar a informação de estoque mínimo e máximo diretamente no cadastro do item, também foi acrescentado um informativo (i) na tela de consulta de estoque para informar de onde vem os valores mostrados.
Acesso em: Estoque > Itens e serviços
20697 - Relatórios - Tesouraria
Alterado o relatório "Extrato de contas", para que não faça quebras de página indevidas que resultem na primeira folha ficar sem informações.
Acesso em: Tesouraria > Relatórios
Semana 02
Liberações do dia 10 de julho
Implementado o envio por e-mail de propostas de venda pendentes ou canceladas, através das opções "Enviar lançamento de proposta" e "Enviar cancelamento da proposta".
Acesso em: Vendas > Propostas de venda
Alterado o faturamento de notas fiscais de saída que utilizam natureza financeira. Com isso, permitindo gerar automaticamente o valor dos impostos, quando estiver configurado para gerar contas a pagar no parâmetro "Impostos a pagar".
Acesso em: Vendas > Caixa de faturamento
20862 e 20921 - Notas fiscais de saída
1 - Realizadas alterações no processo de busca de conta contábil ao emitir notas, onde ao possuir plano de contas diferente para cada empresa, irá buscar a conta conforme o plano da empresa sendo acessada durante a emissão da nota.
2 - Com esta alteração, agora é possível emitir propostas, pedidos e notas com ICMS ST quando o ICMS for CST 30. Adicionada também, a opção na "Substituição tributária" para calcular o ICMS ST com o cálculo de "Base dupla".
Acesso em: Vendas > Notas fiscais de saída
Alterado o relatório "Notas fiscais de saída", para remover o filtro de consulta por data de saída da nota.
Acesso em: Vendas > Relatórios
Com esta alteração, ao clicar em "Rastrear solicitação de compra", será possível visualizar a solicitação gerada referente ao item vinculado.
Acesso em: Compras > Painel de compras
21204 - Solicitações de compra
Com esta alteração, ao clicar no link de rastreio "Ver pedido" localizado nos "Detalhes da solicitação" de uma solicitação de compra, será possível visualizar o pedido de compra referente ao item vinculado.
Acesso em: Compras > Solicitações de compra
Com esta alteração, documentos referenciados com origem em notas fiscais de saída também serão apresentados no relatório "Conhecimento de frete".
Acesso em: Compras > Relatórios
20588 - Assistente de estoque mín. e máx.
Com esta alteração, o assistente aplicará novos saldos de estoque nos itens de acordo com a forma de cálculo selecionada (Truncamento ou arredondamento), não havendo divergência de casas decimais. Assim como, a aplicação do filtro "Projeção" também foi alterada, para que ao informar o mesmo período em meses ou dias, os resultados sejam idênticos conforme o esperado.
Acesso em: Estoque > Mais opções
Alterados os cadastros "Associação de itens", para que os dados que estavam salvos como similares ou equivalentes persistam mesmo após editar novamente os itens associados.
Acesso em: Estoque > Mais opções
Com esta alteração, quando forem exportados conhecimentos de transporte de entrada, o campo 17 da linha D100 (Refere ao tipo de frete do documento vinculado ao CT-e) não virá zerado. Assim como, o "SPED PC2" enviará o código do tipo de frete sem inconsistências na posição 470 do fixo 20, também quando estiver exportando conhecimentos de entrada.
Acesso em: Contábil > SPED Fiscal
Alterados os cadastros de "Exceção fiscal de ICMS", "Exceção fiscal de IPI", "Exceção fiscal de PIS/COFIS", "Redução da base de cálculo do ICMS" e "Substituição tributária". Com isso, será possível informar como critério mais de um grupo tributário nas exceções fiscais.
Acesso em: Contábil > Listas
Semana 03
Liberações do dia 17 de julho
20499 - Parametrização - Comum
Com esta alteração, foi implementado o envio de mensagens WhatsApp para os processos de aviso de contas a receber vencidas e a vencer. Para isto, foram inseridos no parâmetro "Configuração WhatsApp" os templates "Envio de aviso de contas a vencer" e "Envio de aviso de contas vencidas", assim como o campo "Aviso de contas a receber por WhatsApp" nos cadastros de clientes e seus contatos.
👉 Para mais detalhes acesse o Portal de Documentação: clique aqui.
Acesso em: Início > Parametrização
17819 - Tipos de saída padrões
Com esta alteração, foi inserido o botão “Definir por empresa” na edição da UF em “Tipos de saída padrões”, onde será permitido salvar apenas o tipo de saída cadastrado na empresa selecionada.
Acesso em: Vendas > Listas
14614, 15846 e 18595 - Relatórios - Vendas
1 - Adicionados os novos modelos "Por grupo de item" e "Por tipo de entrada", no relatório "Devolução de venda".
2 - Com esta alteração, as propostas emitidas pelo portal do representante vão estar identificadas no campo "Origem" como "Portal do representante". Somente propostas geradas após esta alteração terão esta informação. Adicionado em todos os relatórios de propostas padrões e na tela de emissão de propostas os filtros de "Origem" e "Integrador", podendo filtrar as propostas pelos meios de integrações desejados. No filtro "integrador" é filtrado somente propostas integradas por terceiros.
3 - Com esta alteração, quando a opção "Considerar estornos" estiver marcada, os relatórios "Faturamento" e "Itens faturados" demonstrarão também a nota fiscal de saída (Identificada com "(E)"), referente a nota estornada em notas fiscais de entrada.
Acesso em: Vendas > Relatórios
21279 - Notas fiscais de entrada
Com esta alteração, não ocorrerá mais impedimentos ao selecionar o "Tipo de entrada" na criação de notas do tipo "Fatura".
Acesso em: Compras > Notas fiscais de entrada
Esta alteração irá garantir a persistência do CFOP devido para operações interestaduais, no lançamento de conhecimentos de transporte em lote através da importação de XML do CT-e.
Acesso em: Compras > Importar XML do CT-e
Com esta alteração, não ocorrerá impedimento ao importar manualmente XML que possui notas com forma de pagamento "Crédito Loja (Crediário, Troca, Outros)" ou "Pagamento Instantâneo (PIX)".
Acesso em: Compras > Importar XML da NF-e
Com esta alteração, ao realizar o ajuste de quantidade ou custo para itens inativos no almoxarifado selecionado, uma mensagem de aviso será exibida informando que o item está inativo.
Acesso em: Estoque > Mais opções
1 -Com esta alteração, quando o "SPED PC2" estiver exportando produtos, o código "Gênero do item" informado na sua "Classificação fiscal (NCM)" será enviado pelo fixo 11 nas posições 225 à 226.
2 - Alterado o "SPED PC2", para enviar dados de ICMS em exportações de notas de entrada ou saída que possuem CST 10 no ICMS de seus itens. Os valores serão enviados no fixo referente aos impostos da nota e no fixo referente aos itens, seguem abaixo as posições específicas de cada valor:
A - No fixo 21, que refere aos impostos da nota de entrada, serão enviados nos campos 037 - 051 (Base de cálculo), 052 - 059 (Alíquota) e 060 - 074 (Valor do imposto);
B - No fixo 23, que refere aos itens da nota de entrada, serão enviados nos campos 115 - 129 (Base de cálculo), 130 - 134 (Alíquota) e 135 - 149 (Valor do imposto);
C - No fixo 31, que refere aos impostos da nota de saída, serão enviados nos campos 037 - 051 (Base de cálculo), 052 - 059 (Alíquota) e 060 - 074 (Valor do imposto);
D - No fixo 36, que refere aos itens da nota de saída, serão enviados nos campos 115 - 129 (Base de cálculo), 130 - 134 (Alíquota) e 135 - 149 (Valor do imposto).
Acesso em: Contábil > Mais opções
Semana 04
Liberações do dia 24 de julho
Ao alterar a "Finalidade" ou o "Tipo de saída" em um item do pedido de venda, o sistema automaticamente zera o preço do item e limpa o campo de tabela de preço. Com esta alteração, informar a tabela de preços novamente causará que o valor do item seja recalculado.
Acesso em: Vendas > Pedidos
19480 - Notas fiscais de saída
Alterada a opção "Etiqueta - Folha de rosto", onde os modelos "Espelho etiqueta folha de rosto" e "Espelho etiqueta folha de rosto volume" tiveram melhorias em seu leiaute e organização das informações para a impressão.
Acesso em: Vendas > Notas fiscais de saída
Com esta alteração, para os relatórios de análise ABC de pedido, foi adicionada a opção "Considerar serviços". Ao emitir o relatório selecionando esta opção, mostrará também as informações de pedidos com itens de serviço. Para os relatórios de análise ABC de NFS, foi adicionada a opção "Considerar notas fiscais de serviços". Ao emitir o relatório selecionando esta opção, mostrará também as informações de notas fiscais de serviço.
Acesso em: Vendas > Relatórios
Com esta alteração, a função de rastreamento de cotação na aba "Negociações em Andamento" do painel, será direcionada exclusivamente à cotação associada ao item que está sendo rastreado.
Acesso em: Compras > Painel de compras
Com esta alteração, ao calcular a necessidade de compra, se a unidade de medida do item for diferente da unidade padrão de compra registrada, a mensagem exibida na tela identificará a unidade de compra compatível com o cadastro atual do item em questão.
Acesso em: Compras > Necessidade de compra
Com esta alteração, ao lançar uma nota fiscal de entrada com diferimento através da importação de XML NF-e, onde o regime de destino da nota fiscal é o Simples Nacional, será viável importar e registrar utilizando o CSOSN 900.
Acesso em: Compras > Importar XML da NF-e
20947 - Requisição de materiais
Com esta alteração, a tela de atendimento de requisição de itens com lote irá exibir o saldo correspondente à unidade de medida informada na requisição de materiais.
Acesso em: Estoque > Requisição de materiais
Com esta alteração, o processo de importação foi ajustado para garantir que não ocorram situações de distorção na leitura do último registro no arquivo, causando o título a ser inserido no sistema com valores zerados.
Acesso em: Receber > Retornos bancários
Com esta alteração, foram inseridos o filtro de pesquisa avançada e a coluna "UF destino impostos", para destacar o estado destino de títulos a pagar gerados por impostos de notas de saída (ICMS ST, ICMS antecipado, FCP e ICMS destinatário), isto facilitará a filtrar e agrupar títulos do mesmo estado para gerar pagamentos únicos. O agrupamento ou renegociação desses títulos fará com que os registros resultantes fiquem com dado de UF destino em branco.
Acesso em: Pagar > Contas a pagar
21095 - Substituição tributária
Alterado o cadastro e edição da "Substituição tributária" para que valide se os critérios informados estão em duplicidade com outro registro já cadastrado.
Acesso em: Contábil > Listas
Com esta alteração, foram inseridos o filtro de pesquisa avançada e a coluna "Reduzido CTB", para facilitar a identificação do reduzido da conta contábil informada no cadastro.
Acesso em: Tesouraria > Contas
1 - Alterado o "SPED PC2", para que sejam exportados dados de ICMS Simples Nacional para notas fiscais de entrada, assim como, deixar de exportar dados do campo "Observação interna" dos conhecimentos de transporte de entrada. Seguem abaixo os detalhes técnicos:
A - Os dados de ICMS Simples Nacional das notas fiscais de entrada serão exportados no fixo 20 em posições 942 à 950 (Simples Nacional - Natureza saída), 951 à 965 (Simples Nacional - Base de cálculo), 966 à 973 (Simples Nacional - Alíquota) e 974 à 988 (Simples Nacional - Valor do crédito);
B - A "Observação interna" dos conhecimentos de transporte de entrada, deixará de ser exportada nas posições 148 à 387 do fixo 20. Esta observação é um dado interno das empresas e diferente do dado que esse campo informa.
2 - Alterado o "SPED PC2", para garantir que notas de entrada sem ICMS não enviem no arquivo dados de redução de base de cálculo, no fixo 21 em posições 030 à 036 e fixo 23 em posições 552 à 566.
Acesso em: Contábil > Mais opções
Semana 05
Liberações do dia 31 de julho
20703 e 20841 - Clientes / Fornecedores
1 - Com esta alteração, quando um cadastro de "Clientes / Fornecedores" tiver origem em outro sistema Useall e não for clicado em "Mais opções > Tornar apto para uso no M2", se tentar informar contas através de "Mais opções > Contabilidade" a mensagem que aparece foi tratada, para identificar que é preciso primeiro tornar o cadastro apto para uso no sistema.
2 - Alterada a tela "Dados bancários", encontrada no menu "Mais opções" dos cadastros "Clientes / Fornecedores", para que os campos "Agência" e "Conta" aceitem números com zeros a esquerda, e para que os campos referentes aos dígitos não sejam obrigatórios.
Acesso em: Vendas > Clientes
Com esta alteração, ao aprovar uma proposta de venda com item "Não cadastrado", será possível gerar uma identificação de acordo com a configuração do parâmetro "Regra para geração da identificação do item".
Acesso em: Vendas > Propostas de venda
Alterado o processo "Pedidos", para não modificar o último custo de aquisição do item quando houver alguma alteração em seus valores e, por consequência, refeita a análise da margem.
Acesso em: Vendas > Pedidos
Com esta alteração, as formas e condições de pagamento de pedidos originados no sistema Useall - CRM, serão mantidas no faturamento da nota fiscal de saída conforme informadas em sua origem.
Acesso em: Vendas > Caixa de faturamento
20084 - Notas fiscais de saída
Com esta alteração, ao solicitar o cancelamento de uma nota fiscal de saída e por algum motivo retornar a situação "Falha", será criado um evento com mensagem informando quais procedimentos necessários devem ser feitos antes que a nota possa ser cancelada corretamente.
Acesso em: Vendas > Notas fiscais de saída
21427 e 21108 - Relatórios - Vendas
1 - Alterados os relatórios "Faturamento", "Itens faturados", "Evolução faturamento" e "Faturamento por grupo de itens", para quando for marcada a opção "Considerar" estornos", não retorne notas fiscais de estorno de devoluções de compra.
2 - Com esta alteração, o relatório "Pedidos por mês por vendedor" mostrará as informações por mês de um período de até 12 meses.
Acesso em: Vendas > Relatórios
Com esta alteração, agora é possível excluir itens de pedidos de compras gerados pelo "Importar XML da NF-e".
Acesso em: Compras > Pedido de compra
19982 - Notas fiscais de entrada
Retirado o filtro e coluna "Comprador", pois não são utilizados nas notas fiscais de entrada, somente no pedido de compra.
Acesso em: Compras > Notas fiscais de entrada
Com esta alteração, o sistema respeitará corretamente as permissões da tela de "Cotações", referentes a opção "Avaliar" encontrada no menu "Mais opções".
Acesso em: Compras > Mais Opções
Com esta alteração, quando forem importados arquivos de retornos do Banco do Brasil com valor de "Outros créditos", o sistema irá inserir este valor no campo "Acréscimo", garantindo que não ocorram impedimentos devido divergência no cálculo dos totais.
Acesso em: Receber > Retornos
Anteriormente, para que títulos de pagamento fossem gerados com status "Bloqueado", era necessário configurar o parâmetro "Gera título liberado ou bloqueado", independente da intenção especifica da empresa. Com esta alteração, será implementada a distinção entre bloqueios feitos para a avaliação de orçamentos empresariais, e bloqueios feitos para o controle gerencial específico da empresa. Seguem abaixo, os detalhes desta melhoria:
1 - Em "Contas a pagar" foram adicionadas as colunas "Status orçamento" e "Status alçada", para distinguir se o título com status "Bloqueado" possui bloqueio por orçamento empresarial, por controle gerencial ou pelas duas formas;
2 - No menu "Mais opções" da tela "Contas a pagar", foram inseridas as opções "Avaliar orçamento" e "Liberar alçada"/"Bloquear alçada", para controlar a liberação/bloqueio manual de títulos pelo "Status orçamento" e "Status alçada" respectivamente;
3 - O nome do parâmetro "Gera título liberado ou bloqueado" foi alterado para "Gera título com status orçamento liberado ou bloqueado", e passará a controlar somente o bloqueio de títulos por "Status orçamento" em bases que utilizam "Plano CAR";
4 - Quando o parâmetro "Gera título com status orçamento liberado ou bloqueado" estiver configurado, a opção "Avaliar orçamento" ficará disponível no menu "Mais opções" da tela "Contas a pagar". Esta opção abrirá a tela de avaliação dos orçamentos empresariais e liberação/bloqueio do "Status orçamento" dos títulos;
5 - Para empresas que desejam ter um bloqueio de controle gerencial, independente do bloqueio de avaliação de orçamentos, o campo "Bloqueia alçada" foi inserido nos cadastros "Tipo de contas a pagar". Este campo controla se o título gerado com aquele tipo receberá bloqueio por "Status alçada";
6 - O controle do "Status alçada" pode ser realizado no menu "Mais opções", através da opção "Liberar alçada"/ "Bloquear alçada";
7 - É necessário que ambos "Status orçamento" e "Status alçada" estejam liberados, para que títulos com status principal "Bloqueado" possam atualizar para "Aberto";
8 - A liberação/bloqueio em lote será possível para ambas formas, contanto que todos os títulos selecionados possuam o mesmo status.
Acesso em: Pagar > Contas a pagar
1 - Com esta alteração, não ocorrerá impedimento ao tentar exportar "SPED PC2" com nota de fatura que não possui dados de CST do ICMS.
2 - Alterado o "SPED PC2", para que notas fiscais de entrada que possuem item do tipo ativo imobilizado sejam exportadas com "S" (Sim) no fixo 20 em posição 894. Este campo indica se a nota "Gera bens" e deve ser preenchido com "N" (Não) ou "S" (Sim), dependendo da falta ou presença de item ativo imobilizado no documento fiscal.
Acesso em: Contábil > Mais opções