Alterações liberadas no mês de junho 2024
Veja abaixo as liberações realizadas.
- Semana 01 - Versão: 05/06
- Semana 02 - Versão: 12/06
- Semana 03 - Versão: 17/06 e 19/06
- Semana 04 - Versão: 26/06
Semana 01
Liberações do dia 05 de junho
20211 - Clientes / Fornecedores
Com esta alteração, quando informado "Insc. SUFRAMA" na aba "Fiscal" dos cadastros, o sistema atualizará de forma automática o "Tipo insc. SUFRAMA" para status "Informada" (Existe coluna para a conferência deste dado).
Acesso em: Vendas > Clientes
20201 - Painel de entrega de pedidos
Alterações feitas nos processos "Painel de entregas de pedidos", "Caixa de faturamento" e "Notas fiscais de saída":
1 - Inseridas colorações na coluna "Reservado": Azul claro para quantidade reservada diferente do saldo do pedido, laranja claro para quando não houver quantidade reserva (reserva = 0) e coloração padrão para quantidade reservada igual ao saldo do pedido;
2 - Inseridos filtros de pesquisa avançada nas abas "Planejados" e "Finalizados", conforme a aba "Pendentes". Facilitando a consulta dos pedidos nas 3 etapas do "Painel de entregas de pedidos";
3 - Na aba "Seleção" da "Caixa de faturamento", as colorações referentes as quantidades da coluna "Reservado" se mantém em tela;
4 - Inseridos os filtros avançados da pesquisa do "Painel de entregas de pedidos", nas abas "Seleção" e "Notas fiscais" da "Caixa de faturamento";
5 - Os mesmos agrupadores existentes na aba "Seleção" foram inseridos na aba "Notas fiscais";
6 - Em "Notas fiscais de saída", os campos "Carga" e "UF" foram acrescentados nos filtros avançados da pesquisa, para facilitar a consulta das notas.
👉 Para mais detalhes acesse o Portal de Documentação: Painel de entrega de pedidos e Faturamento.
Acesso em: Vendas > Painel de entrega de pedidos
Com esta alteração, o rascunho da proposta de venda não duplicará os itens quando suas quantidades forem modificadas.
Acesso em: Vendas > Propostas de venda
1 - Com esta alteração, a coluna "Data/Hora" no pedido demonstrará também a hora que o registro foi criado.
2 - Com esta alteração, ao incluir "Novos itens" através do "Mais opções", será gerado o sequencial seguindo os itens já existentes.
Acesso em: Vendas > Pedidos
Com essa alteração, o relatório de "Pedidos emitidos" irá considerar o valor de ICMS ST FCP na coluna "Total do pedido".
Acesso em: Vendas > Relatórios
Em "Contas a pagar", existe a opção de vincular "Despesas programadas" aos títulos. Com esta alteração, torna-se possível realizar tal operação durante o lançamento de notas fiscais de entrada e faturas. Seguem abaixo os detalhes do funcionamento:
1 - Durante a criação de uma nota, acesse a aba "Financeiro" e edite a seção "Parcelamento";
2 - Após informar os campos "Forma pagto" e "Cond. pagto", as parcelas do documento serão listadas;
3 - Clique no ícone de correntes para vincular uma despesa a uma parcela;
4 - Somente é possível vincular uma despesa para cada parcela do documento;
5 - Os títulos referentes as parcelas serão gerados com o vínculo;
6 - As despesas vinculadas atualizarão seus status para "Finalizado".
Acesso em: Compras > Entrada
Com esta alteração, a coluna "Data de entrada" foi inserida na planilha XLS de importação de títulos.
Acesso em: Pagar > Contas a pagar
Alterados os "Grupos de contas", para não ocorrer impedimentos na aba "Grupos" referentes a listagem em tela dos registros.
Acesso em: Contábil > Listas
Semana 02
Liberações do dia 12 de junho
20593 - Parametrização - Fiscal
Disponibilizada a opção "Origem da cidade de incidência/prestação do serviço" no parâmetro "NFS-e", onde será possível selecionar a "Cidade da filial" ou "Cidade de entrega da nota". Este parâmetro define a origem das informações da cidade de prestação do serviço e da cidade de incidência do ISS na nota de serviço:
1 - Endereço da filial: Quando selecionada, a cidade de prestação do serviço e a cidade de incidência do ISS serão obtidas a partir do endereço cadastrado na filial da empresa prestadora do serviço.
2 - Endereço de entrega da Nota Fiscal: Quando selecionada, a cidade de prestação do serviço e a cidade de incidência do ISS serão obtidas a partir do endereço de entrega informado na nota.
Acesso em: Início > Parametrização
20131 - Parametrização - Vendas
No parâmetro de vendas "Análise comercial", só era possível selecionar a opção "Bloquear margem igual ou inferior", quando a opção "Reprovar margem igual ou inferior" estava configurada. Com esta alteração, ambas opções podem ser selecionadas independentes da outra.
Acesso em: Início > Parametrização
18442 e 19976 - Tabelas de preços de venda
1 - Disponibilizadas melhorias no processo de exportação e importação da planilha de itens para a tabela de preços. Garantindo que não ocorram distorções nos itens exportados, na reimportação de itens para a atualização de valores e na importação dos itens de uma tabela para outra diferente.
2 - Alterados diversos aspectos do processo, seguem abaixo os detalhes:
1 - Removido o ícone de "Sino" que informava quais itens tiveram seu custo de aquisição alterado, para que seja feita a revisão do item em sua respectiva tabela. Inserido novo ícone de "Lupa" na tabela em que os itens estão inseridos, notificando que uma revisão é necessária;
2 - No menu "Mais opções" foi inserido o "Histórico do custo de aquisição", para consultar o histórico dos itens alterados, assim como o ícone de notificação do "Sino" fazia;
3 - Na revisão da tabela de preço, foi acrescentado o filtro "Data alteração" para auxiliar na pesquisa dos registro por data;
4 - A descrição do item na revisão da tabela, agora é um link de acesso ao cadastro do mesmo, para facilitar a consulta;
5 - Inserida coluna "Último custo", que possibilitará a consulta do histórico de alteração do último custo do item, presente em "Custos/Reposição" no cadastro do item;
6 - No menu "Mais opções" da revisão da tabela, a opção "Reajustar preços" foi alterada para "Reajustar preços em lote", além de ter o layout da tela modificado para atender os padrões do sistema;
7 - As opções "Calcular preços" e "Alterar % margem mínima", foram inseridas em uma mesma tela "Recalcular em lote". E também o botão "Aplicar último custo", para que todos os itens selecionados tenham seu custo alterado em lote.
Acesso em: Vendas > Tabelas de preços de venda
1 - Com esta alteração, ao emitir uma proposta de venda ou pedido, não serão mais mostrados para seleção os tipos de operação "Retorno" ou "Remessa".
2 - Alterado o processo "Pedido", para inserir na aba "Financeiro" a opção de "Fixar valores". Quando esta opção for marcada, os valores informados serão mantidos na emissão da nota fiscal. Outro detalhe importante, é que ao alterar os valores das parcelas esta opção será acionada automaticamente, podendo ser desmarcada manualmente depois.
Acesso em: Vendas > Pedidos
20644 - Notas fiscais de saída
Com esta alteração, será possível a emissão de uma nota fiscal de saída, onde o tipo de saída não movimenta estoque e não contenha almoxarifado.
Acesso em: Vendas > Notas fiscais de saída
20683 - Notas fiscais de serviço
Foram realizadas as seguintes melhorias no processo de emissão de notas fiscais de serviço, para adequação a notas de construção civil:
1 - Em "Clientes / Fornecedores", no cadastro "Local de entrega" do menu "Mais opções", foram adicionados os campos "Código de projeto" e "Código da matricula".
2 - Adicionados os campos "Código de projeto" e "Código da matrícula" no processo de emissão de nota fiscal.
3 - Após gerar a nota de serviço, é possível alterar estes novos campos através da opção "Dados para construção civil" em "Mais opções".
4 - Ao "Emitir RPS", foram adicionadas as informações de "Código de projeto" e "Código da matricula", no arquivo gerado para envio ao emissor de notas.
Estas melhorias poderão ser utilizadas ao selecionar a opção "Imprimir dados de construção civil na NFS-e", encontrada na parâmetro fiscal "Configurações de NFS-e".
Acesso em: Vendas > Notas fiscais de serviço
18370 - API - Pedido de compra
Disponibilizada na API externa, a funcionalidade que permite gerar pedido de compra no M2.
👉 Confira a API externa: clique aqui .
Alterado o espelho do pedido de compra, assim quando existirem registros com status "Bloqueado", será demonstrada a marca d'água na impressão do espelho devidamente.
Acesso em: Compras > Pedido de compra
17483, 18173 e 19924 - Entrada
1 - Alterado o comportamento do fator de conversão no processo "Entrada", assim quando um pedido de compra for vinculado à entrada, a conversão de unidades será feita independente da quantidade de casas decimais existentes no cálculo de unidades dos itens envolvidos.
2 - Alterado o fator de conversão utilizado no vínculo com o pedido de compra nas entradas de notas fiscais. Assim ao realizar o vínculo do pedido na entrada, o fator de conversão será o mesmo utilizado quando o pedido de compra foi criado, não mais considerando o do cadastro do item como era anteriormente.
3 - Alterado o processo de devolução de notas fiscais de saída, assim ao realizar uma devolução parcial ou total de uma nota fiscal de saída através de uma "Entrada", o desconto condicional será calculado proporcionalmente na devolução conforme a quantidade (Unidade) informada na nota fiscal de saída.
Acesso em: Compras > Entrada
Implementada a importação XML de CT-e complementar, assim quando for importado um arquivo do tipo complementar, irá gerar um registro "Conhecimento de transportes" cujo o campo "Tipo" informa "Complemento".
Acesso em: Compras > Importar XML do CT-e
Alteração na gestão de notificações do cadastro de itens, assim quando um cadastro de item for editado, a liberação do item não irá gerar notificação, evitando excesso de mensagens desnecessárias. Também foi alterada a descrição da notificação da família de produtos, tornando a mensagem mais clara ao gerar e liberar itens no processo.
Acesso em: Estoque > Itens e serviços
Em remessas para o banco Sicredi com formato "CNAB 400", a posição 150 do arquivo deve informar "S" (Sim) ou "N" (Não), caso no parâmetro "Configuração de cobrança bancária" esteja ou não configurada a inscrição "Aceite". Com esta alteração, o sistema não substituirá este dado com a letra "A" na mesma posição do arquivo.
Acesso em: Receber > Remessas bancárias
Alterada a tela de renegociação, para que a aba “Contabilidade” possa ser acessada durante processos que contabilizam.
Acesso em: Pagar > Contas a pagar
20572 - Exportar lanctos contábeis
Inserido no menu "Opções", o parâmetro para a exportação das classificações das contas contábeis. Quando marcado "Plano de contas", a opção "Incluir classificação" ficará disponível e o dado será enviado no campo 9 das linhas I050.
Acesso em: Contábil > Exportar lanctos contábeis
Semana 03
Liberações do dia 17 de junho
Alterada a opção "Criar novo pedido com saldo", para calcular os valores corretamente quando estiver parametrizado para gerar valores de "IPI", "Retenção ICMS ST", "Antecipação ICMS ST", "Outras despesas", "Frete" ou "Seguro" na primeira parcela.
Acesso em: Vendas > Pedidos
Liberações do dia 19 de junho
Com esta alteração, ao criar a nova versão de um orçamento, o novo será gerado com o mesmo número do orçamento original, porém o número da versão seguirá a sequência.
Acesso em: Vendas > Orçamentos
20364 - Painel de entrega de pedidos
Realizadas melhorias no processo, onde a ordenação de pedidos com muitos itens demonstrará desempenho melhorado.
Acesso em: Vendas > Painel de entrega de pedidos
Com esta alteração, será possível alterar o tipo do item para vários itens "Não cadastrados" em um proposta de venda.
Acesso em: Vendas > Propostas de venda
Com esta alteração, a listagem da tela será atualizada para dar foco no pedido após o processamento.
Acesso em: Vendas > Pedidos
Com esta alteração, ao emitir uma nota manual com o tipo de saída configurado para utilizar o preço de reposição do item, será puxado o valor conforme o último preço de reposição cadastrado para o item.
Acesso em: Vendas > Caixa de faturamento
20706 - Notas fiscais de saída
Foi alterado o arquivo de dados enviado ao emissor de notas com a informação "UF de consumo". Essa informação é utilizada para atender a necessidade de operação de venda de lubrificante/graxa pertencente ao NCM 27101932.
Acesso em: Vendas > Notas fiscais de saída
Inserida a opção "Deduzir o valor do IPI da base de cálculo das retenções de PIS e COFINS" na aba "Retenções federais", e a opção "Deduzir valor do IPI da base de cálculo" na "Exceção fiscal do PIS/COFINS". Com estas opções configuradas, o valor do IPI nos itens poderá ser deduzido da base de cálculo das retenções PIS e COFINS ou não.
Acesso em: Vendas > Listas
Criado novo modelo "Notas fiscais de saída por transportadora" no relatório de "Notas fiscais de saída", possibilitando visualizar as informações de transporte das notas.
Acesso em: Vendas > Relatórios
20686 e 20774 - Importar XML do CT-e
1 - Com esta alteração, ao importar um XML de CT-e, onde o regime tributário da empresa for cumulativo, e o tipo de entrada estiver marcado para não calcular PIS e COFINS, os campos de base de cálculo de PIS e COFINS virão zerados e desabilitados para edição.
2 - Alterado lançamento de CT-e em lote, onde estaria ocorrendo alteração do CFOP no tipo de entrada utilizado, assim isto não irá ocorrer mais ao finalizar o processo através da importação via XML.
Acesso em: Compras > Importar XML do CT-e
Alterado o espelho do "Pedido de compra", para que os dados da empresa não sobreponham as outras informações na impressão. A mesma alteração foi aplicada no espelho da "Solicitação de compra".
Acesso em: Compras > Pedido de compra
Alterado o relatório "Atendimentos de requisição", que antes utilizava a unidade de medida padrão do item para calcular o custo médio, assim passará a exibir o custo médio na unidade de medida utilizada para atender a requisição.
Acesso em: Estoque > Relatórios
Com esta alteração, se na mesma edição em lote de datas de vencimento, forem aplicadas datas diferentes para cada título selecionado, o sistema salvará todas as datas novas em seus respectivos títulos, em vez de gravar somente uma das datas para todos.
Acesso em: Receber > Contas a receber
Se a regra contábil estiver configurada para puxar contas contábeis informadas no cadastro do cliente (Clientes > Mais opções > Contabilidade), o sistema deve validar se as contas estão dentro do plano de contas parametrizado para a empresa. Com esta alteração, processos que contabilizam no "Contas a pagar" (Criação, baixa, agrupamento e renegociação) puxarão somente contas contábeis válidas no plano de contas da empresa sendo acessada, impedindo que sejam puxadas contas dos planos de outras empresas. Os processos de "Contas a receber" também receberam a mesma melhoria.
Acesso em: Pagar > Contas a pagar
Com esta alteração, foi adicionado nos cabeçalhos dos demonstrativos contábeis, um campo que informa as filiais selecionadas na emissão. Seguem os relatórios que receberam esta melhoria:
1 - Demonstrativos contábeis
2 - Demonstrativos contábeis mensal
3 - Demonstrativos contábeis mensal
4 - Demonstrativos contábeis por CAR
5 - Demonstrativos contábeis por CAR mensal
6 - Demonstrativos contábeis por CAR anual
Acesso em: Contábil > Relatórios
Semana 04
Liberações do dia 26 de junho
20459 - Parametrização - Comum
Alterado o parâmetro comum "Templates de e-mail", para fim de impedir a inativação de todos os templates em processos que possuem templates cadastrados, bloqueando a opção de inativar um registro caso seja o único ativo para aquele processo. Assim como, foi removida a opção "Ativar/Inativar" de dentro dos registros e colocada no menu "Mais opções" da tela do parâmetro.
Acesso em: Início > Parametrização
Com essa alteração, quando a regra de comissão estiver com o escalonamento ativo, não será possível alterar o percentual de comissão de venda na proposta de venda e pedido.
Acesso em: Vendas > Propostas e venda
Com esta alteração, quando estiver configurado para cobrar valor de frete e seguro na primeira parcela, será possível modificar informações do pedido, tais como frete e itens.
Acesso em: Vendas > Pedidos
Com essa alteração, ao emitir notas de ajuste ou complemento, será possível informar manualmente o valor de ICMS, sem necessidade de informar base de alíquota. Para isso, após "Preparar notas" na "Caixa de faturamento", ao editar os valores de ICMS do item, basta informar o campo "Base de calculo" como "Informada", selecionar a nova opção "Fixar" e informar o "Valor do ICMS" desejado, podendo deixar o campo "Alíquota" como "0,00".
Acesso em: Vendas > Caixa de faturamento
Com esta alteração, a identificação dos lotes será salva com sua descrição sem espaços em branco. Assim, garantindo a aceitação do SEFAZ para autorização das notas fiscais.
Acesso em: Estoque > Itens e serviços
Com esta alteração, foi inserida uma permissão própria para "Alterar forma de pagamento", podendo ser configurada independente da permissão "Alterar conta contábil".
Acesso em: Receber > Contas a receber
Com esta alteração, quando a contabilização da baixa usar regra contábil que puxa contas contábeis do fornecedor, porém o fornecedor não possui contas válidas configuradas, a mensagem que aparece foi tratada para melhor explicar o motivo do impedimento.
Acesso em: Pagar > Contas a pagar