Alterações liberadas no mês de maio 2024
Veja abaixo as liberações realizadas.
- Semana 02 - Versão: 05/05 e 09/05
- Semana 03 - Versão: 16/05
- Semana 04 - Versão: 20/05 e 22/05
- Semana 05 - Versão: 28/05
Semana 02
Liberações do dia 05 de maio
17791 e 19932 - Clientes / Fornecedores
1 - Com esta alteração, o processo "Pedidos" aplicará as validações configuradas em "Configurar permissões" do menu "Mais opções".
2 - Alteração feita em "Detalhes do cliente", para que na aba "Pedidos" seja possível rastrear notas fiscais e na aba "Notas fiscais" seja possível rastrear pedidos.
Acesso em: Vendas > Clientes
13113 e 19873 - Itens e serviços
1 - Inseridos os filtros "Fornecedor" e "Código de barras" na barra de pesquisas. Assim como, ao editar um item, a coluna lateral direita foi alterada para mostrar a descrição do item em até duas linhas, isto foi feito para melhorar a identificação do cadastro durante a edição.
2 - Para facilitar o processo de endereçamento de estoque, foi inserida no menu "Mais opções" a função "Manutenção de endereçamento de estoque". Com isto, possibilita-se configurar essa informação sem ter permissão total para editar itens ou precisar bloqueá-los nos cadastros.
Acesse em: Estoque > Itens e serviços
19925 - Tabelas de preços de venda
Na aba "Itens" após clicar em "Revisar tabela", foram adicionadas várias colunas com dados da tela "Calcular preço", a fim de possibilitar a visualização e/ou conferência em massa desses dados.
Acesso em: Vendas > Tabelas de preços de venda
18276 - Notas fiscais de serviço
Com esta alteração, ao solicitar um cancelamento de nota à prefeitura, o registro atualizará o status para "Cancelado".
Acesso em: Vendas > Notas fiscais de serviço
17941, 19334 e 19911 - Propostas de venda
1 - Com esta alteração, quando utilizada moeda estrangeira na proposta, o valor calculado na conversão em Reais não será arredondado indevidamente.
2 - Quando vinculado um orçamento na proposta, houve alteração para garantir que o custo do item orçado seja carregado conforme sua origem, persistindo nos processos de vendas subsequentes.
3 - Os rascunhos da tela de propostas foram alterados, onde ao inserir um item em registro que já tenha outros salvos, o item novo seja adicionado junto aos outros em vez de substituir o último da lista.
Acesso em: Vendas > Propostas de venda
1 - Alterado o "Histórico" do pedido, para quando houver análise de crédito liberada automaticamente baseada no risco de crédito do cliente, seja gravada uma mensagem mais detalhada sobre o motivo da liberação.
2 - Realizada alteração no espelho do pedido, para que os elementos do cabeçalho não se sobreponham.
Acesso em: Vendas > Pedidos
Implementado recurso "Ajuste de comissão" no processo "Notas fiscais de saída", onde permitirá o reprocessamento das comissões ou gerar uma nova comissão na nota, podendo alterar vendedor, supervisor e percentuais de comissão, conforme a necessidade do ajuste.
👉 Para mais detalhes acesse o Portal de Documentação: clique aqui.
Acesso em: Vendas > Notas fiscais de saída
Disponibilizada barra de rolagem na tela de "Formas de pagamento", facilitando a pesquisa das várias condições de pagamento cadastradas.
Acesso em: Vendas > Listas
19344, 19729 e 19850 - Relatórios - Vendas
1 - Alterado o relatório "Pedidos emitidos", para garantir o funcionamento do filtro "Grupo do item".
2 - Os relatórios "Faturamento por grupo de item e filial" e "Evolução de faturamento" foram alterados, para garantir o funcionamento do filtro "Grupo do item" e adicionar o marcador "Considerar conhecimentos de transporte (CT-e)".
3 - Alterado o relatório de "Faturamento", para que o valor do campo "Frete" seja rateado entre os itens ao exportá-lo em formato CSV.
Acesso em: Vendas > Relatórios
Com esta alteração, no processo "CT-e" as validações de CFOP considerarão "Cidade de início" e "Cidade de término" do serviço, em vez do "Remetente" e "Destinatário".
Acesso em: Vendas > Mais opções
18967 - Gerador de produtos customizados
Alterado o processo "Gerador de produtos customizados", onde as informações inseridas nos campos "Tipo do item", "Classificação fiscal (NCM)", "CST de origem" e "Grupo tributário" devem persistir no item novo, mesmo após ser adicionado em orçamento e vinculado à proposta de venda.
Acesso em: Vendas > Mais opções
20162 - Requisição de materiais
Realizada alterações na integração de requisições de materiais, onde ao lançar uma requisição de materiais é retornado os dados da mesma adicionando o campo IDREQMAT a este retorno. Ao atender uma requisição este campo IDREQMAT que é recuperado da chamada da requisição precisará ser enviado preenchido juntamente com: IdAtendReqMat, Iditem, Quantidade Atendida, para realizar o atendimento via API Externa.
👉 Confira a API externa: clique aqui .
Acesso em: Estoque > Requisição de materiais
20059 - Assistente de estoque mín. e máx.
Com esta alteração, ao clicar em "Aplicar novos valores" no "Assistente de estoque mín. e máx.", não ocorrerão impendimentos ao processo.
Acesso em: Estoque > Mais opções
Alterado o processo de emissão de notas fiscais via "Loja - acerto", para que itens com quantidade zero que foram desmarcados não sejam encaminhados para o faturamento.
Acesso em: Receber > Mais opções
Liberações do dia 09 de maio
20068 - Método de pagamento para liquidação normal
Com esta alteração, o parâmetro "Método de pagamento para liquidação normal" não listará cadastros de "Empresas" inativos.
Acesso em: Início > Parametrização
Com esta alteração, ao realizar edições na aba "Dados" do orçamento, os valores só serão recalculados caso seja mexido na quantidade ou unidade.
Acesso em: Vendas > Orçamentos
19716 - Consultar preço e estoque
Com esta alteração, mesmo após fechar a tela, as personalizações realizadas nas colunas da lista persistirão nos próximos acessos.
Acesso em: Vendas > Consultar preço e estoque
20302 - Lançar pedido por proposta
Com esta alteração, não ocorrerão impedimentos ao lançar pedidos a partir de propostas que possuem serviços mas validam margem de contribuição.
Acesso em: Vendas > Lançar pedido por proposta
Com esta alteração, foram acrescentadas validações para impedir que o sistema associe pedidos a um adiantamento incorreto, garantindo que não ocorram impedimentos ao tentar cancelar o pedido.
Acesso em: Vendas > Pedidos
18669 - Notas fiscais de saída
Com esta alteração, quando o parâmetro "Impostos a pagar" estiver configurado para lançar automaticamente contas a pagar com valores dos impostos da nota de saída, o sistema informará quando o "Tipo de contas a pagar" informado no parâmetro não possuir "Espécie" e "Portador" configurados.
Acesso em: Vendas > Notas fiscais de saída
19824 - Notas fiscais de entrada
Com esta alteração, edições feitas no CAR da nota serão refletidas no CAR das baixas dos seus títulos, garantindo que não ocorram impedimentos ao processo.
Acesso em: Compras > Notas fiscais de entrada
Com esta alteração, a contabilização de documentos CT-e importados via XML só incluirá valores PIS/COFINS nos lançamentos, caso a "Regra contábil" informada no "Tipo de entrada" esteja configurada para incluí-los. Assim como, foi garantido que a alteração manual de valores de alíquotas e o uso do botão "Atualizar lançamentos" não causarão divergências na contabilização.
Acesso em: Compras > Importar XML do CT-e
Implementado novo recurso que afeta o lançamento de entradas do tipo compras, tanto no lançamento manual pelo Entradas quanto na importação de XML da NF-e, assim este recurso possibilita tornar ou não obrigatório o vínculo de entradas com pedidos de compra.
Acesse em: Compras > Entrada
20191 - Requisição de materiais
Alterado o processo de atendimento de requisição de materiais, onde itens com controle de lote também serão considerados pelo parâmetro "Permitir consumir quantidade maior que a requisição", assim será possível atender com quantidade superior desde que o parâmetro esteja habilitado.
Acesso em: Estoque > Requisição de materiais
20170 - Requisição de materiais
Disponibilizadas novas funcionalidades na API externa de requisição de materiais: Substituir itens, Cancelar atendimento e Cancelar saldos. Também foram adicionadas validações de obrigatoriedade ao informar almoxarifado e para empresas que utilizam configuração de CDC (centro de custo) precisará ser informado em todos os itens.
👉 Confira a API externa: clique aqui .
Acesso em: Estoque > Requisição de materiais
Inserida nova coluna em "Contas a receber", que disponibilizará a consulta de valores para uso em abatimento. Esta alteração também foi aplicada no "Contas a pagar". Seguem abaixo os detalhes da alteração:
1 - A coluna mostrará ícones de cifrão na cor cinza quando não houverem valores, ou na cor verde quando houverem;
2 - Descansar o mouse em cima do ícone revelará o saldo total disponível;
3 - Clicar em um ícone de cifrão verde abrirá a tela "Valores para abatimento", onde serão listados títulos de espécie "Duplicata mercantil", "Outros títulos", "Adiantamento" e "Nota de crédito/débito" com saldos disponíveis para uso em abatimento.
Acesso em: Receber > Contas a receber
Semana 03
Liberações do dia 16 de maio
20355 - Configuração de cobrança bancária
Inserida no parâmetro "Configuração de cobrança bancária", a opção de formato "CNAB 444" para o banco Bradesco. Com isto, torna-se possível exportar nas remessas bancárias as chaves de acesso vinculadas aos títulos.
Acesso em: Início > Parametrização
20247 - Tabelas de preços de venda
Disponibilizado alterações na revisão da tabela de preço de venda.
Foram ajustados os cálculos apresentados na tela "Calcular preço", acessado pelo ícone "calculadora".
A revisão da tabela pode ser realizada através do ícone "lápis" e "calculadora".
No ícone "lápis" temos as opções de alterar os campos por item: "Padrão para form. Preços", "Preço de venda", "Preço com margem zero",
"Preço mínimo" e "Preço máximo".
Ao alterar estes campos e salvar, as informações serão salvas para o item. Estas informações não afetam os cálculos da calculadora.
No ícone "calculadora", temos a opção de "Calcular preço", subdivididas em blocos "Despesas", "Despesas variáveis de venda" e "Preço de venda".
Informando os valores para formação do preço de venda e salvando, este valor será sincronizado para o item.
Acesso em: Vendas > Tabelas de preços de venda
20090 - Painel de entrega de pedidos
Disponibilizados dados "Data/Hora preparação" da caixa de faturamento para conferência externa via API, e incluída a coluna "Data/Hora preparação" na aba "Finalizados" do "Painel de entregas de pedidos".
Acesso em: Vendas > Painel de entrega de pedidos
Alterados os processos de "Propostas de venda" e "Pedidos", para executar a reanalise de crédito quando for alterada a forma ou condição de pagamento.
Acesso em: Vendas > Propostas de vendas
1 - Com esta alteração, ao criar um novo pedido a partir do outro parcial utilizando a opção "Criar novo pedido com saldo", o novo pedido será exibido em tela sem necessidade de atualizar a pesquisar.
2 - Com esta alteração, não ocorrerá impedimentos ao clicar em "Consulta de preços e estoque" dentro dos itens do pedido.
Acesso em: Vendas > Pedidos
Disponibilizada alteração na opção "Alterar mediador", para quando informado indicador de presença "Operação presencial", o campo "Ident. destinatário" seja alterado automaticamente.
Acesso em: Vendas > Caixa de faturamento
Alterado o relatório "Retenções sobre serviço local", para comportar o tamanho de alguns campos e demonstrar os valores com duas casas pós-vírgula.
Acesso em: Vendas > Relatórios
Com esta alteração, o processo "Família de produtos" não terá mais impedimentos ao utilizar o "Gerar itens" do menu "Mais opções".
Acesso em: Vendas > Mais opções
Alterado o relatório "Conhecimento de frete", para que todos os conhecimentos sejam apresentados de acordo com os filtros selecionados, independentemente de estarem ou não vinculados a documentos fiscais.
Acesso em: Compras > Relatórios
Com esta alteração, foram removidas circunstâncias que geravam impedimentos imprevisíveis ao tentar processar um livro.
Acesso em: Contábil > Livros de inventário
18252 - Exceção fiscal do PIS/COFINS
Alterada a "Exceção fiscal do PIS/COFINS", para respeitar quando a opção "Calcula PIS" estiver configurada como "Não", onde os valores deste tributo não serão calculados referente o valor do item.
Acesso em: Contábil > Listas
Semana 04
Liberações do dia 20 de maio
20528 - Tabelas de preços de venda
Alterado o processo de revisão da tabela de preços, para que não ocorra a mensagem de divisão por zero quando o valor "% Margem de contribuição" ou "% Margem de contribuição mínima" fossem iguais a 100%.
Acesso em: Vendas > Tabelas de preços de venda
Liberações do dia 22 de maio
Criado filtro de período "Previsão de entrega itens", onde irá filtrar pela data de previsão de entrega dos itens do pedido. Também alterado a descrição do filtro já existente "Previsão de entrega" para "Primeira entrega".
Acesso em: Vendas > Pedidos
Com esta alteração, a aba "Detalhes" só habilitará a opção "Creditar PIS/COFINS", caso o "Tipo de entrada" selecionado esteja configurado na sua aba "Custo" para creditar esses impostos. Assim como, foram adicionados também na aba "Detalhes" os campos para consulta dos dados "Base de cálculo ICMS", "Base de cálculo PIS/COFINS" e "Valor da prestação de serviço".
Acesso em: Compras > Importar XML do CT-e
19535 e 20373 - Contas a receber
1 - Com esta alteração, foram inseridas na planilha de importação as colunas "CPF/CNPJ do vendedor", "% Comissão do vendedor", "CPF/CNPJ do supervisor" e "% Comissão do supervisor". Estes dados devem ser informados, quando o "Tipo de conta a receber" escolhido estiver marcado para "Lançar comissão".
2 - Com esta alteração, a consulta de valores para abatimento (A coluna com ícones de cifrão) localizada na tela de baixas, não abrirá mais em branco quando possuir registros para listar.
Acesso em: Receber > Contas a receber
Implementado o filtro "Ordenação" no relatório "Saldo de estoque", onde será possível selecionar se os registros impressos serão ordenados por "Itens" ou por "Descrição".
Acesso em: Estoque > Relatórios
Semana 05
Liberações do dia 28 de maio
20205 - Identificação dos clientes
Com esta alteração, a opção selecionada no parâmetro "Identificação dos clientes" não será ignorada pelas telas do sistema.
Acesso em: Início > Parametrização
19918 - Integração - XMLs importados últimas 24h
Alterada a integração de XMLs importados, para que a série dos documentos fiscais NF-e seja validada através da sigla e não mais pela descrição, permitindo realizar o processamento das notas fiscais importadas pela integração sem impedimentos.
Acesso em: Início > Integração
20200 - Consultar preço e estoque
Com esta alteração, os valores demonstrados em cada linha considerarão o fator de conversão de sua respectiva unidade, em vez de usar somente a unidade padrão para calcular todos os valores.
Acesso em: Vendas > Consultar preço e estoque
20283 - Notas fiscais de serviço
Adicionadas informações sobre a cidade de prestação do serviço, no arquivo enviado ao emissor de notas gerado na solicitação da emissão de RPS.
Acesso em: Vendas > Notas fiscais de serviço
Com esta alteração, será permitido trocar o almoxarifado dos itens em pedidos com situação "Parcial". Essa alteração só não será possível, caso o item selecionado possua conferência iniciada na "Caixa de faturamento".
Acesso em: Vendas > Pedidos
Alterado para permitir "Desfazer conferência" de um item que ainda não foi faturado mas que possui outros faturamentos no mesmo pedido.
Acesso em: Vendas > Caixa de faturamento
Alterado o processo de vendas "CT-e", onde ao finalizar com sucesso uma solicitação de cancelamento, o status do registro seja atualizado para "Cancelado".
Acesso em: Vendas > Mais opções
16274, 20160 e 20285 - Importar XML do CT-e
1 - Alterados os campos de alíquota do PIS e COFINS na importação de XML de CT-e, para permitir que sejam informadas alíquotas com até 4 casas decimais.
2 - Alterado o lançamento de CT-e por XML em lote e individualmente, para que seja possível finalizar o lançamento dos registros sem informar os campos "Forma de pagto" e "Cond. de pagto", isso será possível caso esteja desmarcada a opção "Lançar contas a pagar" do tipo de entrada utilizado no lançamento.
3 - Com esta alteração, se existir CFOP interestadual compatível com a operação "UFIni" e "UFFim" do arquivo XML, este será informado automaticamente para o CT-e ao selecionar o tipo de entrada.
Acesso em: Compras > Importar XML do CT-e
Com esta alteração, mesmo quando for gerado lote de boletos com grande volume de registros, o arquivo PDF ordenará os boletos na mesma sequência dos títulos em tela.
Acesso em: Receber > Contas a receber
Alterada a emissão de notas fiscais normais com devolução via "Loja - acerto", para que itens com quantidade zero que foram desmarcados não sejam encaminhados para o faturamento.
Acesso em: Receber > Mais opções
Inserido na "Exceção fiscal do IPI", o campo "EX TIPI" na aba "Alterações do IPI".
Acesso em: Contábil > Listas