Alterações liberadas no mês de abril 2024
Veja abaixo as liberações realizadas.
- Semana 01 - Versão: 04/04
- Semana 02 - Versão: 10/04
- Semana 03 - Versão: 18/04
- Semana 04 - Versão: 22/04 e 24/04
Semana 01
Liberações do dia 04 de abril
Inserida a opção "Deduzir valores de retenção do valor total líquido da NFS-e" no parâmetro fiscal "NFS-e", para que sejam subtraídos os valores de retenções fiscais e descontos do valor total da nota fiscal de serviço.
Acesso em: Início > Parametrização
Com esta alteração, a opção de "Copiar" permitirá modificar a data de emissão.
Acesso em: Vendas > Pedidos
Alterada a opção "Nota de serviço", para que não seja obrigatório informar o "Código da obra" e "Código A.R.T" em conjunto.
Acesso em: Vendas > Caixa de faturamento
Alterados os relatórios "Itens faturados" e "Faturamento", para respeitar a opção "Considerar conhecimentos de transporte (CT-e)" quando selecionada e filtrar os registros referentes aos conhecimentos de transportes emitidos.
Acesso em: Vendas > Relatórios
19627 - Conhecimento de transportes
Alterado o cálculo de custo do item após o lançamento de um conhecimento vinculado à nota fiscal de entrada. Assim, quando um CT-e for vinculado a um lançamento de entrada, o custo dos itens persistirá com todas as casas decimais
Acesso em: Compras > Conhecimento de transportes
Com esta alteração, ao importar arquivos de retorno gerados pelo banco Daycoval, o sistema validará o número do convênio nas posições 27 a 48.
Acesso em: Receber > Retornos bancários
Com esta alteração, o sistema referenciará a data de emissão dos registros "Contas a receber" e a data de entrada dos "Contas a pagar", para validar quais títulos serão inseridos no período do relatório "Previsto x Realizado". Anteriormente, o sistema validava pela data de cadastro dos títulos.
Acesso em: Tesouraria > Fluxo de caixa
Com esta alteração, os relatórios "Demonstrativos contábeis por CAR mensal" e "Demonstrativos contábeis por CAR anual" podem ser gerados sem impedimentos.
Acesso em: Contábil > Relatórios
Semana 02
Liberações do dia 10 de abril
Alterado o processo "Assistente e-Commerce", para que não ocorram impedimentos ao alterar a descrição de uma "Categoria". Assim como, ao carregar diversos itens, serão informados em mensagem quais ainda não foram adicionados.
Acesso em: Vendas > Assistente e-Commerce
17598 - Notas fiscais de serviço
Alterado o processo "Notas fiscais de serviço", para permitir a emissão de notas com clientes do exterior.
Acesso em: Vendas > Notas fiscais de serviços
Alterada a API utilizada na integração com o sistema Exon, para que não ocorram divergências quanto a quantidade informada nas conferências.
Acesso em: Compras > Entrada
19822 - Notas fiscais de entrada
Com esta alteração, ao autorizar notas fiscais de entrada que contabilizam CDC e CAR, o "Contas a pagar" gerado puxará o CDC e CAR informados na nota.
Acesso em: Compras > Notas fiscais de entrada
Alterado o "Histórico" encontrado em "Mais opções", para tornar possível o rastreio do "Grupo do item" ao clicar no código.
Acesso em: Estoque > Itens e serviços
Com esta alteração, ao fazer a exportação em formato CSV do relatório "Requisição de materiais", não serão enviadas as colunas com dados de imagem que dificultavam a legibilidade do arquivo.
Acesso em: Estoque > Relatórios
19462 - Relatórios - Tesouraria
O relatório "Lançamentos por natureza financeira" foi alterado, para trazer registros com origem em títulos renegociados / agrupados.
Acesso em: Tesouraria > Relatórios
18987 - Código do serviço fiscal
Alterada a tela "Código do serviço fiscal", onde será permitido cadastrar alíquotas de ISS diferentes de acordo com regime tributário por filial.
Acesso em: Contábil > Listas
Semana 03
Liberações do dia 18 de abril
19528 - Configuração de pagamento bancário
As seguintes alterações foram realizadas no parâmetro "Configuração de pagamento bancário", para garantir seu funcionamento adequado:
1 - Será possível visualizar registros com status "Liberado";
2 - Ao editá-los, os registros "Em configuração" trarão os dados salvos em seus campos;
3 - O sistema não fará cópias de um registro, ao salvá-lo durante uma edição;
Acesso em: Início > Parametrização
19722 - Clientes / Fornecedores
Alterada a aba "Histórico" da tela "Detalhes do cliente", para que apareça a opção "Carregar mais comentários" quando houver um número de comentários acima do limite.
Acesso em: Vendas > Clientes
1 - Com esta alteração, ao importar um roteiro cadastrado no PCP, foi implementada a opção para selecionar o roteiro padrão cadastrado no item. E também, o campo "Quantidade" foi alterado para "Tempo", onde sua unidade será calculada em horas.
2 - Incluído o campo "Título" nos processos "Gerador de produtos customizados", "Orçamentos", "Propostas de venda" e "Pedidos". Assim como, também foi disponibilizada esta opção como filtros e espelhos.
Acesso em: Vendas > Orçamentos
Com esta alteração, as colunas "Peso bruto", "Peso líquido", "Total peso bruto" e "Total peso líquido" trarão os valores conforme informado no cadastro do item.
Acesso em: Vendas > Propostas de venda
19267 - Notas fiscais de serviços
Removida a opção de atualizar dados do cliente na nota fiscal de serviço, visto que toda gestão de atualização das notas deve ser feita na transação do faturamento.
Acesso em: Vendas > Notas fiscais de serviço
19720 - Notas fiscais de saída
Alterado o processo "Notas fiscais de saída", para subtrair o valor do desconto SUFRAMA de PIS/COFINS na base de cálculo do ICMS, conforme parametrizado no tipo de saída, exceção fiscal do ICMS e exceção fiscal do PIS/COFINS.
Acesso em: Vendas > Notas fiscais de saída
Com esta alteração, ao informar um fornecedor durante o cálculo de demanda através da média de faturamento, somente os itens relacionados ao fornecedor informado serão listados na exibição dos faturamentos.
Acesso em: Compras > Demanda
Com esta alteração, a obrigatoriedade de informar natureza financeira nos lançamentos de CT-e em lote será de acordo com a parametrização "Controlar natureza financeira", não sendo necessário informar caso esteja desabilitado na parametrização.
Acesso em: Compras > Importar XML do CT-e
Com esta alteração, será possível importar arquivos de retorno inseridos na modalidade do Banco do Brasil "Cobrança simples carteira 17 (7)".
Acesso em: Receber > Retornos bancários
Com esta alteração, será garantida a exportação de dados referentes ao ICMS simples nacional:
1 - Em registros C100 (Contém dados da nota), serão exportados o valor da base de cálculo total no campo 21 e o valor do imposto total no campo 22;
2 - Em registros C170 (Contém dados dos itens), serão exportados o valor da base de cálculo no campo 13, o valor da alíquota no campo 14 e o valor do imposto no campo 15.
Outros detalhes revisados com esta alteração: Na importação de notas via arquivos XML, os dados de IMCS simples nacional persistirão em todas as etapas; Assim como, foi inserido o campo "% crédito simples" na aba "Outros" dos itens inseridos em notas.
Acesso em: Contábil > SPED Fiscal
Semana 04
Liberações do dia 22 de abril
19712 - Painel de entrega de pedidos
Com esta alteração, foi adicionado um segundo agrupamento por pedidos na aba "Planejados". Dessa forma, será possível utilizar as opções atuais de agrupamento e mesmo assim organizar suas entregas por pedidos.
Acesso em: Vendas > Painel de entrega de pedidos
Liberações do dia 24 de abril
20125 - Habilitar/Desabilitar portal do fornecedor
Com esta alteração, o parâmetro "Habilitar/Desabilitar portal do fornecedor" foi removido provisoriamente do microsserviço, tornando possível a habilitação de cadastros para uso no Useall - Portal do fornecedor.
Acesso em: Início > Parametrização
18964 - Clientes / Fornecedores
Com esta alteração, a aba "Financeiro" em "Detalhes do cliente" só puxará títulos com espécies "Duplicata mercantil" e "Outros", deixando de demonstrar espécies "Adiantamento" e "Nota de crédito" por serem inválidas nos cálculos deste processo. O mesmo foi realizado para o relatório "Histórico do cliente", nas seções "Situação financeira atual", "Crédito" e "Resumo financeiro do último ano".
Acesso em: Vendas > Clientes
19493 e 19735 - Tabelas de preços de venda
1 - A coluna "Identificação do fabricante" foi alterada, para mostrar a informação cadastrada no item durante a revisão da tabela.
2 - Com esta alteração, quando o parâmetro "Revisão automática da tabela de preço de venda" estiver habilitado ou quando houver alterações nos custos dos componentes do kit através de notas de entrada, itens do tipo kit terão seus preços atualizados automaticamente.
Acesso em: Vendas > Tabelas de preços de venda
Com esta alteração, o cancelamento de pedidos passará a validar se existem adiantamentos gerados, e caso este adiantamento esteja liquidado, o sistema emitirá um alerta ao invés de tentar cancelar e apresentar falha no pedido.
Acesso em: Vendas > Pedidos
19943 - Notas fiscais de saída
Inseridas informações de "Razão social do cliente", "Data de emissão" e "Valor" no canhoto da DANFE (Paisagem).
Acesso em: Vendas > Notas fiscais de saída
Alterado para calcular o "Diferencial de alíquota", quando o tipo de saída estiver configurado para não calcular ICMS e possuir exceção fiscal de ICMS que calcula ICMS.
Acesso em: Vendas > Listas
Com esta alteração, foram adicionadas novas colunas na aba "Itens" referentes aos dados de tributação. Seguem as colunas adicionadas:
1 - CST ICMS;
2 - Alíq. ICMS;
3 - Valor ICMS;
4 - ICMS creditado;
5 - Valor ICMS operação;
6 - Valor ICMS diferido;
7 - CST IPI;
8 - Alíq. IPI;
9 - Valor IPI;
10 - IPI creditado.
Acesso em: Compras > Pedido de compra
19678 - Notas fiscais de entrada
Alterada aba "Identificação" das notas de entrada, para que o ícone de edição dos endereços não desapareça quando informado endereço muito extenso.
Acesso em: Compras > Notas fiscais de entrada
Com esta alteração, o sistema salvará a opção informada no campo "Finalidade" dos itens em "Cotação de preços".
Acesso em: Compras > Mais opções
Disponibilizadas alteraçoes em algumas telas de manipulação/manutenção de lotes do módulo Estoque com a finalidade de facilitar a utilização nos processos envolvendo itens com controle de Lote, assim foram ajustadas colunas disponíveis, botões de navegação para criação de novos lotes, reabertura de lotes, fechamento de lotes e tela para informar quantidades lotes. Também foi ajustado o gerador de número de lote automático do cadastro, onde este não estaria gerando a numeração sequencial.
Processos alterados:
1 - Manutenção de lotes;
2 - Ajuste de estoque;
3 - Requisição de materiais;
4 - Montagens/Desmontagens de kits;
5 - Transformação de itens;
6 - Inventário;
7 - Saldos iniciais.
Acesso em: Estoque > Itens e serviços
19802 - Remessas para pagto bancário
Com esta alteração, quando exportadas remessas de pagamento para o banco Sicred ou Sicoob, o sistema não deixará de enviar títulos que possuem código de barras vinculado.
Acesso em: Pagar > Remessas para pagto bancário