Alterações liberadas no mês de março 2024
Veja abaixo as liberações realizadas.
- Semana 01 - Versão: 06/03
- Semana 02 - Versão: 11/03 e 13/03
- Semana 03 - Versão: 20/03
- Semana 04 - Versão: 31/03
Semana 01
Liberações do dia 06 de março
18635 - Configurar campos rápidos dos itens no pedido
Com esta alteração, não haverá impedimentos para o parâmetro "Configurar campos rápidos dos itens no pedido" em bases recém-cadastradas.
Acesso em: Início > Parametrização
18873 e 18875 - E-mail remetente para envio de boleto
1 - Implementada opção para informar o "E-mail remetente para cotações de preço" por filial. Anteriormente, era utilizado o e-mail no cadastro das filiais, mas agora será possível configurar através dos parâmetros.
👉 Para mais detalhes acesse o Portal de Documentação: clique aqui.
2 - Anteriormente, o parâmetro "E-mail remetente para envio de boleto" utilizava campos de texto editáveis, onde era possível escrever manualmente qualquer e-mail independente de autorizado ou não. Com esta alteração, os campos deste parâmetro passam a ser multi-seleção, mostrando somente opções de e-mails que já estão autorizados.
👉 Para mais detalhes acesse o Portal de Documentação: clique aqui.
Acesso em: Início > Parametrização
18939 - Tabelas de preços de venda
Alterado o processo "Tabelas de preços de venda", para que ao selecionar um ou mais itens e utilizar a função "Calcular preço", seja aplicada a variável de formação de preços e os valores atualizados conforme esperado.
Acesso em: Vendas > Tabelas de preços de venda
Alterado o processo "Orçamentos", onde os valores da variável para formação de preço sejam aplicados quando selecionado através da pesquisa no campo de variáveis.
Acesso em: Vendas > Orçamentos
19034 - Notas fiscais de serviço
Alterado o cadastro de clientes e incluído na aba "Retenções de vendas", o campo "Outras retenções". Também foram adicionados os campos "Desconto incondicionado", "Desconto condicionado" e "Outras retenções" no arquivo de envio as prefeituras ao emitir RPS em notas fiscais de serviço.
Acesso em: Vendas > Notas fiscais de serviço
17908 e 19078 - Propostas de venda
1 - Com esta alteração, espelhos de propostas com mais de uma página não demonstrarão uma folha em branco adicional.
2 - Atualizado o sistema para trazer automaticamente a informação no campo "Valor" da aba "Financeiro", referente as parcelas e a soma dos valores informados na proposta de venda.
Acesso em: Vendas > Propostas de venda
19063 - Notas fiscais de saída
Alteração feita no processo "Notas fiscais de saída", corrigindo a opção de inserir informações adicionais para o contribuinte e de interesse ao fisco em notas com situação pendente.
Acesso em: Vendas > Notas fiscais de saída
18721 e 19518 - Vendas - Relatórios
1 - Adicionados dados de vendas referentes a conhecimento de transporte (CT-e) nos relatórios "Faturamento" e "Itens faturados".
2 - O relatório "Faturamento" foi alterado para demonstrar totalizadores nas colunas "Total líquido" e "Total da nota".
Acesso em: Vendas > Relatórios
19076 - Gerador de produtos customizados
Alterado o processo "Gerador de produtos customizados", para garantir que o recurso de geração de orçamentos a partir do produto criado seja feito corretamente.
Acesso em: Vendas > Mais opções
Com esta alteração, deixará de ocorrer o alerta e será possível realizar a cópia de pedidos de compra.
Acesso em: Compras > Pedido de compra
18416 e 18906 - Importar XML da NF-e
1 - Com esta alteração, a importação de XML de notas fiscais de entrada irá persistir na unidade de medida informada manualmente no item vinculado, contanto que exista a mesma unidade informada no cadastro do item, assim permitindo finalizar o lançamento da entrada com a unidade informada.
2 - Com esta alteração, o status das NF-e importadas será atualizado na tela de importação quando as mesmas tiverem sido canceladas no SEFAZ.
👉 Para mais detalhes acesse o Portal de Documentação: clique aqui.
Acesso em: Compras > Importar XML da NF-e
19352 - Requisição de materiais
Foi alterado o lançamento de requisição de materiais, onde para o campo "Tipo Doc." haverão somente as opções "Manual" e "PCP" nos dados da requisição, as demais opções foram descontinuadas.
Acesso em: Estoque > Requisição de materiais
Em arquivos de remessa para o banco Daycoval, foram realizadas as seguintes alterações:
1 - Na linha 2, as posições 004 a 017 demonstram o CNPJ do sacador informado na conta;
2 - Na linha 2, as posições 071 a 083 e 084 a 107 trazem campos em branco;
3 - Na linha 2, a posição 108 teve valor do fixo atualizado para 6.
Acesso em: Receber > Remessas bancárias
Inserido o filtro "Grupo empresarial" nos relatórios "Posição de contas a receber" e "Posição de contas a pagar".
Acesso em: Receber > Relatórios
Semana 02
Liberações do dia 11 de março
Alterado o processo "Propostas de venda", onde no cadastro de item do tipo kit através da opção "Montar kit", caso seja informado grupo tributário o preço unitário será mantido na proposta.
Acesso em: Vendas > Propostas de venda
Liberações do dia 13 de março
Alterada a descrição dos campos de limites na tela "Limites para retenção de impostos e contribuições" na parametrização do sistema.
Acesso em: Início > Parametrização
Alterado o processo "Orçamentos", onde a aba "Custo" não possa ser acessada até que os dados principais sejam salvos.
Acesso em: Vendas > Orçamentos
19126 - Notas fiscais de serviço
Alterado o processo "Notas fiscais de serviço", onde notas que contenham serviços com valores fracionados de quantidade, sejam mantidos na emissão do documento as prefeituras.
Acesso em: Vendas > Notas fiscais de serviço
Alterado o processo "Propostas de venda", onde a consulta do histórico de pedidos emitidos poderá ser visualizada em tela.
Acesso em: Vendas > Propostas de venda
1 - Alterada a busca do histórico dos últimos pedidos lançados para o cliente no processo "Pedidos". Com isso, todos os registros emitidos para o cliente que contenham o item informado serão visualizados na tela de consulta.
2 - Alterado o sistema, para que os valores mínimo e máximo parametrizados no item sejam aplicados na análise comercial de pedidos com origem nos sistemas Useall - CRM e Useall - Portal do representante.
Acesso em: Vendas > Pedidos
Alterado o espelho "Lista de separação (Picking)" na caixa de faturamento, para que a seção informada no almoxarifado vinculado ao item seja visualizada no relatório.
Acesso em: Vendas > Caixa de faturamento
18017 - Notas fiscais de saída
Alterada a pesquisa em "Notas fiscais de saída", para que o filtro "Grupo empresarial" retorne os registros conforme o grupo selecionado.
Acesso em: Vendas > Notas fiscais de saída
Com esta alteração, ao avaliar a cotação de preços os valores zerados serão ignorados, apenas respostas com valores serão destacadas em verde.
Acesso em: Compras > Painel de Compras
Com esta alteração, o relatório "Pedidos de compra recebidos" irá retornar os registros de acordo com os filtros selecionados.
Acesso em: Compras > Relatórios
15241 e 18936 - Fechamento de compras
1 - Com esta alteração, quando realizado o fechamento de compras em determinado período, não será possível acessar a etapa "Lançar NF" durante o cadastro de "Entradas" neste mesmo período.
2 - Com esta alteração, o fechamento de compras será realizado ainda que existam lançamentos não contabilizados no período informado.
Acesso em: Compras > Mais opções
Na tela de histórico de alteração do último custo do item, o nome da coluna "Documento" foi alterado para "Origem", assim a coluna passará a mostrar o nome da operação origem.
Acesso em: Estoque > Itens e serviços
19029 - Requisição de materiais
Com esta alteração, será possível executar o atendimento de requisição do tipo transferência com número de série informado no item.
Acesso em: Estoque > Requisição de materiais
Com esta aliteração, mesmo em bases sem "Plano CAR" parametrizado, os títulos a pagar gerados via notas fiscais contabilizarão os mesmos CDC e CAR de seu documento origem.
Acesso em: Pagar > Contas a pagar
Semana 03
Liberações do dia 20 de março
19392 - Utilizar moeda estrangeira na cotação e pedido
Com esta alteração, modificações feitas ao parâmetro de compras "Utilizar moeda estrangeira na cotação e pedido", serão salvas conforme o esperado e não afetarão o parâmetro de vendas "Utilizar moeda estrangeira na proposta e pedido".
Acesso em: Início > Parametrização
O parâmetro de contabilidade "Demonstrativos" foi alterado, para garantir o funcionamento correto em bases que possuem empresas com "Plano de contas" diferentes. Para isto, cada demonstrativo passará a ser vinculado a um "Plano de contas" específico. Seguem os detalhes alterados para o funcionamento desta nova característica:
1 - Foi inserido o filtro "Plano de contas" na tela "Demonstrativos contábeis", que traz por padrão o plano da empresa sendo acessada;
2 - Foi inserido o campo "Plano de contas" dentro dos cadastros de demonstrativos. Cada cadastro deve ser vinculado a um plano específico;
3 - Em "Mais opções > Configurar demonstrativos", os registros da aba "Contas" só devem trazer contas contábeis que estão dentro do plano escolhido para o demonstrativo.
Acesso em: Início > Parametrização
19456 - Tabelas de preços de venda
Com esta alteração, não ocorrerá impedimento ao "Ativar/Inativar" um item da tabela.
Acesso em: Vendas > Tabelas de preços de venda
Feita alteração na estrutura do processo, para caso seja alterada a unidade de medida padrão do item, o custo será recalculado com base no fator de conversão da medida selecionada.
Acesso em: Vendas > Orçamentos
1 - Com esta alteração, quando mais de um pedido for selecionado e faturado para o mesmo cliente, a observação interna de cada pedido será agrupada na emissão da nota fiscal.
2 - As colunas desta tela foram alteradas, para que não interfiram com a impressão de pedidos demonstrados.
Acesso em: Vendas > Pedidos
19252 e 19271 - Caixa de faturamento
1 - O processo foi alterado, para que itens que controlam número de série tenham sua quantidade faturada de acordo com o saldo disponível.
2 - Com esta alteração, ao finalizar o processamento da nota, a tela "Notas fiscais de saída" será aberta demonstrando a nota emitida.
Acesso em: Vendas > Caixa de faturamento
Implementada opção para configurar "Descrição do item + Identificação do cliente", no campo "Descrição para nota fiscal" do tipo de saída. No cadastro do cliente, basta configurar o item em "Itens do cliente" e a informação será exportada para o XML e DANFE.
Acesso em: Vendas > Listas
19171 e 19247 - Conhecimento de transportes
1 - Os campos "Cidade origem" e "Cidade destino" da aba "Alterações fiscais" foram alterados, para que se tornem campos obrigatórios e salvem os dados informados conforme esperado.
2 - O campo "CFOP" da aba "Valores e fiscal" foi alterado, para que mostre todos os registros de CFOP relacionados ao tipo de entrada.
Acesso em: Compras > Conhecimento de transportes
1 - Com esta alteração, será possível "Solicitar autorização de uso" em notas de entrada do tipo "Devolução" que referenciam documentos sem vínculo do tipo "NFC-e".
2 - Com esta alteração, as edições realizadas de forma manual na aba "Contabilidade" serão mantidas ao finalizar o lançamento.
Acesso em: Compras > Entrada
Implementado o novo relatório "Conhecimento de frete", que trará a relação dos registros de "Conhecimentos de transporte" e detalhará seus respectivos valores e impostos.
Acesso em: Compras > Relatórios
19394 - Requisição de materiais
Implementado o novo modelo "Por seção" no relatório "Espelho de requisição de material", onde é possível visualizar os itens e as seções do almoxarifado selecionado na requisição.
Acesso em: Estoque > Requisição de materiais
Semana 04
Liberações do dia 31 de março
19349 - Configuração de cobrança bancária
Com esta alteração, ao confirmar um registro do parâmetro "Configuração de cobrança bancária", os campos "Tipo" e "Número de dias" da aba "Instruções" não serão apagados.
Acesso em: Início > Parametrização
19259 - Clientes / Fornecedores
Com esta alteração, a função "Buscar endereço pelo CEP" dos cadastros "Clientes / Fornecedores" não demonstrará impedimentos ao ser acionada.
Acesso em: Vendas > Clientes
Com esta alteração, a aba "Cálculo da necessidade" irá demonstrar os detalhes dos itens, independente de haver ou não similares ou equivalentes. E também, o nome do filtro "Itens sob demanda" foi alterado para "Listar itens sob encomenda". Assim como, o histórico do campo "Último custo" na aba "Custos / Reposição" dos cadastros de itens, apresentará um link para visualização de custos de entrada com origem "NF Entrada".
Acesso em: Compras > Necessidade de compra
19329 - Montagens/Desmontagens de kits
O processo "Montagens/Desmontagens de kits" foi alterado, para que após realizar o processo de valorização dos componentes através do custo industrial, o custo médio dos kits seja atualizado conforme o custo dos componentes.
Acesso em: Estoque > Mais opções
Quando o sistema Useall - Loja realiza o fechamento de caixa diário, são gerados registros de movimentos financeiros no Useall - M2. Essa rotina foi alterada para não enviar dados de horário junto com a data dos registros, pois estava causando distorções nas pesquisas realizadas em "Conciliação bancária". Vale destacar, que registros gerados antes da alteração não podem ser modificados e continuarão irregulares.
Acesso em: Tesouraria > Conciliação bancária