Alterações liberadas no mês de fevereiro 2024
Veja abaixo as liberações realizadas.
- Semana 01 - Versão: 01/02
- Semana 02 - Versão: 05/02 e 07/02
- Semana 03 - Versão: 11/02 e 14/02
- Semana 04 - Versão: 21/02
- Semana 05 - Versão: 26/02 e 28/02
Semana 01
Liberações do dia 01 de fevereiro
18128 - Validar alteração da tabela de preço
Adicionado no sistema, o novo parâmetro "Validar alteração da tabela de preço". Este recurso irá garantir que a configuração imposta pela gestão comercial da empresa seja assegurada. Via parametrização, existirão as opções de "Não validar" (Funcionalidade padrão), "Alertar" ou "Bloquear" a alteração da tabela de preço de venda.
O que seria uma alteração da tabela de preço?
Ao gerar uma proposta, pedido ou nota fiscal, o sistema grava a origem da sugestão da tabela de preço, de acordo com a seguinte ordem:
- 1º Busca tabela de preço do cliente (Uma tabela);
- 2º Busca tabela de preço da região (Uma tabela);
- 3º Busca tabela de preço da configuração do vendedor (Várias tabelas);
- 4º Busca tabela de preço da configuração de venda da filial (Uma tabela).
Com base nos critério e conforme a parametrização, o sistema irá notificar o usuário caso ele altere a tabela de preço sugerida.
Acesso em: Início > Parametrização
Com esta alteração, quando for aprovada uma proposta vinculada a um orçamento que possui item não cadastrado, o item puxará durante seu cadastro o valor de custo calculado no orçamento.
Acesso em: Vendas > Propostas de venda
18412 e 18649 - Necessidade de Compra
1 - Alterado o filtro da necessidade de compra "Listar apenas itens sob encomenda" para "Itens sob demanda", permitindo não somente listar itens com "Sob encomenda" marcado em seus cadastros, mas também itens que não estão com esta opção habilitada ou ambas as situações.
2 - Com esta alteração, ao realizar uma demanda de compra do tipo "Informada", a unidade de medida apresentada para o item no momento de inclusão será a unidade padrão de compra, permitindo assim gerar a necessidade de compra.
Acesso em: Compras > Necessidade de compra
Inserido nos tipos de entrada o campo "Creditar DIFAL" para identificar se o DIFAL (Diferencial de Alíquota de ICMS) é creditado ou não, permitindo que os itens assimilem esta configuração no processo "Entradas".
Acesso em: Compras > Listas
18641 - Assistente de estoque mín. e máx
O assistente foi alterado para que seja possível aplicar novos valores utilizando os filtros "Aplicar em estoque mínimo" e "Aplicar em estoque máximo" separadamente.
Acesso em: Estoque > Assistente de estoque mín. e máx.
O "Espelho do retorno bancário" foi alterado para que nenhum registro seja impresso com a primeira folha em branco.
Acesso em: Receber > Retornos bancários
Realizada migração do "Extrato de clientes" para a ferramenta de relatórios, possibilitando a exportação de dados em formatos PDF, DOC, XLS, HTML, JSON e CSV. Assim como, para tornar o modelo "Extrato de clientes consolidado por data" em um relatório próprio separado do "Extrato de clientes".
Acesso em: Receber > Relatórios
Com esta alteração, quando não houver parametrização para uso do CAR, a criação de lançamentos não será impedida pela utilização de conta contábil marcada para desdobrar CAR.
Acesso em: Contábil > Lançamentos contábeis
Com esta alteração, quando exportadas pelo "SPED PC2" notas fiscais de saída com documentos referenciados, as posições 13 a 21 do registro 77 demonstrarão o sequencial dos registros.
Acesso em: Contábil > Mais opções
Semana 02
Liberações do dia 05 de fevereiro
18823, 18845 e 18909 - Notas fiscais de serviço
1 - Implementado novo parâmetro para adequar arquivo JSON com dados sobre obras, tornando possível a emissão de notas fiscais de serviço com informação de "Código da obra" e "Código A.R.T".
2 - Para atender o emissor de notas fiscais de serviço eNotas, foi modificando o layout de envio à prefeitura moderna para implementar mais um bloco de metadados, referente ao envio de dados específicos de multi-itens em NFS-e.
3 - Devido a integração do eNotas com a IPM, foi implementada a opção "Regime especial de tributação" no parâmetro "NFS-e" e no processo "Notas fiscais de serviço". Assim como, foi inserida a opção de alterar a operação no "Mais opções" das notas de serviço.
Acesso em: Vendas > Notas fiscais de serviço
Liberações do dia 07 de fevereiro
Disponibilizada a opção de "Gerar solicitação de serviço". Para utilizar esta opção, é necessário acessar "Início > Parametrização > Comum > Utilizar Serviço".
Acesso em: Vendas > Pedidos
Disponibilizado no sistema, o gerenciamento das etapas da "Caixa de faturamento". Onde cada etapa será colocada em uma fila de execução. Isto removerá a dependência que existia entre as etapas e a gestão de falhas e aumentará a performance individual dos processamentos de forma significativa. Para maior detalhamento, seguem abaixo as etapas que foram separadas em filas de processamento:
1 - Gerar nota fiscal;
2 - Atualizar faturamento entrega;
3 - Contabilizar nota fiscal;
4 - Faturar pedido;
5 - Atender reservas de estoque;
6 - Atualizar embarque;
7 - Movimentar estoque;
8 - Gerar estoque pendente;
9 - Gerar contas a receber;
10 - Gerar contas a pagar impostos;
11 - Comissão gerada;
12 - Nota de crédito gerada;
13 - Acréscimo financeiro aplicado;
14 - Devolver nota fiscal de entrada;
15 - Retornar nota fiscal de entrada;
16 - Atendimentos de requisições;
17 - Baixas de adiantamento de pedido;
18 - Atualizar nota fiscal para pendente;
19 - Finalizar transação.
Também foram liberadas alterações no layout da gestão de processamento de falhas, para mostrar com mais exatidão qual etapa parou e o que ocorreu. Assim, o usuário consegue fazer a manutenção exata para retomar seu faturamento.
Acesso em: Vendas > Caixa de faturamento
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Semana 03
Liberações do dia 11 de fevereiro
19069 - Notas fiscais de saída
O sistema foi alterado para garantir a emissão de notas de saída que utilizam centros de custos em sua contabilização.
Acesso em: Vendas > Notas fiscais de saída
19057 - Movimentações de estoque pendentes
Alterado o processo "Movimentações de estoque pendentes", para que os registros de movimentações pendentes sejam gerados após o faturamento, caso seus tipos de saída estejam configurados para isto.
Acesso em: Estoque > Mais opções
Liberações do dia 14 de fevereiro
Disponibilizado novo tipo de emissão de GNRE "ICMS destinatário". Para configurar, acesse "Início > Parametrização > Fiscal > GNRE > Configurações".
Acesso em: Início > Parametrização
18740 - Demonstrativos contábeis
O parâmetro "Demonstrativos contábeis" foi alterado, para que não ocorra distorções gráficas ao excluir o último registro das listas "Contas" e "Grupos". Assim como, quando se tenta excluir um agrupamento do tipo "Analítico" que está sendo referenciado na aba "Contas" de um agrupamento "Totalizador", a mensagem que aparece foi tratada para facilitar a identificação da causa deste impedimento.
Acesso em: Início > Parametrização
18806 - Tabelas de preços de venda
Alterado o sistema, para que na revisão da tabela de preço seja possível a margem de contribuição de 100%.
Acesso em: Vendas > Tabelas de preços de venda
Alterado o sistema, para que ao importar um roteiro do Useall - PCP, sejam carregados os valores das operações.
Acesso em: Vendas > Orçamentos
Com esta alteração, quando for gerarado um pedido de venda para cliente com inscrição SUFRAMA informada e validada, os descontos SUFRAMA serão calculados.
Acesso em: Vendas > Pedidos
Na aba "Adm" em "Tipos de saída", foram implementadas novas opções para a descrição de itens na nota fiscal. São estas opções: "Descrição do item + Identificação do fabricante" e "Descrição do item + Identificação do cliente".
Acesso em: Vendas > Listas
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18095 - Requisição de materiais
Com esta alteração, será possível realizar a substituição de itens por outros que possuem unidade padrão e/ou fator de conversão diferentes.
Acesso em: Estoque > Requisição de materiais
Foram alterados os relatórios "Contas a pagar em aberto" e os demais descritos abaixo, para que ao exportá-los em formato CSV não sejam inseridas as colunas "NOME_IMAGEM" e "IMAGEM", pois elas possuem dados irrelevantes e extensos a ponto de atrapalhar a visualização.
1 - Contas a pagar emitidas;
2 - Duplicata de contas a pagar;
3 - Baixa de contas a receber;
4 - Recibo de baixa de contas a receber;
5 - Duplicata de contas a receber;
6 - Contas a receber emitidas;
7 - Contas a receber em aberto.
Acesso em: Pagar > Relatórios
O sistema impede o fechamento de períodos que possuem registros de "Baixas de contas a pagar" com status "Digitado". Neste caso, a mensagem que aparece foi alterada para facilitar o entendimento da situação e localizar os registros que precisam ser revisados.
Acesso em: Tesouraria > Fechamento financeiro
Quando selecionado um modelo que agrupa registros por almoxarifado e informado um período que possui o mesmo item em mais de um almoxarifado, o cálculo do valor unitário ocorrente foi alterado para evitar divergências.
Acesso em: Contábil > Livros de inventário
O "Histórico contábil" foi alterado para adicionar o campo variável "Número docto fiscal" no processo "Baixa de contas a receber".
Acesso em: Contábil > Listas
18502 - Apuração de resultados por caixa
O tempo limite de processamento desta função foi aumentado, para evitar que na selação de um "Orçamento" grande não ocorra cancelamento desnecessário.
Acesso em: Contábil > Mais opções
Semana 04
Liberações do dia 21 de fevereiro
Adicionada nova funcionalidade no sistema, "Validar alteração da tabela de preço". Este recurso irá garantir que a configuração imposta pela gestão comercial da empresa seja assegurada. Via parametrização o usuário terá a possibilidade de, não validar (funcionalidade atual), alertar ou bloquear a alteração da tabela de preço de venda.
O que seria uma alteração da tabela de preço?
Ao gerar uma proposta, pedido ou nota fiscal, o sistema grava a origem da sugestão da tabela de preço, conforme na busca da " Tabela de preço do cliente (uma tabela) ".
Com base nos critério e conforme a parametrização, o sistema irá notificar o usuário caso ele altere a tabela de preço sugerida.
Acesso em: Início > Parametrização
1 - Implementado novo recurso que permite configurar mais de um Vendedor/Representante no cadastro de clientes, onde será sugerido ao criar propostas e pedidos no Portal do representante.
2 - Alteração feita no cadastro de "Clientes / Fornecedores", para que ao utilizar a opção "Consultar dados CNPJ", o campo "Endereço" não seja retornado com um ponto final e um espaço antes dos dados.
Acesso em: Vendas > Clientes
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Alterado sistema para realizar a validação correta nos processos de vendas com relação a 'Qtde múltipla de venda' cadastrada no item.
Acesso em: Vendas > Itens e serviços
Alterado o processo "Propostas de venda", onde alterações na identificação e descrição de itens não cadastrados sejam salvas corretamente.
Acesso em: Vendas > Propostas de venda
17644 - Lançar pedido por proposta
Alteração feita ao "Lançar pedido por proposta", onde a proposta com data de entrega inferior a data de emissão do pedido, não retorne mais valor de previsão de entrega negativo.
Acesso em: Vendas > Lançar pedido por proposta
Alteradas as colunas 'Tipo de saída' e 'Cód. tipo de saída' para quando for trocado o tipo de saída no pedido, estas colunas sejam atualizadas na grade da tela.
Acesso em: Vendas > Pedidos
19059 e 19094 - Caixa de faturamento
1 - Alterado o sistema no processo de emissão de notas de saída Transferência(Requisição), para movimentar o estoque apenas no evento de atendimento de requisição.
2 - Alterado o processo da "Caixa de faturamento" para permitir emitir notas com itens onde o número de série industrial, não está habilitado.
Acesso em: Vendas > Caixa de faturamento
Com intuito de padronizar os filtros de relatórios do módulo "Vendas", foram alterados para reordenar seus filtros e adicionar os faltantes:
1 - Faturamento;
2 - Itens faturados;
3 - Notas fiscais de saída;
4 - Itens de notas fiscais de saída;
5 - Pedidos emitidos;
6 - Itens de pedidos emitidos;
7 - Pedidos em aberto;
8 - Itens de pedidos em aberto;
9 - Propostas emitidas;
10 - Itens de propostas emitidas;
11 - Clientes sem faturamento.
Acesso em: Vendas > Relatórios
Com esta alteração será possível utilizar o filtro "Analisar carteira de pedidos em aberto" e calcular necessidade de compra com pedidos de origem Loja.
Acesso em: Compras > Compra Rápida
Com esta alteração será realizado de forma correta o cálculo do custo médio do item quando houver diferimento de ICMS informado manualmente em lançamentos de Entrada.
Acesso em: Compras > Entrada
Alterado no processo de "Contas a pagar" a opção de alterar "CAR" da contabilização dos títulos, ao realizar alguma modificação o mesmo será salvo.
Acesso em: Pagar > Contas a pagar
Com esta alteração, quando o parâmetro "Utilizar pedidos de venda/compra no fluxo de caixa previsto" estiver com a opção "Incluir pedido de venda" marcada, ao gerar um fluxo o sistema enviará os dados de endereço corretamente, evitando impedimentos indevidos neste processo.
Acesso em: Tesouraria > Fluxo de caixa
Semana 05
Liberações do dia 26 de fevereiro
Alterado o sistema para aplicar a redução de base de cálculo do ICMS diretamente na emissão da nota na caixa de faturamento.
Acesso em: Vendas > Caixa de faturamento
19113 - Notas fiscais de saída
Alterado sistema para que seja possível modificar alguns dados da nota enquanto estiver pendente (Dados da nota, Dados fiscais, Itens, Lançamento contábil e Natureza financeira).
Acesso em: Vendas > Caixa de faturamento
Liberações do dia 28 de fevereiro
18117 - Painel de entrega de pedidos
Implementado novo recurso, para tornar mais eficiente a definição de rotas dos pedidos da lista "Planejados". Com base nos endereços especificados no pedido, o sistema automaticamente traça a rota utilizando a plataforma "Google Maps" para exibir o endereço inicial e o percurso. Isto resulta em exibição mais eficaz do trajeto e definição mais adequada da quilometragem.
Acesso em: Vendas > Painel de entrega de pedidos
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Alterado o processo "Caixa de faturamento", onde a tributação do ICMS em notas fiscais para cliente final e não contribuinte seja feita com base na alíquota do ICMS interestadual, conforme o endereço de entrega cadastrado na nota.
Acesso em: Vendas > Caixa de faturamento
Com esta alteração, para clientes com a opção "Faturar com a identificação e descrição específica do item" marcada na aba "Comercial" de seus cadastros, o sistema irá imprimir a descrição dos itens na DANFE conforme foi parametrizado no tipo de saída.
Acesso em: Vendas > Listas
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Com esta alteração, o valor do custo será retornado para realizar a movimentação de entrada no estoque, tanto para estorno quanto para devolução de compra, utilizado o custo médio do item no dia da movimentação de saída do estoque (NF Saída).
Acesso em: Compras > Entrada
18914 - Requisição de Materiais
Com esta alteração, o custo do item será mantido ao realizar uma transferência entre almoxarifados, seja dentro da mesma filial ou entre filiais diferentes.
Acesso em: Estoque > Requisição de materiais
Com esta alteração, tanto o relatório "Atendimentos de requisição" quanto sua extração em formato CSV, passarão a considerar valores com quatro casas decimais, assim não haverá divergência entre o arquivo e o relatório visualizado.
Acesso em: Estoque > Relatórios
Com esta alteração, a coluna "Origem" mostrará a descrição da origem para todos os registros. Assim como, foram inseridas as opções que faltavam no filtro "Origem":
1 - Loja (10);
2 - Cheque recebido - Reapresentado (996);
3 - Cheque recebido - Devolvido (997);
4 - Cheque recebido - Apresentado (998).
Acesso em: Contábil > Lançamentos contábeis