Alterações liberadas no mês de janeiro 2024
Veja abaixo as liberações realizadas.
- Semana 02 - Versão: 11/01
- Semana 03 - Versão: 15/01 e 18/01
- Semana 04 - Versão: 25/01
- Semana 05 - Versão: 30/01 e 31/01
Semana 02
Liberações do dia 11 de janeiro
18633 - Clientes / Fornecedores
O sistema foi alterado para que na aba "Comercial" do cadastro "Clientes / Fornecedores", os dados do campo "Vendedor" não desapareçam ao iniciar uma edição.
Acesso em: Vendas > Clientes
Semana 03
Liberações do dia 15 de janeiro
18631 - Tabelas de preços de venda
Com esta alteração, durante revisões de tabelas de preços, não ocorrerá a mensagem "Object reference not set to an instance of an object" ao editar certos itens.
Acesso em: Vendas > Tabelas de preços de venda
Liberações do dia 18 de janeiro
16339 e 18301 - Parametrização
1 - Inserido novo parâmetro "Data para validação de baixa de contas a pagar", onde é possível escolher entre "Data de emissão" ou "Data de entrada" como a menor data para baixas de títulos a pagar.
2 - Na tela do parâmetro "Demonstrativo", ao clicar em "Mais opções > Configurar demonstrativo", a aba "Grupos" foi alterada para trazer a descrição dos registros.
Acesso em: Início > Parametrização
Alterado o sistema, para que pedidos vindos do sistema Useall - CRM e marcados como item reservado, sejam vinculados ao pedido do M2 com lançamento de reserva ativo.
Acesso em: Vendas > Pedidos
O sistema foi alterado, para implementar melhorias no processo de conferência:
1 - Ao realizar uma conferência de forma parcial, haverá a opção de salvar o progresso utilizando o botão "Salvar conferência". Neste mesmo botão, haverá a possibilidade de "Finalizar conferência";
2 - Na tela de conferência, uma nova coluna chamada "Qtde. faltante" foi adicionada para mostrar o saldo restante da conferência quando esta for salva parcialmente;
3 - Na Caixa de Faturamento, a lista de registros foi aprimorada com a inclusão da coluna "Origem", que exibirá informações sobre onde a conferência foi iniciada.
👉 Para mais detalhes acesse o Portal de Documentação: clique aqui.
Acesso em: Vendas > Caixa de faturamento
Alterado relatório "Comparativo Meta x Realizado" para considerar valores de vendas realizadas após o faturamento da nota.
Acesso em: Vendas > Relatórios
Com esta alteração, ao clicar em "Enviar cotações" o registro será encaminhado ao sistema Useall - Portal do fornecedor sem interrupções.
Acesso em: Compras > Cotações de preços
A aba "Descrições adicionais" foi alterada, para que os campos "Desc. completa" e "Desc. técnica" suportem a inserção de textos em formato HTML.
Acesso em: Estoque > Itens e serviços
O sistema foi alterado para que registros de lançamentos dentro de períodos fechados não possam ser editados ou cancelados.
Acesso em: Contábil > Lançamentos contábeis
O sistema foi alterado, para inserir o campo "Gênero do item" nos cadastros de "Classificação fiscal (NCM)". Assim como, para que o "SPED Fiscal" exporte o código do gênero na posição 10 do bloco 0200.
Acesso em: Contábil > SPED Fiscal
O "Histórico contábil" foi alterado para adicionar novos campos variáveis nos seguintes processos:
1 - Nota fiscal de saída: "Código cliente", "CNPJ/CPF cliente", "UF principal" e "UF entrega";
2 - Nota fiscal de entrada: "Código fornecedor", "CNPJ/CPF fornecedor", "UF principal" e "UF entrega";
3 - Contas a receber / Cheque: "Código cliente", "Data emissão", "Data vencimento" e "Observação";
4 - Baixa de contas a receber: "Código cliente", "Data emissão", "Data vencimento", "Abreviação conta crédito" e "Observação";
5 - Contas a pagar: "Código fornecedor", "Data emissão", "Data vencimento" e "Observação";
6 - Baixa de contas a pagar: "Código fornecedor", "Data emissão", "Data vencimento" e "Observação";
7 - Movimento financeiro: "Abreviação conta corrente" e "Observação".
Acesso em: Contábil > Listas
Em arquivos de "SPED PC2", a posição 209 do registro 30 indica se a nota fiscal está cancelada, podendo estar impresso "S" (Sim) ou "N" (Não). Com esta alteração, notas fiscais de saída inutilizadas serão encaminhadas com "N" nesta posição.
Acesso em: Contábil > Mais opções
Semana 04
Liberações do dia 25 de janeiro
18549 - Clientes / Fornecedores
Com esta alteração, registros inativos de "Clientes / Fornecedores" passam a demonstrar diferença visual dos registros ativos, sendo listados em tela com fonte em formato itálico e cor cinza.
Acesso em: Vendas > Clientes
18812 - Tabelas de preços de venda
Alterado o processo de "Revisão de tabela de preço", possibilitando editar o item e inserir novo preço mínimo e máximo.
Acesso em: Vendas > Tabelas de preços de venda
Os valores de "Cubagem (m³)", "Peso bruto" e "Peso líquido" tiveram suas precisões alteradas em diversas telas do sistema, para garantir cálculos de carga corretos em todos os processos de vendas:
1 - Em "Itens e serviços", na aba "Unidades" os valores de cubagem e pesos mostraram até 10 casas após a vírgula;
2 - Em "Pedidos", "Caixa de faturamento", "Notas fiscais de saída", "Painel de entrega de pedidos" e "Manutenção de entrega", valores totais de cubagem mostraram até 6 casas após a vírgula e valores totais de peso mostraram até 4. Enquanto os valores individuais do item mostraram até 10 casas, conforme informado em seus cadastros;
3 - Os espelhos e relatórios destes processos também foram alterados para refletir a nova precisão.
Acesso em: Vendas > Pedidos
18089 - Notas fiscais de saída
Com esta alteração, o sistema passará a contabilizar descontos SUFRAMA de ICMS, PIS e COFINS, mesmo quando não configurados para destacar. Este comportamento só é relevante para SUFRAMA, os demais tributos mantém as regras anteriores.
Acesso em: Vendas > Notas fiscais de saída
Nome de coluna alterado para "Unid. padrão de venda", visto que este era o dado que demonstrava.
Acesso em: Estoque > Itens e serviços
18648 - Requisição de materiais
Para habilitar manuseio de requisições que possuem um grande número de itens, esta tela foi alterada para inserir uma barra de rolagem vertical e fixar o posicionamento da barra de rolagem horizontal.
Acesso em: Estoque > Requisição de materiais
Semana 05
Liberações do dia 30 de janeiro
Adicionado recurso permitindo o lançamento de CT-E em lote através da importação de arquivos XML. Sendo assim, caso sejam selecionados um ou mais arquivos, ao clicar no botão "Lançar CT" será possível editar os registros em uma nova tela, permitindo o lançamento dos conhecimentos de transporte.
Acesso em: Compras > Importar XML do CT-E
Liberações do dia 31 de janeiro
18951 - Conhecimento de transportes
Alterado o processo de "Conhecimento de transportes", para realizar o lançamento manual inserindo a chave de acesso do documento eletrônico.
Acesso em: Compras > Conhecimento de transportes