Alterações liberadas no mês de dezembro 2023
Veja abaixo as liberações realizadas.
Semana 01
Liberações do dia 07 de dezembro
18032 - Tabelas de preços de venda
Com esta alteração, itens do tipo kit tem seus custos calculados com base no último custo dos componentes.
Acesso em: Vendas > Tabelas de preços de venda
Inserido no sistema o assistente para consulta e edição de dados de itens a serem consumidos via API por ferramentas de e-Commerce. Para habilitá-lo, primeiro é necessário configurar o parâmetro "Assistente para e-Commerce" (Início > Parametrização > Vendas > Assistente para e-Commerce), escolhendo entre as opções "Um almox. para todos os itens" ou "Individual por item". Quando configurado, o assistente aparecerá no módulo "Vendas".
As seguintes ações serão possíveis via assistente:
1 - Através do botão "Carregar itens", é possível inserir itens no assistente;
2 - A coluna a direita carrega os dados do item;
3 - Nesta coluna, os seguintes blocos serão disponibilizados para diversas conferências e edições: "Item", "Almoxarifado", "Características", "Imagens", "Descrições Marketplace", "Especificações" e "Outros";
4 - Se o parâmetro estiver configurado com "Um almox. para todos os itens", o bloco "Almoxarifado" não fica disponível. Este bloco só aparece se o parâmetro for "Individual por item";
5 - Quando selecionados itens através dos marcadores da primeira coluna, o assistente disponibiliza o campo "Selecionados" para executar ações em lote;
6 - No campo "Selecionados" é possível agrupar e desagrupar itens, gerando um "Cód. agrupador" para identificação do grupo;
7 - No campo "Selecionados", é possível liberar ou remover a visualização dos itens no e-Commerce, através dos botões "ON" e "OFF";
8 - No campo "Selecionados", também é possível editar algumas informações em lote, através do ícone de lápis.
⚠️ Serão removidos do sistema diversos campos antigos de e-Commerce, pois o novo assistente estará os substituindo. São eles as abas "Estoque" e "Tabela de preço" do parâmetro "Configurar integrações", a lista "Categorias" do módulo "Estoque" e os vários campos de e-Commerce encontrados no cadastro de itens.
👉 Para mais detalhes acesse o Portal de Documentação: clique aqui.
Acesso em: Vendas > Assistente e-Commerce
Em "Mais opções > Alterar > Reserva de estoque", foi alterado para que ao reservar um pedido informando "Quant. reservada", seja atualizada a coluna "Saldo disponível" automaticamente.
Acesso em: Vendas > Pedidos
16670 - Montagens/Desmontagens de kits
Alterado processo de "Montagens/Desmontagens de kits", para quando o mesmo for realizado seja aplicado devidamente o custo no item kit.
Acesso em: Estoque > Mais opções
18283 - Assistente de estoque mín. e máx.
Implementado o filtro "Forma de cálculo", para definir se os itens listados terão valores definidos por arredondamento ou truncamento.
Acesso em: Estoque > Mais opções
18078 e 18285 - Itens e serviços
1 - Alterado o "Detalhamento NF-e", onde foi implementado o campo "% BioDiesel" para adequação à Norma Técnica 2023.001v1.40 - Tributação monofásica.
2 - Implementado o recurso "Memória de cálculo" para a consulta do valor custo de entrada do item (Último custo). Este que está localizado internamente na aba "Custos / Reposição" do cadastro de itens, no "Histórico" do campo "Último Custo".
Acesso em: Estoque > Itens e serviços
O sistema foi atualizado para notificar o usuário sobre qualquer alteração feita nos títulos de contas a pagar e a receber, após a geração da contabilização.
Acesso em: Receber > Contas a receber
16709 - Pagamento de comissão por indicação
Implementado o processo de "Pagamento de comissão por indicação", onde vendas para clientes com indicador vinculado podem gerar contas a pagar com o valor da comissão correspondente ao percentual parametrizado em "Controle de comissão nas vendas" na aba "Outros". Nas filiais parametrizadas para gerar comissão será habilitada opção "Indicador", que somente poderá ser selecionada quando o cliente não for "Vendedor/Representante", "Marketplace" ou "Credenciadora".
👉 Para mais detalhes acesse o Portal de Documentação: clique aqui.
Acesso em: Pagar > Mais opções
Com esta alteração, quando o campo "Natureza financeira" do "Pedido de compra" for alterado, ao gerar um novo fluxo será demonstrada a natureza atualizada.
Acesso em: Tesouraria > Fluxo de caixa
Na configuração das contas da regra contábil, foram adicionadas as opções "Valor do diferencial de alíquota do ICMS creditado" e "Valor do diferencial de alíquota do ICMS não creditado" ao campo "Valor do lançamento".
Acesso em: Contábil > Regras contábeis
Semana 02
Liberações do dia 13 de dezembro
18199 - Configuração da cobrança bancária
O parâmetro "Configuração da cobrança bancária" foi alterado, para garantir que as informações inseridas no campo "Número de dias" da aba "Instruções" sejam gravadas.
Acesso em: Início > Parametrização
18076 - Clientes / Fornecedores
Implementado novo recurso para permitir a alteração em lote dos cadastros de "Clientes / Fornecedores". É possível acessar esta funcionalidade via menu "Mais opções" no grupo "Alterar dados em lotes".
👉 Para mais detalhes acesse o Portal de Documentação: clique aqui.
Acesso em: Vendas > Clientes
18265 - Tabelas de preços de venda
As tabelas foram ajustadas para que os cálculos sejam feitos com base no valor do preço de venda.
Acesso em: Vendas > Tabelas de preços de venda
Alterada a reanalise comercial no processo "Pedidos", para que todos os critérios sejam validados de acordo com os parâmetros da "Análise comercial".
Acesso em: Vendas > Pedidos
Implementado na "Caixa de faturamento" o campo "Forma de entrega" (Com as opções "Entrega" ou "Retira"), onde as vendas emitidas pelo sistema Useall - Loja alimentam a informação referente a forma de entrega da nota fiscal.
Acesso em: Vendas > Caixa de faturamento
O cálculo foi alterado para que a reserva de estoque passe a ser considerada somente uma vez, não havendo duplicidade da necessidade calculada. Esta mesma alteração foi aplicada também no processo "Suprimento de almoxarifado".
Acesso em: Compras > Compra rápida
Alterado relatório "Entrada de itens", para que seja possível exportá-lo em formato CSV com os dados de chave de acesso e série das notas fiscais. Também será possível obter estes campos através da extração de dados.
Acesso em: Compras > Relatórios
Implementado o campo "Lead Time" na aba "Fornecedores" dos cadastros. Ao configurar um novo fornecedor para o item, poderá ser informado um lead time específico, diferente do padrão existente na aba "Compra". E também, foram adicionadas novas colunas no "Painel de compras", permitindo visualizar a origem e quantidade do lead time, assim como, o fornecedor escolhido pela cotação ou pedido de compra. Segue abaixo, o detalhamento das novas colunas:
1 - Lead time fornecedor: Localizada nas abas "Solicitações de compra" e "Negociações em andamento", trará a informação de lead time localizada na aba "Fornecedores" do cadastro do item;
2 - Lead time item: Localizada nas abas "Solicitações de compra" e "Negociações em andamento", trará a informação de lead time localizada na aba "Compra" do cadastro do item;
3 - Fornecedor padrão: Localizada na aba "Negociações em andamento", irá mostrar o fornecedor escolhido através do processo de cotação ou pedido de compra.
Acesso em: Estoque > Itens e serviços
Os seguintes relatórios foram alterados, para permitirem em seus filtros a seleção de registros CAR com status inativos:
1 - Impostos sobre os recebimentos por CAR;
2 - Impostos sobre os recebimentos por CAR Consolidado;
3 - Impostos sobre as contas a receber por CAR;
4 - Impostos sobre as contas a receber por CAR Consolidado.
Acesso em: Receber > Relatórios
Realizada migração do "Extrato de fornecedores" para a ferramenta de relatórios, possibilitando a exportação de dados em formatos PDF, DOC, XLS, HTML, JSON e CSV.
Acesso em: Pagar > Relatórios
1 - O "SPED PC2" foi alterado para exportar no arquivo a linha com fixo 81, referente aos títulos a pagar gerados por retenções de notas fiscais de compra de serviço.
2 - Com esta alteração, quando o "SPED PC2" exportar notas com modelo fiscal 66 e/ou 21, o código do imposto ICMS será impresso na linha 21 como "1".
Acesso em: Contábil > Mais opções
Semana 03
Liberações do dia 20 de dezembro
Alterado o parâmetro "Impostos a pagar" e implementado duas novas opções de tributos, FCP e ICMS destinatário, onde serão configuradas informações necessárias para geração do contas a pagar após finalização da nota fiscal de saída.
Acesso em: Início > Parametrização
18589 e 18603 - Tabelas de preços de venda
1 - Alterado o processo "Tabelas de preços de venda" para que itens do tipo kit tenham seu preço atualizado automaticamente quando o parâmetro "Revisão automática da tabela de preço de venda" estiver habilitado e houver alteração nos custos dos componentes do kit através de notas de entrada.
2 - Alteração feita na Tabela de preços de venda para que as variáveis pré-configuradas em um item permaneçam iguais, mesmo após iniciar revisão.
Acesso em: Vendas > Tabelas de preços de venda
Alterado o sistema para sugerir a CFOP conforme o endereço de entrega do cliente da nota fiscal, inclusive o campo Identificador presença avaliará o endereço de entrega conforme a operação.
Acesso em: Vendas > Caixa de faturamento
Implementado envio de e-mail na cotação de compra onde será possível encaminhar a cotação aos fornecedores selecionando o e-mail principal ou os contatos vinculados, também foi criada a validação "Enviar cotação por e-mail" dentro de contatos no cadastro do fornecedor.
Acesso em: Compras > Mais opções