Alterações liberadas no mês de outubro 2023
Veja abaixo as liberações realizadas.
- Semana 01 - Versão: 04/10
- Semana 02 - Versão: 10/10
- Semana 03 - Versão: 19/10
- Semana 04 - Versão: 25/10
- Semana 05 - Versão: 31/10
Semana 01
Liberações do dia 04 de outubro
Novo layout do perfil do usuário com acesso no canto superior direito, trazendo informações Sobre o sistema e links de acesso rápido para outras plataformas como: Evolução, Novidades e Documentação.
Os sistemas da Useall são distribuídos no formato SaaS, onde a responsabilidade sobre a disponibilidade e manutenção dos softwares ficam por conta da Useall. Os ambientes onde os sistemas estão instalados são seguros e monitorados, diminuindo assim a incidência de problemas de infraestrutura, perda de dados e outras ocorrências comuns a um ambiente físico.
Contudo, eventos de instabilidade ou indisponibilidade ainda podem ocorrer e para que a comunicação com os utilizadores seja transparente, nesta versão foi disponibilizado no sistema avisos específicos que serão disparados quando houver alguma instabilidade no sistema.
👉 Para mais detalhes acesse o Portal de Documentação: clique aqui.
Empresas com cadastro inativo não aparecerão como opções nos parâmetros do módulo "Tesouraria".
Acesso em: Início > Parametrização
Efetuado alteração no Cadastro de clientes, para que ao salvar um novo Contato na opção de "Detalhes do Cliente' (lupa), não ocorram erros.
Acesso em: Vendas > Clientes
17553 - Tabelas de preços de venda
Alteração feita no processo "Tabelas de preços de venda" para que a ação de Ativar/Inativar apareça no menu Mais opções.
Acesso em: Vendas > Tabelas de preços de venda
Alteração feita no processo "Propostas de venda", para que o preço do item informado de acordo com o tipo de saída padrão, não seja zerado ao alterar a Finalidade.
Acesso em: Vendas > Propostas de venda
Implementados novos Tipos de forma de pagamento ao processo "Formas de pagamento":
- Crédito Loja (Crediário, Troca, Outros);
- Depósito Bancário;
- Pagamento Instantâneo (PIX);
- Programa de Fidelidade, Cashback, Crédito Virtual;
- Transferência Bancária;
- Vale Alimentação;
- Vale Combustível;
- Vale Presente;
- Vale Refeição.
Nesta alteração, a forma de pagamento "Cartão" foi separada em dois tipos, sendo: Cartão de crédito e Cartão de débito.
Acesso em: Vendas > Listas > Formas de pagamentos
Implementado em "Itens e serviços" na aba Compras, a opção "Sob encomenda", inserido também filtro e coluna a pesquisa dos itens. Esta alteração visa facilitar a visualização e pesquisa por itens classificados como compra sob encomenda.
O relatório "Saldo de estoque" recebeu o filtro "Sob encomenda".
Acesso em: Estoque > Itens e serviços
Alterado o relatório "Extrato do número de série" possibilitando a exibição e filtragem de números de série que contenham caracteres alfanuméricos.
Acesso em: Estoque > Relatórios
17185 - Baixas de contas a receber
Foi inserida a opção de rastrear movimento financeiro. A tela "Baixas de contas a pagar" também recebeu esta alteração.
Acesso em: Receber > Baixas de contas a receber
17510 - Importar plano de contas
Em "Importar plano de contas", o sistema removerá caracteres especiais do nome do plano ao fazer download do modelo.
Acesso em: Contábil > Mais opções
Efetuado alteração para que ao importar uma nota com estorno de crédito de ICMS que já esteja cancelada,para o SPED PC2, as informações estejam corretas.
Acesso em: Contábil > Mais opções
Semana 02
Liberações do dia 10 de outubro
Alterado o sistema para quando tiver mensagens configuradas para o processo de "Pedido de venda", esta seja demonstrada no lançamento do pedido.
Acesso em: Início > Listas
Alterado o sistema no processo de "Proposta de venda", para ao lançar um item não cadastrado, não obrigue informar a identificação no lançamento do item. Caso não seja inserido uma identificação ao processar a proposta o sistema irá sugerir o sequencial da identificação, ou seja, irá sugerir a última identificação cadastrada e acrescentara + 1. No momento da aprovação da proposta, ao aprovar o item, vamos ter a possibilidade de alterar a identificação.
Acesso em: Vendas > Propostas de venda
Alterado no processo de "Pedidos", para ao lançar um item com o tipo de operação "Bonificação" o campo desconto fique disponível.
Acesso em: Vendas > Pedidos
Alterado para que ao adicionar itens no pedido com quantidades contendo mais que duas casas após a vírgula, o sistema persista com a quantidade informada até o faturamento da nota fiscal.
Acesso em: Vendas > Caixa de faturamento
17271 - Notas fiscais de saída
Realizado a alteração no espelho "Notas fiscais de saída", para ser demonstrada as informações nos campos "Fatura" e "Produtos/Serviços".
Acesso em: Vendas > Notas fiscais de saída
Alterado para que a coluna "Margem" do relatório "Margem por nota fiscal" esteja com separador por vírgula e fazendo os cálculos corretos de margem, inclusive exportando para CSV corretamente.
Acesso em: Vendas > Relatórios
Alterado o sistema para ao gerar um pedido de compra através do processo de "Compra rápida" não demonstre mensagem devido ao Tipo de entrada padrão estar configurado para que a origem do valor unitário seja pelo "Custo médio".
Acesso em: Compras > Compra rápida
17203 - Requisição de materiais
Alterado o processo de "Atendimento de requisição", para os itens que controlam número de série, seja demonstrado apenas os números de série com saldo disponível.
Acesso em: Estoque > Atendimento de requisição
Alterado o processo de "Cancelamento de acerto", para ser cancelado o contas a receber gerado pelo acerto.
Acesso em: Receber > Mais opções
Semana 03
Liberações do dia 19 de outubro
Alterado o parâmetro "Configuração de cobrança bancária", na parametrização para permitir salvar as configurações de carteira.
Acesso em: Início > Parametrização
Disponibilizada a Análise de crédito e Análise comercial no processo "Propostas de venda".
Acesso em: Vendas > Propostas de venda
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1 - Alterado o processo "Pedidos" com relação à interação com o usuário:
- Visualização do menu indicativo "Falhas", no canto superior direito, apenas quando houver falhas no processamento do pedido;
- Ao abrir a tela "Pedidos", caso existam pedidos com falha, eles estarão listados na tela inicial e também na caixa do processo "Pedidos" haverá um número indicando a quantidade de pedidos com falhas;
- Quando inserido um item de serviço ou de ativo imobilizado no menu Adicionar > Novo completo, não estará disponível a caixa "Consulta estoque" à direita do campo "Item";
- Quando o item for faturado parcial, haverá uma tag no item indicando esse status do mesmo.
2 - Realizada alteração também na manutenção de reserva de estoque do pedido de venda, para quando houver qualquer cancelamento de reserva ou remoção de item reservando estoque o pedido deverá seguir sem impedimentos.
Acesso em: Vendas > Pedidos
Disponibilizado no processo "Painel de compras" a coluna "Complemento", para visualização da aba solicitações de compras e negociações em andamento.
Acesso em: Compras > Painel de compras
17796 - Solicitações de compra
Alterado o processo de gerar pedido de compra por meio de uma solicitação de compra no painel de compra, para lançar o pedido de compra sem apresentar mensagens.
Acesso em: Compras > Solicitações de compra
13783 - Baixa de contas a pagar
Disponibilizadas as seguintes melhorias no processo de baixa de contas a pagar e sua contabilização:
✔️ Na aba “Principal”, foram adicionados os botões “Salvar”, “Cancelar” e “Editar”;
✔️ As demais abas ficam desabilitadas até o conteúdo da aba “Principal” ser salvo;
✔️ Quando salvar a aba “Principal”, o sistema criará um registro de baixa com status “Digitado”;
✔️ Removida opção de salvar rascunhos dos registros de baixas;
✔️ Na aba “Contabilidade”, os campos “Debitar” e “Creditar” só poderão ser editados através dos ícones de lápis;
✔️ Ao editar os campos “Debitar” ou “Creditar”, abre uma tela informando os títulos vinculados naquele lançamento contábil;
✔️ Se na baixa forem aderidos valores de multa, juros, desconto, acréscimo ou abatimento, o rateio por centro de custo não será mais uma divisão exata entre todos os títulos, agora o valor é rateado de acordo com quais títulos receberam esses valores;
✔️ Registros de baixa processados manterão a aba “Contabilidade” visível para conferência;
✔️ Assim como, outras melhorias menores que acrescentam qualidade e usabilidade no processo.
Acesso em: Pagar > Baixas de contas a pagar
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17114 - Históricos - Financeiro
Realizado alterações no funcionamento dos Históricos nos seguintes processos:
Acesso em:
- Receber > Baixas de contas a receber
- Receber > Negociações de cobrança
- Receber > Mais opções > Renegociações de contas a receber
- Pagar > Baixas de contas a pagar
- Pagar > Mais opções > Renegociações de contas a pagar
- Pagar > Comissões > Lançamento de comissões
- Pagar > Comissões > Consulta de fechamentos
- Tesouraria > Mais opções > Movimento financeiros
- Tesouraria > Mais opções > Transferências financeiras
- Contábil > Lançamentos contábeis
- Contábil > Orçamento empresarial
- Contábil > Mais opções > FCI
Semana 04
Liberações do dia 25 de outubro
Disponibilizada a sincronização de templates de envio de boletos pelo WhatsApp.
Acesso em: Início > Parametrização
1 - Disponibilizado no processo pedido na tela de "Alterar itens", o ícone "Caminhão", para informar quais itens do pedido já foram planejamos e não será possível editar os itens.
2 - Alterado o sistema no pedido com moeda estrangeira para trazer a cotação, conforme a moeda estrangeira.
Acesso em: Vendas > Pedidos
16767 e 17559 - Caixa de faturamento
1 - Disponibilizado no processo "Caixa de faturamento", na conferência a opção de "Exibir apenas números de série com saldo em estoque". Esta opção será demonstrada quando o parâmetro "Controlar número de série de componentes", acesso em Início > Parametrização > Estoque > Controlar número de série de componentes.
2 - Alterado o processo "Caixa de faturamento" para suportar a seleção e preparação das notas com vários pedidos em tempo maior de processamento.
Acesso em: Vendas > Caixa de faturamento
Alterado o relatório "Números de série", para permitir que seja informado no campo "Nº de série", números, letras e símbolos.
Acesso em: Estoque > Relatórios
1 - Alterado para quando houver baixas de contas a pagar com cheque, não será possível utilizar cheque com data de emissão/ entrada maiores que a data da baixa do título de contas a pagar.
2 - Adicionada a opção de "Pesquisa Avançada" na tela de Contas a pagar.
Acesso em: Pagar > Contas a pagar
Alterado para que ao realizar a entrada de um CT-e, tanto via XML quanto manualmente, haja a opção de "Creditar ICMS" e essa informação seja corretamente informada no SPED Fiscal, registro D100, campos 19 e 20.
Acesso em: Contábil > SPED Fiscal
17675 e 17871 - Orçamento empresarial
1 - Realizada alteração no Orçamento empresarial:
- Ao gerar uma cópia de um orçamento, o usuário seja informado sobre o início do processo de cópia e seja impedido de realizar uma nova cópia até finalizar a solicitação em andamento;
- O campo de preenchimento do período do Orçamento foi alterado para ser selecionado somente mês e ano, e o período vai contemplar o primeiro dia do mês inicial até o último dia do mês final;
- Ao clicar em "Montar", na finalização do Orçamento criado, exibirá uma mensagem de que o orçamento está sendo montado, se clicar novamente, vai informar que o orçamento está em processamento e avisará quando o mesmo estiver pronto.
2 - Alterado o processo de "Orçamento empresarial", para uma empresa que ainda não tenha nenhum orçamento criado, consiga cadastrar com sucesso.
Acesso em: Contábil > Orçamento empresarial
Semana 05
Liberações do dia 31 de outubro
Disponibilizado nos processos "Propostas de venda" e "Pedidos", adequação no cálculo do ICMS desonerado para mercadorias que possuem benefício fiscal. Com isto, estará sendo atendido a Sefaz de SC por meio do ATO DIAT Nº 79/2022:
"Instituir a obrigatoriedade de preenchimento de código específico no campo “cBenef - Código de Benefício Fiscal” dos documentos fiscais eletrônicos, identificando as mercadorias e os produtos alcançados por incentivos fiscais, não-incidência tributária, diferimento e suspensão da exigibilidade do imposto, conforme previstos no Regulamento do ICMS de Santa Catarina – RICMS/SC, aprovado pelo Decreto Estadual nº 2.870, de 27 de agosto de 2001."
A partir da data 1º de novembro de 2023, isto se aplicará para as seguintes configurações de notas:
1 – Nota Fiscal Eletrônica (NF-e) (Modelo 55);
2 – Nota Fiscal de Consumidor Eletrônica (NFC-e) (Modelo 65).
Será tratado: diferimento, isenção, redução de base de cálculo e suspensão da exigibilidade do ICMS.
O contribuinte deverá informar um código de ajuste “cBenef - Código de Benefício Fiscal", para cada tipo de isenção utilizada no período de apuração, englobando a totalidade dos valores apropriados no respectivo mês.
👉 Para mais detalhes acesse o Portal de Documentação: clique aqui.
Acesso em: Vendas > Pedidos
17766 - Tabelas de preços de compra
Em "Definir itens", caso ocorra erro na importação do arquivo, o sistema notificará o motivo e encerrará o processo antes de importar os itens.
Acesso em: Compras > Tabelas de preços de compra
13601 - Suprimento de almoxarifado
Em "Cálculo do suprimento", foram incluídos os filtros de pesquisa "Grupo do item", "Linha", "Marca", "Tipo do item" e "Coleção".
Acesso em: Estoque > Mais opções
Quando for cancelado um retorno bancário que possui registros na aba de alteração de carteiras, os títulos voltam a ter suas configurações de carteira anteriores.
Acesso em: Receber > Retornos bancários