Alterações liberadas no mês de setembro 2023
Veja abaixo as liberações realizadas.
- Semana 01 - Versão: 05/09
- Semana 02 - Versão: 13/09 , 14/09 e 16/09
- Semana 03 - Versão: 18/09 , 19/09 e 21/09
- Semana 04 - Versão: 28/09
Semana 01
Liberações do dia 05 de setembro
Disponibilizados novos campos na parametrização e no cadastro dos itens, além de uma nova tela, que nas próximas versões serão utilizados para serem consumidos no E-commerce:
Parametrização
- Adicionadas três abas ao configurar integrações E-hub no parâmetro "Configurar integração";
- Geral, Estoque e Tabela de preço.
Itens e Serviços
- Disponibilizado o campo "Categoria" na aba identificação;
- Os campos "Altura", "Largura" e "Profundidade" na aba "Unidades";
- Os campos "Sinônimos de pesquisa" e o botão "Características do produto" na aba "Venda";
- Campo "Desc. produto e-commerce" na aba "Descrições Adicionais".
Nova Tela
- Disponibilizada nova tela no caminho "Estoque > Listas > Categorias", a fim de vincular os seus cadastros no novo campo "Categoria" dentro do cadastro do item.
Observação
Para que os novos campos e a nova tela estejam visíveis ao usuário, é necessário que o mesmo possua as permissões Useall e que a configuração do E-hub esteja marcada com a opção "Exporta".
Nenhum destes campos será de utilidade ao M2, todos eles serão consumidos em e-commerce. Portanto, não sendo possível consultá-los por meio de relatórios ou pesquisas dentro de outros processos internos do ERP.
⚠️ Estes campos não ficarão disponíveis no padrão para todos os clientes. Eles serão habilitados apenas quando for parametrizada integração dom e-Hub e com a opção "Exportar".
Acesso em: Vendas > Itens e serviços
15858 - Notas fiscais de serviço
Alterado o processo "Notas fiscais de serviço", onde os sufixos "Descrição" e "Complemento" não serão mais informados na tag "descrição" ao emitir RPS, quando o provedor de notas de serviços for e-Notas.
Acesso em: Vendas > Notas Fiscais de Serviço
Alterado o sistema para quando configurar a exceção fiscal de ICMS, calcular o DIFAL na modalidade "por dentro", com isso, a fórmula do cálculo será exibida facilitando a compreensão do valor.
Acesso em: Compras > Entrada
Alterado o sistema para que itens de serviço que não tenham valores na tabela IBPT (tipo: LC116), consultem os valores do tipo NBS na mesma tabela.
Acesso em: Contábil > Listas
Alterado o processo de cancelamento de conferência no Sistema Useall-Expedição, ao cancelar uma conferência, o usuário que estiver logado informará apenas o motivo, simplificando assim o processo de cancelamento.
Acesso em: Expedição
Semana 02
Liberações do dia 13 de setembro
Alterados os espelhos de "Propostas de venda", "Notas fiscais de saída" e "Notas fiscais de entrada", para demonstrar a descrição referente ao tipo de frete selecionado.
Disponibilizado a opção no processo de entrada do tipo "Remessa", agora quando o item ter em seu cadastro "Controla número de série industrial", no momento da conferência da entrada será possível informar o N° série para o item.
Acesso em: Compras > Entrada
16997 e 16269 - Importar XML da NF-e
1 - Alterado o processo "Importar XML da NF-e", onde o sistema passará a reconhecer a tag
2 - Disponibilizada na importação de arquivo XML NF-e entrada do tipo "Outros", anteriormente o sistema não estaria permitindo vincular este tipo de nota fiscal como um lançamento de bonificação, assim realizamos a alteração para que notas fiscais do tipo "Outros" com itens do tipo "Bonificação" possam ser lançados pelo importador de XML NF-e.
Acesso em: Compras > Importar XML da NF-e
No cadastro de almoxarifado, a coluna "Seção" foi removida da listagem de definição de itens ao almoxarifado, pois um mesmo item pode ter uma ou mais seções referentes ao mesmo almoxarifado, logo não era demonstrado informação nesta tela.
Acesso em: Estoque > Almoxarifados
Alterado o processo de cadastro de "Grupo de item", assim ao salvar o grupo este será salvo sem apresentar mensagens.
Acesso em: Estoque > Listas
17244 e 17048 - Contas a receber
1 - Alterado o processo de cadastro de "Contas a receber" manual, assim ao salvar o contas a receber este será salvo sem mais apresentar mensagens.
2 - Alterado para que no processo de emissão de boletos, ao inserir a conta de cobrança bancária informando os números da conta.
Acesso em: Receber > Contas a receber
Alterado para que os processos realizados nos retornos bancários de um mesmo título, ocorram na ordem correta.
Acesso em: Receber > Retornos bancários
Liberações do dia 14 de setembro
17260 - Conhecimento de transportes
Alterado o sistema para permitir o processamento de entrada de um conhecimento de transporte.
Acesso em: Compras > Conhecimento de transportes
Alterado o sistema no processo de "Remessa bancária", para ao gerar a remessa as informações da "Conta", "Carteira" e "Convênio", já seja preenchida.
Acesso em: Receber > Remessas bancárias
Liberações do dia 16 de setembro
O pedido de venda foi reestruturado em micro serviços, que consiste em construir aplicações desmembradas em serviços independentes, tornando seu processamento mais leve, ágil e de fácil manutenção, resultando em qualidade e confiabilidade no atendimento das demandas.
Acesso em: Vendas > Pedidos
👉 Para mais detalhes acesse o Portal de Documentação: clique aqui.
👉 Para mais detalhes acesse o Vídeo: clique aqui.
Semana 03
Liberações do dia 18 de setembro
17324 - Lançar pedido por proposta
Alterado o processo "Lançar pedido por proposta", para respeitar a data de previsão de entrega ao lançar o pedido. Mesma alteração foi realizada no pedido na opção de alterar > Previsão de entrega.
Acesso em: Vendas > Lançar pedido por proposta
Alterado o sistema para poder visualizar o histórico do pedido.
Acesso em: Vendas > Pedidos > Mais opções
Alterado o sistema para poder visualizar o histórico do pedido.
Acesso em: Vendas > Pedidos > Mais opções
Alterado o processo de cancelamento de entrada e de conferência, para que ao salvar estas sejam canceladas sem mais apresentar mensagens.
Acesso em: Compras > Entrada
17286 - Transformação de itens
Alterado o processo de "Transformação de itens", para que as transformações sejam processadas sem mais apresentar mensagens.
Acesso em: Estoque > Mais opções
Liberações do dia 19 de setembro
Alterado no processo "Pedidos" para permitir habilitar a reserva de estoque, no pedido com status Aberto.
Acesso em: Vendas > Pedidos
17358 - Notas fiscais de entrada
Alterado o processo de cancelamento da nota fiscal de entrada, onde será possível o cancelamento das notas sem mais apresentar mensagens.
Acesso em: Compras > Notas fiscais de entrada
Liberações do dia 21 de setembro
Disponibilizado a opção de consulta de "Histórico" nos processos de "Tabelas de preços de venda", "Orçamentos" e "Formação de preços".
Acesso em:
Vendas > Tabela de preço de vendas
Vendas > Orçamentos
Vendas > Formação de preços
16816 - Notas fiscais de serviço
Alterado o processo de "Notas fiscais de serviço", ao solicitar cancelamento da nota recebe a confirmação desta ação e o status será atualizado para Cancelado.
Acesso em: Vendas > Notas fiscais de serviço
17367, 17386, 17423, 17447 e 17431 - Pedidos
1 - Alterado o processo de "Pedidos", para realizar o arrendondamento dos valores dos itens do pedido.
2 - Alterado o pedido de venda para não validar CEP, quando não informado no cadastro do cliente, no lançamento do pedido.
3 - Alterado o processo de "Pedidos", para ao emitir a Nota fiscal não apresente a mensagem que a Razão Social não foi informada.
4 - Alterado o processo de alterar "Dados financeiros" do pedido, para ao abrir e não realizar nenhuma alteração ao salvar não seja salvo nenhum evento.
5 - Alterado o processo de alterar itens do pedido, para permitir alterar a quantidade do item do pedido lançado a partir da proposta de venda.
Acesso em: Vendas > Pedidos
Alterado o processo "Caixa de faturamento" na edição dos itens em uma nota manual, o sistema processe a alteração corretamente.
Acesso em: Vendas > Caixa de faturamento
Disponibilizado a opção de consulta de "Histórico" nos processos do módulo de Estoque, o histórico seja apresentado conforme a operação.
Acesso em: Estoque > Mais opções
Alterado o processo de "Fechamento de estoque" permitindo executar operações de fechamento e reabertura de estoque abrangendo vários dias consecutivos.
Acesso em: Estoque > Fechamento de estoque
Disponibilizado no processo de envio de Aviso de Vencimento e Aviso de título vencido através do botão "Enviar e-mail agora" onde:
O e-mail de aviso é enviado independente do status das colunas "Aviso de vencimento" e "Aviso de título vencido";
O e-mail de aviso é enviado independente da parametrização do Aviso de Contas a receber automático, devendo somente estar obrigatoriamente cadastrado o "E-mail remetente";
Envio somente para os clientes configurados para receber os avisos;
Envio somente para as Espécies de título Duplicata Mercantil (DM) e Outros títulos (OT);
Envio somente para os Status "Aberto" e "Parcial".
Acesso em: Receber > Contas a receber
Semana 04
Liberações do dia 28 de setembro
Alterado procedimento como as imagens serão armazenadas e visualizadas nos itens em "Itens e serviços".
Acesso em: Vendas > Itens e serviços > Mais opções > Imagens
Alterado o processo "Propostas de venda", onde ao Lançar pedido por proposta, a conta contábil dos itens não estava sendo enviada para o pedido de venda, esta alteração visa garantir que a informação da conta contábil de cada item seja devidamente encaminhada para o pedido de venda.
Acesso em: Vendas > Propostas de venda
17208, 17340, 17532, 17543 e 17583 - Pedidos
1 - Alterado sistema para que a parametrização reanalizar pedido de venda considere a data/hora da última análise do pedido e não mais a data de emissão do pedido.
2 - Alteração feita no sistema quando for modificado o percentual de comissão em um pedido que possui desconto condicional, não demonstre mais mensagens informando que o valor do item esta diferente do valor calculado.
3 - Alterado no processo "Pedidos", a opção "Criar novo pedido com saldo", esta alteração consiste em impedir que sejam criados pedidos repetidos com saldo restante e também validar se o saldo restante já foi consumido ao gerar um novo pedido.
4 - Melhoria no processo de envio de e-mail no lançamento ou cancelamento dos registros no pedido de venda, em situações onde a transportadora não havia sido informada no pedido e o e-mail não poderia ser enviado. Esta alteração permite que o e-mail seja enviado com ou sem a informação do transportador no pedido de venda.
5 - Alteração feita no processo "Pedidos" para que ao remover reservas inseridas manualmente, não ocorram mais falhas no processamento.
Acesso em: Vendas > Pedidos
Alterado arredondamento dos tributos em notas de serviço no processo "Caixa de faturamento". Com isso, valores terminados em "5", exemplo, "10,125", terão seu valor de tributo arredondado para cima, neste caso, "10,13".
Acesso em: Vendas > Caixa de faturamento
Foram removidos relatórios do grupo "Sem grupo", nos módulos "Vendas", "Estoque" e "Pagar".
Acesso em: Vendas > Relatórios
Alteração feita no pedido de compra onde ao editar ou visualizar itens já cadastrados em um pedido existente, o processo possa ser concluído sem apresentar mensagens de alerta indevidas.
Acesso em: Compras > Pedido de compra
Alterado no processo "Entrada" ao lançar notas fiscais, onde anteriormente a validação de entrada da NF era feita somente após a conferência da mesma. Com isso, a validação ocorrerá já durante o cadastro inicial da NF, impedindo que sejam lançadas mais de uma entrada para a mesma nota fiscal.
Acesso em: Compras > Entrada
17171 e 17295 - Relatórios - Extrato de clientes
1 - Alterado para que no relatório "Extrato de clientes", o modelo "Extrato por data" demonstre a informação de Saldo Anterior corretamente.
2 - Alterado o relatório "Extrato de clientes" e acrescentado o modelo "Extrato consolidado por data".
Acesso em: Receber > Relatórios