Alterações liberadas no mês de julho 2023
Veja abaixo as liberações realizadas.
- Semana 01 - Versão: 05/07 e 06/07
- Semana 02 - Versão: 12/07
- Semana 03 - Versão: 19/07
- Semana 04 - Versão: 27/07
Semana 01
Liberações do dia 05 de julho
16333 - Restaurar padrão das listas nas configurações de colunas
Adicionada a opção "Restaurar padrão" em todas as listas, localizada dentro das configurações das colunas, sendo possível retornar ao padrão de exibição das colunas personalizadas.
Alteração no processo de cadastro de clientes para permitir salvar a opção "Credenciadora" sem obrigar marcar as opções, "Cliente" ou "Fornecedor".
Acesso em: Vendas > Clientes
Alterado o sistema para quando a parametrização "Gerar boleto automaticamente na finalização da nota", esteja configurada, os boletos sejam gerados automaticamente na emissão das notas fiscais de saída.
Acesso em: Vendas > Caixa de faturamento
Alterados os relatórios "Margem por cliente" e "Margem por item", para demonstrar as margens de contribuição conforme os filtros selecionados.
Acesso em: Vendas > Relatórios
1 - Alterado no processo "MDF-e", a mensagem informando quando for utilizada uma série não numérica na autorização do manifesto eletrônico de documentos fiscais.
2 - Alterado o processo "CT-e" para que registro salvo como rascunho, ao ser processado, seja emitido o conhecimento de transporte eletrônico normalmente.
Acesso em: Vendas > Mais Opções
15863 e 13128 - Relatórios - Estoque
1 -Alterado o relatório "Atendimentos de requisição", na exportação no formato CSV, onde foi removido as colunas "Nome da imagem" e "Imagem".
2 - Disponibilizado no relatório "Giro de estoque", o campo "Tempo médio", com as opções "Em dias", "Em meses" ou "Em anos", ao escolher umas das opções ao listar o relatório a coluna tempo médio demonstrará a opção escolhida.
Acesso em: Estoque > Relatórios
Alterado o processo de exportar o SPED PC2, para não enviar os campos com informações de ICMS nos registros 21 e 23 das notas fiscais NFS-e de entrada.
Acesso em: Contábil > Mais opções
Liberações do dia 06 de julho
Alterado o sistema no processo de lançar proposta a partir de uma oportunidade do sistema Useall-CRM, quando tiver alterações na proposta como inserir novos itens onde os valores serão alterados, o valor da oportunidade do CRM também será atualizado.
Acesso em: Vendas > Propostas de venda
Semana 02
Liberações do dia 12 de julho
Alterado o sistema para realizar o download do agente, fazer a instalação do mesmo e possibilitar o download das remessas bancárias na pasta direcionada pelo agente.
Acesso em: Início > Parametrização
Alterado para que no cadastro do Cliente, opção "Detalhes do cliente", aba "Histórico" registre somente comentários.
Acesso em: Vendas > Clientes
Alterado no processo "Propostas de venda", para que orçamentos vinculados não tenham sua quantidade modificada ao alterar a finalidade.
Acesso em: Vendas > Propostas de venda
16153 e 16295 - Caixa de faturamento
1 - Alterado no processo "Caixa de faturamento", para que conferências realizadas no Sistema Expedição, demonstrem corretamente os cálculos de peso bruto e quantidade de volumes no faturamento da nota fiscal de saída.
2 - Também foi alterado para demonstrar o "CNPJ" da transportadora de redespacho, conforme informado no pedido de venda.
Acesso em: Vendas > Caixa de faturamento
16163, 15867 e 15490 - Importar XML da NF-e
1 - Alterado o sistema para ao realizar a importação de um XML, caso o item não contenha um almoxarifado ou esteja com problema no vínculo, será possível corrigir o item e realizar a entrada novamente.
2 - Alterado para que ao Importar um XML, seja possível o cadastro de itens em lote.
3 - Também alteramos para que ao importar um XML de uma nota fiscal de devolução, se houver item duplicado e que for referenciada em notas diferentes, os tributos serão rateados proporcionalmente conforme a quantidade devolvida.
Acesso em: Compras > Importar XML da NF-e
Alterado o cálculo da modalidade "Por dentro" no cadastro da "Exceção fiscal de ICMS" para calcular o "DIFAL".
Acesso em: Compras > Entradas
Alterado o sistema para atender os requisitos da Lei N.° 14.592. Com a alteração será possível remover o valor do ICMS "Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços" da base de cálculo do PIS/COFINS nas faturas de energia elétrica, água e serviços de telecomunicações. Disponibilizada no cadastro dos tipos de entrada, na guia de PIS/COFINS, "Deduzir o valor do ICMS da base de cálculo de PIS/COFINS".
Acesso em: Compras > Listas
Alterado para que ao gerar um retorno bancário, com alteração de carteira, o lote contábil seja processado.
Acesso em: Receber > Retornos bancários
Semana 03
Liberações do dia 19 de julho
Removido o parâmetro "Tipo de Segmento" que estava duplicado na parametrização do sistema.
Acesso em: Início > Parametrização
Disponibilizado a adequação no cálculo do ICMS desonerado, para mercadorias que possuem benefício fiscal, para atender o Sefaz de SC, por meio do ATO DIAT Nº 79/2022:
"Instituir a obrigatoriedade de preenchimento de código específico no campo “cBenef - Código de Benefício Fiscal” dos documentos fiscais eletrônicos, identificando as mercadorias e os produtos alcançados por incentivos fiscais, não-incidência tributária, diferimento e suspensão da exigibilidade do imposto, conforme previstos no Regulamento do ICMS de Santa Catarina – RICMS/SC, aprovado pelo Decreto Estadual nº 2.870, de 27 de agosto de 2001."
Isso se aplica as notas:
I – Nota Fiscal Eletrônica (NF-e), modelo 55, a partir de 1º de novembro de 2023; e
II – Nota Fiscal de Consumidor Eletrônica (NFC-e), modelo 65, a partir de 1º de novembro de 2023.
Será tratado: diferimento, isenção, redução de base de cálculo e suspensão da exigibilidade do ICMS.
O contribuinte deverá informar um código de ajuste “cBenef - Código de Benefício Fiscal", para cada tipo de isenção utilizada período de apuração, englobando a totalidade dos valores apropriados no respectivo mês.
⚠️ Em Informação complementar foram acrescentadas as variáveis: "Valor ICMS deson", "Valor total da nota" e "Motivo de desoneração do ICMS"
⚠️ Atuaremos em uma segunda parte para adequar os processos de proposta de venda, pedido de venda e devolução de nota fiscal:
WI: 16287 - Adequar o valor do ICMS Desonerado para atender a obrigatoriedade do ATO DIAT Nº 79/2022 - Parte 2.
Acesso em: Vendas > Caixa de faturamento
👉 Para mais detalhes acesse o Portal de Documentação: clique aqui.
Alterado o sistema na tela de "Entrada" para demonstrar no filtro de "Filial" apenas as filiais da empresa logada.
Acesso em: Compras > Entrada
Alterado o sistema para ao definir um "Fornecedor padrão" no cadastro de item, o mesmo será demonstrado na aba de compras no campo Fornecedor padrão.
Acesso em: Estoque > Itens e serviços
16485 - Conciliação por extrato
Alterado o sistema para ler corretamente o arquivo importado no processo "Conciliação por extrato".
Acesso em: Tesouraria > Conciliação por extrato
Semana 04
Liberações do dia 27 de julho
Disponibilizado a integração de "XMLs importados últimas 24h". Nesta tela ira demonstrar todos os XMLs importados através do painel de Integração, melhorando assim a rastreabilidade dessas importações.
👉 Para mais detalhes acesse o Portal de Documentação: clique aqui.
Acesso em: Inicio > Integração
Alterado no processo "Pedidos", para que os itens sem base de cálculo ICMS, possam ser faturados com o motivo de desoneração padrão "9-Outros".
Acesso em: Vendas > Pedidos
16371 - Notas fiscais de saída
Alterado layout da DANFE "Paisagem" para visualizar descrição dos itens e serviços como maior número de caracteres conforme estipulado pela Sefaz.
Acesso em: Vendas > Notas fiscais de saída
Disponibilizado o processo para emissão de CT-e de subcontratação.
Para iniciar a emissão é preciso configurar o tipo de conhecimento acessando: Vendas > Listas > Tipo de conhecimento, na tela de cadastro foi acrescentado o campo "Tipo de serviço" com duas opções "Normal" e "Subcontratação".
O que é CT-e?
CT-e é uma sigla que significa Conhecimento de Transporte Eletrônico, um documento fiscal totalmente digital. Sua principal função é dar suporte legal para os variados tipos de transporte de carga.
O que é CT-e de subcontratação?
O CT-e de subcontratação, também conhecido como “Contra CT-e” é o documento comumente emitido pela transportadora subcontratada para cobrar o frete da transportadora que a subcontratou. Na subcontratação de frete, são emitidos dois tipos de Conhecimento de Transporte Eletrônico:
CT-e Normal: é obrigatório e deve ser emitido pela transportadora subcontratante. Nele, há recolhimento de impostos como o ICMS e deve ser informado que o serviço será realizado por outra transportadora.
CT-e de subcontratação: só pode ser emitido pela transportadora subcontratada, mas nem sempre é obrigatório. Pode ser tornar obrigatório quando a transportadora subcontratante exigir este documento para pagar pelo serviço prestado ou quando a UF envolvida na prestação de frete exigir este documento. Este CT-e deve conter os dados da transportadora subcontratante e não precisa recolher o ICMS, pois isso já foi feito no CT-e Normal emitido pela primeira.
Obs.: "Documento emitido somente para efeito de cobrança. Transporte contratado em caráter de subcontratação referente ao documento(Número do documento + data de emissão + nome de transportadora contratante + CNPJ do contratante + data e hora do início da viagem)."
Para a emissão do CT-e de subcontratação, ao selecionar o tipo de serviço "Subcontratação", irá habilitar a aba "Subcontratação", onde será informado o emissor do CT-e anterior e a chave de acesso dos conhecimentos.
Acesso em: Vendas > Mais opções
Alterado o processo de "Entrada" para permitir processar uma entrada do tipo "Estorno", com o tipo de operação "Compras".
Acesso em: Compras > Entrada
Alterado o sistema para sugerir a menor classificação disponíveis no cadastro das "Contas contábeis".
Acesso em: Contábil > Contas Contábeis