Alterações liberadas no mês de fevereiro 2023
Veja abaixo as liberações realizadas.
- Semana 01 - Versão: 01/02
- Semana 02 - Versão: 08/02
- Semana 03 - Versão: 15/02
- Semana 04 - Versão: 23/02 e 24/02
Semana 01
Liberações do dia 01 de fevereiro
Disponibilizado no processo "Pedidos", na tela "Análise do pedido de venda", para informar data padrão "01/01/1900" no campo "Data limite para avaliação do crédito" quando não tiver valor cadastrado para o cliente. Também os campos "Prazo máximo", "Valor máximo em atraso" e "Valor a receber em atraso" devem respeitar a coloração, vermelho caso bloqueado e preto, caso pedido liberado.
Acesso em: Vendas > Pedidos
Alterado o relatório "Propostas perdidas" para demonstrar o motivo da perda da proposta informado através do Portal do representante.
Acesso em: Vendas > Relatórios
Alterado na tela do painel de compras o nome da coluna "Necessidade" para "Data necessidade", onde será demonstrada a informação no formato de data.
Acesso em: Compras > Painel de compras
Alterado o sistema para permitir a devolução de vendas com itens inseridos manualmente e com documentos vinculados.
Acesso em: Compras > Entrada
Alterado o relatório "Itens de pedidos de compra", para exibir todos os pedidos conforme os filtros.
Acesso em: Compras > Relatórios
Realizada alteração nas telas de "Lotes de item", onde foram incluídas as colunas de "Validade" e "Fabricação".
A alteração foi aplicada nos seguintes processos:
* Vendas > Caixa de faturamento
* Compras > Entrada
* Estoque > Itens e serviços
* Estoque > Requisição de materiais
* Estoque > Devolução de materiais
* Estoque > Mais opções > Saldos iniciais
* Estoque > Mais opções > Inventário
* Estoque > Mais opções > Ajuste de estoque
* Estoque > Mais opções > Montagens/Desmontagens de kits
* Estoque > Mais opções > Transformação de itens
Os conhecimentos de transporte (CT-e) estavam sendo exportados com dado fora do padrão no campo 15 do registro D100, mostrando o valor do documento fiscal vinculado ao conhecimento. Alterado o sistema para demonstrar o valor da prestação de serviço de transporte.
Acesso em: Contábil > SPED Fiscal
Semana 02
Liberações do dia 08 de fevereiro
Alterada a parametrização da forma de cálculo para orçamento "Margem de contribuição" e "Margem de lucro" para que os cálculos dos novos orçamentos, sejam aplicados conforme parametrização.
Acesso em: Vendas > Orçamentos
14325 - Notas fiscais de saída
Alterado o sistema para emissão de notas fiscais de consumidor "NFC-e", modelo 65, sem informações do endereço do cliente.
Acesso em: Vendas > Notas fiscais de saída
Alterado o sistema no processo "Entrada", para não permitir a troca de um item lançado, a partir de agora a edição será apenas nos campos "Unidade" e "Quantidade".
Acesso em: Compras > Entrada
13211 e 14486 - Relatórios - Compras
1 - Alterado o relatório "Crédito de PIS/COFINS", adicionado a opção "Mostrar notas fiscais estornadas", também serão demonstradas as faturas.
⚠️ Alterado também o relatório de vendas "PIS/COFINS a recolher" para serem demonstrados registros de CT-e, e retirada as devoluções.
Registros dos processos de entradas não serão demonstrados no relatório PIS/COFINS a recolher, assim como registros de saídas no relatório crédito de PIS/COFINS.
2 - Alterado o relatório "Itens de pedido de compra", para não duplicar os itens do pedido na visualização.
Acesso em: Compras > Relatórios
Alterado o sistema na tela de cadastro de itens e serviços os campos "Quantidade múltipla de compra" e "Quantidade múltipla de venda" para permitir números fracionados.
Acesso em: Estoque > Itens e serviços
Alterado o sistema no processo de "Cotações", para ao responder às cotações recebidas possa ser informado quantidades diferentes do que foi solicitado.
Acesso em: Compras > Mais opções
Alterado o sistema para enviar as notas fiscais de saída estornadas no "SPED Fiscal".
Acesso em: Contábil > SPED Fiscal
Na exportação de entradas usando o "SPED PC2", o registo 17 referente ao fator de conversão era encontrado abaixo do registro 16, porém o sistema Useall-PC2 não conseguia fazer a leitura nessa posição. Alterado o sistema para inserir o registro 17 abaixo de seu respectivo registro 11, que se refere ao item com fator de conversão.
Acesso em: Contábil > Mais opções > SPED PC2
Semana 03
Liberações do dia 15 de fevereiro
Alterado o processo de "Integração" da proposta de venda no sistema Useall-M2, para validar a forma e a condição de pagamento.
Acesso em: Início > Integração
14105 - Notas fiscais de saída
Alterado o sistema para que notas fiscais de saída que não movimentam estoque possam ser canceladas, mesmo que o estoque esteja fechado.
Acesso em: Vendas > Notas fiscais de saída
14462 - Solicitações de compra
Alterado o processo de "Solicitação de compras", no cancelamento de saldo das solicitações com o status parcial para que o status seja alterado para finalizado.
Acesso em: Compras > Solicitações de compra
Alterado o sistema para permitir excluir itens do pedido de compra, que possuem histórico de alteração na data de entrega.
Acesso em: Compras > Pedido de compra
Alterado o sistema para não enviar no XML das notas fiscais de entrada/saída, códigos de barras inativo.
Acesso em: Compras > Entrada
14434 - Notas fiscais de entrada
Alterado o sistema para que as entradas com tipos de entrada que não gera contas a pagar, não gere a linha da parcela com o valor zerado, no lançamento da nota de entrada, mesmo quando no cadastro do fornecedor os campos "Forma de pagamento" e "Condição de pagamento" estejam configurados.
Com a alteração, ao visualizar o espelho da nota fiscal de entrada, não demonstrará a parcela com o valor zerado.
Acesso em: Compras > Notas fiscais de entrada
No processo "Loja - acerto" quando gerado mais de uma parcela na aba "Renegociação", após salvar e trocar de aba, o sistema invertia a sequência dos títulos, organizando-os em ordem decrescente das datas de vencimento. Alteração realizada para que os títulos permaneça na sequência gerada.
Acesso em: Receber > Mais opções
O "Fluxo de caixa previsto" estava trocando as posições dos meses fevereiro e março, assim como mostrando os lançamentos dos dois meses misturados ao clicar nos links dos valores. Isso ocorria, pois o cálculo feito internamente pelo sistema não considerava que o mês de fevereiro só possui 28 dias. Com esta alteração a ordem dos meses fevereiro e março tal como seus respectivos lançamentos são demonstrados conforme o esperado.
Acesso em: Tesouraria > Fluxo de caixa
Na tela "Restrições de contas" é possível configurar qual usuário terá acesso às contas. Quando algum estivesse sem permissão ao tentar rastrear uma baixa de título que usava tal conta, o sistema mostrava a mensagem "Nenhum registro encontrado". Alterada a mensagem para informar que a conta possui restrições.
Acesso em: Tesouraria > Mais opções
Semana 04
Liberações do dia 23 de fevereiro
13960, 14363 e 13441 - Clientes / Fornecedores
1 - No cadastro cliente/fornecedor de pessoa jurídica, quando alterado para pessoa física, alguns dados fiscais específicos de pessoa jurídica, como a inscrição SUFRAMA, permaneciam salvos em banco de dados. Alterado o sistema para ao realizar a alteração, estes dados fiscais não fique salvo.
2 - O sistema estava permitindo criar e ativar cadastros duplicados, mesmo quando o parâmetro "Validar CNPJ / CPF duplicado no cadastro de clientes / fornecedores" era configurado como "Bloquear". Alterado o sistema para validar os cadastros conforme a configuração da parametrização.
3 - Hoje no sistema é possível consultar os dados de um cadastro na receita federal através do ícone em forma de lupa ao lado do campo "CPF" ou "CNPJ". Com o intuito de agilizar a criação e atualização de cadastros de pessoas jurídicas, foi disponibilizado um novo ícone ao lado da lupa. Quando esse botão é acionado após informar um CNPJ valido, o sistema busca os dados disponíveis na receita federal e preenche alguns campos automaticamente.
Acesso em: Vendas > Clientes
Com esta alteração, ao informar o "Tipo de entrada" na importação ou no lançamento de CT-E, os lançamentos contábeis serão aplicados conforme a regra informada no "Tipo de entrada".
Acesso em: Compras > Importar XML do CT-E
Alterado o processo de "Importação de XML da NF-e", para facilitar a funcionalidade de vincular os itens do XML aos documentos referenciados. Anteriormente o vínculo desses itens eram feitos manualmente, agora temos também a opção de fazer de forma automática.
⚠️ A primeira importação é necessário realizar o vínculo do item do XML com o item do sistema manualmente.
Aceso em: Compras > Importar XML da NF-e
👉 Para mais detalhes acesse o manual: Portal de documentação.
Na tela "Componentes do kit", localizada em "Mais opções" nos cadastros de itens e serviços, foi disponibilizada validação que permite a pesquisa de itens conforme com as seguintes regras:
- O item não pode ser um kit;
- O item tem que ser do tipo: "Mercadoria para revenda" ou "Produto acabado".
Acesso em: Estoque > Itens e serviços
Liberações do dia 24 de fevereiro
Alterado o processo de "Importar XML da NF-e", para ao vincular o pedido de compra não demonstre mensagem.
Acesso em: Compras > Importar XML da NF-e