Alterações liberadas no mês de novembro

Veja abaixo as liberações realizadas.

Semana 01

Liberações do dia 02 de novembro

13511 - Relatórios - Vendas

Alterados os relatórios "Faturamento", "Itens faturados", "Itens de notas fiscais de saída", "Notas fiscais de saída", "Notas fiscais de saída canceladas" e "Clientes sem faturamentos" para que na exportação do arquivo CSV, os códigos demonstrados nas colunas sejam os mesmos cadastrados no sistema.

Acesso em: Vendas > Relatórios

12886 - Importar XML da NF-e

Quando a tag <"xPed"> do XML vem informado, o sistema não identificava o pedido. Alterado o processo "Importar XML da NF-e", para que a mensagem seja demonstrada ao passar o mouse sobre o botão "Carrinho" e não mais sobre o botão "+".

Acesso em: Compras > Importar XML da NF-e

13642 - Contas a receber

Alterado o "Recibo" de contas a receber para demonstrar a Razão Social do responsável pela cobrança.

Acesso em: Receber > Contas a receber

12190 - Contas a pagar

Na renegociação de contas a pagar, durante a montagem dos títulos novos, o sistema não atualizava automaticamente os dados "Espécie", "Portador" e "Natureza financeira", conforme configurado no "Tipos de contas a pagar", nem a "Forma de pagamento" conforme configurado no cadastro do fornecedor. O sistema foi alterado para que estes dados sejam demonstrados automaticamente quando disponíveis, assim como no processamento que faz a tela demonstrar o último tipo usado em uma renegociação como o padrão.

Acesso em: Pagar > Contas a pagar

Semana 02

Liberações do dia 09 de novembro

13527 - Propostas de venda

No sistema CRM é possível cadastrar "Propostas de venda" a partir das oportunidades, identificado que ao processar a proposta de venda a tela retornava com as mesmas informações. Alterado o sistema para ao processar a proposta de venda a tela não demonstre as informações do lançamento anterior.

Acesso em: Vendas > Propostas de venda

13156 e 13389 - Pedidos

1 - Disponibilizada integração entre o sistema Useall M2 e E-commerce Tray. Identificado que na emissão de pedidos de venda, quando este era processado em "Pedidos", a descrição da transportadora não estava sendo demonstrada na aba "Transporte". Alterado o sistema para que a transportadora selecionada seja vinculada ao sistema M2 e também a observação interna informe o nome da transportadora cadastrada na Tray.

2 - A integração dos pedidos do sistema M2 via integração E-commerce - Tray, estavam removendo o vendedor do cadastro do cliente. Alterado processo de integração de pedidos para que os vendedores não seja mais removido do cadastro dos clientes.

Acesso em: Vendas > Pedidos

12921 - Notas fiscais de saída

No processo "Notas fiscais de saída", quando o tipo de saída estiver parametrizado para contabilizar, caso a nota apresente falha no processamento, após ser corrigida e finalizada, foi verificado que a conta contábil não estava sendo vinculada ao título no contas a receber. Alteração feita para garantir que a conta contábil grave corretamente no contas a receber.

Acesso em: Vendas > Notas fiscais de saída

13701 - Relatórios - Vendas

Alterado os relatórios de "Faturamento" e "Itens faturados por grupo de item" para exibir as notas de entrada lançadas do tipo "Estorno" independente da operação informada, "Compra", "Devolução de venda", "Outros", "Remessa" e "Retorno".

⚠️ Para visualizar as notas estornadas nos relatórios, tem-se o filtro "Mostrar notas fiscais estornadas".

Acesso em: Vendas> Relatórios

13137 e 13192 - Relatórios - Compras

1 - Alterado o relatório "Itens de pedido de compra" onde será demonstrado uma nova coluna com "Valor unitário".

2 - Alterado relatório de "Itens de notas fiscais de entrada", para demonstrar e ordenar por "Fornecedores", "Data de entrada" e "Número da NF".

Acesso em: Compras > Relatórios

12870 - Contas a receber

Quando um contas a receber com conta contábil que desdobra centro de custo e CAR tinha o seu valor editado, o sistema não permitia mais a edição dos lançamentos contábeis, isso ocorria, pois a validação estava sendo feita com o valor anterior. O sistema foi alterado para usar o valor do título como referência na validação da contabilização. A mesma alteração foi disponibilizada na tela "Contas a pagar".

Acesso em: Receber > Contas a receber

Liberações do dia 10 de novembro

13841 - Notas fiscais de saída

Alterado o sistema no processo de "Notas fiscais", para que as notas que possuem "CAR", possam ser emitidas sem mais apresentar mensagem.

Acesso em: Vendas > Notas fiscais de saída.

Semana 03

Liberações do dia 13 de novembro

13683 - Notas fiscais de saída

Os títulos de contas a receber gerados a partir de uma venda no sistema Loja, são vinculados as notas fiscais após a confirmação da emissão, caso seja cancelada a nota, estes títulos são cancelados no sistema Useall-M2. Alteração feita para que no cancelamento da uma nota fiscal com origem do Loja, os títulos de contas a receber vinculados a ela, não sejam cancelados também.

Acesso em: Vendas > Notas fiscais de saída

Liberações do dia 16 de novembro

13726 - Parametrização

O sistema estava mostrando mensagem de erro ao tentar configurar a parametrização "Utilizar contabilidade" para informar um plano de contas contábeis de empresa recém-cadastrada e sem regras de contabilização, isso ocorria, pois na validação estavam sendo consideradas as outras empresas que já possuíam planos de contas configurados. Com esta alteração, o sistema passa a validar somente as configurações contábeis do plano sendo inserido.

Acesso em: Início > Parametrização

13279 - Notas fiscais de serviço

Alteração realizada no cancelamento de "Notas fiscais de serviço". Ao solicitar o evento de cancelamento da nota junto a Prefeitura, a mesma será cancelada automaticamente.

Acesso em: Vendas > Notas fiscais de serviço

12077 e 13648 - Pedidos

1 - O sistema foi alterado para garantir que a ação salvar, ao realizar edição ou inserção de complemento no item do pedido, seja feita corretamente.

2 - No cadastro de um pedido, o sistema foi alterado para emitir aviso ao informar um número de pedido de cliente já cadastrado.

Acesso em: Vendas > Pedidos

13646 - Relatórios - Vendas

Alterado o relatório "Pedidos Emitidos", para que os dados inseridos no campo "Grupo do item", sejam demonstrados.

Acesso em: Vendas > Relatórios

10573 - Atualização da margem de contribuição

Foi identificado que na atualização da margem de contribuição dos pedidos já emitidos, não estava sendo calculado o último custo do item na data de emissão do pedido, e sim, o último custo atual. Para isso, é necessário configurar o parâmetro "Último custo", acessado em "Início > Parametrização > Vendas > Custo para cálculo da margem". Quando é feito algum ajuste no custo do item, para reprocessar a margem de contribuição, utiliza-se a ferramenta "Atualização da margem de contribuição". Alterado o sistema para calcular a margem de contribuição visando o último custo do item na data de emissão do pedido.

Acesso em: Vendas > Mais opções

12263 - Formação de preços

Quando era desabilitada a permissão da tela "Formação de preços", o sistema estava permitindo acesso em "Itens e serviços" pelo menu "Mais opções". Com esta alteração o sistema passa a fazer a validação da permissão para ambos os acessos.

Acesso em: Vendas > Itens e serviços

13570 - Retornos bancários

Em retornos bancários de recebimento onde os títulos são de carteira descontada, o sistema estava impedindo o processo devido o envio do banco conter registros sem data de crédito, sendo necessário informá-la manualmente para dar sequência. Com esta alteração, o sistema passa a inserir uma data mínima valida para os títulos descontados.

Acesso em: Receber > Retornos bancários

13477 - Contas a pagar

Ao editar o valor dos lançamentos contábeis "Débitos/crédito" de um lote de contas a pagar, o sistema deve ratear corretamente o novo valor entre as parcelas geradas. Nos casos em que não seja possível dividir o valor igualmente entre as mesmas, uma das parcelas ficará com o valor sobressalente.

Acesso em: Pagar > Contas a pagars

13579 - SPED PC2

Alterado o sistema na exportação do "SPED PC2" para enviar os dados de fatores de conversão dos itens nas notas de entrada.

Acesso em: Contábil > Mais opções

Semana 04

Liberações do dia 23 de novembro

13927 - Propostas de venda

Alterado o processo de "Propostas de venda", na busca do custo do item para não apresentar mensagem, para os itens que não possuem valor de último custo.

Acesso em: Vendas > Propostas de venda

13679 e 13795 - Pedidos

1- Identificado que nas notas fiscais de saída com situação "Falha", é possível rastrear o pedido, porém, a partir do pedido, não rastreava a nota. Alteração realizada para ser possível o rastreio da nota com vínculo ao pedido.

2- Alterada a tela de "Pedidos", para quando utilizar a opção rastrear notas fiscais, todas as notas vinculadas ao pedido sejam demonstradas.

Acesso em: Vendas > Pedidos

12088 e 12275 - Caixa de faturamento

1- Quando o parâmetro "Faturar com código e descrição do cliente" estava marcado no cadastro do cliente, e no item, aba venda, os campos "Identificação do cliente" e "Descrição do cliente" não tinham informação cadastrada, ao emitir nota fiscal de saída, uma mensagem era demonstrada impedindo a conclusão da mesma. Alteração feita para que o sistema não torne obrigatório a inserção de identificação e descrição do cliente no cadastro do item.

2- Alterado o sistema para que no lançamento de uma nota fiscal de saída, na aba financeiro, diversas formas e condições de pagamento possam ser inseridas e o cálculo do valor total a receber seja feito de acordo.

Acesso em: Vendas > Caixa de faturamento

12132 - Relatórios - Vendas

O relatório "Faturamento" foi alterado para demonstrar o número da NFS-e referente as notas de serviços faturadas.

Acesso em: Vendas > Relatórios

13444 e 13633 - Pedido de compra

1- Alterado o Espelho "Pedido de compras", para demonstrar a ordenação dos itens conforme o lançamento no pedido.

2- Alterado no processo de "Pedido de compra", para ao utilizar a opção de alterar a "Data de entrega dos itens", esta nova data seja salva sem mais apresentar mensagem.

Acesso em: Compras > Pedido de compra

13773 - Notas fiscais de entrada

Ao lançar uma fatura inserindo uma informação no campo "Observação", foi percebido que no campo de observações do "Contas a pagar", essas informações não estavam sendo demonstradas. Realizada a alteração para que o campo "Observação" seja demonstrado conforme o que foi informado no lançamento da "Fatura".

Acesso em: Compras > Notas fiscais de entrada

13590 - Relatórios Compras

Alterado relatório "Itens de pedido de compra", onde a coluna "Atraso" seja demonstrada a diferença de dias entre a data da conferência e a data de entrega do pedido.

Acesso em: Compras > Relatórios

13696 - Relatórios Estoque

Ao exibir o relatório "Itens sem movimentação", foi percebido que no momento em que o arquivo é exportado para o formato "CSV", a planilha estava exibindo na coluna "Origem" apenas valores numérico. O sistema foi alterado para que nessa coluna seja demonstrado a sua origem conforme o relatório do sistema Useall M2.

Acesso em: Estoque > Relatórios

13715 - DFC

Para títulos onde a baixa foi realizada com acréscimos ou descontos, ao emitir o "DFC" os lançamentos contábeis são gerados corretamente, porém estava sendo gerado também um movimento com valor zero para a linha "Lançamentos sem CAR", isso ocorria, pois a rotina que verifica os acréscimos e descontos não estava ignorando os campos vazios e gerando lançamentos para eles. O sistema foi alterado para não validar esses campos sem valor, assim evitando lançamentos zerados no "DFC".

Acesso em: Tesouraria > Mais opções

6378 - Orçamento empresarial

O carregamento da montagem de orçamentos empresariais estava muito demorado, muitas vezes parando o processo devido tempo excedido, isso gerou a necessidade de revisão para melhoria do desempenho. Com isso, o sistema foi alterado para que a montagem ocorra em segundo plano e também para que se for inserida uma conta sintética, o sistema busque somente as contas analíticas descendentes dela, evitando redundâncias no carregamento.

- Acesso em: Contábil > Orçamento empresarial

13295 - Redução da base de cálculo do ICMS

Os cadastros da tela "Redução da base de cálculo do ICMS" antes permitiam informar somente uma "UF destino", isso dificultava o processo de configuração, pois em casos onde a mesma redução poderia ser usada para mais de um destino, era necessário cadastrar uma nova redução para cada UF. O sistema foi alterado permitindo inserir mais de uma opção no campo "UF destino".

Acesso em: Contábil > Listas