Alterações liberadas no mês de novembro
Veja abaixo as liberações realizadas.
- Semana 01 - Versão: 02/11
- Semana 02 - Versão: 09/11 e 10/11
- Semana 03 - Versão: 13/11 e 16/11
- Semana 04 - Versão: 23/11
Semana 01
Liberações do dia 02 de novembro
Alterados os relatórios "Faturamento", "Itens faturados", "Itens de notas fiscais de saída", "Notas fiscais de saída", "Notas fiscais de saída canceladas" e "Clientes sem faturamentos" para que na exportação do arquivo CSV, os códigos demonstrados nas colunas sejam os mesmos cadastrados no sistema.
Acesso em: Vendas > Relatórios
Quando a tag <"xPed"> do XML vem informado, o sistema não identificava o pedido. Alterado o processo "Importar XML da NF-e", para que a mensagem seja demonstrada ao passar o mouse sobre o botão "Carrinho" e não mais sobre o botão "+".
Acesso em: Compras > Importar XML da NF-e
Alterado o "Recibo" de contas a receber para demonstrar a Razão Social do responsável pela cobrança.
Acesso em: Receber > Contas a receber
Na renegociação de contas a pagar, durante a montagem dos títulos novos, o sistema não atualizava automaticamente os dados "Espécie", "Portador" e "Natureza financeira", conforme configurado no "Tipos de contas a pagar", nem a "Forma de pagamento" conforme configurado no cadastro do fornecedor. O sistema foi alterado para que estes dados sejam demonstrados automaticamente quando disponíveis, assim como no processamento que faz a tela demonstrar o último tipo usado em uma renegociação como o padrão.
Acesso em: Pagar > Contas a pagar
Semana 02
Liberações do dia 09 de novembro
No sistema CRM é possível cadastrar "Propostas de venda" a partir das oportunidades, identificado que ao processar a proposta de venda a tela retornava com as mesmas informações. Alterado o sistema para ao processar a proposta de venda a tela não demonstre as informações do lançamento anterior.
Acesso em: Vendas > Propostas de venda
1 - Disponibilizada integração entre o sistema Useall M2 e E-commerce Tray. Identificado que na emissão de pedidos de venda, quando este era processado em "Pedidos", a descrição da transportadora não estava sendo demonstrada na aba "Transporte". Alterado o sistema para que a transportadora selecionada seja vinculada ao sistema M2 e também a observação interna informe o nome da transportadora cadastrada na Tray.
2 - A integração dos pedidos do sistema M2 via integração E-commerce - Tray, estavam removendo o vendedor do cadastro do cliente. Alterado processo de integração de pedidos para que os vendedores não seja mais removido do cadastro dos clientes.
Acesso em: Vendas > Pedidos
12921 - Notas fiscais de saída
No processo "Notas fiscais de saída", quando o tipo de saída estiver parametrizado para contabilizar, caso a nota apresente falha no processamento, após ser corrigida e finalizada, foi verificado que a conta contábil não estava sendo vinculada ao título no contas a receber. Alteração feita para garantir que a conta contábil grave corretamente no contas a receber.
Acesso em: Vendas > Notas fiscais de saída
Alterado os relatórios de "Faturamento" e "Itens faturados por grupo de item" para exibir as notas de entrada lançadas do tipo "Estorno" independente da operação informada, "Compra", "Devolução de venda", "Outros", "Remessa" e "Retorno".
⚠️ Para visualizar as notas estornadas nos relatórios, tem-se o filtro "Mostrar notas fiscais estornadas".
Acesso em: Vendas> Relatórios
13137 e 13192 - Relatórios - Compras
1 - Alterado o relatório "Itens de pedido de compra" onde será demonstrado uma nova coluna com "Valor unitário".
2 - Alterado relatório de "Itens de notas fiscais de entrada", para demonstrar e ordenar por "Fornecedores", "Data de entrada" e "Número da NF".
Acesso em: Compras > Relatórios
Quando um contas a receber com conta contábil que desdobra centro de custo e CAR tinha o seu valor editado, o sistema não permitia mais a edição dos lançamentos contábeis, isso ocorria, pois a validação estava sendo feita com o valor anterior. O sistema foi alterado para usar o valor do título como referência na validação da contabilização. A mesma alteração foi disponibilizada na tela "Contas a pagar".
Acesso em: Receber > Contas a receber
Liberações do dia 10 de novembro
13841 - Notas fiscais de saída
Alterado o sistema no processo de "Notas fiscais", para que as notas que possuem "CAR", possam ser emitidas sem mais apresentar mensagem.
Acesso em: Vendas > Notas fiscais de saída.
Semana 03
Liberações do dia 13 de novembro
13683 - Notas fiscais de saída
Os títulos de contas a receber gerados a partir de uma venda no sistema Loja, são vinculados as notas fiscais após a confirmação da emissão, caso seja cancelada a nota, estes títulos são cancelados no sistema Useall-M2. Alteração feita para que no cancelamento da uma nota fiscal com origem do Loja, os títulos de contas a receber vinculados a ela, não sejam cancelados também.
Acesso em: Vendas > Notas fiscais de saída
Liberações do dia 16 de novembro
O sistema estava mostrando mensagem de erro ao tentar configurar a parametrização "Utilizar contabilidade" para informar um plano de contas contábeis de empresa recém-cadastrada e sem regras de contabilização, isso ocorria, pois na validação estavam sendo consideradas as outras empresas que já possuíam planos de contas configurados. Com esta alteração, o sistema passa a validar somente as configurações contábeis do plano sendo inserido.
Acesso em: Início > Parametrização
13279 - Notas fiscais de serviço
Alteração realizada no cancelamento de "Notas fiscais de serviço". Ao solicitar o evento de cancelamento da nota junto a Prefeitura, a mesma será cancelada automaticamente.
Acesso em: Vendas > Notas fiscais de serviço
1 - O sistema foi alterado para garantir que a ação salvar, ao realizar edição ou inserção de complemento no item do pedido, seja feita corretamente.
2 - No cadastro de um pedido, o sistema foi alterado para emitir aviso ao informar um número de pedido de cliente já cadastrado.
Acesso em: Vendas > Pedidos
Alterado o relatório "Pedidos Emitidos", para que os dados inseridos no campo "Grupo do item", sejam demonstrados.
Acesso em: Vendas > Relatórios
10573 - Atualização da margem de contribuição
Foi identificado que na atualização da margem de contribuição dos pedidos já emitidos, não estava sendo calculado o último custo do item na data de emissão do pedido, e sim, o último custo atual. Para isso, é necessário configurar o parâmetro "Último custo", acessado em "Início > Parametrização > Vendas > Custo para cálculo da margem". Quando é feito algum ajuste no custo do item, para reprocessar a margem de contribuição, utiliza-se a ferramenta "Atualização da margem de contribuição". Alterado o sistema para calcular a margem de contribuição visando o último custo do item na data de emissão do pedido.
Acesso em: Vendas > Mais opções
Quando era desabilitada a permissão da tela "Formação de preços", o sistema estava permitindo acesso em "Itens e serviços" pelo menu "Mais opções". Com esta alteração o sistema passa a fazer a validação da permissão para ambos os acessos.
Acesso em: Vendas > Itens e serviços
Em retornos bancários de recebimento onde os títulos são de carteira descontada, o sistema estava impedindo o processo devido o envio do banco conter registros sem data de crédito, sendo necessário informá-la manualmente para dar sequência. Com esta alteração, o sistema passa a inserir uma data mínima valida para os títulos descontados.
Acesso em: Receber > Retornos bancários
Ao editar o valor dos lançamentos contábeis "Débitos/crédito" de um lote de contas a pagar, o sistema deve ratear corretamente o novo valor entre as parcelas geradas. Nos casos em que não seja possível dividir o valor igualmente entre as mesmas, uma das parcelas ficará com o valor sobressalente.
Acesso em: Pagar > Contas a pagars
Alterado o sistema na exportação do "SPED PC2" para enviar os dados de fatores de conversão dos itens nas notas de entrada.
Acesso em: Contábil > Mais opções
Semana 04
Liberações do dia 23 de novembro
Alterado o processo de "Propostas de venda", na busca do custo do item para não apresentar mensagem, para os itens que não possuem valor de último custo.
Acesso em: Vendas > Propostas de venda
1- Identificado que nas notas fiscais de saída com situação "Falha", é possível rastrear o pedido, porém, a partir do pedido, não rastreava a nota. Alteração realizada para ser possível o rastreio da nota com vínculo ao pedido.
2- Alterada a tela de "Pedidos", para quando utilizar a opção rastrear notas fiscais, todas as notas vinculadas ao pedido sejam demonstradas.
Acesso em: Vendas > Pedidos
12088 e 12275 - Caixa de faturamento
1- Quando o parâmetro "Faturar com código e descrição do cliente" estava marcado no cadastro do cliente, e no item, aba venda, os campos "Identificação do cliente" e "Descrição do cliente" não tinham informação cadastrada, ao emitir nota fiscal de saída, uma mensagem era demonstrada impedindo a conclusão da mesma. Alteração feita para que o sistema não torne obrigatório a inserção de identificação e descrição do cliente no cadastro do item.
2- Alterado o sistema para que no lançamento de uma nota fiscal de saída, na aba financeiro, diversas formas e condições de pagamento possam ser inseridas e o cálculo do valor total a receber seja feito de acordo.
Acesso em: Vendas > Caixa de faturamento
O relatório "Faturamento" foi alterado para demonstrar o número da NFS-e referente as notas de serviços faturadas.
Acesso em: Vendas > Relatórios
13444 e 13633 - Pedido de compra
1- Alterado o Espelho "Pedido de compras", para demonstrar a ordenação dos itens conforme o lançamento no pedido.
2- Alterado no processo de "Pedido de compra", para ao utilizar a opção de alterar a "Data de entrega dos itens", esta nova data seja salva sem mais apresentar mensagem.
Acesso em: Compras > Pedido de compra
13773 - Notas fiscais de entrada
Ao lançar uma fatura inserindo uma informação no campo "Observação", foi percebido que no campo de observações do "Contas a pagar", essas informações não estavam sendo demonstradas. Realizada a alteração para que o campo "Observação" seja demonstrado conforme o que foi informado no lançamento da "Fatura".
Acesso em: Compras > Notas fiscais de entrada
Alterado relatório "Itens de pedido de compra", onde a coluna "Atraso" seja demonstrada a diferença de dias entre a data da conferência e a data de entrega do pedido.
Acesso em: Compras > Relatórios
Ao exibir o relatório "Itens sem movimentação", foi percebido que no momento em que o arquivo é exportado para o formato "CSV", a planilha estava exibindo na coluna "Origem" apenas valores numérico. O sistema foi alterado para que nessa coluna seja demonstrado a sua origem conforme o relatório do sistema Useall M2.
Acesso em: Estoque > Relatórios
Para títulos onde a baixa foi realizada com acréscimos ou descontos, ao emitir o "DFC" os lançamentos contábeis são gerados corretamente, porém estava sendo gerado também um movimento com valor zero para a linha "Lançamentos sem CAR", isso ocorria, pois a rotina que verifica os acréscimos e descontos não estava ignorando os campos vazios e gerando lançamentos para eles. O sistema foi alterado para não validar esses campos sem valor, assim evitando lançamentos zerados no "DFC".
Acesso em: Tesouraria > Mais opções
O carregamento da montagem de orçamentos empresariais estava muito demorado, muitas vezes parando o processo devido tempo excedido, isso gerou a necessidade de revisão para melhoria do desempenho. Com isso, o sistema foi alterado para que a montagem ocorra em segundo plano e também para que se for inserida uma conta sintética, o sistema busque somente as contas analíticas descendentes dela, evitando redundâncias no carregamento.
- Acesso em: Contábil > Orçamento empresarial
13295 - Redução da base de cálculo do ICMS
Os cadastros da tela "Redução da base de cálculo do ICMS" antes permitiam informar somente uma "UF destino", isso dificultava o processo de configuração, pois em casos onde a mesma redução poderia ser usada para mais de um destino, era necessário cadastrar uma nova redução para cada UF. O sistema foi alterado permitindo inserir mais de uma opção no campo "UF destino".
Acesso em: Contábil > Listas