Alterações liberadas no mês de outubro

Veja abaixo as liberações realizadas.

Semana 01

Liberadas versões nos dias: 03/10, 04/10 e 06/10

Liberações do dia 03 de outubro

13307- Pedidos

No cadastro "Itens e serviços", aba Venda, há um campo para informar o complemento do item. Esse complemento é inserido automaticamente no item ao realizar o pedido, sendo replicado para a nota fiscal. Alteração realizada para que o complemento do item seja demonstrado ao emitir notas fiscais de saída vinculados aos pedidos de venda.

Acesso em: Vendas > Pedidos

12524- Caixa de faturamento

O sistema foi alterado para que, ao realizar um pedido de venda informando o campo "N° ped. cliente" e, no item, o campo "Item do pedido do cliente", o "número O.C." não seja demonstrado no complemento do item do pedido e sim, ao preparar a nota fiscal no processo "Caixa de faturamento".

⚠️ O parâmetro localizado em "Início > Comum > Imprimir número do pedido do cliente (O.C.) para cada item do documento fiscal" deve ser configurado como "Sim" para que o número do pedido do cliente conste na nota fiscal.

Acesso em: Vendas > Caixa de faturamento

13321- Notas fiscais de saída

O processo "Notas fiscais de saída" foi alterado para que o "Tipo de saída" que não gera contas a receber, não envie a tag de duplicatas à SEFAZ.

Acesso em: Vendas > Notas fiscais de saída

12814- Família de produtos

Disponibilizado no processo "Famílias de produtos", tela de geração dos itens, a opção "Gerar e liberar". Com esta nova opção, ao finalizar a geração dos itens, os itens serão liberados. Também foram disponibilizadas notificações serão demonstradas quando a quantidades de itens gerados e liberados ter muitos itens e serão notificadas pelo ícone representativo ao "sino".

Acesso em: Vendas > Mais opções > Família de produtos

13335- Notas fiscais de entrada

Alterada a verificação no processo de "Notas fiscais de entrada" do tipo "Devolução de venda" para utilizar o parâmetro "Gerar nota única com vencimento na data de entrada da NF", acessado em "Início > Parametrização > Compras > Nota de débito para devolução".

Acesso em: Compras > Notas fiscais de entrada

12636- Histórico contábil

No cadastro de históricos contábeis para processos de saída, a variável referente ao número da nota fiscal estava trazendo o número do RPS quando aplicada em notas fiscais de serviço. Portanto, o sistema foi alterado para que o histórico traga corretamente o número de NFS-e, assim como foi adicionada uma variável separada para o dado de RPS.

Acesso em: Contábil > Listas > Histórico contábil

Liberações do dia 04 de outubro

13422- Notas fiscais de serviço

Alterado o sistema para não validar no processo de "Notas fiscais de serviço" o tamanho de 120 caracteres. A emissão das notas de serviço suporta até 4.000 caracteres, porém cada provedor de serviço irá limitar envio.

Acesso em: Vendas > Notas fiscais de serviço

Liberações do dia 06 de outubro

12657- Tabelas de preço de venda

Na tela "Tabelas de preços de venda", ao consultar registros e adicionar itens, o sistema não realizava a busca. Alterado o sistema para que o método de consulta dos itens permita a busca dos itens.

Acesso em: Vendas > Tabelas de preços de venda

13068- Download XML NF-e em lote

Disponibilizada a tela "Download XML NF-e em lote" para as notas fiscais de saída.

⚠️ Para ter acesso a esta tela é preciso a permissão ao usuário.

Acesso em: Vendas > Mais opções

13302- Oportunidades

No sistema Useall-CRM é possível cadastrar propostas de vendas a partir das "Oportunidades". Alterado para permitir abrir corretamente o cadastro de propostas no sistema Useall-M2.

Acesso em: Vendas > Propostas de vendas

13365 e 13373- Propostas de venda

1- Disponibilizado o filtro "Supervisor" na "Pesquisa avançada" no processo de "Propostas de venda".

2- Alterado o processo "Propostas de venda" com item não cadastrado para, após o processamento, ao visualizar a proposta, a descrição dos itens sejam demonstradas.

Acesso em: Vendas > Propostas de venda

13234- Caixa de faturamento

No processo "Caixa de faturamento", após preparar a nota e consultar a aba contabilidade, ao pressionar o botão "Atualizar lançamentos" antes dos registros demonstrados na tela, ocorria duplicidade nas contabilizações. Alterada a aba "Contabilidade" para que os registros sejam demonstrados antes do botão "Atualizar lançamentos" ficar disponível.

Acesso em: Vendas > Caixa de faturamento

13018- Cotações

Disponibilizado no processo de "Cotações", novas opções na tela de "Avaliação da cotação". As opções são:

* Agrupador por item e fornecedor;
* Totalizador do agrupador selecionado;
* Disponibilizadas algumas colunas, tais como, "Cond. de pagto", "Tipo do frete", "ICMS", "IPI", etc;
* Calcula o custo do item e sinaliza na tela o menor valor, é demonstrado na cor "Verde".
* Grid de Itens pré-aprovados.
* Na tela de "Cotação do fornecedor" foi disponibilizado a "Forma de pagamento".

Acesso em: Compras > Mais opções

13189- Notas fiscais de entrada

Alterado o processo "Notas fiscais de entrada", aba "Financeiro", para que seja demonstrado em monitores com resolução abaixo, permitindo assim, a demonstranção das informações.

Acesso em: Compras > Nota fiscal de entrada

13223- Baixa de contas a receber

No processo de baixa de títulos de contas a receber vencidos, usando método diferente de "Dinheiro", se o valor recebido fosse editado, o sistema não calculava o valor dos juros. Isso ocorria devido a não demonstração da "Data de pagamento", impedindo assim, o recálculo dos juros sobre o valor pago. Alterado o sistema para que os juros sejam atualizados independente do método de recebimento escolhido.

Acesso em: Receber > Contas a receber

133372- Acerto

Alterado no processo de "Acerto" a numeração dos títulos gerados através da renegociação. Os títulos devem possuir uma numeração seguindo a sequência numérica e podem ter seus prefixos alterados manualmente no momento da geração. Também foi alterado a inclusão de descontos e acréscimos na renegociação, esses valores serão somados ou subtraídos do valor final da nota fiscal gerada na finalização do acerto.

Acesso em: Receber > Mais opções

12562- Parametrização

Alterada a variável "@NUMERO_NF" de "Número da NF/RPS" para "Número da NF/NFS-e" e disponibilizado a variável "@NUMERO_RPS" com a descrição "Número da RPS", na parametrização da "Configuração da cobrança bancária", acessado em "Início > Parametrizações > Contas a receber > Configuração da cobrança bancária" na aba instruções", onde se configura a mensagem a ser impressa no boleto.

Acesso em: Início > Parametrização

12562- Informação complementar

Disponibilizada na tela "Configurar informação complementar para nota fiscal de saída", nas "Informações complementares", a opção "O grupo tribuário está na lista", que será possível configurar as informações complementares com os grupos tributários.

Acesso em: Contábil > Listas

Semana 02

Liberadas versões no dia: 10/10 e 13/10

Liberações do dia 10 de outubro

12450 - Notas fiscais de saída

O sistema foi alterado para emitir mensagem informativa quando existir um código de redespacho informado nos dados de transporte e este for alterado ou retirado através da opção "Mais opções > Alterar > Dados da nota".

Acesso em: Vendas > Notas fiscais de saída

12940 e 13401 - Relatórios - Vendas

1- Disponibilizado no relatório "Evolução do faturamento", os filtros "Cliente" e "Vendedor".

2- Alteradas as dependências do sistema Useall-M2 com a ferramenta de geração de relatórios. Com a alteração, quando a ferramenta de relatórios passar por alguma lentidão, instabilidade ou manutenção o sistema manterá seu processamento.

Acesso em: Vendas > Relatórios

12779 - Baixas de contas a receber

Em baixas de contas a receber feitas com contas a pagar, ou vice-versa, o espelho mostrava os dados do título usado na baixa sem especificar o valor quitado e o saldo restante. Disponibilizados os campos "Saldo anterior a baixa", "Valor baixa" e "Saldo após a baixa" nos documentos vinculados demonstrados nos espelhos de baixas de contas a receber.

⚠️ As alteraçãos também foram realizadas para o espelho de baixa de contas a pagar.

Acesso em: Receber > Baixas de contas a receber

13456 - Loja - acerto

Removida a opção "Gerar registro de NF na caixa de faturamento" das configurações do acerto devido a parametrização não ser necessária. Finalizando o "Acerto", o documento fiscal passa a ser emitido automaticamente, sem precisar passar pela caixa de faturamento e o processo materá o fluxo conforme alterações realizadas no botão "Configurações do acerto".

Acesso em: Receber > Mais opções

12840 - Código do serviço fiscal

Disponibilizado no processo "Código do serviço fiscal" a possibilidade de inserir até 4 casas decimais após a vírgula nos campos "Percentual de ISS" e "% de redução do ISS".

Acesso em: Contábil > Listas

Liberações do dia 13 de outubro

12868 - Caixa de faturamento

No processamento de pedidos de venda com descontos nos itens, se os valores desses descontos fossem alterados utilizando o botão "Desconto" encontrado na aba "Itens", uma mensagem de alerta era exibida impedindo a modificação. O sistema foi alterado para que o valores de desconto possam ser editados.

Acesso em: Vendas > Caixa de faturamento

13244 - Relatórios - Vendas

O relatório "PIS/COFINS a recolher" foi alterado para demonstrar as notas fiscais de saída do tipo "Devolução".

Acesso em: Vendas > Relatórios

13093 - Retornos bancários

No processamento de "Retornos bancários", quando feita a alteração da carteira simples para descontada, era gerado um "Desconto de título" cujo o movimento informava o campo "Contabiliza" igual a "Sim", mesmo quando o título de origem já possuía contabilização. O sistema foi alterado para que nessa situação, o movimento financeiro seja gerado com o campo "Contabiliza" igual a "Não".

Acesso em: Receber > Retornos bancários

13382 - Plano de contas

Alterado o sistema no cadastro de "Plano de contas" para desabilitar a edição da máscara quando o plano for vinculado a uma conta contábil.

Acesso em: Contábil > Listas

13209 - SPED PC2

As notas de entrada canceladas e inutilizadas, quando exportadas ao "Useall PC2" estão trazendo os dados de impostos, o que dificulta a apuração. O sistema foi alterado para que estas notas sejam exportadas no arquivo, sem os registros referentes aos itens e impostos.

Acesso em: Contábil > Mais opções

Semana 03

Liberada versão no dia: 19/10

Liberações do dia 19 de outubro

11830 - Caixa de faturamento

O sistema não estava de acordo com a parametrização "Ordem de faturamento dos itens" quando configurada como "Digitação", que deve organizar os itens na preparação de notas fiscais de saída por ordem de digitação. Disponibilizada alteração para assegurar que os processos iniciados na "Caixa de faturamento" fiquem de acordo com essa parametrização.

Acesso em: Vendas > Caixa de faturamento

13497 - Relatórios - Vendas

Alterado o relatório “Margem por proposta” para a emissão das informações conforme filtros utilizados.

Acesso em: Vendas > Relatórios

13220 - Entrada

No processo de devoluções de venda, caso fosse devolvida mais de uma nota com o mesmo item, o custo médio estava sendo processado para todos os itens com o valor utilizado na primeira nota de saída vinculada. O sistema foi alterado para que nesta situação, o cálculo do custo médio seja feito com base no dia da saída de cada item.

Acesso em: Compras > Entrada

13282 - Itens e serviços

Disponibilizado verificação na tela de cadastro de item para assegurar que o fator de conversão na troca da "Unidade padrão" seja igual a '1'.

Acesso em: Estoque > Itens e serviços

13237 - SPED PC2

Os registros de "Conhecimento de transportes" cancelados estavam sendo exportados para o "SPED PC2", sendo que estes não devem ser considerados na contabilização de entradas. O sistema foi alterado para que os registros CT-e de entrada cancelados não sejam demonstrados na exportação para o PC2.

Acesso em: Contábil > Mais opções

Semana 04

Liberada versão no dia: 26/10

Liberações do dia 26 de outubro

3990 - Clientes / Fornecedores

Disponibilizada na tela de cadastro "Cliente/Fornecedores" a opção "Histórico de alterações", esta opção guarda os históricos de alterações.

Acesso em: Vendas > Clientes / Fornecedores

12327 e 13467 - Caixa de faturamento

1- No processo "Caixa de faturamento", ao emitir uma nota fiscal de saída com lançamentos contábeis, caso um centro de custo fosse adicionado, o campo histórico não retornava a descrição. O sistema foi alterado para que, ao adicionar um novo centro de custo, o campo histórico seja preenchido conforme configurado.

2- Alterado o sistema na emissão de uma nota fiscal de serviço, utilizando o provedor "e-Notas GW", onde haja retenção de ISS para clientes de outros municípios e quando a natureza da operação do serviço for “Tributado fora do município”, o número informado seja igual a "2".

Acesso em: Vendas > Caixa de faturamento

7038 - Notas fiscais de saída

Alterado o processo "Notas fiscais de saída", aba "Adicional", para demonstrar as informações complementares na ordem em que são inseridas. Mesma ordenação se mantém na impressão do espelho da nota, no XML e ao gerar o DANFE.

Acesso em: Vendas > Notas fiscais de saída

13008 - Entrada

Alterado o sistema para permitir cancelar a "Conferência" na entrada. No lançamento da nota de entrada, quando os itens forem dos tipos "Serviço" ou "Ativo Imobilizado" ou quando os itens não movimentam estoque. Sendo assim, será possível fazer o cancelamento mesmo que o estoque esteja fechado.

Acesso em: Compras > Entrada

13439 e 13624 - Notas fiscais de entrada

1- No processo de "Notas fiscais de entrada", os lançamentos na aba contabilidade foram alterados para não haver a necessidade de visualizá-los na aba contabilidade.

2- Alterado o processo de "Notas fiscais de entrada", do tipo "Devolução", para referenciar documentos sem vínculo.

Acesso em: Compras > Notas fiscais de entrada

13495 - Contas a receber

Se um lote de contas a receber renegociado e com comissão fosse renegociado novamente, porém, desta vez informando um desconto com valor maior que o da comissão, o sistema exibia uma mensagem avisando que o título não poderia ser renegociado, pois a comissão ficaria com valor negativo. Isso acontecia porque o sistema estava acumulando os descontos proporcionais dos títulos e diminuindo de cada valor de comissão. Com esta alteração, asseguramos o processamento dos títulos que estão de acordo com a situação descrita.

Acesso em: Receber > Contas a receber

13265 - Contas a pagar

A mesma rotina que verifica as permissões do contas a pagar também estava verificando a do contas a receber, isso fazia o sistema exibir uma tela em branco ao tentar rastrear as baixas de um título a pagar quando o contas a receber estivesse sem permissões. Com a alteração, estes processos serão validados de forma independente para assegurar o funcionamento das permissões conforme configurado.

Acesso em: Pagar > Contas a pagar

12390 - Relatórios Contábil

Foram realizadas alterações nos relatórios do módulo "Contábil". Isso se deve ao fato de vários relatórios e modelos mostrarem informações idênticas.
A ordem dos relatórios na seção "Lançamentos" do menu "Relatórios" foi alterada para "Lançamentos por centro de custo", "Lançamentos por conta contábil", "Lançamentos contábeis por documento" e "Lançamentos por CAR".

Seguem demais alterações dos relatórios:
Resumo de contas por centro de custos: Removido devido a modelos existentes com a sua função.

Contabilização por centro de custo:
* O nome do modelo do relatório foi alterado de "DETALHAMENTO POR CENTRO DE CUSTO" para "CONTABILIZAÇÃO POR CENTRO DE CUSTO E CONTA CONTÁBIL";
* O filtro "Classificação cdc" foi removido, o filtro "Centro de custo" busca pela classificação. Por exemplo, ao selecionar o centro de custo "1.01", devem ser considerados todos que sejam descendentes dele na classificação;
* Na impressão, a ordenação dos centros de custos será pela classificação, o formato anterior ordenava pelo código e incluirá o código e a classificação;
* As informações serão totalizadas em cada nível de classificação dos centros de custos.

Contabilização por conta contábil:
* O nome do modelo foi alterado para "Contabilização por conta contábil e centro de custo";
* O filtro "Centro de custo" passa a buscar pela classificação. Por exemplo, ao selecionar o centro de custo "1.01", devem ser considerados todos que sejam descendentes dele na classificação.

Contabilização por lançamento contábil
* O nome do modelo foi alterado para "Contabilização por lançamento contábil e centro de custo";
* O título na demonstração do relatório foi alterado de "DETALHAMENTO POR LANÇAMENTO" para "CONTABILIZAÇÃO POR LANÇAMENTO CONTÁBIL E CENTRO DE CUSTO";
* O filtro "Centro de custo" agora busca pela árvore de classificação. Por exemplo, ao selecionar o centro de custo "1.01", devem ser considerados todos que sejam descendentes dele na classificação.

Contabilização por centro de custo resumido
* Disponibilizado o relatório e deve demostrar todos os centros de custo ativos do plano CDC da filial;
* Inserido a seção "Contabilização" do menu "Relatórios";
* O nome do modelo é "Contabilização por centro de custo resumido";
* Na impressão, a ordenação dos centros de custo será pela classificação, o formato anterior ordenava pelo código;
* As informações são totalizadas em cada nível de classificação dos centros de custo.

Lançamentos por centro de custo
* O filtro "Centro de custo" agora busca pela árvore de classificação. Por exemplo, ao selecionar o centro de custo "1.01", devem ser considerados todos que sejam descendentes dele na classificação;
* Disponibilizado o filtro "Filtro cdc" configurado no menu "Listas" do módulo "Contábil".

Modelo - Agrupado por centro de custo
* O nome do modelo foi alterado de "Agrupado por centro de custo e conta contábil" para "Agrupado por centro de custo";
* O título do relatório foi alterado para "LANÇAMENTOS POR CENTRO DE CUSTO AGRUPADO";
* Na impressão, a ordenação dos centros de custo será pela classificação, o formato anterior ordenava pelo código e a descrição dos centros de custos incluirá ambos o código e a classificação.

Modelo - Agrupado por conta contábil
* O título do relatório foi alterado para "LANÇAMENTOS POR CENTRO DE CUSTO AGRUPADO POR CONTA";
* Na impressão, a ordenação dos centros de custo será pela classificação, o formato anterior ordenava pelo código.

Modelo - Padrão
* Na impressão, a ordenação dos centros de custo será pela classificação, o formato anterior ordenava pelo código;
* Na impressão, a descrição dos centros de custo incluirá ambos o código e a classificação.

Acesso em: Contábil > Relatórios

Semana 05

Liberada versão no dia: 31/10

Liberações do dia 31 de outubro

11881 - Relatórios Vendas

Alterado o relatório "Retenções sobre Serviços por CAR" para reduzir do tempo de processamento na emissão.

Acesso em: Vendas > Relatórios