Alterações liberadas no mês de setembro

Veja abaixo as liberações realizadas.

Semana 01

Liberadas versões nos dias: 05/09 e 08/09

Liberações do dia 05 de setembro

12641- Pedidos

Foi disponibilizada a integração entre o sistema Useall-M2 e e-commerce Tray. Ao realizar um pedido de venda enviado pela "Tray", identificamos que este pedido ao ser exibido no M2, na aba "Transporte", não demonstrava as informações. O sistema foi alterado onde as informações serão exibidas conforme informado.

Acesso em: Vendas > Pedidos

11850- Pedido de compra

No processo "Pedido de compra" são lançados os itens com as suas unidades, ao realizar a entrada vinculada ao pedido com conversão de unidade na finalização da nota fiscal, o pedido vinculado ficava com status "Parcial". O sistema foi alterado para que, ao lançar a nota fiscal de entrada vinculada ao pedido com conversão de unidade, onde as quantidades estejam de acordo com a conversão, o pedido de compra fique com o status "Finalizado".

Acesso em: Compras > Pedido de compra

12609- Entrada

Devido as questões logísticas, nos processos de entrada houve a necessidade de definir a forma do rateio do frete, podendo ser por o valor ou peso dos itens. Visto isso, foi alterado o campo "Frete" na aba "Transporte" para "Frete/cálculo" que permite a seleção da forma de rateio.

Acesso em: Compras > Entrada > Lançar NF > Transporte

12647- Demanda

O processo "Demanda" calcula a necessidades de compras. Esses cálculos podem ser realizados pela "Carteira de pedidos", "Média de vendas", "Média de faturamento", "Requisições", "Média de consumo", "Item abaixo do mínimo" e "Informada". O cálculo pela "Média de vendas" estava considerando os pedidos de venda com o status avaliação "Reprovados". O sistema foi alterado para não considerar mais estes pedidos com este status avaliação.

Acesso em: Compras > Demanda

12605- Montagens/Desmontagens de kits

Quando havia tentiva de fazer a montagem de kits com item sem componentes vinculados, uma mensagem era demonstrada impedindo o andamento. A alteração foi realizada para que a mensagem indique a alteração necessária: "Não existem componentes informados para esse item (Kit)".

Acesso em: Estoque > Mais opções > Montagens/Desmontagens de kits

11957- Contas a pagar

Ao cadastrar um título em “Contas a pagar” de forma manual, onde o tipo de contas a pagar esteja configurado para contabilizar e a espécie como "Previsão", o sistema permitia gerar lançamentos para contabilidade. A alteração foi realizada para que, ao selecionar um tipo de contas a pagar que contabilize e com espécie do tipo “Previsão”, não permita cadastrar contabilização do título.

Acesso em: Pagar > Contas a pagar

12483- Baixas de contas a pagar

No processo de lançamento de retorno bancário foi identificado que os lançamentos em "Baixas de contas a pagar" estavam demonstrando a data do dia do lançamento, quando deveria ser a data do pagamento do título. A alteração feita é para que a data do pagamento contida no arquivo de retorno bancário permaneça a mesma ao importar para o sistema.

Acesso em: Pagar > Baixas de contas a pagar

12745- Relatórios - Tesouraria

Os valores apresentados na coluna saída, no relatório "Extrato de movimentação de contas", não estavam formatados assim como os valores nas colunas "Entrada" e "Saldo". O relatório foi alterado para que o formato dos valores na coluna "Saída" estejam em conformidade com a formatação numérica.

Acesso em: Tesouraria > Relatórios

12193- Apuração de resultados por caixa

Em "Filtros de contas contábeis", localizado em "Contábil > Listas > Filtros de contas contábeis", é possível criar um cadastro com várias contas para aplicar no filtro em algumas telas do sistema. Foi adicionado nessa alteração, o filtro na pesquisa da "Apuração de resultados por caixa".

Acesso em: Contábil > Mais opções > Apuração de resultados por caixa

Liberações do dia 08 de setembro

12031 e 12564 - Notas fiscais de saída

1- Foi percebido que anteriormente o "Frete FOB" ainda exibia na "DANFE" como "DEST/REM". O sistema passou por uma alteração onde o campo "Tipo de frete" foi ajustados e os modelos de DANFE serão visualizados no DF-e ("Paisagem", "Retrato" e "Simples Retrato"). As informações a serem demonstradas neste campo são: 0-REMETENTE(CIF), 1-DESTINATÁRIO(FOB), 2-TERCEIROS, 3-PRÓPRIA REMET., 4-PRÓPRIA DEST e 9-SEM TRANSPORTE.

2- Para emissão da DANFE, o sistema dispõe do parâmetro "Início > Parametrização > Comum > Imprimir número do pedido do cliente (O.C.) para cada item do documento fiscal", que possibilita a demonstração dos campos "Número da ordem de compra (O.C)" e o "Número do Item do pedido do cliente". Alteração foi realizada incluindo espaçamento para facilitar a visualização desses valores.

Acesso em: Vendas > Notas fiscais de saída

13092 - Entrada

Alterado o sistema para que o campo "Série" fique disponível para seleção desejada ao emitir uma entrada do tipo "Devolução", marcada a opção "Nota própria" e a nota fiscal não seja um documento eletrônico.

Acesso em: Compras > Entrada

12248 - SPED Fiscal

O conhecimento de transporte eletrônico (CT-e) de entrada e saída é um documento fiscal. Na geração do arquivo "SPED Fiscal", os registros "D100" e "D190" não estavam constando no documento. A alteração foi realizada para que os registros "D100" e "D190" sejam demonstrados no arquivo gerado.

Acesso em: Contábil > SPED Fiscal

12572 - SPED PC2

A geração do arquivo "SPED PC2" foi alterada para que as notas fiscais de entrada com modelo fiscal 66 constem no arquivo para a exportação das informação ao PC2.

Acesso em: Contábil > Mais opções > SPED PC2

Semana 02

Liberadas versões nos dias: 12/09, 14/09 e 15/09

Liberações do dia 12 de setembro

12753 - Parametrização

No sistema temos a parametrização "Bloqueio por alçada de compras no pedido", que pode ser configurada como "Bloqueado" ou "Liberado". Dessa forma, quando inserido como "Bloqueado" e cadastrado o pedido de compra, seus status ficará conforme o parâmetro. Para liberar o pedido, é preciso acessar "Mais opções > Liberar alçada". Porém, ao alterar o preço unitário do item, o "Status alçada" permanecia como Liberado.
Alterado o sistema para que as informações modificadas, referentes ao valor total do pedido de compra, bem como a "Forma de pagamento", "Condição de pagamento" e o "Valor das parcelas", o status alçada passará para "Bloqueado".

Acesso em: Início > Parametrização

12951 - Pedidos

Foi realizado alteração dos itens de um pedido. Ao remover os itens, será exibida a opção "Removendo", não permitindo a remoção do próximo item antes da remoção completa do primeiro. A alteração é realizada através da opção "Mais opções > Alterar > Itens".

Acesso em: Vendas > Pedidos

12888 - Painel de compras

Realizando uma compra pelo "Painel de compras", no momento de gerar o pedido, a opção "Pedido em moeda estrangeira" se mantinha desabilitada para edição. Com a alteração realizada, se o parâmetro "Utilizar moeda estrangeira na cotação e pedido" estiver configurado como "Sim", a opção de utilizar moeda estrangeira permanecerá habilitada.

Acesso em: Compras > Painel de compras

12690 - Pedido de compra

Os pedidos de compra com tipos de entrada que calculam custo médio estavam retornando a mensagem "Busca de valor unitário por custo médio requer um almoxarifado" ao inserir itens mesmo que possuíssem almoxarifados. Com a alteração, a verificação será realizada para todos os itens, demonstrando o custo médio sem impedimentos.

Acesso em: Compras > Pedido de compra

12676 , 12722 e 11562 - Entrada

1- Os processos de entrada não estavam mantendo a ordem dos itens conforme foram digitados. Essa alteração assegura que a ordem dos itens será a mesma em todas as etapas dos lançamentos. Essa ordem nos lançamentos será realizada quando utilizada a opção "Entrada > Novo > Compra".

2- O sistema foi alterado no processo "Entrada", para o tipo de nota fiscal "Devolução de venda". Com a alteração, a quantidade com relação a unidade de medida dos documentos vinculados serão verificadas. Caso as unidade de medidas não forem iguais, a conversão deve ser realizada para a unidade de medida padrão.

3- Quando um pedido de compra é criado, era possível ser vinculado a mais de uma entrada enquanto estiver com a situação "Pendente", mesmo que este pedido esteja sem saldos disponíveis. Alterado o sistema para quando uma entrada tiver vínculo a um pedido de compra e esta tenha situação "Processado", o saldo não poderá ser utilizado por outras entradas, somente o saldo restante caso seja lançada parcialmente.

Acesso em: Compras > Entrada

12975 - Lote de contas a pagar

Ao lançar um lote de contas a pagar e os títulos serem gerados, na aba "Títulos", não era possível modificar a "Data de entrada". O sistema foi alterado para que essa modificação possa ser realizada.

Acesso em: Contas a pagar > Lote de contas a pagar

10143 - Informação complementar

Na emissão de NFS-e é possível configurar uma dedução nas bases de cálculo do ISS e INSS referente ao valor dos materiais inclusos na ordem de serviço, bem como uma redução nas bases de cálculo do ISS e INSS. Disponibilizadas as variáveis "Valor dedução dos materiais", "% redução BC do INSS", "BC do INSS", "% redução BC do ISS" e "BC do ISS" no processo "Informação complementar", referente opção "Nota fiscal de saída", com o objetivo de imprimir estes dados no campo "Observação da NFS-e".

Acesso: Contábil > Listas > Informação complementar

Liberações do dia 14 de setembro

11917 - Propostas de venda

Disponibilizado no processo "Proposta de venda", na aba financeiro, a opção "Fixar vencimentos" que irá fixar os vencimentos e os valores das parcelas.

Acesso em: Vendas > Propostas de venda

12890 - Relatórios - Vendas

Disponibilizado nos relatórios "Faturamento" e "Itens faturados" a opção de filtro "Mostrar notas fiscais estornadas". Quando marcado, as notas fiscais demonstradas serão do tipo de operação "Devolução de venda".

Acesso em: Vendas > Relatórios

12313 - Notas fiscais de entrada

No processo de "Nota fiscal de entrada", na aba financeiro, foi disponibilizado dois campos "Valor total" e "Diferença", que, respectivamente, demonstrará o valor calculado e a diferença de valor entre as parcelas.

Acesso em: Compras > Nota fiscal de entrada

12684 - Relatórios - Receber

Alterados os relatórios "Contas a receber em aberto" e "Contas a receber emitidas", para inclusão da possibilidade de várias informações no filtro "Grupo empresarial" e também foi ajustado o filtro "Filial" para trazer apenas filiais da empresa logada.

Acesso em: Receber > Relatórios

Liberações do dia 15 de setembro

13177 - Pedidos

Alterado o sistema para permitir alterar o "Tipo de operação" no pedido de venda de origem "Manual" e "Portal do representante".

Acesso em: Vendas > Pedidos

Semana 04

Liberadas versões nos dias: 26/09 , 28/09 e 29/09

Liberações do dia 26 de setembro

8639 - Parametrização

Se o parâmetro "Detalhar itens do kit da NF" estiver marcado como "Sim", os componentes do kit serão demonstrados na nota fiscal de saída. Porém, um alerta era emitido no faturamento informando que o kit não possuía saldo, isso ocorria devido a comparação do saldo do kit com o saldo de seus componentes. O sistema foi alterado para validar o uso do saldo do kit fechado.

Acesso em: Início > Parametrização > Comum

11148 e 12899 - Clientes

1- A opções constantes na tela "Configurar permissões" eram marcadas automaticamente para os registros de "Empregados ou Vendedor/Representantes". O sistema foi alterado para que sejam marcadas as opções apenas quando existir configuração das permissões.

2- Alterado o processo "Detalhes do cliente", aba "Resumo", para demonstrar os itens que o cliente adquiriu no campo "O que o cliente adquire".

Acesso em: Vendas > Clientes

11752 - Pedidos

Os clientes do exterior não possuem CPF/CNPJ, visto que são dados nacionais. Ao cadastrar um pedido com cliente do exterior, o tipo de identificação vem como "Consumidor não identificado", ao faturá-lo o sistema estava demonstrando a mensagem: "A nota fiscal não é de consumidor, entretanto está informada como 'Consumidor não identificado' e não possui CNPJ ou CPF." Alterado o sistema para que os processos de saída com clientes do exterior não validem esses dados de identificação.

Acesso em: Vendas > Pedidos

12701 e 12791 - Caixa de faturamento

1- Disponibilizado na "Caixa de faturamento > Novo > Faturar pedido", aba "Pedidos", a coluna "Item do pedido do cliente".

2- No processo de conferência de itens da "Caixa de faturamento", temos o botão "Confirmar todos", onde o sistema demonstra no campo "Confirmado" os valores da quantidade de cada item. Identificado que um pedido onde os itens possuem lote, utilizando um tipo de saída que não movimenta estoque, o sistema não estava realizando esse processo, deixando o campo "Confirmado" como zero.
Alterado o sistema para quando faturar um pedido, onde o item possuem lote e o tipo de saída não movimenta estoque, o sistema faça a conferência de forma automática.

Acesso em: Vendas > Caixa de faturamento

12490 - Tipo de saída

No cadastro de "Tipo de saída", aba "Adm", no campo "Descrição para nota fiscal" é definido como será impressa a descrição dos itens nas "Notas fiscais de saída". Ao definir a opção "Somente complemento", o sistema apresentava divergência. Alterado o sistema para demonstrar a descrição dos itens na nota fiscal de saída, conforme o campo descrito no tipo de saída.

Acesso em: Vendas > Listas

12607 e 12335 - Relatórios - Vendas

1- O relatório "Retenções sobre serviços por CAR" estava demonstrando o valor total do ISS para todos os CAR da "Nota fiscal de serviço" que possuem rateio. Alterado para demonstrar o valor do ISS proporcional com a porcentagem de cada CAR.

2 - Disponibilizado no sistema o relatório "Clientes por rota", onde é demonstrado nas colunas "Dias s/ venda", "Último pedido" , "Data" e "Total do pedido".

Acesso em: Vendas > Relatórios

12873 - Painel de Compras

Alterado o processo "Painel de compras" para demonstrar as solicitações de compras, conforme quantidade listada e período selecionado.

Acesso em: Compras > Painel de compras

12404 - Pedido de Compra

Disponibilizado no processo de "Pedido de compra", aba "Itens", a opção "Desconto (R$)" que pode ser selecionada por "Valor" ou "Percentual". Quando selecionada a opção valor, será rateado entre os itens do pedido e, quando a opção for percentual, o valor informado do percentual será aplicado em cada item.

Acesso em: Compras > Pedido de compra

12804 e 12882 - Notas fiscais de Entrada

1 - Alterado o processo de "Notas fiscal de entrada" para validar a emissão de nota própria, onde o "Tipo de entrada" está configurado para gerar contas a pagar e não seja informado a "Forma de pagamento".

2 - No processo de "Notas fiscal de entrada", é possível referenciar documentos sem vínculo através da opção: "Referenciar docto s/ vínculo". Essa referência pode ser realizada pela chave de acesso na aba "Doctos referenciados". Alterado o sistema para validar as informações dos campos "Modelo Fiscal", "Série" e "Número" ao salvar.

Acesso em: Compras > Nota fiscais de entrada

12847 - Importar XML da NF-e

Alterado o processo "Importar XML da NF-e" para que ao importar um arquivo XML de uma entrada com uma nova "Série", o sistema cadastre a nova série com a opção "Integrar na escrita fiscal" selecionada.

Acesso: Compras > Listas

12763 - Relatórios - Compras

Alterado o relatório "Frete" para demonstrar os conhecimentos de transportes com a situação "Processado".

Acesso em: Compras > Relatórios

12945 - Retornos bancários

No processo "Retornos bancários", importando um arquivo de retorno bancário, os arquivos do banco "SICCOB" estavam exibindo o campo "Data de crédito" em branco, com isso, o retorno bancário permanecia com status "Pendente". Alterado o sistema para demonstrar um alerta informando "Título sem data de crédito", inserir a data e continuar o processamento.

Acesso em: Receber > Retornos bancários

12977 - Relatórios - Pagar

Alterado o filtro "Filial" nos relatórios do módulos "Pagar" para demonstrar as filiais da empresa logada.

⚠️ As alterações também foram realizadas para os relatórios dos módulos "Receber" e "Tesouraria".

Acesso em: Relatórios > Pagar

5119 - Loja - Acerto

Realizadas alterações na ferramenta de "Acerto" para facilitar a execução do processo. Dentre elas, destaca-se a parametrização "Utilizar loja", descrita em "Início > Parametrização > Comum", para que a ferramenta seja demonstrada somente quando a opção "Utilizar loja" estiver habilitada.
Também foi disponibilizada a permissão de acertos separados por local. A tela de configurações, localizada dentro do cadastro do acerto, foi alterada de local. As configurações ficam disponíveis no botão "Configurações do acerto", na listagem de acertos e deve ser configurada antes de iniciar um novo.

👉 Para saber mais sobre a ferramenta, clique aqui .

Acesso em: Receber> Mais opções

12933 - Centros de custos

Disponibilizado no cadastro de "Centros de custos", o campo "CDC superior", para demonstrar a hierarquia da conta de centros de custos.

Acesso em: Contábil > Centros de custos

12830 - Lançamentos Contábeis

Quando realizado lançamento no processo de "Prestação de contas" do sistema Useall - Adiantamento de viagens, a data da prestação no lançamento contábeis estava com a data atual, mesmo sendo informada uma data retroativa. Alterado o sistema para que ao informar a data na prestação de contas, a data seja demonstrada nos lançamentos contábeis no sistema Useall - M2, conforme o lançamento realizado no sistema Useall - Adiantamento de viagens.

Acesso em: Contábil > Lançamentos contábeis

Liberações do dia 28 de setembro

11819 - Clientes / fornecedores

A personalização das colunas do processo "Clientes / fornecedores" foi alterada para que não haja duplicidade de nome das opções demonstradas.

⚠️ A alteração também foi realizada nos processos "Proposta de venda", "Notas fiscais de saída" e "Notas fiscais de serviço".

Acesso em: Vendas > Clientes

13162 - Propostas de Venda

No cadastro do item, a aba "Venda", é possível informar a descrição de venda. Esta descrição é replicada para todos os processos de venda do sistema e não estava sendo demonstrada. Alteração realizada para que a descrição de venda do item seja demonstrada na "Proposta de venda" conforme o cadastro do item inserido.

Acesso em : Vendas > Propostas de venda

7301 e 12903 - Caixa de Faturamento

1- Recentemente disponibilizamos o tipo de notas de "Remessa" e "Retorno" no sistem Useall - M2. Assim, removemos a opção "Outros" descrita no botão "Novo" do processo "Caixa de faturamento". No entanto, existem alguns cenários onde é necessário emitir nota fiscal de saída do tipo "Outros". Desta forma, foi restaurado o tipo "Outros" na "Caixa de faturamento".

2- Na "Caixa de faturamento", ao faturar pedido, é possível filtrar o pedido. Verificado que ao clicar no botão "Filtrar", uma mensagem era demonstrada impedindo a consulta e listagem de alguns pedidos. Alterado o sistema para filtrar os pedidos no período selecionado.

Acesso em: Vendas > Caixa de faturamento

12835 - Conhecimentos de Transportes

Disponibilizado no processo de "Conhecimento de transportes", aba "Geral", os campos "Cidade de origem" e "Cidade destino", ambos os campos serão obrigatórios. Está obrigação se faz necessária para que ao gerar "SPED Fiscal", os campos sejam enviados com os códigos IBGE das cidades.

Acesso em: Compras > Conhecimento de transporte

13168 e 13217 - Entrada

1- Alterado o processo de "Entradas" para permitir lançar as notas fiscais vinculadas a pedido de compras antes de fazer a conferência.

2- Alterado o processo de "Entradas" para permitir lançar as notas de entrada antes de fazer a conferência.

Acesso em: Compras > Entrada

12005 - Relatórios - Compras

O relatório "Análise ABC por item" tem a função de demonstrar os itens com maior relevância de quantidade ou valor e estava retornando mais de uma linha para o mesmo item. Alterado o relatório para demonstrar o item apenas uma vez.

Acesso em: Compras > Relatórios

12959 - Contas Contábeis

Para um controle mais efetivo quanto a classificação no cadastro de "Contas contábeis", alterado o sistema para que o prefixo que indica a conta superior seja demonstrado separado do restante da classificação em um campo não editável, facilitando na identificação da hierarquia das contas.

Acesso em: Contábil > Contas contábeis

13184 - Apuração de resultados por Caixa

O processo "Apuração de resultados por caixa" não estava aplicando o filtro "Conta contábil", trazendo resultados fora da especificação informada. Alterado o processo para que os filtros referentes as contas contábeis sejam aplicados para demonstração das informações.

Acesso em: Contábil > Mais opções

Liberações do dia 29 de setembro

13338 - Caixa de Faturamento

Nos processos de "Pedidos" e "Notas fiscais de saída", o sistema estava ultrapassando a quantidade máxima de 120 caracteres na descrição do item de venda quando possuia informação no complemento. Alterado o sistema para demonstrar a descrição do item com no máximo de 120 caracteres.

⚠️ A Sefaz permite o tamanho máximo 120 caracteres na descrição do item.

Acesso em: Vendas > Caixa de Faturamento