Alterações liberadas no mês de agosto
Veja abaixo as liberações realizadas.
Semana 01
Liberadas versões nos dias: 01/08 e 03/08
Liberações do dia 01 de agosto
Caixa de faturamento
No processo "Caixa de faturamento" existe a opção de agrupar pedidos por cliente, mas desagrupar não era possível. Alteração feita para que seja possível desagrupar.
Acesso em: Vendas> Caixa de faturamento
Propostas de venda
Ao realizar a alteração de itens no processo "Propostas de venda" e salvar, a seleção em azul não é demonstrada retirando a indicação de qual foi o item editado, dificultando assim a visualização quando na listagem existem vários itens. O sistema foi alterado para que após salvar a alteração do item, a linha do registro permaneça selecionada, facilitando a visualização do último item editado.
⚠️ A alteração também foi realizada nos processos: "Caixa de faturamento" e "Notas fiscais de saída".
Acesso em: Vendas > Propostas de venda
Pedidos de venda
1- O processo "Pedidos" foi alterado para que as informações do campo "Qtde de volumes", da aba "Transporte", quando descrito manualmente utilizando a opção "Informado", sejam transportadas para o lançamento da nota fiscal de saída. Também foi acrescentado o informativo (i), que descreve a possibilidade de faturamento parcial.
2- Quando iniciada a análise comercial, localizada em "Mais opções > Análise" na tela de cadastro de pedidos, se houvesse produto com custo zero no pedido, o sistema interpretava a margem de contribuição como abaixo do esperado. Com essa alteração, a análise do pedido ficará de acordo com a margem mínima configurada na parametrização "Análise comercial", localizado em "Início > Parametrização > Vendas", e caso tenha produto com custo zero, a mensagem "Custo do item zerado" será demonstrada. Na mesma tela, também foi alterada a cor do texto na resposta "Sim" do campo "Itens com custo zero" para vermelho.
3- Nos pedidos com condição de pagamento com mais de uma parcela, o sistema sugere o proporcional referente ao valor dividido pela quantidade de parcelas, onde é possível modificar estes valores em cada parcela, porém, na caixa de faturamento ao emitir a nota fiscal, os valores inseridos eram recalculados novamente. A alteração foi realizada para que as parcelas da nota fiscal de saída fiquem de acordo com a edição realizada no pedido.
Acesso em: Vendas > Pedidos
Requisição de materiais
Ao cadastrar uma requisição no processo "Requisição de materiais", a aba "Itens", foi percebido que o campo "Requisitante" não estava sendo preenchido automaticamente com empregado relacionado ao acesso do sistema. Com isso, o sistema foi alterado para que o campo seja preenchido automaticamente.
Acesso em: Estoque > Requisição de materiais
Relatórios - Pagar
O relatório "Previsão de comissões a pagar" foi alterado para demonstrar na coluna "Lançamento", as informações com base na data de "Entrada" e não referente a data de "Emissão" para emissão das notas de devolução.
Acesso em: Pagar > Relatórios > Previsão de comissões a pagar
Informação complementar
Foi inserido a opção de identificar o código do cliente na informação complementar. A informação complementar é o cadastro para demonstração das informações complementares na nota fiscal de saída.
Acesso em: Contábil> Listas> Informação complementar
Liberações do dia 03 de agosto
Clientes / fornecedores
Foram disponibilizadas as opções de colunas "Forma pagto", "Cond. pagt"o, "CAR", "Obs. comercial", "Tabela de preço", "Supervisor", "Rota", "Espécie TAC" e "Ind. presença" na tela de cadastro de "Clientes/Fornecedores". As opções também foram adicionadas em "Filtros avançados".
Acesso em: Vendas > Clientes / Fornecedores
Família de produtos
Ao gerar um item com diversas combinações, ultrapassando seu limite de "3000 combinações", o sistema gerava a família de produtos e não exibia alerta referente esse limite. A alteração realizada foi para que, ao ultrapassar o limite de 3000 combinações, o sistema exiba alerta demonstrando o total de "Combinações gerado" e o "Limite aceito".
Acesso em: Vendas > Mais opções > Família de produtos
Entrada
Disponibilizado o campo "Observação interna" na aba "Adicional" das notas fiscais de entrada. Com isso, será possível inserir informações referentes ao lançamento.
Acesso em: Compras > Entrada
Contas a receber
O cadastro de contas a receber em lote permite a inserção de títulos conforme o número de parcelas informado. O sistema foi alterado para que os títulos sejam gerados conforme descrito no cadastro.
Acesso em: Receber > Contas a receber > Novo > Lote de contas a receber
Semana 02
Liberadas versões nos dias: 09/08 e 10/08
Liberações do dia 09 de agosto
Importar XML da NF-e
Alterado o processo de importação de arquivo XML referente a notas fiscais de entrada, disponibilizando a opção "Geração da identificação do item" ao realizar um novo cadastro a partir da importação, possibilitando criar a identificação da mesma forma que já acontece no cadastro de itens e serviços.
Acesso em: Compras > Importar XML da NF-e
Relatórios - Estoque
Os relatórios que envolvem o atendimento de requisições não satisfaziam por completo a necessidade de mensurar o custo de produção dos itens. Com isso, foram alterados os relatórios "Requisição de materiais", "Atendimentos de requisição" e "Atendimentos de requisição sem custo médio" para adicionar o filtro "Tipo". Também foi criado o modelo "Requisição de materiais por tipo" para o relatório "Requisição de materiais" que organiza os registros de acordo com o tipo.
Acesso em: Estoque > Relatórios
Contas contábeis exportação
Alterado o processo de listagem de contas contábeis para exportação, onde ao realizar a configuração de contas para exportar, a paginação será mantida na listagem de "Contas a serem configuradas", não mais retornando a primeira página como anteriormente ocorria.
Acesso em: Contábil > Listas > Contas contábeis exportação
Liberações do dia 10 de agosto
Importar XML da NF-e
Em um lançamento de uma nota fiscal de entrada foi percebido que, ao importar o arquivo XML da NF-e, o cliente estava sendo impedido de "Finalizar" a nota, pois o N° série 910 é de uso exclusivo do modelo "SCAN". O sistema foi alterado para quando ser feito a emissão, pelo modelo "SCAN", o cliente possa dar continuidade no processo e sendo assim, finalizando sua "Nota fiscal de entrada".
Acesso em: Compras > Importar XML da NF-e
Conciliação
No processo de "Conciliação por extrato", para o banco Safra, identificamos que o sistema está considerando o campo "ACCTID" como conta bancária, quando está concatenado a agência e a conta bancária. Alteração para a busca da conta e a agência no campo "ACCTID" ao fazer a "Conciliação por extrato".
Acesso em: Tesouraria > Conciliação
Histórico contábil
Disponibilizado no cadastro do "Histórico contábil", do processo de "Contas a pagar", a variável "Observação" que verificará os novos registros de contas a pagar manual.
Acesso em: Contabilidade > Listas > Histórico contábil
SPED PC2
Notas de entrada com cupom fiscal vinculado registravam na exportação para PC2 o modelo fiscal "2D", porém o SPED só aceita numéricos nos campos do modelo. Alterado o SPED PC2 para que na exportação sejam removidas as letras do modelo fiscal e inseridos zeros a esquerda para manter o tamanho de duas posições do layout.
Acesso em: Contábil > Mais opções > SPED PC2
Semana 03
Liberadas versões nos dias: 15/08 e 17/08
Liberações do dia 15 de agosto
Parametrização
1- Disponibilizada anteriormente, a parametrização onde é possível configurar qual e-mail será o responsável por enviar os e-mails de aviso de "Títulos vencidos", disponível em "Parametrização > Contas a receber > Aviso de contas a receber vencidas". Esta função acabou interferindo a emissão do e-mal para os boletos enviados a partir da nota fiscal de saída.
Restaurada a forma do envio de e-mail de "Boletos", conforme envio do boleto a partir da nota fiscal, que será transmitido para o e-mail comercial, o mesmo que envia o DANFE e o arquivo XML da NF-e.
2- Alterada a configuração "Impostos a pagar", descrita em "Parametrização > Impostos e contribuições", possibilitando gerar títulos de contas a pagar referente ao imposto ICMS ST também para o regime Simples Nacional, assim como ocorre ao regime Normal.
Acesso em: Início > Parametrização
Clientes/fornecedores
É possível notificar usuários específicos ao comentar no histórico do cliente/fornecedor, porém o único usuário que estava recebendo essa notificação era o comentador. O sistema foi alterado para garantir que todos os usuários informados sejam notificados. O comentário pode ser inserido ao clicar no ícone "lupa" do cadastro de cliente/fornecedor desejado e acessar a aba "Histórico".
Acesso em: Vendas > Clientes
Painel de entrega de pedidos
Disponibilizada o ícone "seta" ao lado da descrição "Filtros avançados", permitindo minimizar os filtros por completo, aumentando assim, a visualização das informações para resoluções menores.
Acesso em: Vendas > Painel de entrega de pedidos
Notas fiscais de serviço
Alterado a descrição do título do relatório espelho das notas fiscais de serviço e para seja descrito o número RPS, número NFS-e e série respectivamente.
Acesso em: Vendas > Notas fiscais de serviço > Mais opções > Espelho
Relatórios - Estoque
Ao exibir o relatório "Extrato de estoque" com a demonstração, feito através de um "Atendimento de requisição", o sistema exibe o "Código de atendimento". Foi percebido que o número que estava sendo exibido, não era o deste atendimento. O sistema foi alterado e essa numeração será exibida no relatório facilitando a localização da requisição.
Acesso em: Estoque > Relatórios
Remessa bancária
Existe a necessidade de rastrear os títulos de registros na "Remessas de cobrança bancária". Com isso, foi disponibilizada a opção "Rastrear títulos" no acesso "Mais opções".
Acesso em: Receber > Remessa bancária
Relatórios - Tesouraria
Alterado o sistema para, ao emitir o relatório "Extrato de contas" com mais de 2 páginas, não listar a primeira página em branco.
Acesso em: Tesouraria > Relatórios
Liberações do dia 17 de agosto
Tabelas de preços de venda
Disponibilizado no cadastro de "Tabelas de preços de venda", o filtro "Marca" e a coluna "Marca do item" para auxiliar a revisão e formulação dos preços de vendas dos itens que possuem marcas distintas.
Acesso em: Vendas > Tabelas de preços de venda
Caixa de faturamento
No processo "Caixa de faturamento" foram disponibilizadas três colunas: "Qtde tributável", "Un. tributável" e "Valor qtde tributável". Estas informações já constavam no arquivo XML da Nota fiscal de saída.
Acesso em: Vendas > Caixa de faturamento
Notas fiscais de entrada
Na tela de "Nota fiscal de entrada", aba "Itens", foram disponibilizadas as colunas "CST PIS" e "CST COFINS" e a coluna "CST" foi alterada para "CST ICMS".
Acesso em: Compras > Notas fiscais de entrada
Relatórios - Compras
Alterados os relatórios "Itens de pedidos de compra" e "Itens de notas fiscais de entrada" para demonstrarem a descrição dos “Itens” e “Fornecedores”. Também foi alterado no relatório "Itens de pedidos de compra" a coluna de "Atraso" para demonstrar as informações com os dias de atraso.
Acesso em: Compras > Relatórios
Manutenção de reserva
A ferramenta "Manutenção de reserva" é separada por três abas: "Doctos com reserva", "Doctos sem reserva" e "Fila de reservas". A alteração foi realizada para que aba "Doctos sem reservas" e aba "Doctos com reserva" retornem o número do documento conforme o cadastro da origem.
Acesso em: Estoque > Mais opções > Manutenção de reserva
Semana 04
Liberadas versões nos dias: 24/08
Liberações do dia 24 de agosto
Clientes / fornecedores
Alterado o processo de cadastro de clientes / fornecedores para exibir a coluna "Vendedor" com a informação exibida na listagem em tela conforme as demais colunas.
Acesso em: Vendas > Clientes
Caixa de faturamento
1- Na emissão de nota fiscal de saída com mais de um item, ao inserir valor em "Outras despesas" na aba "Itens", o sistema não estava respeitando o valor informado, fazendo arredondamento no valor das despesas. Alteração realizada para que este valor inserido em outras despesas seja mantido ao ratear entre os itens.
2- Ao conferir itens controlados por lotes na "Caixa de faturamento", o sistema necessita de informações referentes as quantidades desses itens. A ordenação dos lotes na coluna "Número" na tela de conferência não estava seguindo a ordem numérica. Alteração feita para que a ordenação numérica dos lotes seja feita corretamente.
3- Alterado o rateio de frete da "Caixa de faturamento". Com a alteração será possível escolher o rateio "Por Valor" ou "Por Peso". Com isso, o valor frete será rateado entre os itens de acordo com a opção selecionada. Um informativo na aba "Transporte" foi disponibilizado, especificando como é o funcionamento do rateio de valor frete.
4- Alterada a opção "Faturar pedido" do processo caixa de faturamento onde as seguintes colunas foram alteradas: "Saldo" para "Saldo item ped.", "Saldo reservado" para "Reserva Item Ped." e "Saldo estoque" para "Saldo físico". Também foi disponibilizada a coluna "Saldo disponível", que demonstrará o saldo de estoque físico do item deduzindo as reservas (pedidos ou requisições).
Acesso em: Vendas > Caixa de faturamento
Notas fiscais de saída
Nas notas fiscais de saída que possuem GNRE, é possível visualizá-las na consulta de “GNREs geradas” em “Mais opções”. Nesta tela era possível visualizar e realizar download de apenas uma por vez. Alterada a tela para que demonstre quantas notas forem selecionadas e todas que possuem GNREs possam constar no download dos arquivos simultaneamente.
Acesso em: Vendas > Notas fiscais de saída
Pedido de compra
O sistema foi alterado para que seja possível a adequação da data de entrega nos pedidos de compra que estão com status parcial e os itens possuem saldo. A data de entrega pode ser alterado através da opção "Mais opções > Alterar > Data de Entrega dos itens".
Acesso em: Compras > Pedido de Compra
Necessidade de compras
Dentro do processo "Necessidade de compras" na aba "Calcular necessidades", existe o filtro de "Grupo de itens". Esse filtro listava apenas os "Itens do subgrupo", desconsiderando os "Itens do Grupo principal". O sistema foi alterado para quando houver a hierarquia de "Grupo e Subgrupos", o sistema liste todos os seus itens pertencentes.
Acesso em: Compras > Necessidade de compras > Cálculo da necessidade
Relatórios - Compras
Em compras ao gerar um "Pedido" e selecionando uma "Moeda estrangeira" a ser utilizada, na visualização do "Relatório" em "Itens de pedido de compra", os valores em "Moeda estrangeira" não estavam sendo exibidos. O sistema foi alterado e disponibilizado o modelo "Itens de pedidos de compra - moeda estrangeira", demonstrando assim, todos esses valores.
Acesso em: Compras > Itens de pedido de compra
Tipos de entrada
No processo "Tipo de entrada", a configuração pode ser realizada para as devidas incidências dos impostos conforme desejado. Na aba "ICMS" desse cadastro é possível configurar o campo "Base de cálculo do ICMS" inserindo uma das opções: "Informada" ou "Importação". O sistema foi alterado para que seja possível selecionar as opções de composição da base de cálculo quando inserida a opção "Informada".
Acesso em: Compras > Listas > Tipos de entrada
Requisição de materiais
Dentro de "Requisição de materiais" existe a funcionalidade "Substituição" de um "Item". Foi percebido que ao fazer essa alteração, o requisitante não era preenchido e o Item "Substituído" não ficava "Frisado ou Marcado". O sistema foi alterado para quando o houver a substituição, o item ficará "Frisado" e também exibindo o "Requisitante".
Acesso em: Estoque > Requisição de materiais
Inventário
Em estoque, existe duas opções para iniciar um inventário, "Por seleção" e "Por item". Quando se lançava um inventário por item e cancelado em seguida, os itens continuavam em inventário. O sistema foi alterado para quando houver cancelamento e itens vinculados, os registros saiam do inventário.
Acesso em: Estoque > Mais opções > Inventário
Lote de contas a receber
No cadastro de lote de contas a receber, os lançamentos contábeis indicavam os valores "a creditar" e "a debitar" em percentual, isso foi alterado para que sejam mostrados os valores reais, assim como em títulos gerados individualmente.
⚠️ A alteração também foi realizada no cadastro de lote de contas a pagar.
Acesso em: Receber > Contas a receber
Desconto de títulos
No processo de "Desconto de títulos", realiza-se o desconto de um contas a receber onde a carteira é modificada para "Descontada". Alterado o sistema para que, ao realizar o cancelamento de desconto de títulos, as contas a receber voltem a ficar com a cartira "Simples".
Acesso em: Receber > Mais opções
Relatórios - Pagar
Disponibilizado o filtro "Forma de pagamento" no relatório "Baixa de contas a pagar". A forma de pagamento é referente ao registro do contas a pagar.
⚠️ A alteração também foi realizada para o filtro "Forma de recebimento" no relatório "Baixa de contas a receber.
Acesso em: Pagar > Relatórios
Conciliação por extrato
1- No processo "Conciliação por extrato" ocorria erro de leitura na importação de arquivos que continham o caractere especial "&" nos campos "FITID" e "REFNUM". Alterado para que no processo o caractere seja convertido a um formato aceito pelo sistema.
2- Alterado o processo "Conciliação bancária por extrato (OFX)" para demonstrar na aba de "Extrato" todos os registros do arquivo, inclusive o que já foi concliado. Para isso, foi disponibilizada a opção "Mostrar registros Conciliados/Finalizados". Ao marcar essa opção, o sistema mostrará os registros Conciliados/Finalizados com a cor cinza claro e não poderão ser alterados, apenas os conciliados e não conciliados.
Acesso em: Tesouraria > Conciliação por extrato
Apuração de resultados por caixa
O processo "Apuração de resultados por caixa" foi alterado para respeitar os campos do tipo "Texto", "Data" e "Número" na grid, conforme configurado na parametrização.
Acesso em: Contábil > Mais opções
Semana 05
Liberadas versões nos dias: 29/08 e 31/08
Liberações do dia 29 de agosto
Parametrização
1- Liberado recentemente no sistema Useall-M2 a integração com e-commerce "TRAY" através do nosso E-Hub. Disponibilizado na configuração da integração, disponivém em: "Comum > Configurar integração", os campos "Indicador de intermediador" e "Intermediador".
2- Cadastrando um registro através do sistema Useall-CRM e utilizando a função "Mais opções > Transformar em cliente", mesmo o parâmetro configurado para bloquear cadastros com CPF/CNPJ duplicado em "Início > Parametrização > Comum > Validar CNPJ/CPF duplicado no cadastro de clientes/fornecedores", o sistema estava duplicando este registro no sistema Useall-M2. Alterada a verificação para que o parâmetro configurado como "Bloquear" não duplique no M2.
Acesso em: Início > Parametrização
Notas fiscais de serviço
No processo "Nota fiscal de "Serviço", aba "Financeiro, é possível inserir as datas de vencimento na "Forma de pagamento" com múltiplas parcelas. O sistema estava gravando essas parcelas com todos sequenciais '1'. Alterado o sistema para que as parcelas múltiplas sejam demonstradas com o sequencial crescente.
Acesso em: Vendas > Notas fiscais de serviço
Atualização da margem de contribuição
Alterado o processo "Atualização de margem de contribuição", na aba "NFs de saída", para exibir os itens das notas fiscais de saída.
Acesso em: Vendas > Mais opções
Notas fiscais de entrada
Alterado o processo de "Notas fiscais de entrada", aba "Itens", onde as colunas "Cód. centro de custos" e "Cód. conta contábil", quando ativas e sem valor, o sistema não emita mensagem.
Acesso em: Compras > Notas fiscais de entrada
Relatório - Estoque
Alterado no relatório "Extrato de estoque", a descrição "Atendimento de requisição" para "Atendimento da requisição" demonstrado na coluna "Documento". Também foi alterada a "Consulta de atendimentos" de requisição, para mostrar o número da requisição de materiais.
Acesso em: Estoque > Relatórios
Baixa de contas a receber
No sistema Useall-M2 o método de recebimento cartão não é mais utilizado na baixa de contas a receber. Desta forma, foram removidos os campos "Operadora", "Operação" e "Condição de pagamento" da baixa de contas a receber com o método de recebimento "Cartão".
Acesso em: Receber > Contas a receber
Relatório - Pagar
Alterado o relatório "Comissões a pagar - detalhado" para diminuir o tempo de processamento na busca dos dados do relatório.
Acesso em: Pagar > Relatório
Liberações do dia 31 de agosto
No processo de "Notas fiscais de serviço" é demonstrado o "Número RPS" e "Número NFS-e". Na parametrização de "Configuração da cobrança bancária", acesso em "Início > Parametrizações > Contas a receber > Configuração da cobrança bancária", é possível utilizar variáveis para compor a mensagem nas instruções do boleto bancário. A variável que estava sendo demonstrada era "Número da NF/RPS". Disponibilizada na parametrização em "Instruções" a variável "Número da NFS-e" para buscar o Número da NFS-e.
Acesso em: Início > Parametrização
Lançando uma nota de devolução através do processo "Entrada", é possível selecionar o emitente como terceiro ou nota própria. O sistema foi alterado para que, ao lançar a nota fiscal de entrada do tipo "Devolução" e marcada a opção "Nota própria", a série seja sugerida conforme consta no parâmetro "Numeração dos documentos fiscais emitidos", constante em: "Início > Parametrização > Fiscal". Primeiramente será indicada a série que estiver marcada como "padrão" e, em seguida, as séries que também constam como: nota fiscal no campo "Tipo de nota" e NF-e no campo "Doc. eletrônico".
Acesso em: Compras > Entrada > Novo > Devolução
No processo de "Notas fiscais de entrada", onde os itens possuem ICMS ST cobrado anteriormente, o sistema guarda as informações da nota fiscal no cadastro do item no momento da finalização da nota. Identificado que, mesmo após o cancelamento da nota fiscal de entrada, os valores continuam nas configurações do ICMS ST, que pode ser acessado em "Estoque > Itens e serviçoes > Mais opções > Configuração do ICMS ST cobrado anteriormente".
Alteração realizada para que, ao cancelar a nota de entrada, estas informações não fiquem guardadas na tela de configuração do ICMS ST. Para visualizar as informações, foi disponibilizado o botão "Histórico", onde os registros serão armazenados e a coluna "Status" informará se o registro é valido ignorando os registros cancelados.
Acesso em: Estoque > Itens e serviços
Os relatórios de "Comissões a pagar - detalhado" e "Comissões a pagar - resumido" mostram os valores das comissões a pagar para os vendedores/representantes. Na emissão destes relatórios, no mesmo período e selecionando os mesmos vendedores/representantes, foi verificado que os valores da "Base de cal. dev." não estavam iguais. Alterado os relatórios para que os valores "Base de cal. dev." sejam demostrados nos dois relatórios.
Acesso em: Pagar > Relatórios
Alterada a busca do campo "Centro de custo" para aplicar o filtro de classificação no relatório "Resumo de contas por centro de custos". Também foi disponibilizado o campo "Filtro cdc" com múltipla escolha.
Acesso em: Contábil > Relatórios