Alterações liberadas no mês de julho

Veja abaixo as liberações realizadas.

Semana 01

Liberadas versões nos dias: 04/07 e 06/07

Liberações do dia 04 de julho

Filiais

Na tela de movimentos financeiros existe a coluna "Filial", essa coluna foi alterada para que retorne o código mostrado na tela "Filiais", localizado em "Início > Listas".

Acesso em: Início > Listas > Filiais

Clientes / fornecedores

O cadastro de "Cliente/fornecedor" foi alterado para que, ao inserir o "Tipo de cliente/fornecedor", as informações sejam salvas.

Acesso em: Vendas > Clientes

Notas fiscais de saída

1- Após a autorização da nota fiscal de saída, a confirmação é demonstrada. Nesta tela, o botão "Nova nota fiscal" foi retirado.

2- Quando uma venda é feita no sistema Useall - Loja, um contas a receber é gerado no sistema Useall - M2. Eventualmente, um cliente do sistema "Loja" solicita uma nota fiscal no lugar do cupom fiscal. Quando isso acontece, o sistema "Loja" cria uma nota fiscal de saída no sistema "M2". Em seguida, há a solicitação de vínculo do título previamente gerado à nota fiscal de saída. No entanto, quando a nota possui mais de um título e ambos tem o mesmo valor e vencimento, a vinculação não era efetuada. O sistema foi alterado para que esse vínculo seja efetuado corretamente.

Acesso em: Vendas > Notas fiscais de saída

Notas fiscais de serviço

1- O sistema foi alterado referente emissão das "Notas de saída de serviço", para a prefeitura (Bauhaus), utilizando a integração com o serviço "e-Notas GW", para aplicar a dedução correta na base de cálculo do ISS. Anteriormente, a nota fiscal era gerada pelo sistem Useall - M2 e ao enviar o arquivo para o "e-Notas", a leitura dos impostos ficava incorreta.

2- No sistema Useall - M2 existe a configuração "e-NOTAS" para as notas fiscais de serviço. Quando utilizada essa configuração, a impressão de RPS ou DANFSE estava com alguns caracteres especiais. O sistema foi alterado para que esses caracteres não sejam demonstrados.

3- Alterada a demonstração do complemento do item e os dados adicionais da nota fiscal. Desta forma, ambos serão demonstrados conforme a configuração realizada.

4- A emissão das "Notas fiscais de serviço" a partir da integração E-notas GW, para o provedor "Betha", foi alterada para enviar os campos extras referente aos campos de condição de pagamento. Quando o cadastro da forma de pagamento estiver marcado a opção "À vista", na nota de serviço o "Tipo" será "À vista", caso contrário será conforme a forma de pagamento informada.

De acordo com a integração, o "de-para" das condições de pagamento será da seguinte forma:

0- A_VISTA: Quando a forma de pagamento estiver marcada como "À vista".
Tipo for: "Dinheiro", "Adiantamento", "Nota de débito" ou "Duplicata".

1- A_PRAZO: Quando a forma de pagamento estiver "À vista" igual a "Não".
Tipo for: "Boleto", "Cheque", "Adiantamento", "Nota de débito" ou "Duplicata".

2- NA_APRESENTACAO: O sistema não contempla esse método.

3- CARTAO_DEBITO: Quando a forma de pagamento estiver marcada como "À vista".
Tipo for "Cartão".

4- CARTAO_CREDITO: Quando a forma de pagamento estiver "À vista" igual a "Não".
Tipo "Cartão".

Acesso em: Vendas > Notas fiscais de serviço

Pedido de compra

O processo de pedido de compra dispõe da utilização de desconto de duas maneiras: por valor ou por percentual. O sistema foi alterado para garantir que o valor inserido seja computado conforme disposto. Também foi alterado o espelho de notas fiscais de entrada para que esse valor do desconto seja impresso.

Acesso em: Compras > Pedido de compra

Importar XML da NF-e

Na importação do arquivo XML, após clicar em "Lançar entrada", é exibida uma tela onde é possível realizar um vínculo com item ou com pedido de compra. O sistema foi alterado para que sejam realizados os vínculos e o botão "!" não fique em destaque, demonstrando que ainda há vínculo incompleto.

Acesso em: Compras > Importar XML da NF-E

Importar XML do CT-e

O processo "Importar XML do CT-E" foi alterado para que o código "CFOP" seja descrito conforme o tipo de entrada informado, seja na importação ou depois da importação do XML.

Acesso em: Compras > Importar XML do CT-E

Requisição de materiais

Alterado o cadastro de requisição de materiais para que sejam demonstradas as informações do item quando acessadas as informações pelo ícone "Lupa", acessado no próprio campo "Item".

Acesso em: Estoque > Requisição de materiais

Suprimento de almoxarifado

O processo "Suprimentos de almoxarifado" demonstra as demandas de itens para seus almoxarifados. No cálculo do suprimento existem colunas que somam ao cálculo e outras que subtraem, sendo uma delas, as "Compras previstas". Alguns itens não demonstravam essa informação, sendo assim, o sistema foi alterado para que essa informações seja demonstrada.

Acesso em: Estoque > Mais opções > Suprimento de almoxarifado

Contas a pagar

No cadastro contas a pagar é possível emitir títulos individuais e também em lotes. Gerando um contas a pagar por lote, nas informações de contabilização, é possível inserir o "valor" referente ao centro de custo apenas em percentual. Desta forma, o sistema foi alterado para que também seja possível inserir o valor direto.

Acesso em: Pagar > Contas a pagar

Liberações do dia 06 de julho

Parametrização

Ao baixar um adiantamento de cliente, o sistema apresentava mensagem devido a configuração não realizada referente ao plano de natureza financeira. Com isso, o sistema foi alterado para que seja permitida a baixa de títulos mesmo que o parâmetro "Planos de natureza financeira", localizado em "Início > Parametrização > Tesouraria", onde existam naturezas financeiras informadas, esteja desabilitado.

Acesso em: Início > Parametrização

Pedidos

O sistema foi alterado para que o pedido de venda seja faturado, mesmo após modificar a quantidade mínima para venda, localizado no cadastro do item.

Acesso em: Vendas > Pedidos

Contas a receber

O processo "Contas a receber" foi alterado para que os filtros: "Período", "Status" e Espécie de título" permaneçam com a última informação descrita, mesmo após o fechamento das abas referentes.

⚠️ As alterações também foram realizadas para o processo "Contas a pagar".

Acesso em: Receber > Contas a receber

SPED Fiscal

A exportação do arquivo "SPED Fiscal" foi alterada para que os blocos C100 e C170 sejam exportados com as informações referentes a soma dos impostos IPI e ICMS ST, onde haja o destaque porém não há o crédito desses impostos.

Acesso em: Contábil > SPED Fiscal

Semana 02

Liberadas versões nos dias: 11/07, 12/07 e 13/07

Liberações do dia 11 de julho

Pedidos

Ao gerar um pedido de venda informamos o número do pedido do cliente e o número do item do pedido do cliente. Processando este pedido, ele fica em aberto. Alterando os dados do cabeçalho do pedido, é possível mudar o número do pedido cliente. E alterando os itens, o número do item do pedido do cliente pode ser alterado. O sistema foi alterado para que as informações sejam atualizadas conforme as alterações e estejam disponíveis para a demonstração no espelho do relatório.

Acesso em: Vendas > Pedidos

Caixa de faturamento

1- Ao realizar lançamento de nota fiscal de transferência entre filiais através do processo "Transferência (Requisição) e for efetuada a transferência parcial dos itens, o sistema não permitia o lançamento do saldo restante. Sendo assim, a alteração foi realizada para que seja possível efetuar a transferência através de outra nota contendo o saldo restante.

2- Em um lançamento de uma nota fiscal de entrada com desconto concedido pelo fornecedor, foi preciso efetuar a devolução dessa nota fiscal e, ao lançar, foi percebido que não havia o campo desconto para informar e devolver o desconto obtido anteriormente. O sistema foi alterado para que esse desconto concedido seja demonstrado na nota fiscal de devolução.

3- É possível cadastrar um frete (CIF ou FOB) e o sistema sugerir esse tipo de frete no momento em que for inserido uma proposta ou pedido de venda. Ao inserir uma nota manual, via caixa de faturamento, o frete informado não estava sendo sugerido. A alteração realizada foi para que o tipo de frete seja sugerido corretamente.

4- Na "Caixa de faturamento" temos o botão "Novo" que possibilita a seleção de vários pedidos conforme os filtros informados. Identificamos que o sistema está retornando valores negativos para o campo "quantidade faturada" em algumas situações. Com isso, a alteração foi realizada para que o abatimento das quantidade que já estão reservadas, seja efetuado. Assim, para os itens que não tiver saldo, a coluna "Quant fat." ficará com os valores zerados e não mais negativos.

Acesso em: Vendas > Caixa de faturamento

Notas fiscais de saída

1- O grupo de tributação com CST 60 refere-se ao ICMS cobrado anteriormente por substituição tributária. Na nota técnica 2016.002 / SEFAZ, de junho de 2018, há a existência do campo "pST" e descreve que deve ser informada a alíquota do cálculo do ICMS-ST, já incluso o FCP caso incida sobre a mercadoria.
Ao gerar a nota fiscal de saída de mercadoria adquirida de terceiros, onde é sujeita ao regime de substituição tributária, na condição de contribuinte substituído, o sistema deve preencher a tag do percentual de ST conforme determinação da SEFAZ.
O sistema foi alterado para preencher a tag "pST" apenas para o "CST 60". Para isso, é preciso que a parametrização "Início > Parametrização > Vendas > Enviar o ICMS retido nas operações com consumidor final e CST 60 ou 500" esteja descrita como "Sim".

2- GNRE é uma guia para recolhimento de tributos estaduais e é gerada através da opção "Mais opções > GNRE > Gerar GNRE ICMS ST Retenção". O sistema foi alterado na geração da "GNRE" para que informe o motivo que o CNPJ não está habilitado para o uso.

3- No registro de nota fiscal de saída é possível alterar os dados da nota. Ao acionar essa opção, o sistema abre a tela para edição. Realizado correção no campo de informações adicionais para que comporte vários caracteres e assim não ocultando demais campos abaixo.

Acesso em: Vendas > Notas fiscais de saída

Notas fiscais de entrada

Ao realizar uma nota fiscal de entrada do tipo "Serviço", a aba "Adicional", o sistema dispõe da possibilidade de inserir uma observação, porém, no espelho de nota fiscal de entrada, o campo de "Observações" era impresso sem dados. A alteração foi realizada para que as informações sejam demonstradas no espelho ao emití-lo.

Acesso em: Compras > Notas fiscais de entrada

SPED PC2

Para a exportação do arquivo SPED PC2 existe um parâmetro que vincula um modelo fiscal para outro, localizado em "Início > Parametrização > Fiscal > Configurações exportação PC2". Do modelo fiscal 98, referente a uma Nota Fiscal de Prestação de Serviços (ISSQN), deveria ser alterada para o modelo fiscal 92, porém isso não estava acontecendo. A alteração foi realizada para que o arquivo seja gerado conforme a parametrização inserida.

Acesso em: Contábil > Mais opções > SPED PC2

Liberações do dia 12 de julho

Pedidos

O sistema foi alterado para permitir a modificação de itens com os pedidos que estão com stauts em aberto. A modificação é feita por meio da opção "Mais opções > Alterar > Itens".

Acesso em: Vendas > Pedidos

Liberações do dia 13 de julho

Pedidos

No módulo "Vendas", tela de cadastro de pedidos, existe a opção tanto de copiar um pedido, quanto criar um novo pedido com saldo. Nesta segunda opção, o sistema não estava consultando o mesmo valor líquido do pedido origem. Realizado correção para que o valor líquido do pedido original seja informado corretamente no novo pedido.

Acesso em: Vendas > Pedidos

Notas fiscais de saída

O relatório DANFE, referente demonstração das notas fiscais de saída, foi alterado para as "Informações Complementares" sejam demonstradas com até 5.000 caracteres, conforme a definição da SEFAZ.

Acesso em: Vendas > Notas fiscais de saída

Relatórios - Vendas

1- O relatório "Faturamento por grupo de item e filial", utilizados na conferência de faturamento empresarial, foi alterado para reconhecer o tipo de operação "7 - Entrega futura" como válida para faturamento.

2- Os relatórios disponíveis no módulo "Vendas" foram alterados para que as informações sejam inseridas com mais de um registro nos filtros, facilitando assim, a demonstração das informações desejadas.

Acesso em: Vendas > Relatórios

Relatórios - Receber

Através do acesso "Vendas > Mais opções", é possível acessar o processo de "Cheques recebidos". Para facilitar a conferência, os relatórios "Cheques recebidos", "Cheques recebidos por operação" e "Cheques recebidos endossados" foram disponibilizados. O relatório "Cheques recebidos" tem como objetivo demonstrar os cheques por um determinado período e por status atual, o relatório "Cheques recebidos por operação" demonstrar os cheques por operação especifica e o relatório "Cheques recebidos endossados", o objetivo de demonstrar os cheques endossados, títulos baixados e número do lote de baixa.

Acesso em: Receber > Relatórios

Semana 03

Liberadas versões nos dias: 18/07 e 20/07

Liberações do dia 18 de julho

Caixa de faturamento

1- Ao lançar uma nota fiscal, onde o cadastro de "Tipo de saída" está configurado para lançar contas a receber, o sistema gera o lançamento contábil da nota/título conforme sua configuração. Caso o título tenha rateio por centro de custo, a alteração realizada fará com que a busca do centro de custo seja pelo de maior relevância e demonstrado em tela de registro como CDC principal.

2- O sistema foi alterado para que o cálculo do imposto "ICMS-ST" seja realizado da mesma forma na tela "Pedidos" e processo "Caixa de faturamento", quando em configurações iguais e cadastros manuais realizados.

Acesso em: Vendas > Caixa de faturamento

Notas fiscais de saída

A opção "Rastrear" demonstra o contas a receber vinculado a nota fiscal saída. Rastreando a origem, é mostrada a tela da nota fiscal, porém, fazendo o processo inverso, o sistema carregava outros registros. A alteração foi realizada para que o rastreio seja realizado conforme registro de origem.

⚠️ As alterações também foram realizadas para as notas fiscais de entrada, rastreando assim, o contas a pagar.

Acesso em: Vendas > Notas fiscais de saída

Notas fiscais de serviço

1- Ao fazer uma determinada pesquisa na tela de cadastro de "Notas fiscais de serviço", o filtro "Número NFS-e" determina um limite de caracteres. O sistema foi alterado para que esta numeração tenha o número de caracteres conforme as notas fiscais, permitindo assim, a pesquisa das informações desejadas.

⚠️ As alterações também foram realizadas na tela de cadastro de "Contas a receber".

2- Alteração realizada no arquivo de envio das informações das notas fiscais de serviço, encaminhadas ao provedor e-notas para autorização. Com isso, ao consultar os eventos da nota fiscal, o download do arquivo XML poderá ser realizado. O download é realizado por meio da opção "Mais opões > Consultar eventos > Download XML de envio".

Acesso em: Vendas > Notas fiscais de serviço

Entrada

Disponibilizado campo "Observação" na aba "Financeiro", do lançamento de notas fiscais de entrada realizado pelo processo "Entradas". Assim, na aba "Financeiro" será possível informar até 4000 caracteres que serão atribuídos como observação aos títulos gerados ao finalizar o lançamento de entrada.

Acesso em: Compras > Entrada

Devolução de materiais

Ao realizar uma devolução de materiais, uma mensagem impedia a conclusão. O sistema foi alterado para que seja possível a finalização do processo.

Acesso em: Estoque > Devolução de materiais

Inventário

Disponibilizado no processo de "Inventário", a tela de "Itens fora do inventário" que demostra a coluna "Nº doc.". Também disponibilizamos um novo status chamado "Em preparação". Este status será demostrado quando for inicializado o inventário com muitos itens e o sistema notificará que está em processamento, assim que o inventário for iniciado o status do inventário ficará "Iniciado".
No lançamento da contagem é possível fazer a busca do item, sendo possível localizá-lo em qualquer página da tela de "Lançar contagem".

Acesso em: Estoque > Mais opções > Inventário

Movimentação de componente

Ao atender uma requisição de materiais de um item que é um componente, este processo não demonstrava o número origem da requisição na tela de movimentação de componente. O sistema foi alterado para que este número conste na tela de movimentação de componente, auxiliando assim, no processo de localização da requisição de origem.

Acesso em: Estoque > Mais opções > Movimentação de componente

Contas a receber

1- Alterações feitas no layout da remessa de cobrança para o banco Daycoval, atualizando os campos de posição "71 a 75", "76 a 83" e "108 a 108" para seguirem as regras bancárias. O layout é utilizado na funcionalidade "Mais opções > Cobrança bancária > Gerar remessa".

2- Modificadas as telas de alteração dos registros contas a receber "Emissão", "Vencimento", "Espécie", "Observação", "Conta contábil" e "Forma de pagamento" para que, durante a alteração de um registro individual, o campo demonstre as informações para serem editadas e em alterações em lote traga os campos em branco ou com a data do dia atual, quando for alteração de data.

Acesso em: Receber > Contas a receber

Informação complementar

Como forma de atender a necessidade de demonstração das parcelas do financeiro na nota fiscal de serviço, foram criadas variáveis para atender a data de vencimento, valor da parcela e forma de pagamento, no cadastro de "Informação complementar". Isso é devido ao fato das informações não serem encaminhadas no arquivo XML. Mesmo assim, no âmbito de lançamento da nota fiscal as descrições constantes nas informações complementares serão verificadas para constarem no limite máximo de 255 caracteres.

Acesso através: Contábil > Listas > Informação complementar

Substituição tributária

Disponibilizada a opção "Aplica % ICMS interno" no cadastro de "Substituição tributária". Quando marcada, será considerado o percentual presente no campo "% ICMS interno" para calcular a substituição tributária, mas caso esteja desmarcada, será considerado o percentual da UF de destino como já ocorria anteriormente.

Acesso em: Contábil > Listas > Substituição tributária

Liberações do dia 20 de julho

Inventário

O sistema M2 possui uma ferramenta de contagem de estoque, onde é possível inserir os itens que serão inventariados e, após isso, a quantidade conferida desses itens é lançada. Quando há contagem de itens que controlam lotes, o sistema permite informar os lotes contados, porém, era necessário informar esses valores no campo "Novo saldo" também. Sendo assim, alterada a tela de contagem de estoque para que as quantidades dos lotes sejam calculadas e inseridas nos campos automaticamente.

Acesso em: Estoque > Mais opções > Inventário

Requisições de materiais

Alterado o processo "Requisição de materiais", referente ao processo de atendimento da requisição realizado por meio da opção "Atender requisição". Anteriormente, a coluna "Saldo Disponível" demonstrava saldo atual do item, com a alteração a coluna demonstrará o saldo disponível referente a data informada para o atendimento da requisição.

Acesso em: Estoque > Requisição de Materiais

Contas a pagar

1- Ao visualizar o espelho de um registro em contas a pagar, as informações estavam sobrescritas na demonstração. O sistema foi alterado para que as informações sejam demonstradas conforme a origem. A emissão é realizada através da opção "Mais opções > Duplicata > Modelo Padrão".

2- Quando configurado o parâmetro "Impostos a pagar", constante em "Início > Parametrização > Fiscal", é possível o lançamento de nota fiscal de saída para geração de "Contas a pagar" com os valores do ICMS ST. O sistema não estava gerando corretamente a numeração desses títulos. A alteração realizada foi para que o título seja gerado conforme o status da nota fiscal de saída, onde a numeração será atualizada conforme a autorização de uso da nota.

Acesso em: Pagar > Contas a pagar

Apuração de ressarcimento

O processo "Apuração de ressarcimento" foi alterado para constar os registros de notas fiscais de saída do tipo de operação "Transferência" ao gerar apuração, possibilitando assim, que os registros sejam exportados nos arquivos correspondentes, conforme as demais notas de saída.

Acesso em: Contábil > Mais opções > Apuração de ressarcimento

Semana 04

Liberadas versões nos dias: 25/07 e 27/07

Liberações do dia 25 de julho

Propostas de venda

O processo de "Propostas de venda" foi alterado com relação a tela "Negociar". Anteriormente, ao utilizar o botão "Salvar todos", retornava as informações anteriores após buscar custos dos itens. Com a alteração, quando utilizado este botão, as informações serão mantidas devidamente. Também foi alterado a demonstração dos cálculos envolvendo a comissão, através do campo "Valor (%) comissão", com relação aos custos.

Acesso em: Vendas > Propostas de venda

Caixa de faturamento

Alterações na conferência da "Caixa de faturamento" para que os itens sejam demonstrados e a lista de números de série não mostre itens indisponíveis.

⚠️ As alterações também foram realizadas no sistema "Expedição" para que o saldo de itens com números de série seja referenciado, garantindo a conferência.

Acesso em: Vendas > Caixa de faturamento

Notas fiscais de saída

O sistema foi alterado referente o controle e validação dos movimentos de estoque através da emissão de notas fiscais de saídas com datas retroativas, onde o estoque estava menor que a quantidade requisitada do item na data da emissão da nota. Mesmo ao realizar ajuste de estoque e continuar o processamento da nota, o estoque na data anterior ficava negativo.

Acesso em: Vendas > Notas fiscais de saída

Notas fiscais de serviço

No lançamento de nota fiscal de serviço foi necessário a impressão das parcelas do financeiro. A alteração foi realizada para remover a validação do limite de caracteres, que era de 255. Sendo assim, o sistema foi alterado para que o 'e-notas' faça essa verificação.

Acesso em: Vendas > Notas fiscais de serviço

Itens e serviços

Alterado cadastro de itens para criar os novos campos “Qtde. múltipla de venda” e “Qtde múltipla de compra”, que possuem a função de validar a quantidade múltipla do item nos processos de venda e compra, deixando para o campo “Quantidade por embalagem” somente a função de sugerir a quantidade de volumes no faturamento. Alterado também, o cadastro dos tipos de saída e entrada para adicionar o campo "Validação quantidade múltipla", que controla a validação dos novos campos.

👉 Para saber mais sobre a ferramenta, clique aqui .

Acesso em: Estoque > Itens e serviços

Importar plano de contas

A ferramenta de importação do plano de contas contábeis foi alterada para que a paginação fique de acordo com a modificação realizada para mostrar os registros.

Acesso em: Contábil > Mais opções > Importar plano de contas

Liberações do dia 27 de julho

Parametrização

Disponibilizado a opção "E-mail remetente" na configuração de aviso de contas a receber vencidas. O campo está disposto em "Aviso de contas a receber vencidas" nas parametrizações do sistema. Desta forma, quando utilizada a funcionalidade "E-mails de aviso de vencimento" disposta em "Receber > Contas a receber > Mais opções", o sistema irá inserir como remetente, o e-mail descrito na parametrização.

⚠️ As configurações do e-mail devem ser realizadas no sistema Useall, opção "Remetentes autorizados".

email_remetente

Acesso em: Início > Parametrização > Contas a receber

Tabelas de preços de venda

Nas telas "Tabela de preço de venda" e "Revisão tabela de preço de venda" existe a possibilidade da busca de itens com configurações diferentes de ST. Para facilitar a busca, o filtro "Grupo tributário" foi adicionado em ambas as telas.

Acesso em: Vendas > Tabelas de preços de venda

Entrada

O sistema não possuía suporte para o lançamento de notas de entrada com modelo fiscal 66. A alteração realizada permite a inclusão desse modelo no processo "Entrada" e atualiza a mensagem de validação para informar o modelo 66.

Acesso em: Compras > Entrada

Notas fiscais de entrada

Em "Notas ficais de entrada" ao emitir uma nota fiscal do tipo "Fatura", a nota pode ser apenas salva, que ficará disponível como rascunho. Ao visualizar esse registro a coluna "Filial" não era demonstrada. O sistema foi alterado para disponibilizar a coluna "Filial".

Acesso em: Compras > Notas fiscais de entrada

Relatórios - Compras

O relatório "Notas Fiscais de serviço com retenção" contém informações usadas para análise de entradas de serviços com retenção. Para aumentar o detalhamento na demonstração das informações, a coluna "Total a pagar" foi adicionada, que demonstra o valor a pagar da nota fiscal.

Acesso em: Compras > Relatórios

Livros de inventário

Na geração do livro de inventário, o parâmetro "Processar somente itens com saldo" estava consultando os itens sem saldo. A alteração foi realizada no sistema para que este parâmetro valide somente itens com saldo.

Acesso em: Contábil > Livros de inventário

SPED PC2

1- A geração do arquivo SPED PC2 foi alterada para que as informações sejam geradas nos registros 20 e 23, referentes a notas de entrada, e os registros 30 e 36 referentes a notas de saída, de acordo com os cálculos da partilha, quando existir.

2- O sistema estava exportando para o pacote contábil Useall (Sistema Useall - PC2), apenas as notas fiscais canceladas e finalizadas. Notas fiscais com status estorno não eram enviadas. Com isso, a geração do arquivo foi alterada e as notas fiscais com status "Estornado" serão inclusas no arquivo.

Acesso em: Contábil > Mais opções > SPED PC2