Alterações liberadas no mês de junho

Veja abaixo as liberações realizadas.

Semana 01

Liberada versão no dia: 02/06

Liberações do dia 02 de junho

Parametrização

Nas parametrizações tínhamos a opção "Bloqueio por orçamento empresarial no pedido". A opção foi renomeada para "Forma de geração do pedido por orçamento". Esta configuração permite lançar o pedido de compra com o status orçamento "Liberado" ou "Bloqueado".
Disponibilizada a opção "Análise orçamentária", que verificará o valor financeiro do pedido com relação ao orçamento. Se o pedido estiver com os valores dentro ou iguais ao estipulado no orçamento, ao concluir o pedido o status orçamentário será "Liberado", do contrário "Bloqueado".

Acesso em: Início > Parametrização > Compras

Proposta de venda

1- Alterado o processo "Proposta de venda" para permitir o uso de moeda estrangeira, sem apresentar mensagem que não permita a conclusão do processo.

2- Na aba negociar da "Proposta de venda", é realizado a ação para buscar custos de todos os itens da proposta, alterado o sistema para atualizar o custo do item já multiplicando com a quantidade.

Acesso em: Vendas > Proposta de venda

Notas fiscais de serviço

O desconto condicional é um desconto que a empresa concede a seus clientes. É possível descrever esse desconto apenas nas notas fiscais de saída. Por isso, o sistema foi alterado para disponibilizar os campos referentes as informações do desconto condicional nas notas fiscais de serviço, bem como permitir que o desconto seja alterado no momento de seu lançamento.

Acesso em: Vendas > Notas fiscais de serviço

Condições de pagamento

A tela "Condições de pagamento" armazena diversas condições para geração de uma venda. Anteriormente, para gerar as parcelas, após salvas as informações, o sistema não permitia a adição ou edição, com a alteração realizada as modificações desejadas poderão ser feitas.

Acesso em: Vendas > Listas > Condições de pagamento

Importar XML do CT-E

O processo "Importar um XML do CT-E" foi alterado para demonstrar o número do cadastro da transportadora.

Acesso em: Compras > Importar XML do CT-E

Inventário

Ajustado o campo "Diferença" ao lançar contagem em inventário, assim será possível concluir o lançamento mesmo com maiores quantidades de casas decimais.

Acesso em: Estoque > Mais opções > Inventário

Estoque - Relatórios

O sistema foi alterado quando lançada uma nota fiscal de entrada do tipo "Devolução", para que o custo do item não seja alterado, não afetando assim, o custo do item. Para visualizar o custo desses itens, o relatório "Extrato de estoque com custos" foi alterado juntamente com o relatório "Extrato de estoque" para que a sua ordenação seja por "Data" e "Datahora".

Acesso em: Estoque > Relatórios

Contas a receber

A opção de envio de e-mail de títulos vencidos e a vencer no sistema - Useall M2 tem a possibilidade de disponibilizar o link da consulta pública do boleto quando o(s) título (os) em questão tiverem boleto bancário gerado.
Quando existir parametrização para enviar de forma manual títulos vencidos ou a vencer, o sistema irá analisar esses títulos, avaliar se tem boleto gerado e se há a utilização da consulta pública de boletos. Se existirem boletos e a consulta, além de enviar o template padrão de vencimentos (ou de títulos a vencer), um link também será enviado para consulta do boleto.

👉 A consulta pública de boletos é habilitada no parâmetro "Consulta pública de boletos", localizado em "Início > Parametrização > Contas a receber".

Para que o sistema faça a diferenciação do que deve ser apresentado entre conter o não a consulta pública de boletos, a opção "Link" foi disponbilizada nas configurações do parâmetro "Templates de e-mail", localizado em "Início > Parametrização > Comum".

padrao_envio

Acesso em: Receber > Contas a receber

Cobrança bancária

O arquivo de remessa gerado para o banco Safra foi alterado para que sejam demonstrados os valores dos juros por dia ou percentual ao mês e para que o código do banco não seja informado.

Acesso em: Receber > Contas a receber > Mais opções > Cobrança bancária

SPED Fiscal

Anteriormente, habilitamos para que o valor do IPI sempre fosse enviado no arquivo, seja o valor creditado ou não. O layout descrito junto à RFB (Receita Federal do Brasil) consta que apenas os valores creditados devem ser enviados no arquivo. Dessa forma, o sistema foi alterado para que o registro C170 não envie o valor do IPI caso o documento fiscal não contenha crédito.

Acesso em: Contábil > SPED Fiscal

Exceções fiscais

Disponibilizada a possibilidade de utilizar por UF (Unidade Federativa) como critério para os cadastros "Exceção fiscal do IPI" e "Exceção fiscal do PIS/COFINS". A alteração realizada tem a finalidade de tornar os cadastros mencionados com funcionamento similar ao que já ocorre na exceção fiscal do ICMS.

Acesso em: Contábil > Listas

Semana 02

Liberadas versões nos dias: 07/06 e 09/06

Liberações do dia 07 de junho

Parametrização

A forma de cálculo para formação de preços pode ser ajustada para "Margem de contribuição", "Markup" ou "Margem de lucro". Ao lado da caixa de seleção existe um ícone informativo "i", descrevendo como o sistema realiza essa formação de preços. O sistema foi alterado para que, ao realizar a troca da forma de cálculo e salvar, o sistema salve as informações desejadas.

Acesso em: Início > Parametrização > Forma de cálculo para formação de preços

Veículos

A tela de cadastro de "Veículos" foi alterada para demonstrar as informações conforme campos informados.

Acesso em: Vendas > Listas

Caixa de faturamento

1- O sistema possui uma mensagem de alerta, que é demonstrada no processo "Caixa de faturamento" ao utilizar a parametrização de faturar com código e descrição do cliente. Essa configuração está presente no cadastro do item, "Estoque> Item" na aba "Venda". A alteração realizada se refere a verificação quando não existir o código e descrição do item. Desta forma, a mensagem será demonstrada e será possível informar código e descrição no cadastro do item utilizado no faturamento ou desmarcar a opção no cadastro do cliente.

2- No momento de emitir a nota fiscal manual, no processo "Caixa de faturamento", o sistema estava obrigando informar o almoxarifado e não permitindo alterá-lo na aba "Itens", porém, o tipo de saída não movimenta estoque ou continha itens do tipo "Serviço" ou "Ativo imobilizado", sendo desnecessário informar o almoxarifado. Devido a isso, o sistema foi alterado para não exigir a informação referente ao almoxarifado quando o item não exigir a movimentação.

⚠️ A alteração também foi realizada para as notas fiscais de entrada, processo "Compras > Entrada".

Acesso em: Vendas > Caixa de faturamento

Nota fiscal de serviço

1- O campo "Descrição", localizado em "Mais opções > Espelho", foi expandido para visualização completa da informação do item do tipo serviço nas notas fiscais.

2- Ao lançar uma nota fiscal de serviço pelo processo da caixa de faturamento ("Novo > Notas de serviço"), mesmo zerando todos os valores de retenções, após clicar em emitir nota e essa aparecer na tela de notas fiscais de serviço, os valores de retenções eram demonstrados. Com a alteração, a nota fiscal de serviço será gerada conforme os valores inseridos ou alterados quando há a possibilidade.

Acesso em: Vendas > Notas fiscais de serviço

Notas fiscais de saída

No sistema Useall M2 temos o processo de emitir uma nota fiscal manual com uma modalidade que a nota não fique com modelo fiscal. Para finalizar uma nota fiscal dessa modalidade, é utiliza a função: "Mais opções > Outros > Finalizar NF". O sistema foi alterado para não demonstrar mensagem ao utilizar essa opção.

Acesso em: Vendas > Notas fiscais de saída

Importar XML da NF-e

O sistema foi alterado para que a importação do arquivo XML da NF-e seja realizada conforme descrito no tipo de entrada. Quando informado o campo "Composição da base de cálculo do item" como "importação", para opção "Base de cálculo do PIS/COFINS", na aba "PIS/COFINS" do tipo de entrada, os valores serão demonstrados conforme descrito: "Base = (Valor aduaneiro)".

Acesso em: Compras > Importar XML da NF-e

Painel de compras

O sistema Useall M2 possui os parâmetros "Casas decimais para quantidades" e "Casas decimais para valores unitários". Esses parâmetros definem a quantidade e casas decimais que serão usadas nos campos que representam valores unitários e quantidades. Alterado o processo "Painel de compras", tela "Negociação em andamento", quando utilizadas as opções dos botões "Cotar" e "Negociar" para que sejam demonstradas as informações o parâmetro.

Acesso em: Compras > Painel de compras

Entrada

No processo "Entrada" temos a opção de lançar uma entrada do tipo serviço ou do ativo imobilizado onde o tipo de entrada não movimenta estoque. Quando a nota fiscal é gerada, o registro de entrada ficava com o status "Pendente" para a conferência. O sistema foi alterado para que, ao lançar alguma dessas notas fiscais ou com o tipo de entrada não marcado para movimentar estoque (opção "Movimenta estoque", aba "Adm" do tipo de entrada), o processo de conferência seja realizado automaticamente.

Acesso em: Compras > Entrada

Conhecimento de transporte

Os processos de "Conhecimento de transporte manual" e "Importar XML do CT-E" permitem o vínculo de notas fiscais de entrada. Quando o CT-E é processado, o sistema lança um ajuste de custo para os itens das notas fiscais de entrada que foram vinculadas ao CT-E. Este movimento de ajuste é lançado na data de entrada da nota fiscal que foi vinculada.
Para isso, o sistema exige que o estoque esteja aberto nesta data. No entanto, a mensagem informativa de verificação não descrevia corretamente a data em que o estoque devia ser reaberto. O sistema foi alterado para que essa mensagem demonstre a data diretamente referente ao lançamento do conhecimento de transporte.

Acesso em: Compras > Conhecimento de transporte

Cotações

Alterado o processo "Enviar cotação", para permitir o envio de cotações do tipo online.

Acesso em: Compras > Mais opções > Cotações

Liberações do dia 09 de junho

Parametrização

A consulta pública de boletos é uma função que tem como objetivo o envio de e-mail com o link para acesso aos boletos, facilitando o pagamento. O sistema foi alterado para verificar se existe e-mail no cadastro da filial ("Início > Listas > Filiais"), possibilitando assim, a utilização da funcionalidades.

Acesso em: Início > Parametrização > Contas a receber

Caixa de faturamento

1- No processo "Caixa de faturamento" é possível realizar as transferências requisitadas e atendidas. Na opção da "Transferência (atendimento)", ao vincular os itens que serão transferidos, o sistema não informava automaticamente o preço. Alteração realizada para informar o preço automaticamente conforme a configuração do tipo de saída.

2- O sistema foi alterado para que a requisição fique disponivél caso o faturamento seja cancelado quando utilizada a opção "Transferência (atendimento)".

3- Quando o faturamento é realizado pelo sistema Useall - LOJA, o sistema Useall - M2 não recebia o código da unidade tributável. Realizada a alteração para que esse código seja enviado e o faturamento concluído.

Acesso em: Vendas > Caixa de faturamento

Importar XML do CT-e

Alterado o processo de importação do arquivo de XML dos conhecimentos de transporte para que a "Cidade" seja verificada. Caso o cadastro do fornecedor não contenha a cidade informada, será notificado em tela para revisar o cadastro.

Acesso em: Compras > Importar XML do CT-e

SPED PH Fiscal

O arquivo "SPED PH Fiscal" tem como função, enviar informações referentes a notas fiscais de serviço, tanto de saída como de entrada. Identificamos que, para as notas fiscais de saída, o processo está sendo realizado corretamente, porém, para notas fiscais de entrada, o registro A170 não estava exportando. O sistema foi alterado para que esse registro seja gerado.

Acesso em: Contábil > Mais opções > SPED PH Fiscal

Semana 03

Liberadas versões nos dias: 14/06, 16/06 e 19/06

Liberações do dia 14 de junho

Notificação

O sistema irá demonstrar uma notificação quando a versão for atualizada ou para demais informações. Essa notificação será demonstrada na parte superior direita.

notificacao_versao

Acesso em: Início

Rotas

Disponibilizada a opção "Ativar" e "Inativar" no cadastro de rotas, conforme os demais cadastros do sistema, possibilitando assim, a ativação ou inativação dos regsitros desejados.

Acesso em: Vendas > Listas > Rotas

Entrada

Efetuando o lançamento de uma nota fiscal de entrada do tipo "Serviço", elas ficavam sem CFOP. No momento em que essas notas são exportadas, o arquivo deveria ser manipulado com a informação. Para que não seja necessário essa manipulação, o sistema foi alterado para que o arquivo seja gerado pelo processo "SPED PC2" com a informação do CFOP no registro correspondente.

Acesso em: Compras > Entrada

Contas a receber

Ao realizar uma de baixa de contas a receber com adiantamentos, é possível abrir a pesquisa de "Clientes / Fornecedores" para inserir o cliente do adiantamento que será utilizado. Nesta tela, o sistema demonstrava somente os clientes que também estivesse como fornecedor. A alteração foi realizada para que sejam demonstrados todos os cadastros sem avaliar o fornecedor como requisito.

Acesso em: Receber > Contas a receber

Liberações do dia 16 de junho

Pedidos

A opção "Criar novo pedido com saldo" do cadastro de pedidos, não estava aplicando o bloqueio de pedidos em faturamento, criando assim, um novo pedido com saldo e mantendo o pedido original com o status "Parcial". A alteração foi realizada para quando um pedido com saldo em faturamento, não será permitido criar novo pedido com saldo, para isso será necessário cancelar faturamento.

Acesso em: Vendas > Pedidos

Caixa de faturamento

Alteração realizada no processo "Caixa de faturamento" para a integração das notas fiscais de serviço provenientes do sistema "Contratos". Quando no sistema "Contratos" é realizada a ativação de um contrato, em "Caixa de faturamento" os registros das notas ficais de serviço devem constar normalmente para o fluxo do processamento das informações conforme desejado.

Acesso em: Vendas > Caixa de faturamento

Cotações

O processo "Cotações" foi alteraod para disponibilizar o envio de cotação ao portal do fornecedor, assim, caso exista alguma alteração de condições de pagamento, será sincronizado ao portal permitindo concluir o processo devidamente.

Acesso em: Compras > Mais opções > Cotações

Contas a receber

Alterado a demonstração dos títulos pesquisados da tela de cadastro de "Contas a receber" para agilizar a visualização das informações.

⚠️ A alteração também foi realizada para a tela de cadastros do "Contas a pagar".

Acesso em: Receber > Contas a receber

Importar plano de contas

Disponibilizamos a ferramenta "Importar plano de contas", onde fornecemos um modelo padrão em 'Excel', mais também é possível fazer o download do plano de contas utilizado pelas empresas. Com o plano de contas em Excel é possível fazer as alterações desejadas e importá-lo no sistema.

Acesso em: Contábil > Mais opções > Importar plano de contas

Liberações do dia 19 de junho

Contas a receber

Alteração realizada para que, ao gerar a "Remessa bancária" de títulos vencidos do Banco do Brasil, o sistema informe o valor dos juros no arquivo de remessa.

Acesso em: Receber > Contas a receber > Mais opções > Cobrança bancária > Gerar remessa

Semana 04

Liberadas versões nos dias: 21/06 e 22/06

Liberações do dia 21 de junho

Listas

Disponibilizada as permissões de acesso aos cadastros "Setores", "Estações de trabalho" e "Equipamento seriais". Esses cadastros estão disponíveis em "Início > Listas".
Também foi alterada a pesquisa realizada pelo botão "F2", disponibilizando a padronização referente a descrição e ícones de processos, listas e assistente do sistema.

Acesso em: Início > Listas

Propostas de venda

O relatório espelho de proposta foi alterado para que sejam demonstradas as informações "Entrega" e "Cobrança". O espelho pode ser acessado através da opção "Mais opções > Proposta", na tela de cadastro de "Propostas de vendas".

⚠️ As alterações também foram realizadas para o espelho de pedido de venda.

Acesso em: Vendas > Propostas de venda

Nota fiscal de serviço

Disponibilizada a emissão de RPS no processo de transação de faturamento. Ao utilizar a opção "Imprimir RPS" no processo de "Notas fiscais de serviço", o sistema irá realizar a geração da nota fiscal de serviço conforme selecionado e também a emissão do documento fiscal.

Acesso em: Vendas > Notas fiscais de serviço

Relatórios

1- Disponibilizado o modelo para relatórios de itens faturados "Itens faturados por unidade", que separa os itens por unidade.

2- Alterado o sistema para permitir na emissão em sequência de relatórios "Itens faturados e "Faturamento".

Acessso em: Vendas > Relatórios

SPED fiscal

O registro C110 refere-se as informações adicionais de interesse ao fisco, que fazem parte da nota fiscal de entrada. Segundo a legislação do "SPED Fiscal", esse registro deve conter no máximo 255 caracteres. Sendo assim, o sistema foi alterado para que as informações adicionais sejam enviadas conforme previsto em legislação.

Acesso em: Contábil > SPED Fiscal

Liberações do dia 22 de junho

Notas fiscais de saída

O sistema permite gerar boleto para seus clientes por dois meios "Contas a receber" e "Notas fiscais de saída". Existe uma parametrização chamada "Validar portador na remessa e boleto bancário" que realiza um filtro e retorna para o campo "conta" apenas as contas especificadas na parametrização.
O sistema foi alterado para que seja realizado o filtro e retorne apenas as contas configuradas quando utilizado o processo "Notas fiscais de saída".

Acesso em: Vendas > Notas fiscais de saída

Pedido de compra

No processo "Pedido de compra" há duas opções de inserir o item "Novo rápido" e "Novo completo". O sistema foi alterado para que, ao utilizar a opção "Novo completo", seja possível alterar o tipo de entrada.

Acesso em: Compras > Pedido de compra

Entrada

Ao dar entrada em uma nota fiscal de consumidor eletrônica (NFC-e), que se encontre em contingência, o sistema não validava. O sistema foi alterado para permitir o lançamento.

Acesso: Compras > Entrada

Notas fiscais de entrada

Realizando a transferência de uma filial para outra pelo processo "Requisição de materiais", onde contenha ICMS ST com a modalidade "Antecipação", o sistem foi alterado para que o valor do ICMS ST seja somado ao valor do custo do item.

Acesso em: Compras > Notas fiscais de entrada

Importar XML da NF-e

1- Efetuando um lançamento de nota fiscal de entrada utilizando o processo "Importação XML da NF-e", o campo "Volumes" de acordo com o arquivo. Sendo assim, o sistema foi alterado para que o campo seja preenchido conforme o arquivo XML.

Acesso em: Compras > Importar XML da NF-e

Semana 05

Liberadas versões nos dias: 27/06, 28/06 e 29/06

Liberações do dia 27 de junho

Importar XML do CT-e

A importação de XML de CT-e é uma tela facilitadora, onde é possível efetuar o lançamento do conhecimento de frete importando as informações do arquivo. Ao importar as informações de um conhecimento de frete de transferência, o sistema retornava mensagem referente ao custo. O sistema foi alterado para que sejam permitidas as importações desses registros.

Acesso em: Compras > Importar XML do CT-e

Entrada

Realizando a devolução de um item que tenha diferentes unidades de medida, o sistema retornava na nota fiscal de entrada, aba transporte, os campos "Peso líquido" e "Peso bruto" com o valor da unidade de medida padrão. Com a alteração realizada, os campos serão informados conforme a conversão de unidade de medida descrita na devolução.

Acesso em: Compras > Entrada

Relatórios - Compras

Os relatórios "Documentos fiscais de entrada" e "Itens de notas fiscais de entrada" foram alterados para que o cálculo do valor contábil seja demonstrado de acordo com as notas de entrada de importação.

Acesso em: Compras > Relatórios

Contas a pagar

Ao realizar a baixa de contas a pagar, é possível realizar o pagamento vinculando cheque recebido. Para esse processo, as seguintes alterações foram realizadas:
* Disponibilizados totalizadores: "Valor total", "Valor selecionado" e "Nº de selecionados".
* Reposicionamento de elementos: "Nº do cheque" e "Localizar pelo número".
* Recolhimento de alguns campos para formar o acesso "Filtros avançados".
* Função "Selecionar pelo cheque": ao digitar o número do cheque e clicar em "Enter" do teclado, o título será marcado.
* Filtro "Filial" permitirá a seleção de mais de uma filial.

Acesso em: Pagar > Contas a pagar

Conciliação por extrato

No processo "Conciliação por extrato", realizado referente ao banco Sicredi, uma mensagem era retornada. O layout foi atualizado para que as tags "FITID" e "REFNUM" tenham até 150 caracteres, impedindo assim a demonstração de mensagem que não permitem finalizar o processo.

Acesso em: Tesouraria > Conciliação por extrato

Liberações do dia 28 de junho

Parametrização

Disponibilizadas as opções "ICMS ST" e "ICMS Antecipado" na parametrização "Impostos a pagar", disponível em "Início > Parametrização > Contas a pagar". Essas opções tem como objetivo de gerar títulos a pagar quando emitidas as notas fiscais de saída que contenham a configuração do cálculo dos impostos e das informações fornecidas na parametrização.

Acesso em: Início > Parametrização > Contas a pagar

Propostas de venda

Na proposta de venda, aba "Negociar", foi percebido que em alguns campos não era possível inserir alguns valores que não são do teclado numérico. Alterado o sistema para que essas funcionalidades possam ser acessadas e inseridas.

Acesso em: Vendas > Propostas de venda

Inventário

O processo de "Inventário" serve para as empresas adequarem seus estoques no sistema conforme se estoque físico disponível. O sistema foi alterado para que haja a redução do tempo de processamento refente os itens no lançamento de contagem.

Acesso em: Estoque > Mais opções > Inventário

Contas a receber

O cadastro de contas a receber contém a opção "Mais opções > Alterar", possibilitando assim, as alterações desejadas. Algumas opções disponíveis neste acesso permitem selecionar vários registros e alterá-los de uma única vez, como por exemple a opção "Alterar - Vencimento". O sistema foi alterado para disponibilizar as opções de alteração: "Emissão", "Espécie", "Observação", "Conta contábil" e "Forma de pagamento".

Acesso em: Receber > Contas a receber

Liberações do dia 29 de junho

Moedas

O cadastro de "Moedas" foi alterado para disponibilizar maior quantidade de casas decimais na coluna "Valor".

Acesso em: Início > Listas > Moedas

Clientes / fornecedores

Disponibilizada a coluna "Finalidade" na tela de registro de "Clientes/Fornecedores" na aba fiscal.

Acesso em: Vendas > Clientes / fornecedores

Entrada

Alterado o processo "Entrada", quando utilizada a opção "Serviço", para não permitir lançamento de mais de uma nota com o mesmo número, fornecedor, série, empresa e filial.

Acesso em: Compras > Entrada

Notas fiscais de entrada

Alterado o sistema no lançamento da nota fiscal de entrada para que, ao editar o item, seja possível alterar o tipo de entrada clicando na "lupa" para selecionar o tipo desejado.

Acesso em: Compras > Notas fiscais de entrada

Itens e serviços

No cadastro do item é possível vincular um novo almoxarifado. Essa tela fica na aba "Almoxarifados" ao editar o item. Quando clicado no botão "Novo", é aberta a tela para vincular um novo almoxarifado. O sistema foi alterado onde a opção de controlar "Estoque mínimo e máximo por almoxarifado" ficará disponível, caso o almoxarifado esteja configurado para este controle.

Acesso em: Estoque > Itens e serviços

Cheques recebidos

Através da opção "Mais opções", disponível no processo "Cheques recebidos" do módulo "Receber", é possível selecionar vários registros (com auxílio da tecla "CTRL" do teclado) para aplicar uma determinada ação. Desta forma, para facilitar a seleção dos registros, nas opções "Depositar", "Devolver", "Compensar", "Custodiar", "Retirar da custódia", "Transferir para outra conta", "Baixar cheques", "Alterar Portador" e "Alterar Vencimento" foram disponibilizados a opção de marcar os registros através da caixa de seleção e o botão "Adicionar mais cheques", possibilitando inserir mais registros sem a necessidade de sair da tela.

caixa_selecao_cheques_recebidos

No rodapé foram disponibilizados os totalizadores "Valor total", "Valor selecionado" e "Nº de selecionados". Ainda, o campo "Selecionar pelo Cheque" também foi disponibilizado e permitirá a seleção utilizando número do cheque e os filtros "Devolvido" e "Valor", que serão demonstrados clicando em "Filtros avançados".

Acesso em: Receber > Mais opções > Cheques Recebidos

Código do serviço fiscal

No sistema M2, as "Configurações do código de serviço fiscal", onde configuravamos o "Percentual de ISS por cidade", estava sendo utilizada para as duas situações cidade tomadora e cidade emissora. A alteração foi realizada para que as configurações sejam separadas pelo "Tomador" e "Emissor". Essa configuração será realizada em "Contábil > Listas > Código do serviço fiscal", que contem a listagem dos serviços fiscais. Para configurar, precisamos selecionar o serviço fiscal e acessar "Mais opções > Configurar Serviço fiscal". Na tela, duas abas serão demonstradas "Tomador", onde é configurado o "Percentual de ISS" e "% de redução da base do ISS" para todas as cidades e, caso haja uma configuração distinta, o botão "Novo" deve ser utilizado para configurar o ISS e a aba "Emissor", onde são configurados apenas os campos "Cidade" e o "Serviço fiscal".

⚠️ Devido a alteração realizada, no cadastro de itens / serviços, aba "Fiscal", campo "código fiscal do serviço", não será possível a alteração, somente a visualização.

Acesso em: Contábil > Listas > Código do serviço fiscal