Alterações liberadas no mês de maio
Veja abaixo as liberações realizadas.
Semana 01
Liberada versão no dia: 03/05
Liberações do dia 03 de maio
Pedidos
Alterado o sistema para não permitir a modificação do tipo de operação e o tipo de saída informados no pedido, quando realizado o lançamento da nota fiscal de saída.
Acesso em: Vendas > Pedidos
Notas fiscais de saída
Foram disponibilizados os campos "Cód. conta contábil" e "Cód. centro de custos" no lançamento do item nota fiscal de saída. Com a alteração, o cadastro da regra de contabilização foi alterado, sendo disponibilizadas as opções "Conta do item da NF" e "Conta do item da NF / Conta do item se não houver conta na NF" no campo "Conta", quando informado "Variável" para o campo "Tipo conta". Essas informações estarão disponíveis para a regra contábil referente ao processo "Notas fiscais de saída".
⚠️ Os campos também foram disponibilizados no lançamento da proposta de venda e do pedido de venda.
Acesso em: Vendas > Notas fiscais de saída
Relatórios - Vendas
O relatório "Faturamento com peso" foi alterado para demonstração do peso conforme os itens inseridos no faturamento. Também foi alterado para que sejam destacadas no totalizador, as devoluções realizadas com a dedução dos pesos líquidos e brutos.
2- Disponibilizados os filtros "Pessoa (Física ou Jurídica)", "Tipo de cliente/fornecedor", "Segmento", "Grupo empresarial", "Rota", "UF" e "CAR" no relatório "Clientes sem faturamento".
Acesso em: Vendas > Relatórios
Pedido de compra
Disponibilizado na aba "Resumo" do "Pedido de compra" e na "Nota de entrada", os campos: "Valor ICMS remetente", "Valor ICMS destinatário", "Valor ICMS FCP UF origem","Valor ICMS FCP UF destino", "Valor ICMS diferido" e "Valor ICMS operação".
Acesso em: Compra > Pedido de compra e Compras > Entrada > Lançar NF
Entrada
1- No lançamento de entrada, o campo "Desconto condicional" foi alterado para que, ao informar o valor percentual, os lançamentos financeiros (parcelas do lançamento de entrada) sejam ajustados.
2- No cadastro "Exceção Fiscal ICMS" temos a modalidade de cálculo do Difal (Partilha), onde pode ser escolhido a modalidade "Normal" ou "Calcular ICMS por dentro", para as notas fiscais de saída. Alterada a fórmula do cálculo da partilha para o "ICMS por Dentro" e alterado o cálculo da partilha para o "ICMS por Dentro" nas notas fiscais de entrada.
Acesso em: Compras > Entrada
Crédito PIS / COFINS
O relatório "Crédito de PIS/COFINS" foi alterado para possibilitar a seleção de vários registros de CFOP para o filtro "CFOP".
Acesso em: Compras > Relatórios > Crédito de PIS/COFINS
Contas a pagar
O registro de contas a pagar foi alterado para permitir o cadastro de lote de contas a pagar, permitido lançamentos em lote com data emissão igual ou superior a data atual.
Acesso em: Pagar > Contas a pagar
Livro de inventário
O processo "Livro de inventário" foi alterado para os valores sejam ajustados. Com isso, será possível ajustar os itens em seus respectivos valores unitários ou quantidades sem impedimentos.
Acesso em: Contábil > Livros de inventário
SPED PC2
1- Na aba "IPI" do cadastro de tipos de saída existe o campo "Incide IPI". O campo "Incide IPI" define se existe operação sobre incidência do imposto. Eventualmente, a operação pode sofrer incidência, mas a alíquota do imposto pode acabar sendo zero. O sistema foi alterado para que a base de cálculo seja inserida no arquivo, mesmo que não haja cálculo do imposto ou caso o campo incidência esteja como "Não", não demonstrando assim, erros nas verificações na importação ou no processamento do arquivo no sistema Useall - PC2.
2- Quando enviamos notas fiscais para o sistema Useall - PC2, temos a necessidade de aplicar a linha do imposto ICMS, mesmo quando não há incidência do imposto. Para tal, foi disponibilizada regra de verificação para alimentar o valor "Isentas" de acordo com as CST's 30, 40, 41. Para as CST's 10, 50 , 60, 70 ou 90, o valor de "Outras". Ainda, caso haja alguma outra situação que não tenha valor de ICMS, o valor será inserido na coluna "Outras".
3- Quando não há incidência do PIS/COFINS em algum item da nota, o sistema foi alterado para que o valor contábil seja enviado, juntamente com valor outras ou valor isentas, conforme a CST do imposto.
4- No arquivo SPED PC2, as colunas 225 a 227 e 414 a 415, que são referentes respectivamente ao código do enquadramento legal do IPI e código da base de cálculo do crédito, não foram geradas no arquivo. Com isso, as alterações foram realizadas para que os registros, com as colunas descritas, sejam gerados.
5- Na geração do arquivo SPED PC2, as colunas 414 a 415, que são referentes ao código da base de cálculo do crédito, não estavam gerando as informações. Com isso, o sistema foi alterado para que as colunas seja informadas conforme o tipo de entrada descrito na nota fiscal de entrada lançada.
Acesso em: Contábil > Mais opções > SPED PC2
SPED Fiscal
A exportação do arquivo SPED fiscal foi alterada para que sejam enviadas as notas fiscais inutilizadas.
Acesso em: Contábil > SPED Fiscal
Semana 02
Liberadas versões nos dias: 09/05, 11/05 e 12/05
Liberações do dia 09 de maio
Propostas de venda
No cadastro de clientes, aba "Comercial", foi disponibilizado o campo "Observação Comercial" com o objetivo de inserir observações destinadas ao setor comercial.
As informações inseridas nesse campo serão exibidas no processo "Propostas de venda" através do ícone informativo. Esse ícone será apresentado somente quando o mouse ficar sobre ele, demonstrando assim, a observação comercial.
⚠️ Essa alteração também contempla o pedido de venda.
No cadastro de mensagens, constante em "Início > Listas > Mensagens", foi disponibilizado no campo "Processo", a opção "Proposta de Venda". As mensagens cadastradas nesse campo serão demonstradas no cadastro de propostas de vendas.
Acesso em: Vendas > Propostas de venda
Pedidos de venda
Na tela de pedidos de venda, emitindo uma nota fiscal para faturamento (disponível em "Mais opções > Emitir nota fiscal"), onde o pedido é enviado para o processo "Caixa de faturamento", o sistema retornava uma mensagem referente a vigência da tabela de preços. Isso acontecia devido ao pedido ser incluído antes da data final de vigência da tabela e a emissão da nota fiscal depois da vigência. A alteração realizada se refere a não verificação da vigência, pois o pedido havia sido cadastrado anteriormente, e com isso, possibilitando a emissão da nota fiscal.
Acesso em: Vendas > Pedidos
Nota fiscais de saída
O M2 possui um campo chamado "Desconto condicional". Quando esse campo é alimentado, abatemos o valor das parcelas da venda. Atualmente, o valor das parcelas é usado para informar os campos referentes a tag "Fatura" do XML da NF-e. Com a alteração realizada, o sistema irá gerar o arquivo XML preenchendo a tag "fat" nos campos "vLiq (valor líquido)" e "vOrig (valor original)" com os respectivos valores de fatura.
Acesso em: Vendas > Notas fiscais de saída
Relatórios de Vendas
Disponibilizados os relatórios "Faturamento por CAR" e "Retenções sobre serviços". Os relatórios emitirão as informações provenientes das notas fiscais de saída. Essas notas deverão ser do tipo "Vendas", "Devolução", "Entrega futura" e "Serviços", sendo este, com as informações das retenções dos impostos / tributos.
Acesso em: Vendas > Relatórios
Pedido de compra
Quando há a exclusão de uma unidade de medida do cadastro do item e esse item está inserido no pedido de compra, o sistema demonstrará uma mensagem informativa. Essa mensagem foi alterada para que seja demonstrado qual item necessita ser ajustado.
Acesso em: Compra > Pedido de compra
Importar XML do CT-e
1- Alterado o sistema para verificar apenas a data de entrada da importação do CT-e quando o fechamento de compras estiver fechado. Esta verificação foi realizada para os lançamentos de conhecimento de transporte manual.
2- A importação de CT-E foi alterada para a execução correta utilizos os botões "Finalizar" ou "Salvar", quando selecionada a opção "Lançar CT".
Acesso em: Compras > Importar XML do CT-E
Entrada
Na tela de lançamento manual de entrada, existe a possibilidade de se vincular um pedido de compra. Quando a nota fiscal é gerada, o sistema demonstra a transportadora e o frete conforme o pedido de compra, mas não demonstra o campo "Tipo do frete", também conforme o pedido. Sendo assim, o lançamento foi alterado para que as informações referentes ao frete fiquem de acordo com as informações do pedido.
Acesso em: Compras > Entrada
Requisição de material
Quando uma requisição é gerada e o seu saldo é reservado, o sistema dá a possibilidade de uma manutenção de reserva ser processada e a reserva ser cancelada. O sistema foi alterado para que, caso não haja mais reserva para o item da requisição, seja possível cancelar a requisição.
Acesso em: Estoque > Requisição de material
Contas a receber
Quando baixamos um adiantamento, o sistema gera uma contrapartida no contas a pagar. O cadastro do tipo de contas a pagar precisa estar com o campo “Natureza financeira” informado. Caso não esteja o sistema emite um alerta, este alerta foi alterado para mostrar o que precisa ser feito para processar a baixa do adiantamento.
Acesso em: Receber > Contas a receber > Mais opções > Baixar
Relatório Contas a pagar
O relatório "Contas a pagar em aberto" foi alterado para que seja exibido o código do fornecedor conforme o cadastro do fornecedor.
Acesso em: Contas a pagar > Relatórios
Orçamento empresarial
O processo "Orçamento empresarial" possui uma ferramenta de compensação de contas e pode ser transferido o saldo de uma conta para outra, porém, o sistema foi alterado para não permitir transferir o saldo de uma conta que esteja com o saldo zero.
Acesso em: Contábil > Orçamento empresarial
Apuração de resultados por caixa
Processo "Apuração de resultados por caixa" foi alterado para que sejam demonstradas as informações conforme seleção dos filtros inseridos para as colunas e/ ou linhas.
Acesso em: Contábil > Mais opções
SPED-PC2
As notas fiscais de remessa (CFOP 5117), com documento referenciado, foram alteradas para que o preenchimento do documento referenciado seja demonstrado no sistema Useall - PC2, conforme a nota fiscal informada no sistema Useall - M2.
⚠️ Para a demonstração do documento fiscal na importação no sistema Useall - PC2, as notas fiscais devem conter uma informação complementar.
Acesso em: Contábil > Mais opções > SPED PC2
Liberações do dia 11 de maio
Requisição de materiais
Quando realizada a transferência de um item da empresa matriz para empresa filial, em seguida, realizado o lançamento de entrada na empresa filial, o sistema permitia informar o mesmo número de série em outro lançamento da matriz. A alteração foi realizada para que isso não seja possível, ou seja, não será possível a saída duas vezes do mesmo número de série.
Acesso em: Estoque > Requisição de materiais
Regras contábeis
Ao realizar o fechamento de comissão, o sistema estava apresentando a mensagem: "Não foi possível gerar os lançamentos contábeis do título a pagar. A empresa não possui configuração de conta do tipo 'Contas a pagar - Fornecedor(23)'". Isso ocorria quando o tipo de conta era "Variável" e a conta "Conta da empresa". Sendo assim, o sistema foi alterado para permitir o processamento do fechamento de comissão idenpendente do tipo de conta informada.
Acesso em: Contábil > Regras contábeis > Mais opções > Configurar contas
SPED Fiscal
A exportação do arquivo SPED Fiscal foi alterada para que o registro C100 seja gerado com as posições 12 e 16 de acordo com os registros C170, posições 07 e 24, e registro C190 para a posição 05. Para posição 24 do registro C170, referente ao valor do IPI, o arquivo irá demonstrar o valor sempre que existir no documento, independente se creditado ou não.
Acesso em: Contábil > SPED Fiscal
Liberações do dia 12 de maio
Propostas de vendas
Na proposta de venda, aba "Negociar" quando editado uma proposta com status "Pendente", existe um botão onde é possível buscar o custo de todos os itens da proposta. Esse custo é exibido na seleção de totalizadores que fica posicionado abaixo da tela. O sistema foi alterado para que, ao gerar um desconto para qualquer um dos itens, o valor do custo não seja modificado.
Acesso em: Vendas > Propostas de venda
Cheques recebidos
O processo "Cheques recebidos" foi alterado para disponibilizar no versão de filtros de pesquisa avançada, possibilitando assim, a demonstração das informações conforme filtros utilizados.
Acesso em: Receber > Mais opções > Cheques Recebidos
Semana 03
Liberadas versões nos dias: 16/05 e 17/05
Liberações do dia 16 de maio
Integração e-commerce TRAY
A integração do e-commerce "Tray" foi disponibilizada com o sistema Useall - M2. Desta forma, será possível realizar o lançamento de pedidos de venda com descontos, acréscimos e valores de frete.
Acesso em: Início > Integração
Proposta de venda
Na Proposta de Venda temos o recurso "Negociar", que pode ser realizado item a item ou em lote. No processo, os totalizadores por item foram retirados e os totalizadores referentes ao cálculo da margem foram alterados para que o cálculo da Margem (%) seja realizado conforme os totalizadores, e não pela média dos itens listados. Também foram realizadas alterações com relação a expansão dos itens, para que os valores do quadro "Cálculo da margem" de cada item não sejam listados zerados.
Acesso em: Vendas > Propostas de venda
Caixa de faturamento
Existe uma função no sistema que permite gerar uma requisição de transferência, para que o outro almoxarifado/filial realize essa venda. O sistema foi alterado para que seja possível realizar a requisição e a nota fiscal sem falha.
Acesso em: Vendas > Caixa de faturamento
Itens e serviços
Na tela de cadastro do item, na aba "Estoque", alterada a descrição "Este item é um componente" para "Gerar movimentação de componente" e disponibilizada a informação no ícone "i".
Acesso em: Estoque > Itens e serviços
Liberações do dia 17 de maio
Importar XML do CT-e
A importação do XML CT-e foi alterada para que a sugestão dos cadastros de CFOP sejam demonstrados conforme constante no cadastro de tipo de entrada. Ainda, quando editado o registro a ser importado, na tela da aba "Detalhes", o campo "Tipo de entrada" foi inserido acima do campo "CFOP".
Acesso em: Compras > Importar XML do CT-e
Requisição de materiais
As transferências manuais não afetam custo médio. Sendo assim, somente os saldos são transferidos e quantidades. O sistema foi alterado para enviar ao item do almoxarifado destino, sua quantidade e seu custo valorizado pelo fechamento de estoque, transportando o valor calculado na saída (origem) para o registro de entrada no (destino).
Também foi disponibilizada uma verificação no fechamento de estoque. Para a valorização de transferências manuais acontecer, o estoque de (origem) precisa estar fechado antes de fechar o almoxarifado (destino).
Acesso em: Estoque > Requisição de materiais
Semana 04
Liberadas versões nos dias: 23/05 e 26/05
Liberações do dia 23 de maio
Propostas de venda
A proposta de venda foi alterada com relação a busca da informação CPF/CNPJ. Sendo assim, caso necessário atualizar uma proposta já cadastrada e com status "Pendente", será possível alterar através da opção "Atualizar dados do cliente", localizada ao editar a proposta.
⚠️ Para o pedido de venda, serão carregadas somente as informações provenientes da proposta de venda.
Acesso em: Vendas > Propostas de venda
Caixa de faturamento
Alteração realizada para permitir que todas as vinculações sejam adicionadas na caixa de faturamento antes de serem faturadas, quando utilizado o processo nota de transferência com vinculação de requisição.
Acesso em: Vendas > Caixa de faturamento
Pedido de compra
Alterada a tela "Item do pedido" do processo de "Pedido de compra", para que seja possível inserir vários itens para a finalização do pedido.
Acesso em: Compras > Pedido de compra
Nota fiscais de entrada
Como descrito anteriormente na mensagem de aviso demonstrada pelo sistema, foi desativada a possibilidade de lançamento das notas fiscais de entrada pelo botão "Nota fiscais de entrada", permanecendo somente a possibilidade de lançamento de notas do tipo "Fatura". Para o lançamento das notas fiscais de entrada, deve-se utilizar o processo "Entrada".
Acesso em: Compras > Nota fiscal de entrada
Entrada
Alterado o processo "Entrada" para ao informar os valores de "Frete" e "Seguro" informados, assim quando estes valores forem informados serão devidamente rateados entre os itens da Entrada.
Alterado o processo "Entrada", que anteriormente estava multiplicando os valores dos campos "Frete" e "Seguro" pela quantidade dos itens. Com a alteração, quando os valores forem informados serão rateados entre os itens da nota fiscal de entrada.
Acesso em: Compras > Entrada
Importar XML da NF-e
No processo "Importação XML da NF-e" é permitido vincular os pedidos de compras em cada item e podem conter quantidades inferiores à do XML. Nesses casos, o sistema vai abater do pedido apenas o saldo e a quantidade restante será lançada no estoque sem vínculo. Por isso, não é necessário lançar no campo "Qdte xml" a quantidade maior que a do pedido de compra.
Para facilitar o entendimento, a tela "Vincular pedido" foi alterada para emitir um aviso quando o XML conter quantidade superior ao pedido de compras e no campo "Qtde xml", não será permitido quantidade superior ao saldo do XML.
Acesso em: Compras > Importar XML da NF-e
E-mail de aviso de vencimento
Alterada a demostração do arquivo ".PDF" para agilizar a visualização das informações quando utilizado o link de consulta pública de boletos. Acesso pode ser realizado por meio da opção "Selecionar o título desejado > Mais opções > E-mails de aviso de vencimento" localizada na tela de cadastros de contas a receber.
Acesso em: Receber > Contas a receber
Renegociações
O sistema Useall-M2 possui uma ferramenta de renegociação de contas a receber. Quando a usamos, o sistema contabiliza a operação. Para facilitar a conferência das informações, foi disponibilizada a aba "Contabilidade". Desta forma, se uma das contas envolvidas na contabilização estiver configurada para usar o rateio por centro de custos ou CAR, o M2 exibirá uma mensagem e a correção da configuração poderá ser realizada na aba disponibilizada.
⚠️ A renegociação de títulos também pode ser acessada através da opção descrita em "Mais opções > Renegociar", da tela dos títulos de contas a receber.
Acesso em: Receber > Mais opções > Renegociações
Liberações do dia 26 de maio
Notas fiscais de saída
É comum o produtor rural, identificado pelo seu CPF, possuir diferentes estabelecimentos rurais (várias Inscrições Estaduais de Produtor Primário) na mesma UF. No cadastro de "Local" são inseridos diferentes endereços, disponíveis para cada cadastro de cliente.
Para que estas notas fiscais sejam geradas, e caso exista a necessidade de cadastro de cliente com o mesmo CPF / CNPJ em mais de um cadastro, a parametrização do sistema deve ser alterada. Esse parâmetro está localizado em "Início > Parametrização > Comum", com a descrição "Validar CNPJ / CPF duplicado no cadastro de clientes / fornecedores". Esse parâmetro deve constar como "Não validar" ou "Alertar" para que o sistema permita esses cadastros não únicos e a nota fiscal seja lançada para a geração do arquivo "SPED PC2" e integração com o sistema Useall - PC2.
Acesso em: Vendas > Notas fiscais de saída
Entrada
No processo "Entrada", quando utilizado o tipo devolução para filiais, que utilizam da parametrização "Permitir estoque negativo", o sistema foi alterado para que não seja executado a rotina de cálculo de custo médio durante o lançamento.
Acesso em: Compras > Entrada
Demanda
O cálculo de demanda pode ser realizado por alguns parâmetros, que são separados por abas. Uma dessas abas é a "Média de faturamento" onde é feito um cálculo de necessidade de compra sobre a média de faturamento. Alterado o sistema para que seja demostrada a média de faturamento.
Acesso em: Compras > Demanda
Grupo de itens
O sistema Useall - M2 possui um cadastro de grupos de itens e um dos campos deste cadastro é o campo "Classificação". Esse processo foi alterado para habilitar o campo "Classificação", permitindo a alteração entre os grupos, porém, conforme verificações já existentes.
Acesso em: Estoque > Listas > Grupo de itens
Comissões
O fechamento de comissões foi alterado para permitir os lançamentos de comissões lançados pelo Sistema Useall - Loja.
Acesso em: Pagar > Comissões > Fechar comissões
Livros de inventário
No processo de ajuste de valores, que pode ser acessado através da opção "Mais opções > Ajustar valores" da tela "Livros de inventário", foi realizada a alteração para que possa ser selecionado o item e outro item não seja selecionando, permitindo assim, seja realizado o ajuste.
Acesso em: Contábil > Livros de inventário
Semana 06
Liberada versão no dia: 30/05
Liberações do dia 30 de maio
Integração
O sistema Useall - M2 possui o processo "Integração", que possibilita a visualização dos processos integrados com o sistema. Nessa funcionalidade foi disponibilizada a integração da "Propostas de venda". Para que isso aconteça, deve ser realizada a configuração localizada em "Início > Parametrização > Comum > Configurar integração". Nesse acesso, deve existir um registro onde o campo "Origem" deve constar "Força de vendas Useall".
Acesso em: Início > Integração
Caixa de faturamento
Disponibilizada a opção para gerar boleto na nota fiscal de saída após a sua autorização. Para que isso ocorra, o parâmetro "Gerar boleto automaticamente na finalização da nota", localizado em "Início > Parametrização > Vendas", deve ser habilitado. Quando emitida a nota fiscal, constante no processo "Caixa de faturamento", aba "Financeiro", as informações referentes ao boleto devem ser descritas para gerá-lo após a autorização da nota fiscal de saída.
Acesso em: Vendas > Caixa de faturamento
Compra rápida
Alterada a "Compra Rápida" para que os pedidos de venda, com status avaliação "Reprovado", não sejam demonstrados na demanda. Nesse processo foi disponibilizada a opção Adicionamos "Analisar demanda de compra de todas as filiais (consolidado)", que permitirá a busca por demanda de pedidos de compra somente da filial utilizada ou de todas as filiais caso seja marcada para executar.
Acesso em: Compras > Compra rápida
Devolução de materiais
Alterado o processo "Devolução de materiais" para permitir a visualização dos cadastros processados e cancelados, bem como as verificações das informações do item.
Acesso em: Estoque > Devolução de materiais
Relatórios - Estoque
Disponibilizado relatório "Consumo de Material por Centro de Custo". O relatório tem por objetivo demonstrar os custos por centro de custos das requisições de materiais e das devoluções de requisições.
Acesso em: Estoque > Relatórios
Apuração de resultados por caixa
O processo "Apuração de resultados por caixa" foi alterado para que sejam demonstradas as informações conforme o período selecionado.
Acesso em: Contábil > Mais opções