Alterações liberadas no mês de Abril
Veja abaixo as liberações realizadas.
Semana 01
Liberadas versões nos dias: 03/04, 04/04, 06/04 e 07/04
Liberações do dia 03 de abril
Fechamento financeiro
O processo "Fechamento financeiro" foi alterado para seja possível fechar o período independente da contabilização, onde títulos ou movimentos financeiros não tem configuração para contabilizar. Anteriormente não era possível devido existência de títulos ou movimentos financeiros não contabilizados.
Acesso em: Tesouraria > Fechamento financeiro
SPED PC2
1- Ao processar um arquivo de exportação que contém notas fiscais de exportação, ocorria a mensagem "Documento com cidade de início da prestação inválida". Para isso, a exportação do arquivo PC2 foi alterada para que a cidade início e final não sejam preenchidas somente nos registros respectivos quando modelo 55 das notas fiscais.
2- A exportação do arquivo SPED PC2 foi alterada para que as cidades das transportadoras informadas nas notas fiscais sejam geradas no arquivo. Ainda, quando lançadas as notas fiscais de saída com modelo 98, as notas serão geradas com o modelo 92 nos respectivos registros para que sejam demonstradas no sistema Useall - PC2.
3- Ao exportar os dados para o pacote contábil Useall (PC2), identificamos que no bloco referente aos dados de inventário (registro 50), o código da empresa não estava conforme a parametrização inserida no sistema. Sendo assim, a alteração foi realizada para que o arquivo seja gerado com o código da empresa descrito em "Início > Parametrização > Fiscal > Configurações exportação PC2".
Acesso em: Contábil > Mais opções > SPED PC2
Liberações do dia 04 de abril
Acesso M2
Alterada a mensagem demonstrada para quando o usuário não tem permissão de acesso ao sistema M2.
Acesso em: Useall - M2
Relatórios Vendas
Ajustados os relatórios de análise ABC para que sejam demonstrados os valores "Valor total líquido" na coluna "Valor total". Anteriormente, a informação demonstrava o "Valor total dos itens".
Acesso em: Vendas > Relatórios
Entrada
O processo de lançamento de "Entrada" foi alterado. Após lançar os itens, caso seja necessário alterar o almoxarifado, é necessário utilizar o botão "Alterar almoxarifado" na aba de itens.
Acesso em: Entrada > Novo > Inserir item > Alterar almoxarifado
Demonstrativos contábeis
Ajustada a impressão do relatório "Demonstrativos contábeis". Na emissão serão demonstrados os filtros aplicados para a geração, no cabeçalho do relatório.
Acesso em: Contábil > Relatórios > Demonstrativos contábeis
Liberações do dia 06 de abril
Pedidos
Inserindo um novo pedido de venda e processando-o, ao executar a função de alterar itens e vincular um novo item ao pedido de venda, o sistema automaticamente demonstrava a unidade padrão do item e não permitia a alteração dessa unidade. O sistema foi alterado para que seja possível a alteração da unidade quando há inclusão de novo item em um pedido já processado. A inclusão de novo item é realizada através da opção "Mais opções > Alterar > Itens".
Acesso em: Vendas > Pedidos
Entrada
Alterado o lançamento de nota fiscal de entrada do tipo "Devolução". Anteriormente, o valor do "Custo fora do estado" era modificado ao ser lançado, com a alteração, quando for lançado este tipo de registro de devolução de entrada, vinculando uma nota fiscal de saída, será atribuído o custo fora do estado referente a data origem do documento vinculado.
⚠️ Vale lembrar que o custo médio somente será gerado através do fechamento de estoque, também buscando da data origem da nota fiscal de saída vinculada.
Acesso em: Compras > Entradas
Relatórios
Relatório "Crédito de PIS/COFINS" foi alterado para também apresentar os registros "Conhecimento de transportes", que têm vínculos com notas fiscais de entrada.
Acesso em: Compras > Relatórios
Fila de reserva
O processo "Fila de reserva" foi alterado para a fila seja consumida por ordem de prioridade, quando existir. Caso não exista prioridade, a consumação da fila será realizada pela a data/ hora de inclusão do registro.
Acesso em: Estoque > Mais opções > Fila de reserva
Liberações do dia 07 de abril
Livros de inventário
Quando valorização for "56% do maior preço de venda" ou "70% do maior preço de venda" no livro de inventário, o sistema foi alterado para que seja possível inserir o preço do item no ajuste de valores. Também foi alterado para que a geração Livro de inventário seja processada em segundo plano. Durante o processamento, o livro de inventário ficará com o status "Em processamento". Assim que estiver pronto, uma notificação será emitida no icone representativo ao sino, informando que o livro de inventário foi processado com sucesso. Após a mensagem de processado, clicar no botão "Pesquisar" para que o status seja atualizado, de forma que seja demonstrado como "Pendente".
Disponibilizado status "Falha" e também a coluna "Detalhes" para demonstração das inconsistências. Um link será demonstrado para visualização da mensagem referente aos itens com problemas, possibilitando assim, a correção. Disponibilizada a opção "Continuar processamento", que será possível executar após as correções realizadas. Neste momento, o sistema refaz as análises e tenta processar o livro de inventário novamente.
Acesso em: Contábil > Livros de inventário
Semana 02
Liberadas versões nos dias: 11/04 e 13/04
Liberações do dia 11 de abril
Caixa de faturamento
Na tela "Selecionar atendimento requisição", aberta quando se insere uma nova transferência (atendimento), através do processo "Caixa de faturamento", foi disponibilizado o filtro "Origem" para facilitar a busca pelas requisições atendidas.
Acesso em: Vendas > Caixa de faturamento
Relatórios Compras
Os relatórios constantes no módulo "Compras" foram alterados para que os filtros possíveis sejam "multi-seleção", ou seja, possam ser informados com mais de uma opção selecionada no mesmo filtro.
Acesso em: Compras > Relatórios
Itens e serviços
Para facilitar a demonstração de quais itens estão sendo inventariados, foi disponibilizado o filtro “Em inventário” na tela de cadastro de itens.
Acesso em: Estoque > Itens e serviços
Relatórios Estoque
1- Os relatórios constantes no módulo "Estoque" foram alterados para que os filtros possíveis sejam "multi-seleção", ou seja, possam ser informados com mais de uma opção selecionada no mesmo filtro.
2- Alterado o relatório de "Giro de estoque" para que todos os itens tenham a obtenção dos valores conforme o cálculo das movimentações. Também foi disponibilizada a coluna chamada "Quant. venda", que demonstrará a quantidade de venda referente ao item.
Acesso em: Estoque > Relatórios
Liberações do dia 13 de abril
Integração
1- Disponibilizamos a integração com o e-commerce "VTEX", inicialmente integrando o cadastro do cliente e o pedido de venda. Para esta integração, é utilizada uma ferramenta chamada "E-Hub", onde são realizadas as configurações. A alteração realizada foi para que o imposto IPI seja considerado referente as vendas no e-commerce. Desta forma, o valor unitário do item, visível no e-commerce, é o valor final já com o imposto. Ao integrar o pedido de venda no sistema Useall-M2, o cálculo do imposto será realizado conforme configuração do E-Hub.
Caso não haja incidência do imposto IPI, a configuração deve ser realizada no E-Hub. Com isso, a integração será feita com o valor unitário dos itens sem o imposto. Para a parametrização, a opção "Usa IPI embutido no preço" foi disponibilizada. Nesta mesma tela, foram disponibilizados os critérios de busca de tributação "Tipo do cliente", "Finalidade", "Contribuinte" e "Consumidor final".
2- Disponibilizado "de-para" para condição de pagamento em "Configurar integração > Novo > Origem > e-Hub", para os pedidos com integração utilizando E-Hub.
Acesso em: Início > Parametrização > Comum > Configurar integração
Caixa de faturamento
No processo "Caixa de faturamento > Novo > Faturar pedido", na aba "Pedidos" da tela "Selecionar pedidos", foi disponibilizada a coluna "Previsão de entrega do item" para facilitar a identificação do item, principalmente quando há o mesmo item e vários pedidos para o mesmo cliente, porém com datas de entregas diferentes. Desta forma, é possível identificar o item pela data de entrega e confirmar se há reserva ou saldo disponível antes de preparar a nota.
Acesso em: Vendas > Caixa de faturamento
Painel de entrega de pedidos
No painel de entregas de pedidos, na aba "Planejados", é possível selecionar vários pedidos e emitir seus espelhos. A alteração foi realizada na impressão dos espelhos picking, para listar corretamente os registros selecionados, independente da quantidade.
Acesso em: Vendas > Painel de entrega de pedidos
Agrupamento de itens no faturamento
O processo "Agrupamento de itens no faturamento" constitui a substuição do item "A" pelo item "B". Quando realizado o faturamento da nota fiscal de saída, a movimentação de estoque é realizada pelo item "A", porém a venda da mercadoria é do item "B". A valorização destes itens utiliza o custo presumido, que consiste em 70% do preço de venda do item. Essa utilização é válida para empresas que não calculam o custo pelo sistema Useall - PCP. E, para obtenção do preço de venda, o livro de inventário buscará as notas fiscais emitidas no período.
O sistema foi alterado para que a conversão de unidade entre os itens seja realizada com base no valor unitário do item, para que o cálculo do custo seja demonstrado corretamente.
⚠️ Para utilização do sistema com funções personalizadas específicas na troca do item para faturamento, a alteração também foi realizada.
Acesso em: Vendas > Listas > Agrupamento de itens no faturamento
Entrada
Disponibilizado a opção "Outras despesas" no processo de lançamento de entrada, para que seja possível aplicar o valor de "Outras despesas" em todos os itens da nota fiscal de entrada. Anteriormente, aplicava-se o valor de outras despesas em cada item.
Acesso em: Compras > Entrada
Requisição de materiais
Anteriormente, todas as requisições "manuais" do tipo transferência não calculavam custo para o almoxarifado de destino. A transferência em si transportava apenas quantidades. Para garantir a gestão dos custos, o sistema foi alterado para enviar ao almoxarifado de destino, a entrada do estoque e junto o custo médio calculado na saída. Para isso, o fechamento de estoque do almoxarifado de origem da transferência terá que ser fechado. Este processo não serve para ser executado de forma "on-line", ou seja, a ideia é que as transferências possam ser valorizadas a partir do fechamento, quando o fechamento for realizado nas filiais. Caso exista a necessidade de fechar um almoxarifado que recebeu uma entrada por transferência manual e seu almoxarifado de origem esteja com fechamento em aberto, o sistema irá emitir mensagem "Não foi possível atualizar o custo de transferência com origem requisição manual. É necessário realizar o fechamento de estoque até 00/00/0000, na filial "NOME_DA_FILIAL", para obter o custo atualizado".
Acesso em: Estoque > Requisição de materiais
Inventário
No processo "Inventário" foram disponibilizados os campos "Data inicialização" e "Finalização", referentes as datas do inventário. Para a geração do inventário, no campo "Data" pode ser inserida a data retroativa, mas data futura o sistema não permite. Quando clicado na opção "Mais opções > Iniciar inventário", o campo "Data de inicialização" deve ser preenchido com a data inicial do inventário. Para a finalização, após o lançamento da contagem, o campo "Finalização" deve ser preenchido com a data final da contagem.
⚠️ Para visualização das dastas na tela de pesquisa do inventário, as colunas "Inicialização" e "Finalização" foram disponibilizados.
Acesso em: Estoque > Mais opções > Inventário
Negociações de cobrança
Alterada a tela de "Negociações de cobrança", onde foram disponibilizados 3 layout de impressão: "Recibo", "Carta de anuência" e "Conf. de dívida".
Acesso em: Receber > Negociações de cobrança
SPED PC2
A exportação do arquivo SPED PC2 foi alterada para sejam realizadas as tratativas com relação as cidades dos clientes do exterior, que são representados pela UF "EX".
Acesso em : Contábil > Mais opções > SPED PC2
Semana 03
Liberada versão no dia: 19/04
Liberações do dia 19 de abril
Relatórios Vendas
Os relatórios de análise ABC NFS e análise ABC de pedidos foram alterados para que sejam totalizadas as colunas "Pedidos" e "NF".
Acesso em: Vendas > Relatórios
Entrada
Disponibilizado o vínculo do pedido de compra com a nota de entrada de serviço. No lançamento da nota de entrada de serviço, na aba "Itens", foi disponibilizado o botão "Vincular pedido". Alterado ainda, o lançamento da nota de entrada vinculando ao pedido de compra com informações do CAR. Ao fazer o lançamento, esta informação será replicada conforme foi informado no pedido de compra.
Acesso em: Compras > Entrada > Serviço
SPED PC2
1- Disponibilizadas as opções "Pagar" e "Receber" na parametrização de exportação do arquivo SPED PC2, localizado em "Início > Parametrização > Fiscal > Configurações exportação PC2". Com a configuração realizada, os títulos de contas a pagar e receber não demonstrarão erros no processamento da importação no sistema Useall - PC2.
2- O arquivo emitido no M2 não estava gerando a linha do ISS para notas que não possuam valores deste tributo. Alterado o sistema para que essa linha seja demonstrada mesmo que a nota fiscal não possua valores para o tributo, retornando assim, a linha com os valores zerados no sistema Useall - PC2, visto ser obrigatória para o envio do SPED.
Acesso em: Contábil > Mais opções > SPED PC2
Semana 04
Liberadas versões nos dias: 25/04 e 27/04
Liberações do dia 25 de abril
Propostas de venda
A cópia do cadastro de proposta de venda foi alterada. Ao editar o vendedor da proposta copiada, o sistema deve alterar o percentual de comissão dos itens para o percentual do novo vendedor inserido.
Acesso em: Vendas > Propostas de venda
Caixa de faturamento
Disponibilizada a opção "Desfazer conferência" no processo "Caixa de faturamento" para quando o lançamento for realizado através da opção "Novo > Nota manual". Desta forma, a alteração da quantidade do item ficará novamente disponível e, além disso, o valor poderá ser alterado mesmo que o item esteja conferido. Com isso, com a conferência ou sem a conferência, a visualização do item estará disponível.
Acesso em: Vendas > Caixa de faturamento > Novo > Nota manual
Notas fiscais de saída
Disponibilizados os campos "Valor ICMS remetente", "Valor ICMS destinatário", "Valor ICMS FCP UF origem" e "Valor ICMS FCP UF destino" na aba "Resumo" dos itens inseridos na nota fiscal de saída. Anteriormente estas informações eram visualizadas apenas na aba "Resumo" da nota fiscal de saída.
⚠️ As alterações acima descritas, também foram realizadas nos processos "Proposta de venda", "Pedidos" e "Caixa de faturamento".
Acesso em: Vendas > Notas fiscais de saída
Notas fiscais de serviço
Ao clicar no botão "Preparar notas" no processo "Caixa de faturamento" no lançamento de nota fiscal de serviço, é possível editar as informações da nota. O campo "Natureza da operação do serviço" foi alterado para salvar as informações modificadas.
Acesso em: Vendas > Notas fiscais de serviço
Entradas
O processo "Entradas" foi alterado para que no lançamento seja possível o preenchimento da conta contábil no item, mesmo quando o tipo de entrada estiver configurado para não movimentar estoque. No caso do tipo de entrada movimentar estoque, a conta contábil será obtida preferencialmente do almoxarifado, lembrando que isso acontecerá com base na configuração da regra de contabilização no tipo de entrada. Com isso, o campo da conta contábil do item ficará desabilitado no lançamento de Entradas.
Na regra de contabilização é possível definir a origem da conta contábil ou informar uma conta "fixa". Esta configuração irá afetar diretamente a conta informada no item no caso de movimentação de estoque no lançamento de "Entradas". Nos itens do tipo "Serviço" e/ ou "Ativo imobilizado", os campos "Conta contábil" e "Centro de custo" serão demonstrados em aberto para preenchimento.
⚠️ As alterações também foram realizadas para o cadastro de pedido de compra. Porém, se o tipo de entrada não movimentar estoque, o campo conta contábil e CDC, demonstrado no item, ficará em aberto para preenchimento conforme desejado.
Acesso em: Compras > Entradas
Montagens / Desmontagens de kits
Alterado o processamento da montagem / desmontagens de kit para permitir a executar a montagem e desmontagem devidamente.
Acesso em: Estoque > Mais opções > Montagens/ Desmontagens de kits
Movimentação de estoque pendente
Recentemente foi disponibilizado o controle de números de série no sistema Useall - M2. Antes disso, também foi disponibilizado o processo "Movimentação de estoque pendente". O sistema foi alterado para que esses processos sejam compatíveis, ou seja, a movimentação de estoque pendente permita números de série.
Acesso em: Estoque > Mais opções > Movimentação de estoque pendente
Saldo de estoque
O relatório "Saldo de estoque" foi alterado para que o agrupamento seja realizado ao selecionar a opção "Grupo de item" no filtro "Agrupamento".
Acesso em: Estoque > Relatórios
Remessas para cobrança bancária
No manual do banco SICREDI, é dito que, na posição 161 a 173, o valor inserido deve ser o valor percentual de juros ao dia. O sistema foi alterado para que esse campo seja preenchido conforme o layout e não com juros por mês, como antes demonstrado.
Acesso em: Receber > Remessas para cobrança bancária
Retornos bancários
Alterado o sistema para validar a alteração de carteira no retorno bancário. A aba "Alt. carteira" é destinada a trocar a Carteira/Modalidade dos títulos e estava sendo verificada de forma incorreta.
Acesso em: Receber > Retornos Bancários
Exportar lanctos contábeis
Disponibilizado o campo referente a "classificação fiscal" no layout de exportação de lançamentos contábeis para sistema Useall - PC2 (Escrita Fiscal). Essa informação estará disposta no bloco "I050".
Acesso em: Contábil > Exportar lanctos contábeis
SPED PC2
A exportação do arquivo SPED PC2 foi alterada para que o registro 20 seja gerado conforme o lançamento do conhecimento de transporte e gerado conforme o imposto inserido nesse lançamento.
Acesso em: Contábil > Mais opções > SPED PC2
Liberações do dia 27 de abril
Pedidos
Alterado o sistema para carregar a comissão do supervisor para todos os itens do pedido, resultando no cálculo conforme o lançamento ao realizar o faturamento.
Acesso em: Venda > Pedidos
Caixa de faturamento
A emissão das notas de saídas de devoluções foi alterada para que não existam divergências nos títulos de "Contas a pagar" e/ ou "Contas a Receber" entre os lançamentos de entrada e saída, quando as notas não possuírem destaque de IPI.
Acesso em: Venda > Caixa de faturamento > Novo > Devolução
Notas fiscais de saída
Disponibilizada a opção que permite a impressão de número de série nos dados adicionais dos itens, visualizados no DANFE da nota fiscal de saída. Para utilizar a opção, é necessário marcar o parâmetro "Imprimir número de série nos dados adicionais do item" como "Sim", localizado em "Início > Parametrização > Vendas".
Acesso em: Vendas > Notas fiscais de saída
Atualização da margem de contribuição
Alterado o processo "Atualização da margem de contribuição" para a redução do tempo de processamento. A alteração abrange também os processos: "Propostas de venda", "Pedidos", "Notas fiscais de saída" e os lançamentos de "Devoluções".
Acesso em: Vendas > Mais opções > Atualização da margem de contribuição
Relatórios
Alterado o relatório "Faturamento" para não listar as nota de entrada de estorno.
Acesso em: Vendas > Relatórios
Importar XML da NF-e
1- No módulo compras existe uma tela chamada "Importar XML da NF-e", essa tela é um facilitador de lançamento de notas fiscais de entrada. Esse processo foi alterado para permitir a edição do campo "Data de Entrada" no lançamento da nota fiscal de entrada e bloquear a edição do campo "Data Emissão", pois a data de emissão é lida do arquivo de importação.
2- Alterado a verificação da exigência de almoxarifado durante a importação de arquivo XML NF-e de entrada. Sendo assim, itens do tipo ativo imobilizado ou serviços, que não possuem almoxarifados vinculados ao seu cadastro, não serão obrigados a informar durante o almoxarifado no lançamento.
Acesso: Compras > Importar XML da NF-e
Entrada
Quando há a emissão da nota fiscal de vendas com uma determinada unidade de medida e sobre essa venda realizada uma nota fiscal de entrada do tipo "Devolução", com outra unidade de medida, o sistema foi alterado para que a mensagem demonstre qual o saldo, em caso de incorreções e não impeça o lançamento da nota fiscal quando não há incorreções.
Acesso em: Compras > Entrada
Inventário
Disponibilizado no sistema, na geração do "Inventário", a opção para inclusão do item desejado, permitindo assim, realizar a contagem de determinados itens e não de todos que pertencem a um critério. No botão "Novo" foram disponibilizadas as opções "Por seleção" e "Por item", que está disponível clicando na seta ao lado do nome do botão.
Acesso em: Estoque > Inventário