Alterações liberadas no mês de Março

Veja abaixo as liberações realizadas.

Semana 01

Liberada versão no dia: 02/03

Liberações do dia 02 de março

Propostas de venda

O cadastro da proposta foi alterado para que a quantidade por embalagem seja verificada conforme o cadastro do item inserido e do tipo de saída. No cadastro do tipo de saída, aba "Adm", está disposta a opção "Validação de qtde por embalagem" com as opções "Alertar", "Não validar" e "Bloquear".

Acesso em: Vendas > Propostas de venda

Exceção fiscal do IPI

Ao lançar as notas fiscais e solicitar autorização, o sistema demonstrava mensagem referente verificação da SEFAZ. O sistema foi alterado para que os lançamentos sejam efetuados conforme a exceção fiscal de IPI cadastrada e informada na nota fiscal, não demonstrando assim, o erro no momento da solicitação de autorização de uso.

⚠️ Caso não seja informado o enquadramento legal do IPI, na tela de cadastro de pedidos foi disponibilizada a opção ao acessar "Mais opções > Alterar > Itens". Quando editado o item, o campo "Enquadramento legal do IPI" será demonstrado para o devido preenchimento.

Acesso em: Contábil > Listas > Exceção fiscal do IPI

SPED PC2

As notas fiscais de aquisição de água não possuíam item que representasse a nota, gerando inconsistências na importação do arquivo SPED PC2. Devido a isso, foi disponibilizada a opção "Item água" em "Início > Parametrização > Fiscal > Configurações exportação PC2". Desta forma, ao inserir o item (conforme existente para os itens "Energia" e "Comunicação"), lançar a nota fiscal e exportar o arquivo, será possível a importação das informações no sistema Useall-PC2.

Acesso em: Contábil > Mais opções > SPED PC2

Semana 02

Liberadas versões nos dias: 07/03 e 09/03

Liberações do dia 07 de março

Importar XML da NF-e

O processo de importação de arquivos XML foi alterado para permitir a importação do tipo "Bonificação". Para que o lançamento seja possível, os cadastros "Tipo de entrada padrão" e "Tipo de entrada" foram alterados para disponbilizar o tipo "Bonificação".

⚠️ O lançamento de notas fiscais de saída também foi ajustado para que sejam emitidas as notas dos tipos: "Bonificação", "Doação" ou "Brinde" com valores zerados.

Acesso em: Compras > Importar XML da NF-e

Contas a receber

Quando é realizado um contas a receber referente a adiantamento de clientes, é retornada uma natureza financeira já predefinida. Ao realizar a baixa desse adiantamento, um título no contas a pagar é gerado com o valor do crédito para o cliente. A alteração realizada foi para que, no momento da geração do contas a pagar, a natureza financeira seja informada conforme predefinida no cadastro do tipo de contas a pagar.

Acesso em: Receber > Contas a receber

Contas a pagar

O processo de cadastro de contas a pagar foi alterado para permitir que o valor do contas a pagar, ao vincular a Despesa programada, seja modificado.

Acesso em: Pagar > Contas a pagar

Exceção fiscal do ICMS

Disponibilizada a modalidade de cálculo de ICMS ST para Unidade Federativa Pernambuco (PE). Para isso, foram realizadas as seguintes alterações:

* Removidas as opções "MVA Ajustada" e "Valor da operação ajustada" do campo "Modalidade de Cálculo do ICMS ST".
* A aba "Alterações no ICMS" foi remodelada para adequações das alterações realizadas.
* Adicionados no campo "Modalidade de Cálculo do ICMS ST" da aba "Alterações no ICMS", as opções "Cálculo Ajustado", que será habilitado quando inseridas as opções "MVA" ou "Valor da operação", e "Fórmula cálculo valor", composta com as opções do cálculo anteriormente utilizado e o método de cálculo do ICMS ST da UF PE.

⚠️ As alterações também foram realizadas no cadastro "Substituição Tributária", localizado em "Contábil > Listas".

👉 Clique aqui e confira mais informações sobre o processo no Portal de documentação!

Acesso em: Contábil > Listas > Exceção fiscal do ICMS

Redução da base de cálculo do ICMS

Os itens classificados no NCM 1902.11.00 estão sujeitos ao regime de substituição tributária no estado do Rio Grande de Sul. Existe um benefício fiscal nestes itens que prevê a redução da base de cálculo do ICMS ST e no ICMS de dedução. Com isso, foi disponibilizada a opção "Aplica redução na base do ICMS deduzido da ST", que aplicará redução no ICMS que será deduzido da ST sem, no entanto, aplicar a redução no ICMS próprio destacado na nota.

⚠️ As alterações também foram realizadas nos cadastros "Exceção fiscal do ICMS" e "Substituição tributária", localizado em "Contábil > Listas".

👉 Clique aqui e confira mais informações sobre o processo no Portal de documentação!

Acesso em: Contábil > Listas > Redução da base de cálculo do ICMS

Liberações do dia 09 de março

Requisição de materiais

Alterado o processo de requisições de materiais para não seja permitido a utilização das opções "Atender requisição", "Substituir itens" e "Cancelar saldos", quando a requisição estiver inserida no processo "Caixa de faturamento" com a origem "Atendimento requisição" ou "Requisição". Com a alteração, o sistema emitirá mensagem informando o motivo e a ação que deve ser realizada. No botão "Mais opções" foi disponibilizada a opção "Rastrear faturamento" para o rastreamento a partir da requisição, permitindo assim, visualizar se a requisição foi inserida na caixa de faturamento.

Acesso em: Estoque > Requisição de materiais

Livro de inventário

No layout do SPED fiscal, observa-se que o fisco espera uma única linha no livro de inventário para cada item. Logo, o SPED afirma que a conta contábil mais relevante, ou seja, de maior valor, seja a conta contábil mencionada nesta linha do inventário. O sistema foi alterado para que a geração do "Livro de Inventário", referente as empresas que atuam com mais de uma conta contábil por filial com a busca pelo custo médio, seja a soma de todas as contas relacionadas. Com isso, o valor financeiro será compativel com o fechamento de estoque do item em todas as suas contas.

Na tela para ajustar valores no livro de inventário, foi disponbilizada a coluna "Detalhes", que demostrará um link com o título 'Detalhes' para os itens que possuem mais de uma conta contábil. Para os itens que não possuem mais de uma conta contábil, o processo continua o mesmo.

Acesso em: Contábil > Livro de inventário

SPED PC2

A exportação do arquivo SPED PC2 foi alterado para que seja demonstrada a linha referente ao diferencial de alíquota - DIFALI na nota fiscal de entrada, no sistema PC2, para quando existir o direito a crédito. Caso não haja o direito a crédito e as configurações foram realizadas no sistema M2, ao exportar o arquivo, somente nos itens serão os valores referente ao DIFALI.

Para não calcular o diferencial de alíquota, é necessário configurar o tipo de entrada, localizado em "Compras > Listas", inserindo o "Não" na opção "Calcular diferencial de alíquota", descrita na aba "Adm".

diferencial_aliquota_nfentrada

Acesso em: Contábil > Mais opções > SPED PC2

Semana 03

Liberadas versões nos dias: 14/03 e 17/03

Liberações do dia 14 de março

Integração

A integração de cliente do e-hub para o M2 foi alterada para que, quando existir campo em branco, a mensagem descreva o campo obrigatório que não foi informado na importação de clientes.

Acesso em: Início > Integração > Clientes últimas 24h

Propostas de vendas

O cadastro de proposta de venda foi alterado para possibilitar a edição em lote de alguns campos dos itens. Para isso, na aba "Itens" foi disponibilizado o botão "Alterar itens". Ao acessá-lo, a tela será demonstrada com as opções a serem alteradas. Os campos "Tipo de saída" e "Tabela de preços" contém a opção "Preservar" para manter as informações constantes. Porém, ao expandir as opções disponvíveis serão demonstradas.
O sistema irá avaliar as combinações das alterações e, caso não faça sentido, um alerta será demonstrado.

alterar_item_lote_proposta

A alteração será permitida somente para o status "Pendente" da proposta.

⚠️ A tela de pedido possui a opção "Alterar itens", na aba "Itens", este botão foi realocado ao lado do botão "Novo".

Acesso em: Vendas > Propostas de venda

Painel de entrega de pedidos

O processo "Painel de entregas de pedidos" foi alterao para permitir que a seleção realizada na aba "Pendente", seja mantida nas abas "Planejados" e "Finalizados". Com isso, os processos "Caixa de faturamento" e "Notas fiscais de saída", que manterá tanto a impressão do DANFE quanto a emissão de boletos, também foram alterados como forma de manter a ordenação inserida no painel de pedidos.

⚠️ O sistema Useall - Expedição também foi alterado para manter a ordenação, porém, mantendo os pedidos por "Carga".

Acesso em: Vendas > Painel de entrega de pedidos

Relatórios - Vendas

Disponibilizado o relatório "Notas emitidas com diferimento de ICMS", que irá demonstrar as informações das notas fiscais de saída emitidas (notas fiscais com status "Finalizado") que possuem valores de diferimento. As informações emitidas serão demonstrados agrupadas por UF.

Acesso em: Vendas > Relatórios

Compra rápida

Ao selecionar a opção "Gerar pedido", o sistema criava uma solicitação de compra com status finalizada, dando origem ao pedido de compra com status pendente. A alteração realizada foi para que, ao gerar a compra rápida utilizando a opção "Gerar pedido", seja criado o pedido de compra sem vínculos com a solicitação de compra, permitindo assim, que as ações necessárias possam ser tomadas, como por exemplo, o cancelamento. Caso seja cancelado, poderá ser gerado novamente.

Acesso em: Compras > Compra rápida

Importar XML da NF-e

1- No processo de lançamento de nota fiscal de entrada via XML, quando gerada a nota após a conferência, o sistema emitia alerta não permitindo a finalização. A alteração foi realizada para que não existam mensagens impedindo o lançamento.

2- Na importaçâo do arquivo XML, ao realizar o vínculo automático com o pedido de compra, itens sem vínculo completo eram demonstrados. Com a alteração será possível realizar o lançamento da nota fiscal de entrada através da importação de arquivo XML, realizando as conferências necessárias e finalizando o lançamento.

Acesso em: Compras > Importar XML da NF-e

Entrada

1- Alterado o sistema para permitir a lançamento da nota fiscal de entrada informando a chave da NFC-e (nota fiscal de consumidor eletrônica) que esteja em contingência.

2- No lançamento da entrada, ao utilizar a opção "Alterar tipo de entrada", o sistema foi alterado para que não seja necessário informar o almoxarifado. A mensagem será demonstrada para os tipos de entrada que movimentam estoque.

Acesso em: Compras > Entrada

Relatórios - Compras

O relatório "Itens de nf de entrada - Resumido" foi alterado para não considerar as notas fiscais de entrada canceladas para o cálculo do valor total.

Acesso em: Compras > Relatórios

Fechar comissões

O sistema foi alterado para que seja possível realizar o fechamento de comissão selecionando múltiplos vendedores.

Acesso em: Pagar > Comissões > Fechar comissões

Liberações do dia 17 de março

Contas a pagar

O sistema foi alterado para que as informações sejam demonstradas conforme os movimentos, nas colunas "Classificação CDC", "Conta CDC" e "Descrição CDC".

A alteração também foi realizada nos processos "Contas a receber", "Notas de entrada", "Notas de saída" e "Movimento financeiro".

Acesso em: Pagar > Contas a pagar

SPED PC2

Para que a nota fiscal de saída seja exportada ao sistema Useall - PC2 sem que sejam demonstrados vários seguimentos, foi realizada a alteração para que o arquivo seja gerado conforme o tipo de saída e CFOP's informados na nota fiscal cadastrada no sistema Useall - M2.

Acesso em: Contábil > Mais opções > SPED PC2

SPED Fiscal

A geração do arquivo SPED fiscal foi atualizado, sendo disponibilizada a versão 16 para produção do arquivo, que se refere ao layout atual.

⚠️ A alteração também foi realizada na geração do arquivo constante em "Contábil > Mais opções > SPED PH Fiscal".

Acesso em: Contábil > SPED Fiscal

Semana 04

Liberadas versões nos dias: 21/03 e 22/03

Liberações do dia 21 de março

Integração

O acesso ao processo "Integração" foi alterado para que não sejam demonstradas mensagens impeditivas para abrir e fechar o processo.

Acesso em: Início > Integração

Partilha de ICMS

A Configuração da Partilha foi alterada para permitir a configuração por estado. Com a alteração será possível configurar se o Estado (UF) terá calculo de Partilha ou não.

Acesso em: Inicio > Parametrização > Fiscal > Impostos e Contribuições > Partilha de ICMS

Impressoras

No sistema Useall, temos a possibilidade de realizar as permissões para determinados grupos de usuários. As alterações foram realizadas para que não seja possível acessar o processo "Impressoras", após tirar a permissão de acesso ao processo referente ao grupo que o usuário está inserido.

⚠️ As alterações de permissões também foram realizadas para os acessos ao módulo "Contábil".

Acesso em: Início > Listas > Impressoras

Fechamento de vendas

O processo de fechamento de vendas foi alterado para que sejam inseridas as informações da conta contábil de débito ou crédito das notas fiscais do tipo "Outros".

⚠️ A alteração também realizada no processo de fechamento de compras, localizado em "Compras > Mais opções > Fechamento de compras".

Acesso em: Vendas > Mais opções > Fechamento de vendas

Entrada

1- O sistema foi alterado para permitir o lançamento da entrada vinculada ao pedido de compra com a unidade de medida diferente do pedido. Antes da alteração, o sistema informava que o saldo era insuficiente para o vínculo do item do pedido de compras.

2- Ao cadastrar uma entrada do tipo importação, o sistema habilita a aba "Declaração de importação", ao clicar no botão "Novo" é aberta a tela para inserção dos dados. A alteração foi realizada no campo "Valor AFRMM", que deve ser habilitado quando a via de transporte for do tipo "Marítima".

Acesso em: Compras > Entrada

Número de série

Para o controle por número de série do produto, os processos que o envolvem foram alterados no sistema. No cadastro de itens, o campo "Controla número de série industrial" foi disponibilizado na aba "Estoque". Esta opção pode ser habilitada editando o item desejado, acessando a aba "Estoque" ou acessando a opção "Mais opções > Alterar - Controla número de série industrial" na tela de cadastro do item.

item_servico_n_serie

No sistema Useall - PCP, a geração dos números de série será realizada no momento do apontamento da produção.

pcp_n_serie

Para os processos "Ajuste de estoque" e "Requisição de materiais", o link "Nº Série" será demonstrado ao inserir o item. Já nos processos "Notas fiscais de entrada" e "Notas fiscais de saída", o link será demonstrado na conferência do item.

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Também foram alterados os relatórios: "Números de série", que demonstrará os números de séries disponíveis à utilização, "Números de série de produtos", que poderá ser utilizado para demonstração dos números de séries gerados através do sistema Useall - PCP e disponibilizado o relatório "Extrato do número de série", que emitirá as movimentações referentes ao número de série.

Acesso em: Estoque > Itens e serviços

SPED PC2

1- A geração do arquivo SPED PC2 foi alterado para que a linha 25 seja gerada somente para notas de entrada de Energia, Comunicação, Telecomunicação, Gás ou Água. Para os demais tipos de notas fiscais, a linha não será gerada.

2- Alteração na geração do arquivo para que os valores sejam demonstrados na coluna "Outras" para as notas fiscais de saída, quando utilizado CFOP 5152.

Acesso em: Contábil > Mais opções > SPED PC2

Liberações do dia 22 de março

Clientes

No módulo vendas, é possível fazer alterações cadastrais de qualquer cliente ou fornecedor referente ao local, cadastrado para cada um deles. A alteração foi realizada para permitir a alteração do "Local" de um cliente.

👉 O "Local" dos clientes / fornecedores é configurado em "Início > Parametrização > Comum > Configuração do local dos clientes".

Acesso em: Vendas > Clientes > Mais opções > Local

Pedido de compra

No processo de pedido de compras, é possível gerar o espelho de relatório de um ou vários pedidos de compras, localizado em "Mais opções > Visualizar > Espelho". O campo "CIDADE/UF", ao invés de trazer a "Cidade" e a "UF", estava trazendo o bairro e a cidade. Com isso, a alteração foi realizada para que as informações sejam demonstradas de acordo com a solicitação.

Acesso em: Compras > Pedido de compra

Requisição de materiais

O relatório "Requisição de materiais" foi alterado para que as informações sejam demonstradas conforme os filtro utilizados.

Acesso em: Estoque > Relatórios > Requisição de materiais

Exceção fiscal do ICMS

O sistema foi alterado referente a fórmula de cálculo para a função "Aplica redução na base de do ICMS deduzido da ST".

excecao_fiscal_aplica_reducao

Os cálculos serão realizados da seguinte maneira:

Valor do ICMS próprio = "Base do ICMS próprio" * "Alíquota do ICMS interestadual".
Valor para deduzir do ICMS ST = ("Valor da operação" - "Redução base de cálculo da ST") * "Alíquota do ICMS interestadual"
Valor do ICMS ST = "Base do ICMS ST" * "Alíquota interna UF destino" - "Valor para deduzir do ICMS ST"

As alterações também foram realizadas nos acessos "Substituição tributária" e "Redução da base de cálculo do ICMS".

Acesso em: Contábil > Listas > Exceção fiscal do ICMS

Semana 05

Liberadas versões nos dias: 28/03, 30/03 e 31/03

Liberações do dia 28 de março

Estoque

O sistema foi alterado para que o acesso ao parâmetro "Permite estoque negativo" não seja possível. A opção será demonstrada como somente leitura.

⚠️ Caso exista motivo para marcar ou desmarcar o parâmetro, um contato com o suporte ao sistema Useall deve ser realizado.

Acesso em: Início > Parametrizações > Estoque

GNRE

O processo da GNRE foi alterado para que seja possível gerar sem demonstrações de erros que impeçam a geração.

Acesso em: Vendas > Notas fiscais de saída > Mais opções > GNRE

Nota fiscal de serviço

Para aplicação da legislação vigente, algumas mudanças na parametrização de cálculo dos impostos ISS (Imposto sobre serviço) e INSS (Instituto nacional de seguro social) foram realizadas. Conforme a legislação, é possível aplicar a redução na base de cálculo, como também permite a dedução do valor de materiais consumidos pelo prestador do serviço em alguns casos.

No cadastro de tipo de saída, a opção "Reter ISS" foi movida para aba "ISS", a aba "Retenções" foi renomeada para "Retenções federais".

👉 Clique aqui e confira mais informações sobre o processo no Portal de documentação!

Acesso em: Vendas > Notas fiscais de serviço

Nota fiscal de entrada

Alterado o lançamento da notas de entrada para que seja possível processar a nota do tipo "Fatura" quando informado o "Tipo de Entrada".

Acesso em: Compras > Notas fiscais de entrada

Gerar remessa

O cadastro de remessa bancária foi alterado para que, ao utilizar o botão "Alterar todos", sejam demonstradas as opções das opções "Modalidade" e "Tipo de movimento".

Acesso em: Pagar > Contas a pagar > Pagamento bancário

Filtros de contas contábeis

O sistema foi alterado para que o código reduzido da conta contábil seja demonstrado na coluna "Conta contábil" ao criar um novo filtro de contas contábeis.

Acesso em: Contábil > Listas > Filtros de contas contábeis

Informação complementar

Foi criado uma informação complementar chamada "I.SUFRAMA" para ser utilizada em notas fiscais de cliente que contenham inscrição na SUFRAMA. A alteração foi realizada foi para que o código de inscrição SUFRAMA seja demonstrado conforme o cadastro do cliente e seja demonstrado no DANFE.

Acesso em: Contábil > Listas > Informação complementar

Liberações do dia 30 de março

Parametrizações

Nas parametrizações temos a opção de configurar uma regra para gerar a identificação do item de forma automática. Na geração da identificação do item, o sistema fixa o número de caracteres escolhidos para cada característica, caso tenha a quantidade de dígitos menor do configurado, o sistema preenche com 0 (zero) à esquerda. Foi realizada a alteração para que seja opcional a fixação dos números de dígitos na parametrização da "Regra para geração da identificação do item", assim, quando clicado na opção "Fixar", o campo "Dígito" será aberto para serem inseridos os números.

Acesso em: Início > Parametrizações > Estoque > Regra para geração da identificação do item

Entrada

O sistema foi alterado para que a quantidade não seja verificada apenas, somente o valor do imposto no lançamento de nota fiscal de entrada de complemento de ICMS ST.

Acesso em: Compras > Entrada

Relatório compras

Disponibilizadas as colunas "Classificação item" e "Classificação grupo item" no "Itens de notas fiscais de entrada" na exportação do modelo CSV.

Acesso em: Compras > Relatórios

Pedidos

Identificamos algumas situações onde os pedidos de venda estavam ficando com status de avaliação bloqueado, mesmo quando não haviam critérios para o bloqueio da análise de crédito e/ou comercial. Para que isso não ocorra, foram realizadas alterações na ordem de gravação das informações do fluxo do processamento do pedido.

Acesso em: Vendas > Pedidos

Caixa de faturamento

1- A nota fiscal de saída foi alterada para que não seja possível alterar as datas de "Emissão" e/ou "Saída" quando utilizada a opção "Mais opções > Alterar: Dados da nota". Para que a alteração seja realizada, a nota fiscal deverá ser alterada quando constante na opção "Caixa de faturamento". Com a alteração, ao alterar a data de "Emissão" da nota fiscal quando constante na tela "Notas fiscais", as parcelas da aba "Financeiro" também serão alteradas conforme a data de emissão inserida.

2- O processo "Caixa de faturamento" foi alterado para que seja demonstrado em mensagem o motivo da não emissão da nota fiscal referente a inconsistências com o CFOP, quando transportada da tela "Seleção" para "Notas fiscais".

3- Alteração na ferramenta de desconto presente no caixa de faturamento. Anteriormente, somente era possível realizar o rateio do desconto informado em percentual ou valor, Com a alteração, foi disponibilizada a opção de seleção para aplicar desconto em todos os itens ou apenas nos itens selecionados.

Acesso em: Vendas > Caixa de faturamento

Manutenção de lotes

Disponibilizado no sistema, a opção "Alterar data de lote" para os itens que estejam marcados com a opção "Controlam validade por lote". Esta opção está disponível na manutenção de lotes do item.

Acesso em: Estoque > Itens e Serviços > Mais opções > Manutenção de lotes

Liberações do dia 31 de março

Parametrização

Alterada a tela de demonstração dos usuários com acesso ao sistema adiantamento de viagens na parametrização do sistema M2. Com a alteração, será possível utilizar as setas do teclado ou a opção "scroll" do mouse para visualização dos demais cadastrados que não são demonstrados.

Acesso em: Início > Parametrização > Adiantamento de viagens > Usuários

Propostas de venda

O processamento do recálculo de comissão no processo de propostas de venda foi alterado. Desta forma, ao alterar o cadastro do vendedor, em propostas com muitos itens, o tempo de resposta ao novo cálculo foi reduzido.

Acesso em: Vendas > Propostas de venda

Pedido de compra

O sistema foi alterado para replicar todas as informações ao executar a ação de copiar o pedido de compra. A opção "Copiar" está disponível acessando a tela de cadastro do pedido de compra e clicando na opção "Mais opções".

Acesso em: Compra > Pedido de compra > Mais opções > Copiar

Inventário

Disponibilizado no sistema a contagem cíclica de estoque no processo de inventário. Quando identificadas diferenças na contagem de estoque, um ajuste é lançado. Alteramos o sistema para permitir lançar esta diferença em um almoxarifado de divergências. Outro ponto importante na contagem cíclica é o bloqueio dos itens que estão sendo inventariados, uma vez que o inventário é inicializado, os itens em inventário serão bloqueados, impossibilitando a movimentação de estoque dos itens.

👉 Clique aqui e confira mais informações sobre o processo no Portal de documentação!

Acesso em: Estoque > Mais opções > Inventário

Contas a receber

No tipo de contas a receber temos uma parametrização para definir se o título irá lançar comissão. Quando marcada, ao lançar o contas a receber ficam disponíveis os campos de "Vendedor" e "Supervisor", onde podem ser informados os mesmos e seus respectivos percentuais. O processo foi alterado para permitir o processamento independente da parametrização de tipo de controle de comissão (por filial ou supervisor).

Acesso em: Receber > Contas a receber

SPED PC2

1- Alterado o lançamento de notas fiscais de entrada do tipo "Fatura" para que, ao gerar o arquivo SPED PC2, as informações sejam importadas no sistema PC2 conforme a parametrização descrita no sistema M2.

2- Alterada a geração do arquivo SPED PC2 para que a linha referente aos impostos PIS/COFINS seja gerada no arquivo a ser importado no sistema Useall - PC2 e com isso, só seja demonstrada na página inicial quando o campos "Calcula PIS" e "Calcula COFINS" estiverem marcados no cadastro de tipo de saída e não estejam marcadas as retenções.

⚠️ Para que não ocorra erros no processamento da importação de nota fiscais de entrada com lançamento de retenções, é necessário que a parametrização esteja informada em "Início > Parametrização > Fiscal > Impostos a pagar".

Acesso em: Contábil > Mais opções > SPED PC2