Alterações liberadas no mês de dezembro
Veja abaixo as liberações realizadas.
Semana 01
Liberadas versões nos dias: 01/12 e 02/12
Liberações do dia 01 de dezembro
Nota fiscal de serviço
Alterado o sistema para permitir o tamanho máximo de 15 dígitos no campo "Número NFS-e" na autorização manual da NFS-e.
Acesso em: Vendas > Nota fiscal de serviço > Mais opções > NFS-e
Nota fiscal de entrada
O sistema foi alterado para que a nota fiscal de entrada do tipo "Fatura" seja emitida alertando sobre as configurações com relação a configuração da conta contábil da regra contábil, quando o lançamento contém lançamentos contábeis.
⚠️ Foram realizadas alterações também em "Entradas" e "Conhecimento de transporte".
Acesso em: Compras > Notas fiscais de entrada
Liberações do dia 02 de dezembro
Pedidos de venda
O sistema foi alterado para permitir alterar/adicionar itens em um pedido de vendas já processados. O lançamento do novo item no pedido já cadastrado demonstrava mensagem.
Acesso em: Vendas > Pedido > Mais opções > Alterar > Itens
Pedido de compra
O sistema foi alterado para permitir o lançamento de pedido de compra sem a obrigatoriedade de preenchimento da conta contábil, quando a parametrização assim permitir. O parâmetro está localizado em "Início > Parametrização > Contabilidade > Utilizar contabilidade".
Acesso em: Compras > Pedido de compra
Importar XML do CT-e
O sistema foi alterado para que a série do CT-e, quando informada e não possuir cadastro no sistema, seja cadastrada no lançamento do CT-e.
Acesso em: Compras > Importar XML do CT-e
Baixa de contas a pagar
A mensagem demonstrada quando realizada a baixa de contas a pagar foi alterada. O alerta é demonstrado quando existe um contas a receber com o mesmo número e espécie. Com isso, a alteração foi realizada para que a informação seja descrita nesse alerta.
Acesso em: Pagar > Contas a pagar
Relatórios
1- Alterado o relatório "Previsão de comissões a pagar" para que o e-mail seja enviado para destinatário informado e conforme as informações emitidas no sistema M2.
2- O objetivo do relatório "Posição de contas a pagar" é demonstrar a situação do pagar em uma determinada data retroativa e analisar a situação do dia. Com isso, foi alterado para gerar com base na data de entrada do contas pagar e para gerar os lançamentos contábeis com a data de entrada e não com a data de emissão.
⚠️ Como forma de contemplar as alterações descritas, o campo "Data de entrada" foi disponibilizado na tela de cadastro de contas a pagar, a opção de alterar a "Data de entrada" de títulos a pagar lançados manualmente e disponibilizado filtro "Entrada" na tela de registro de contas a pagar.
Acesso em: Pagar > Relatórios
Movimento financeiro
O sistema foi alterado quando a movimentação financeira estiver conciliada. Se realizado o estorno, o sistema permanecerá com o movimento inicial conciliado, sendo incluso somente novo registro com status "Pendente", solucionando assim, a duplicidade de registros.
⚠️ A alteração foi realizada nos processos de contas a receber e contas a pagar.
Acesso em: Tesouraria > Mais opções > Movimento financeiro
Semana 02
Liberadas versões nos dias: 06/12, 07/12 e 08/12
Liberações do dia 06 de dezembro
Pedidos
1- Quando cadastrado um pedido, definimos a unidade de medida e também a opção "Reserva". Quando isso acontecer, o sistema foi alterado para que não sejam modificados a unidade e almoxarifado do item ao utilizar a opção "Mais opções > Alterar - Itens", após o cadastro e processamento do pedido.
2- Na aba "Resumo" foram disponibilizados os campos "Valor ICMS FCP UF Origem", "Valor ICMS FCP UF Destino" e "Valor ICMS FCP ST" referentes aos valores do Fundo de combate a pobreza (FCP).
Acesso em: Vendas > Pedidos
Painel de entrega
O relatório "Lista de Separação de Picking", no planejamento de embarque, foi alterado para permitir a emissão conforme registro(s) selecionado(s).
Acesso em: Vendas > Painel de entrega de pedidos > Planejados > Emitir espelho
Caixa de faturamento
O processo "Caixa de faturamento" foi alterado para que, ao emitir notas de saída de consumidor final (NFC-e), o endereço de entrega não fique vazio para a tag inserida no arquivo XML, quando o endereço de entrega for diferente do endereço padrão.
Acesso em: Vendas > Caixa de faturamento
Notas fiscais de saída
O sistema foi alterado para permitir a realização da nota fiscal de saída antes de existir saldo em estoque. Com isso, a movimentação de estoque será realizada de forma manual. Para contemplar a alteração, no tipo de saída foi disponibilizada a opção "Tipo de movimento de estoque", aba "Adm". Quando efetuado o faturamento que contenha um tipo de saída com o tipo "Manual", a movimentação de estoque ficará pendente em "Estoque > Mais opções > Movimentações de estoque pendentes".
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Acesso em: Vendas > Notas fiscais de saída
Atualização da margem de contribuição
Alterado o sistema para que seja calculada a margem de contribuição nos processos: propostas, pedidos, notas fiscais, onde o tipo de operação seja "Venda para entrega futura", e devoluções.
Acesso em: Vendas > Mais opções > Atualização da margem de contribuição
Painel de compras
O painel de compras foi alterado para que não haja duplicidade na demonstração enviar cotação para mais de um fornecedor após iniciar uma solicitação de compras.
Acesso em: Compras > Painel de compras
Entrada
1- Na guia "Itens", na tela de cadastro de nota fiscal de entrada do tipo "Devolução", há o botão "Vincular documentos". Quando clicado é demonstrada a tela do assistente de vinculação de notas fiscais. O sistema foi alterado para que não sejam demonstradas notas fiscais de outras filiais nessa tela, porém, somente se for de estado diferente da filial conectada.
2- No lançamento da nota fiscal de entrada do tipo "Estorno", o sistema foi alterado para que não seja verificada a data de emissão.
Acesso em: Compras > Entradas
Conhecimento de transporte
O sistema foi alterado para que seja preenchido o tipo de entrada conforme o tipo de entrada padrão configurado.
Acesso em: Compras > Conhecimento de transporte
Importar XML da NF-e
Alterado o sistema para que seja possível fazer a importação do xml quando o tipo de pagamento for "Transferência bancária".
Acesso em: Compras > Importar XML da NF-e
Contas a receber
O processo de baixa de contas a receber foi alterado para que seja possível realizar a baixa com o método de recebimento do tipo cartão.
Acesso em: Receber > Contas a receber
Exclusão ICMS ST
Disponibilizadas as permissões por usuário ao processo "Exclusão do ICMS ST".
Acesso em: Contábil > Listas
Liberações do dia 07 de dezembro
Pedido de venda
O sistema foi alterado para não permitir a modificação do pedido de venda a partir do momente em que esteja planejado na ferramenta "Painel de entrega de pedidos". Para que as devidas alterações sejam realizadas no pedido, será necessário remover os itens do painel de entregas. Com a alteração, ao acessar a opção "Mais opções > Alterar - Itens" do pedido de venda, as informações poderão ser visualizadas somente, ou seja, os campos estarão desabilitados para alterações.
Acesso em: Vendas > Pedidos
Caixa de faturamento
Ao cadastrar um pedido de venda com itens do tipo produto e serviço, as informações não se demonstravam corretamente para geração das respectivas notas. A alteração tem relação com a geração das notas, quando nesses pedidos estiverem contidos os itens descritos, uma nota será gerada para o tipo "Produto" e outra para o tipo "Serviço", cada uma com seus respectivos itens.
Acesso em: Vendas > Caixa de faturamento
Importar XML da NF-e
O processo "Importação XML da NF-e" foi alterado para que seja verificado os itens no lançamento da nota fiscal de entrada e demonstrada mensagem de alerta em caso de inconsistência, após a importação. Com a alteração, caso haja inconsistência, a mensagem descreverá o acesso a opção "Mais opções > Tornar apto para uso no M2" referente ao cadastro de fornecedor.
Acesso em: Compras > Importar XML da NF-e
Fechamento de estoque
O sistema foi alterado para que o "Custo fora do estado", referente as notas de transferências, seja atualizado no fechamento de estoque. O Valor demonstrado para a transferência será conforme configuração realizada no cadastro de tipo de saída e na entrada será calculado o "Custo" e "Custo fora do estado".
⚠️ O relatório "Extrato de estoque com custo" apresentará os valores iguais para o custo e custo fora do estado quando as notas fiscais de transferência forem do mesmo estado e não possuírem destaque de ICMS ST. O custo do item será calculado conforme o custo médio e na filial, conforme o custo de aquisição. Consequentemente, não irá possuir o ressarcimento do valor do ST na filial. No retorno da mercadoria à matriz, terá o custo e o custo fora do estado atualizado.
Acesso em: Estoque > Fechamento de estoque
Exportar lanctos contábeis
O sistema foi alterado para que os registros "L250", referente aos lançamentos de contas a pagar, sejam exportados na exportação dos lançamentos contábeis.
Acesso em: Contábil > Exportar lanctos contábeis
Liberações do dia 08 de dezembro
Almoxarifado inativo
Na tela de cadastro do item existe a aba "Almoxarifado" e nela é possível inativar um almoxarifado. Essa opção não inativa o cadastro do almoxarifado propriamente dito, mas sim a relação entre aquele item e o almoxarifado vinculado. A alteração tem relação a não demonstração dos registros inativados nas telas que compreendem o preenchimento do almoxarifado no sistema.
⚠️ A alteração foi realizada em todas as telas do sistema em que haja a escolha do almoxarifado após inserir o item.
Acesso em: Compras > Entrada
Substituição tributária
O sistema foi alterado para atender a norma técnica NT2019_001, que dispoe da modalidade da base de cálculo do ICMS ST: "6 - Valor da Operação" e está prevista na cláusula décima segunda do Conv. 142/2018.
Com isso, no cadastro da substituição tributária, guia "Cálculo", foram disponibilizadas as opções "Valor da operação" e "Valor da operação ajustado", no campo "Modalidade de cálculo". As vendas para os produtos com origem 2 devem ser consideradas.
Acesso em: Contábil > Listas > Substituição tributária
Semana 03
Liberadas versões nos dias: 13/12, 14/12, 15/12 e 16/12
Liberações do dia 13 de dezembro
Templates de e-mail
Na opção "Títulos a vencer" da parametrização de templates de e-mail, ao criar um novo e clicar em padrão, foi disponibilizado descrição padrão em HTML como modelo para o envio da mensagem.
Acesso em: Início > Parametrização > Comum > Templates de e-mail
Clientes
O cadastro de clientes foi alterado para que o risco de crédito, referente opção "Mais opções > Análise de crédito do cliente", seja atualizado automaticamente.
Acesso em: Vendas > Clientes
Solicitação de compra
O processo de solicitação de compras foi alterado para não replicar o complemento dos itens na geração da cotação.
Acesso em: Compras > Solicitação de compra
Importar XML da NF-e
1- O sistema foi alterado para que a importação do arquivo XML seja realizada sem o status de erro: "There was an error generating the XML document".
2- Alteração realizada para verificar se o CNPJ do destinatário do XML é o mesmo CNPJ da filial conectada na importação. Caso não seja, será emitido alerta "Filial do destinatário com CNPJ:XX.XXX.XXX/XXXX-XX diferente da filial logada".
Acesso em: Compras > Importar XML da NF-e
Notas fiscais de entrada
O lançamento das notas fiscais de entrada foi alterado para que o cálculo da retenção FUNRURAL seja realizado pelo valor total da nota.
Acesso em: Compras > Notas fiscais de entrada
Cheques recebidos
Na tela de cheques emitidos, existe a possibilidade de lançar um cheque informando o número do CMC7, onde são informadas a conta e agência. O sistema foi alterado para que as informações do banco, número do cheque, dígito verificador da conta e da agência também sejam preenchidas conforme o cheque informado.
⚠️ As informações referentes a agência serão demonstradas de acordo com a configuração descrita no cadastro do banco, localizado em "Tesouraria > Listas > Bancos".
Acesso em: Receber > Mais opções > Cheques recebidos
Retornos bancários
Implementado alteração de carteira com modalidade vinculada no retorno de cobrança bancária, assim será possível realizar o lançamento de retornos bancários com a modalidade de cobrança "vinculada".
⚠️ Necessário configurar a carteira, localizado em "Receber > Listas > Carteiras", e o parâmetro localizado em "Início > Contas a receber > Configuração da cobrança bancária".
Acesos em: Receber > Retornos bancários
Lançamento de comissão
O sistema foi alterado para permitir o cancelamento dos lançamentos de comissões com origem manual, mesmo quando o campo "Observações" possua o limite de caracteres preenchido (100 caracteres).
Acesso em: Pagar > Comissões > Lançamento de comissão
Fechamento financeiro
Quando realizado o fechamento financeiro, podem existir alguns lançamentos não contabilizados. O sistema foi alterado para que o número da baixa de contas a pagar e/ ou do contas a receber seja demonstrado.
Acesso em: Tesouraria > Fechamento financeiro
Centro de custos
Ao tentar alterar o número da conta de um cadastro de centro de custo recém criado, o sistema emitia um alerta validando a existência de um outro registro utilizado. O sistema foi alterado para que essa mensagem seja demonstrada somente se existir um código de conta ou classificação iguais ao registro a ser inserido.
Acesso em: Contabilidade > Centro de custo
Liberações do dia 14 de dezembro
Clientes
O processo de "Análise de crédito" foi alterado para que as informações referentes ao campo "Limite de crédito" não sejam modificadas através da edição do registro de "Risco de crédito". Para visualizar o processo, selecione o cliente desejado e acesse "Mais opções > Analisar crédito de cliente"
Acesso em: Vendas > Clientes
Pedido de venda
O processo de análise de pedidos foi alterado para disponibilizar funcionalidades que facilitem a interpretação das informações. Para acessá-lo, selecione o pedido de venda e acesse "Mais opções > Análise". Ao lado dos campos "Crédito utilizado", "Risco de crédito" e "Prazo máximo" foi incluso um ícone para demonstrar as informações que abrangem cada tópico. Para visualizar, basta inserir o cursor do mouse acima do ícone.
Visualize mais detalhes através do Portal de documentações: 👉 clicando aqui .
Acesso em: Vendas > Pedidos
Importar XML da NF-e
A importação do XML da NF-e foi alterada para inserir nos campos "Informações adicionais de interesse do contribuinte" e "Informações adicionais de interesse do fisco" as suas respectivas informações.
Acesso em: Compras > Importar XML do NF-e
Liberações do dia 15 de dezembro
Entradas
O sistema foi alterado para que seja aplicado o desconto do pedido de compra na nota fiscal de entrada.
⚠️ Esta regra não será aplicada na importação de XML com pedidos vinculados, devido ao arquivo conter o desconto. Caso não contenha, entre em contato com seu fornecedor para que o pedido esteja de acordo com o documento fiscal a ser importado.
Acesso em: Compras > Entrada
Pedidos
Disponibilizada a opção "Alterar almoxarifado" para quando o pedido de venda foi processado e existe a necessidade de alteração do local de estoque descrito, sem o cancelamento do pedido.
Acesso em: Vendas > Pedidos
Liberações do dia 16 de dezembro
Pedidos de venda
A análise de pedidos foi alterada para que seja possível a realização referente aos pedidos que não possuam contas a receber vinculado. A opção da análise está disponível em "Mais opções > Análise".
Acesso em: Vendas > Pedidos
Itens e serviços
O cadastro de "Itens e serviços" foi alterado para que não seja possível o cadastro de lotes com a data de validade menor que a "Data/ Hora inserção".
Acesso em: Estoque > Itens e serviços