Alterações liberadas no mês de outubro
Veja abaixo as liberações realizadas.
Semana 01
Liberadas versões nos dias: 04/10, 05/10, 06/10, 07/10 e 09/10
Liberações do dia 04 de outubro
Caixa de faturamento
O processo de autorização da nota fiscal de saída foi alterado para que, em situações ocorrem falhas e a nota foi aceita pela SEFAZ, não gere a duplicidade e a sincronização seja feita corretamente.
Acesso: Vendas > Caixa de faturamento
Tabelas de preços de venda
Disponibilizados os campos "% Margem de contribuição mínima", "Preço mínimo" e "Margem de contribuição mínima" para o cálculo do preço do item na tabela de preço de venda. Os campos podem ser visualizados na tela de revisão da tabela de preços clicando no ícone representativo a calculadora.
Acesso em: Vendas > Tabelas de preços de venda
Tabelas de preços de venda
Alterado relatório "Histórico do cliente" para que as informações como "Resumo das vendas no último ano" sejam demonstrados corretamente não apresentando valores zerados nos totalizadores.
Acesso em: Vendas > Clientes > Mais opções > Histórico do cliente
Entrada
1- O cálculo do custo do item, obtido através de notas fiscais de importação com a presença do imposto IOF (imposto sobre operações financeiras) foi alterado. Anteriormente, o valor era somado ao valor das outras despesas e somado novamente para calcular e gerar o custo do item ao fim da nota fiscal de entrada. Com a alteração, os valores não serão duplicados para o valor custo do item.
2- Realizado alteração no cálculo do custo fora do estado, o sistema irá diminuir o ICMS independente de estar creditado ou não.
Acesso em: Compras > Entrada
Itens e serviços
Disponibilizado no cadastro de item e serviço, aba Fiscal, o campo "CST de origem". A alteração foi realizada para os itens que utilizam o imposto tributado "ICMS".
Acesso em: Estoque > Itens e serviços
Relatórios
Disponibilizada a opção multi-seleção ao filtro "Vendedor" nos relatórios "Previsão de comissões a pagar", "Comissões a pagar - detalhado" e "Comissões a pagar - resumido". Sendo assim, será possível informar mais de um vendedor para a demonstração das informações dos relatórios.
Acesso em: Pagar > Relatórios
Liberações do dia 05 de outubro
Tabelas de preços de venda
Realizada a alteração para que as notas de produtor rural do tipo "Emissão própria" sejam demonstradas na caixa de revisão de preços.
Acesso: Vendas > Tabelas de preços de venda
Painel de entrega
O processo "Painel de entregas" foi alterado para permitir minimizar os registros através do "Selecionar todos" que contenham agrupamentos.
Acesso em: Vendas > Painel de entrega de pedidos
Notas fiscais de saída
O processo de geração da nota fiscal de saída foi alterado para o preenchimento da tag 'vBCUFDest', no arquivo XML, em notas que possuem a partilha do ICMS.
Acesso em: Vendas > Notas fiscais de saída
Liberações do dia 06 de outubro
Livro de inventário
O processo de geração do livro de inventário foi alterado para que o sistema realize o cálculo da valorização do custo médio dos itens, através da busca feita pela conta contábil dos almoxarifados constantes nos itens.
Acesso em: Contábil > Livro de inventário > Modelo > Editar > Valorização
Liberações do dia 07 de outubro
Notas fiscais de saída
o processo "Caixa de faturamento" foi alterado para que o cálculo do ICMS ST seja atualizado na demonstração da aba "Resumo" quando alterados os valores iniciais. Além disso, as informações referentes aos impostos ICMS e ICMS ST foram separadas na demonstração ao editar o item da nota fiscal.
⚠️ As alterações na aba "Itens" e "Resumo" também foram realizadas no cadastro da proposta de venda e pedido de venda.
Acesso em: Vendas > Caixa de faturamento
Pedido de compra
1- O cadastro de pedido de compra foi alterado referente ao arrendodamento de valores quando o pedido for em moeda estrangeira. Também foram alterados os campos "Valor do frete" e "Valor desconto" referente ao arredondamento de valores para apenas duas casas decimais após a vírgula.
2- Alterações realizadas ao marcar ou desmarcar a opção "Pedido em moeda estrangeira" para que todas as moedas sejam listadas.
Acesso: Compras > Pedido de compra
Remessa e retorno
Disponibilizadas as opções de lançamento de notas fiscais "Remessa" e "Retorno". Os tipos de saída e entrada também foram alterados para que contemplem as opções dispostas, assim como os tipos de saída e entrada padrões.
As alterações não contemplam os cadastros de pedidos de venda e pedidos de compra, somente as notas fiscais de saída e entrada.
👉 Para saber mais sobre o processo, clique aqui .
Acesso em: Compras > Entrada // Vendas > Caixa de faturamento
Itens e serviços
O cadastro do item pode ser realizado por cadastro manual, cópia de item, utilização de template ou importação. Desta forma, alteração foi realizada ao cadastrar um item para que os campos "Classificação fiscal (NCM)" e "Grupo tributário" sejam obrigatórios seu preenchimento para desbloquear o item.
Acesso em: Estoque > Itens e serviços
Liberações do dia 09 de outubro
Relatórios
Alterado o relatório 'Margem bruta das vendas por nota fiscal', coluna 'Total NF', para apresentar a totalização dos valores conforme informações demonstradas.
Acesso em: Vendas > Relatórios
Entrada
Alterado o processo de entrada quando proveniente de importação de arquivs XML, não permitindo a repetição do item e, consecutivamente, mesmo lote.
Acesso: Compras > Entrada
Acerto
A ferramenta "Acerto" foi alterada para permitir o lançamento do valor de frete quando gerado pelo sistema LOJA.
Acesso em: Receber > Mais opções
Semana 02
Liberada versão no dia: 13/10
Liberações do dia 13 de outubro
Pedido de venda
O sistema foi alterado para não permitir a emissão da nota fiscal de saída pelo pedido de venda, quando o pedido possui planejamento realizado pelo "Painel de entrega". Com isso, ao tentar faturar o pedido, uma mensagem será demonstrada informando que existe um planejamento em andamento.
Acesso em: Vendas > Pedidos
Acerto
O sistema duplicava os títulos quando as parcelas eram alteradas na nota fiscal de saída gerada através da ferramenta "Acerto". A alteração realizada foi com relação a não geração das parcelas na nota, aba "Financeiro".
Acesso em: Receber > Mais opções > Acerto
Extrato de contas
O relatório "Extrato de contas" foi alterado para demonstração correta do cálculo referente ao saldo final.
Acesso em: Tesouraria > Relatórios
Semana 03
Liberadas versões nos dias: 18/10, 19/10, 20/10, 21/10 e 24/10
Liberações do dia 18 de outubro
Tabela de preços de venda
O sistema foi alterado para que, quando importada a planilha com os valores dos itens, os valores sejam mantidos na tabela de preços de venda após aprovada a alteração.
Acesso em: Vendas > Tabelas de preços de venda
Pedido de venda
O processo de cadastro do pedido de venda foi alterado para atualizar a regra da "substituição tributária" quando alterada a finalidade do item.
Acesso em: Vendas > Pedidos
Liberações do dia 19 de outubro
Propostas de venda
O processo de cadastro de proposta foi alterado com relação a consulta de estoque. Desta forma, os saldos serão visualizados ao lançar o item de acordo com o saldo atual (data atual), independente da data emissão informada na proposta.
⚠️ As alterações também foram realizadas no processo de cadastro de pedidos de venda.
Acesso em: Vendas > Propostas de venda
Pedidos de venda
O sistema PCP produz e reserva a quantidade produzida para o pedido de venda cadastrado. Com a alteração, o sistema PCP marcará o campo "Reservar" do item do pedido após a produção do item.
Acesso em: Vendas > Pedidos
Caixa de faturamento
O sistema foi alterado para que, quando enviado o pedido para "Caixa de faturamento" e feitas modificações na retenção dos impostos de PIS/COFINS, os valores sejam recalculados ao "Emitir notas", mantendo assim, as informações de retenção e financeiras informadas.
Acesso em: Vendas > Caixa de faturamento
Notas fiscais de entrada
1- Alterado o processo de cadastro de notas do tipo "Fatura". Desta forma, será possível finalizar os lançamentos contabilizados automaticamente ou quando lançadado manualmente.
2- Ao solicitar o cancelamento da nota fiscal do tipo "Devolução" no SEFAZ, o sistema cancelava a nota fiscal, porém, ao cancelar manualmente para que fosse feita a movimentação de estoque, uma mensagem era demonstrada. O sistema foi alterado para que a movimentação de estoque seja realizada e a mensagem não seja demonstrada.
Acesso em: Compras > Notas fiscais de entrada
Liberações do dia 20 de outubro
Caixa de faturamento
O processo "Caixa de faturamento" foi alterado para não permitir novo vínculo da requisição atendida. Quando atendida através da opção "Transferência (Requisição)", o sistema permitia vincular novamente através da opção "Transferência (Atendimento)". Com alteração, isso não será permitido.
Acesso em: Vendas > Caixa de faturamento
Notas fiscais de saída
O sistema foi alterado para que seja demonstrado no arquivo XML e no DANFE, o endereço do destinatário localizado na nota fiscal e não a informação do "Endereço padrão" do cadastro do cliente.
Acesso em: Vendas > Notas fiscais de saída
Liberações do dia 21 de outubro
Pedido de compra
O espelho de pedido de compra foi alterado para que algumas descrições não sejam sobrescritas na demonstração.
Acesso em: Compra > Pedido de compra
Entrada
Visto a chave NF-e conter um layout com algumas informações, o lançamento da nota fiscal de entrada foi alterado para que os campos sejam preenchidos conforme a chave de acesso descrita. Com isso, o campo "Série" foi adicionado para que seja preenchido automaticamente após inserir a chave de acesso.
⚠️ Caso a série da chave de acesso não esteja cadastrada no sistema, o campo se manterá circulado em vermelho, representando a obrigatoriedade de preenchimento.
Acesso em: Compras > Entrada
Contas a pagar
A emissão do recibo do título de contas a pagar foi alterada para que as informações sejam demonstradas corretamente, mesmo que extensas. As alterações foram com relação a observação e quando existir centro de custos no lançamento.
Acesso em: Pagar > Contas a pagar
Liberações do dia 24 de outubro
Importar XML da NF-e
Realizando a importação de XML, salvando os dados principais e os itens, ao lançar a entrada o sistema emitia uma mensagem impedindo o lançamento da nota. A alteração foi realizada para que a nota fiscal seja lançada incluindo a série na nota, mesmo que não esteja cadastrado no sistema.
Caminho: Compras > Importar XML da NF-e > Importar
Relatório
O relatório "Pedidos de Compra Recebidos" foi alterado para que as informações sejam demonstradas conforme os filtros multi seleção inclusos.
Acesso: Compras > Relatórios > Pedidos de Compra Recebidos
Cheques recebidos
Disponibilizada a coluna "Observação" na "Consulta de operações" de cheques recebidos. A alteração tem a finalidade de facilitar a visualização das observações caso sejam informadas nas alterações de "Status" dos cheques lançados.
Acesso em: Receber > Mais opções > Cheques recebidos > Mais opções > Consultar Operações
Semana 04
Liberadas versões nos dias: 25/10, 26/10, 27/10, 28/10 e 31/10
Liberações do dia 25 de outubro
Parametrização
Temos duas parametrizações para permitir o cancelamento de notas fiscais mesmo contento boleto ou remessa para cobrança bancária: "Permite cancelar título com boleto gerado" e "Permite cancelar em cobrança bancária". Com relação a esses parâmetros, a alteração foi realizada para que os boletos e remessa bancária não sejam cancelados, quando solicitado cancelamento da nota fiscal pelo sistema LOJA, mesmo a parametrização marcada para permitir esse cancelamento.
Acesso em: Início > Parametrização > Contas a receber
Pedido de venda
O processo de cadastro de pedido de venda foi alterado para para não permitir a cópia de pedidos para os usuários que não teham permissão.
Acesso: Vendas > Pedido de venda
Caixa de faturamento
1- Alterada a impressão do espelho "Lista de separação (Picking)" para que as informações sejam demonstradas sem que existam folhas em branco.
⚠️ As alterações também foram realizadas no boleto bancário, acessado em "Receber > Contas a receber > Mais opções > Boleto".
2- Ao utilizar a opção "Preparar notas", o sistema impedia o lançamento devido conter CFOP para fora do estado, sendo que o cliente é do mesmo estado do emitente. Com a alteração, o sistema demonstrará uma mensagem para que as devidas correções sejam realizadas.
3- Alteração realizada na regra de agrupamento dos itens para que os valores referentes aos campos: "Peso Líquido", "Peso Bruto" e "Volume", quando o faturamento for vinculado ao pedido de venda, sejam recalculados a cada agrupamento configurado.
Acesso em: Vendas > Caixa de faturamento
GNRE
Disponibilizada a emissão da GNRE 2.0 permitindo a emissão com os impostos ICMS ST (Retenção e Antecipação) e FCP (Fundo de Combate a Pobreza).
Somente a geração da GNRE através da configuração on-line foi disponibilizada.
👉 Para saber mais sobre a ferramenta, clique aqui .
Acesso em: Vendas > Notas fiscais de saída > Mais opções > GNRE
Notas fiscais de serviço
O processo de emissão de notas fiscais de saída de serviço foi alterado com relação a integração "e-notas GW" (constante em: Início > Parametrizações > Fiscal > NFS-e > Alterar), para que o complemento do item seja enviado.
Acesso em: Vendas > Notas fiscais de serviço
Manutenção de entrega
O sistema foi alterado referente mensagem da expansão de demonstração dos registros, sendo as mensagens:
Mensagem para recolher: Pressione o botão 'CRTL' e clique com o botão esquerdo do mouse para recolher todos os outros grupos.
Mensagem para expandir: Pressione o botão 'SHIFT' e o botão '+' do teclado numérico para expandir todos os grupos.
As mensagens também foram alteradas nos processos: "Manutenção de entrega", "Histórico cobrança" (constante em Contas a receber > Mais opções > Consultar), "Painel de compra", "Compra rápida" e "Avaliar" do pedido de compra (constante em: Compras > Cotação de preço > Mais opções).
Acesso em: Vendas > Mais opções > Manutenção de entrega
Importar XML da NF-e
O processo de importação do arquivo XML foi alterado para que, ao vincular um item que contenha FCI, o sistema faça o cadastro caso não exista.
Acesso: Compras > Importar XML da NF-e
Cheques recebidos
O sistema foi alterado para que a tela de depósito de cheques, onde ao clicar em alguma coluna apareciam outros registros de cheques não envolvidos na operação, a ordenação será de acordo com os registros existentes e visiualizados. A tela é acessada através da opção "Mais opções > Depositar > Depositar cheques".
Acesso em: Receber > Cheques recebidos
Conciliação por extrato
Ao realizar a importação do extrato bancário e conciliar os registros, no momento da finalização da conciliação, o sistema emitia um alerta não permitindo concluir os registros conciliados. A alteração condiz com a conciliação, que passa a não demonstrar a mensagem e conciliará os títulos selecionados, permitindo finalizar.
Acesso em: Tesouraria > Conciliação por extrato
Orçamento empresarial
O processo "Orçamento empresarial" foi alterado para que sejam exibidos os valores "Orçado" e "Disponível" quando alterado o "Mês orçamento" na tela de compensação de contas.
Acesso em: Contábil > Orçamento empresarial
SPED PC2
O processo de geração do arquivo SPED PC2 foi alterado juntamente com outras funcionalidades do sistema, para que o arquivo seja preenchido de acordo com os registros a serem integrados entre os sistemas M2 e PC2 da Useall. As alterações são:
* No botão "Vincular documentos" foi adicionada verificação impedindo a vinculação de notas sem o modelo informado;
* Disponibilizado o campo "Base de crédito", na aba "Custo" no cadastro de tipo de entrada (Compras > Listas > Tipo de entrada) para configurar o código da base de crédito;
* A rotina de fechamento dos módulos "Venda" e "Compra" foi alterada, de modo que a conta contábil dos itens da notas de transferência seja preenchida;
No processo de geração do arquivo:
* Alteração para indentificar o tipo do item do M2 com relção ao tipo do item do sistema PC2;
* As notas fiscais canceladas e do tipo entrega futura serão demonstradas com o valor contábil zerado;
* O campo "Tipo emitente" será preechido;
* Quando os impostos PIS e COFINS estiverem zerados, a linha será omitida;
* O campo "Desconto" do sistema PC2 será preenchido com o valor do ICMS desonerado do sistema M2.
Acesso em: Contábil > Mais opções > SPED PC2
Liberações do dia 26 de outubro
Pedido de compra
O processo de pedido de compra foi alterado para que o espelho do pedido liste o frete quando selecionado o tipo "FOB".
Acesso em: Vendas > Pedido > Mais opções
Condição de pagamento
O cadastro de condição de pagamento foi alterado para que, após salvar, as parcelas sejam demonstradas.
Acesso em: Vendas > Listas
Posição contas a pagar
O relatório "Posição de contas a pagar" foi alterado para demonstrar as informações somente da filial selecionada.
Acesso em: Pagar > Relatórios
Liberações do dia 27 de outubro
Notas fiscais de saída
A tela de consulta da notas fiscais de saída foi alterada para que sejam atualizadas as informações referentes a coluna "Carga", quando alteradas por meio da ferramenta "Manutenção de entrega", acessada em "Vendas > Mais opções".
Acesso em: Vendas > Notas fiscais de saída
Notas fiscais de entrada
O relatório DANFE foi alterado para que as informações complementares do cadastro da filial sejam visualizadas no momento da emissão.
⚠️ A alteração também foi realizada para impressão do relatório DANFE com relação as notas fiscais de saída.
Acesso em: Compras > Notas fiscais de entrada
Contas a receber
O recibo emitido para o título de contas a pagar foi alterado para que seja demonstrado a razão social do cliente. Para acessá-lo, clique no botão "Mais opções > Recibo".
⚠️ A alteração foi realizada também para o contas a receber.
Acesso em: Receber > Contas a receber > Mais opções
Posição de contas a receber
O relatório "Posição de Contas a Receber" foi alterado para ajustar a demonstração das informações conforme as baixas realizadas.
Acesso em: Contas a receber > Relatórios > Posição de contas a receber
Retorno de pagamento bancário
O processo "Retorno de pagto bancário" foi alterado para que seja possível localizar os títulos referentes aos arquivos ".RET" e finalizar o processo sem erros após importá-los.
Acesso em: Pagar > Retorno de pagto bancário
Conciliação bancária por extrato
O processo de conciliação bancária por extrato foi alterado para permitir a conciliação após o cadastro de novo lançamento, permitindo assim, a finalização.
Acesso em: Tesouraria > Conciliação bancária por extrato
Liberações do dia 28 de outubro
Parametrização
O sistema foi alterado para que seja possível o acesso as informações descritas nas opções "Clique aqui fazer o download do aplicativo" e "Clique aqui para obter a chave de pareamento do assinador", constantes nas parametrizações localizadas em "Início > Parametrização > Fiscal > NF-e e NFC-e", ao editar o registro demonstrado e ao clicar no botão "Configurar certificado". Essas opções são demonstradas para o tipo de certificado "A3".
Acesso em: Início > Parametrização > Fiscal > NF-e e NFC-e
Caixa de faturamento
O sistema foi alterado para que seja demonstrada mensagem de alerta ao alterar a carga no processo "Caixa de faturamento", quando iniciada a conferência pelo sistema de expedição.
Acesso em: Vendas > Caixa de faturamento
Entrada
O processo "Entradas", quando vinculado ao pedido de compra, foi alterado para que a nota seja gerada de acordo com o pedido de compra referente a informação da conta contábil.
Acesso em: Compras > Entrada
Requisição de materiais
O cadastro de requisição de materiais foi alterado para que seja mantido somente a tela de cadastro em aberto.
Acesso em: Estoque > Requisição de materiais
Orçamento empresarial
O sistema foi alterado para que seja possível a remoção da informação do campo "CAR", na tela de importação da planilha, e alterado para que seja demonstrado a listagem com os registros, bem como seja possível a busca através dos ícones dispostos no campo.
Acesso em: Contábil > Orçamento empresarial
Liberações do dia 31 de outubro
Parametrização
Realizada alteração no sistema quando é feito o lançamento de entrada manualmente, para vincular os pedidos de compras do mesmo grupo empresarial. Foi aplicado a mesma regra de identificação do grupo empresarial feita pela tela de importação de XML.
Acesso em: Parametrização > Compras > Permitir receber pedido de outro fornecedor no mesmo grupo empresarial
Nota fiscal de saída
A emissão do espelho de notas fiscais foi alterada para permitir a quebra de página quando selecionadas várias notas de saída.
Acesso em: Vendas > Notas fiscais de saída
Relatório
O sistema foi alterado para que o relatório "Notas fiscais de saída" demonstre o agrupamento conforme os CFOP's diferentes por item, para que a quantidade de casas decimais nos totalizadores de valores dos impostos fosse reduzida. As alterações foram estendidas aos modelos, bem como, a formatação do cabeçalho que fora ajustada para visualização do relatório.
Acesso em: Vendas > Relatórios
Cheques recebidos
Alterado o sistema para que as operações fiquem de acordo com a legenda para o estatus do registro de cheques recebidos. Anteriormente, cheques que não permitiriam depósito, não ficavam na cor de acordo com a legenda. Agora, quando em um registro de cheque recebido for "Devolvido" com a opção "Permite reapresentação" desmarcada, o registro ficará na cor "Roxo".
Acesso em: Receber > Mais opções > Cheques recebidos
Conciliação por extrato
O processo de conciliação por extrato foi alterado para que os campos "Entradas conciliadas" e "Saídas conciliadas" demonstrem a soma quando a conciliação for realizada de forma automática pelo sistema.
✔️ O Saldo inicial é a soma das entradas, menos as saídas dos movimentos financeiros da conta selecionada com data de conciliação menos que a data informada.
Acesso em: Tesouraria > Conciliação por extrato