Alterações liberadas no mês de setembro

Veja abaixo as liberações realizadas.

Semana 01

Liberadas versões nos dias: 02/09 e 04/09

Liberações do dia 02 de setembro

Tipo de saída

O cadastro de tipo de saída foi alterado para disponibilizar a opção "Calculado com base na última compra", campo "Origem do valor unitário", aba "Adm". Quando selecionada, serão demonstrados os campos que farão parte da composição do custo da transferência, conforme a última compra realizada.

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Após cadastrar a requisição e vincular na nota fiscal de saída, através da "Caixa de faturamento", o sistema irá demonstrar o valor do item de acordo com a última compra realizada e tipo de saída configurado para o cálculo conforme os itens selecionados na aba "Adm".

Para saber mais sobre o processo, que envolve os custos da transferência, 👉 clique aqui e confira o processo no Portal de documentação.

Acesso em: Vendas > Listas > Tipos de saída

Propostas de venda

A aba "Negociar" do processo "Proposta de venda" foi alterada para que o totalizador dos custos dos itens fique de acordo com o cálculo da margem.

Acesso em: Vendas > Propostas de venda

Notas fiscais de saída

Disponibilizada a opção "Referenciar docto s/vínculo" para vincular o registro CT-e às notas fiscais de saída. Ao clicar na opção, a tela com as informações será demonstrada e, após conclusão da nota, as informações serão inclusas na tag "refCTe" do arquivo XML. A opção é acessada através da "Caixa de faturamento", editando o registro, aba "Doctos Referenciados".

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Acesso em: Vendas > Caixa de faturamento > Notas fiscais

Nota fiscal de serviço

O processo de notas fiscais de serviço foi alterado para que seja enviado o complemento do item junto à descrição do item.

⚠️ A alteração foi realizado com relação a versão de integração "Betha V1".

Acesso em: Vendas > Notas fiscais de serviço

Movimento financeiro

O status de conciliação dos movimentos financeiros, após a execução do estorno do lote de baixa, foi alterado para que não sejam demonstrados indevidamente na conciliação bancária. O status é atualizado após a realização do estorno de lote de baixa dos movimentos financeiros.

Acesso em: Tesouraria > Mais opções > Movimento financeiro

CFOP

A opção editar do CFOP foi retirada nos cadastros que contenham a escolha do registro.

Acesso em: Contábil > Listas > CFOP

Liberações do dia 04 de setembro

Manutenção de entrega

Disponibilizado recurso chamado "Manutenção de Entrega". A ferramenta permitirá o reajuste da carga, motorista e ordem de carga nas notas fiscais planejadas/finalizadas.

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👉 Para ter acesso a ferramenta, devem ser determinadas as permissões aos usuários.

Ao clicar no botão "Carregar notas", a tela de listagem e seleção será demonstrada para definição das notas fiscais de saída finalizadas a serem incluídas na "Manutenção de entrega". Além disso, ao finalizar, irá alterar o status do registro "NF-e" selecionado para "Finalizado" e será removido da visualização em tela.

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👉 Para saber mais sobre a ferramenta, clique aqui .

Acesso em: Vendas > Listas > Manutenção de entrega

Painel de entrega de pedidos

A ferramenta de entrega de pedidos foi alterada para disponibilizar a coluna "Complemento (item)" em todas as abas e a opção "Ordem" no botão "Alterar" da aba "Planejados". Além disso, foram ajustadas as informações demonstradas para o preço bruto dos itens, que será demonstrado o preço líquido. Nas abas "Pendente" e "Planejados", as informações dos campos "Peso bruto", "Peso liquido", "Cubagem" e "Volumes" foram ajustadas para demonstração conforme a quantidade informada, assim como os totalizadores serão demonstrados conforme itens selecionados.

Acesso em: Vendas > Painel de entrega de pedidos

Importar XML da NF-e

A importação de arquivo XML foi alterada para que seja possível a vinculação de forma manual dos itens constantes no arquivo com relação aos itens do sistema.

Acesso em: Compras > Importar XML da NF-e

Itens e serviços

Disponibilizada a opção de "Ativar/Inativar", na aba "Preço de venda", em substituição a função de 'X' (remover) no cadastro do item. Sendo assim, a inativação do item da tabela de preço de venda poderá ser feito diretamente no cadastro do item.

Acesso em: Estoque > Itens e serviços

Retornos bancários

Alterado o processo de retorno bancário com origem "Manual" para que sejam demonstradas rejeições com os motivos, em tela.

Acesso em: Receber > Retornos Bancários

Semana 02

Liberadas versões nos dias: 06/09 e 08/09

Liberações do dia 06 de setembro

Tabela de preços de venda

O processo foi alterado para que a cópia das tabelas de preços sejam realizadas sem os itens inativos ou removidos da tabela de preço.

Acesso em: Vendas > Tabela de preços de venda

Pedidos

Alterado o processo de análise comercial sobre a margem de contribuição no pedido de venda, para que os pedidos não sejam bloqueados caso algum dos itens tenha estoque zero. Com isso, a opção “Itens sem estoque” foi removida da tela quando acessado “Pedido > Mais opções > Análises”.

Acesso em: Vendas > Pedidos

Liberações do dia 08 de setembro

Notas fiscais de serviço

O sistema foi alterado para permitir a informação do CFOP nas notas fiscais de serviço. Na "Caixa de faturamento", ao editar o item, será apresentado o CFOP que está vinculado ao tipo de saída. Essas informações serão demonstradas na exportação dos arquivos SPED.

⚠️ É necessário o CFOP no tipo de saída com tipo de operação "Serviço".

Acesso em: Vendas > Notas fiscais de serviço

Importação de XML da NF-e

Alterado o processo de importação de arquivos XML para que o filtro "Almoxarifado", na vinculação do item, não demonstre os registros inativos ou de outras filiais.

Acesso em: Compras > Importação de XML da NF-e

Semana 03

Liberadas versões nos dias: 13/09, 15/09, 16/09 e 18/09

Liberações do dia 13 de setembro

Caixa de faturamento

Quando um pedido parcial fosse encaminhado para caixa de faturamento, o sistema não absorvia o saldo para plano de entrega, não permitindo assim, que o saldo restante fosse planejado na aba "Pendentes" da ferramenta "Painel de entregas". A alteração foi feita para que, após o faturamento de pedidos parciais, o sistema permita o planejamento do saldo restante.

Acesso em: Vendas > Caixa de faturamento

Análise ABC

Disponibilizados os relatórios que permitirão a demonstração das informações dos pedidos ou notas fiscais de saída com o agrupamento por grupo empresarial, cidade ou por grupo do item. Os relatórios são:

  • "Análise ABC de pedidos por grupo empresarial";
  • "Análise ABC de pedidos por UF";
  • "Análise ABC de pedido por grupo de item";

  • "Análise ABC de NFS por grupo empresarial";

  • "Análise ABC de NFS por UF".
  • "Análise ABC de NFS por grupo de item"

⚠️ Necessárias as devidas permissões de acesso aos relatórios a cada usuário conectado ao sistema.

Acesso em: Vendas > Relatórios

Pedido de compra

Disponibilizado o modelo "Pedido de compras - Moeda estrangeira" para o espelho do pedido de compra. Com isso, as informações referentes a moeda estrangeira serão demonstradas de acordo com o pedido cadastrado. Para acessar, clique em "Mais opções > Espelho" após selecionar o pedido desejado.

Acesso em: Compras > Pedido de compra

Liberações do dia 15 de setembro

SPED PC2 - Natureza da receita

A opção "Natureza da receita" foi disponibilizada para vinculação da natureza da receita com o cadastro do item. Essas informações fiscais serão exportadas para serem importadas através do sistema PC2 - Useall. Ao clicar nessa opção, o sistema permitirá adicionar as CST's correspondentes a cada natureza da receita, possibilitando selecionar a "Natureza da receita" ao lançar uma nota fiscal na ferramenta "Caixa de faturamento".

natureza_receita

Além da exportação das contas contábeis ao sistemas PC2, as notas fiscais que possuírem documentos referenciados apenas pela chave NF-e e não contidos no sistema M2, as informações estarão contidas no arquivo ao gerar pelo "SPED PC2".

Acesso em: Contábil > Mais opções > SPED PC2

Liberações do dia 16 de setembro

Evolução do faturamento

O relatório "Evolução do faturamento" foi alterado para que as notas fiscais estornadas não sejam consideradas no valor demonstrado.

Acesso em: Vendas > Relatórios

Ajuste de estoque

O sistema verificava o lote ao ajustar o custo do item que controla lote. O processo foi alterado para que o ajuste de custo seja feito sem a verificação antes realizada.

Acesso em: Estoque > Mais opções > Ajuste de estoque

Contas a receber

O sistema foi alterado para que a mensagem de permissão ao usuário, não seja demonstrada ao solicitar a emissão do boleto do título de contas a receber que já tenha boleto gerado. Com isso, a tela de visualização do boleto para impressão será demonstrada. Caso não tenha gerado, o sistema manterá os procedimentos de geração.

Acesso em: Receber > Contas a receber

Liberações do dia 18 de setembro

Caixa de faturamento

1- O processo de "Caixa de faturamento" foi alterado para que o filtro "Almoxarifado destino", nos assistentes "Selecionar requisição de materiais" e "Selecionar atendimento requisição", permitam filtrar apenas os almoxarifados da empresa conectada. Os assistentes são demonstrados quando utilizadas as opções "Transferência (Requisição)" ou "Transferência (Atendimento)", constante no botão "Novo".

2- Se após informado o tipo de saída, o "Tipo de operação" for reinformado alterando o tipo de saída, o sistema não atualiza o preço do item conforme o tipo de operação. Sendo assim, o sistema foi alterado para que o campo "Preço", na emissão da saída manual, busque o preço conforme definido no tipo de saída, campo " Origem do valor unitário".

Acesso: Vendas > Caixa de faturamento

Compra rápida

Quando realizado o cálculo da ferramenta "Compra rápida", os campos de filtros ficavam liberados para alteração. A alteração foi realizada para que, após realizado o cálculo, os filtros fiquem bloqueados. Para realização de cálculo, deverá ser clicado no Botão "Novo cálculo".

Acesso em: Compras > Compra rápida

Semana 04

Liberadas versões nos dias: 20/09, 21/09, 22/09, 24/09 e 25/09

Liberações do dia 20 de setembro

Caixa de faturamento

O sistema foi alterado para que a edição seja bloqueada dos registros enquanto a conferência estiver em andamento. A edição desses registros afetava o sistema de expedição.

Acesso em: Vendas > Caixa de faturamento

Entradas

Nas notas de simples faturamento lançadas sem movimentação de estoque, o sistema exigia a digitação do lote, quando o item possuía controle por lote. A alteração foi realizada para que a mensagem não seja demonstrada e o lançamento seja efetuado.

Acesso em: Compras > Entrada

Saldo de estoque consolidado

Disponibilizado relatório "Saldo de estoque consolidado por empresa" para demonstração dos itens com saldo de estoque em outras filiais.

Acesso em: Estoque > Relatórios

SPED fiscal

Para geração dos arquivos SPED, o sistema atribuia apenas os documentos com as situações: "Normal" e "Complementar". Com a alteração realizada, todas as situações serão vinculadas e emitidas no arquivo.

⚠️ A alteração contempla a geração do arquivo SPED PC2 (Contábil > Mais opções).

Acesso em: Contábil > SPED Fiscal

Liberações do dia 21 de setembro

Propostas de venda

O sistema foi alterado para que, na proposta de venda, possa ser inserido um item do tipo "Serviço", o que antes o sistema apresentava inconsistência.

Acesso em: Venda > Propostas de venda

Manutenção de entrega

Sistema estava listando as notas fiscais com status "Cancelado" na ferramenta "Manutenção de entrega". A alteração foi feita para que o sistema demonstre apenas as notas fiscais com estatus "Pendente" ou "Finalizado". Além disso, foi alterado o filtro "Data saída" para "Data emissão nota".

⚠️ Lembrando que as notas de serviço, complemento e de ajuste não são demonstradas neste acesso.

Acesso em: Venda > Mais opções > Manutenção de entrega

Entrada

O cálculo do custo de fora do estado, quando o item possuir ICMS e ICMS-ST, foi alterado. Com a alteração, o sistema passa a subtrair os referidos valores do cálculo do custo de fora do estado, independente se o imposto será creditado ou não.

Acesso em: Compras > Entrada

Liberações do dia 22 de setembro

Caixa de faturamento

Disponibilizada a coluna "Quant. conferido" na tela aberta pelo link "Lotes" localizado dentro da tela de conferência. A coluna é somente para visualizar a quantidade utilizada pelo lote.

Acesso em: Vendas > Caixa de faturamento > Conferência

Notas fiscais de saída

1- O sistema foi alterado para que o critério de busca do CFOP, no lançamento da nota fiscal de saída, seja realizado conforme a relevância e valor. Anteriormente, o sistema considerava o CFOP do primeiro item da nota fiscal, com a alteração realizada, o sistema irá considerar a quantidade de itens com o mesmo CFOP. No caso de igualdade na quantidade de registros, o valor será o segundo critério a ser verificado, onde prevalecerá do grupo de itens com maior valor dentro da nota fiscal.

⚠️ A alteração também foi realizada para o lançamento das notas fiscais de entrada.

2- O espelho da nota fiscal de saída, demonstrado através do acesso "Mais opções > Espelho", foi alterado para que a informação referente a "Natureza da operação", referente ao CFOP, seja demonstrada.

⚠️ A alteração também foi realizada para o espelho das notas fiscais de entrada.

Acesso em: Vendas > Notas fiscais de saída

Relatórios de estoque

Para demonstração da origem dos documentos provindos do sistema USEALL - LOJA, foram disponibilizados as descrições: "Entrega loja" e "Devolução loja" nos relatórios "Extrato de estoque com custo", "Extrato de estoque", "Extrato de estoque por lote", "Movimento de reserva por documento" e "Reservas de estoque por documento".

Acesso em: Estoque > Relatórios

Liberações do dia 24 de setembro

Cobrança bancária

O sistema foi alterado para correção da mensagem demonstrada na tentativa de inserir uma conta na configuração de cobrança bancária. Com a alteração, a conta poderá ser informada conforme seu cadastro.

Acesso em: Início > Parametrização > Contas a receber > Configuração da cobrança bancária

Pedidos

O processo de pedido de venda foi alterado para que as parcelas, geradas conforme condição de pagamento, sejam demonstradas de forma ordenada. As parcelas são demonstradas a aba "Financeiro" do cadastro.

⚠️ A alteração foi realizada com relação ao cadastro a partir da proposta de venda.

Acesso em: Vendas > Pedidos

Caixa de faturamento

1- A conferência dos itens na caixa de faturamento foi alterada quando um item controla lote. Foram disponibilizados os botões "Confirmar todos" e "Zerar todos" ao conferir o item, para que sejam informados todas as quantidades dos lotes cadastrados para cada item selecionado. O sistema irá ordenar pela numeração dos lotes e consumir o saldo de acordo com essa ordenção dos lotes.

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2- Realizada alteração para que, após realizar a conferencia do item, não seja possível alterar a quantidade do item conferido.

3- Alterado o processo "Caixa de faturamento" para que a mensagem "Origem do documento não implementado no faturamento" não seja demonstrada e a nota fiscal do tipo "Retorno" possa ser realizada com o vínculo do documento.

Acesso em: Vendas > Caixa de faturamento

Notas fiscais de saída

1- O processo de geração da nota fiscal de saída foi alterado para que o desconto condicional seja calculado conforme informado no campo "Desconto condicional (%)", descrito no cadastro de clientes, localizado em "Vendas > Clientes".

Acesso em: Vendas > Notas fiscais de saída

Liberações do dia 25 de setembro

Caixa de faturamento

Realizada a correção para que o sistema valide o item inativo na tabela de preços, onde a unidade é verificada.

Acesos em: Vendas > Caixa de Faturamento > Novo > Nota Manual

Notas fiscais de saída

Quando informada uma informação complementar no sistema Useall - LOJA e a nota integrada ao sistema Useall - M2, o documento DANFE não demonstrava as informações complementares do sistema LOJA. Com a alteração, o campo referente as informações ao contribuinte demonstrará as informações do sistema LOJA primeiramente, para demonstrar as informações do sistema M2 posteriormente.

Acesso em: Vendas > Notas fiscais de saída > Mais opções > DANFE

Nota fiscal de entrada

O processo de entrada foi alterado para que o campo "Fabricante", aba "Declaração de importação", não seja informado com espaços. Este campo está descrito na aba "DI", aba "Adição", que é possível declarar com caracteres o nome do fabricante que irá alimentar a tag 'cFabricante' do arquivo XML.

Acesso em: Compras > Nota fiscal de entrada

Itens sem movimentação

Disponibilizado o relatório "Itens sem Movimentação". O relatório emitirá as informações dos itens sem movimentação nos dias conforme o filtro, por origem de movimento e por almoxarifado.

Acesso em: Estoque > Relatórios

Assistente financeiro

Realizada correção do rastreamento do processo a partir do assistente financeiro. Também foi alterado o estorno dos movimentos financeiros, que ao cancelar o registro de desconto bancário, o sistema não estornava corretamente.

Acesso em: Tesouraria > Assistente financeiro

Movimento financeiro

O processo de "Movimento financeiro" para que ao cancelar o "Desconto de título", o status de conciliação fique como "Não concilia".

⚠️ A alteração também foi realizada para os registros anteriores.

Acesso em: Tesouraria > Mais opções > Movimento financeiro

Semana 05

Liberadas versões nos dias: 27/09 e 30/09

Liberações do dia 27 de setembro

Pedidos

Alteração realizada no sistema para que, ao alterar o tipo de operação e o tipo de saída no pedido de venda, as informações sejam atualizadas conforme tipo de saída.

Acesso em: Venda > Pedidos

Contas a pagar

1- O sistema foi alterado para que, ao importar uma nota de entrada via arquivo XML, a observação da nota não seja inserida no título do contas a pagar.

2- Anteriormente era possível vincular um adiantamento a um pedido de venda. Com a alteração realizada, a funcionalidade foi retirada devido ao adiantamento ter seu processo alterado. Sendo assim, foi feita a remoção da opção "Mais opções > Vínculos > Pedido de venda" do "Contas a pagar".

Acesso em: Pagar > Contas a pagar

Liberações do dia 30 de setembro

Painel de entregas

Disponibilizada a opção "Selecionar todos" na ferramenta painel de entregas. A opção possibilitará a seleção de todos os registros demonstrados conforme a pesquisa realizada e será demonstrado à direito da listagem.

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Acesso em: Vendas > Painel de entregas

Clientes sem faturamento

Para facilitar a busca das informações, no relatório "Clientes sem faturamento" foi disponibilizado o filtro "Supervisor".

Acesso em: Vendas > Relatórios

Painel de entregas

Através do pedido de compras podemos inserir um item de "Uso e consumo", que geralmente utiliza um tipo de entrada na compra para não movimentar estoque. A alteração realizada foi para que, ao informar o item no pedido de compra, o almoxarifado fique desabilitado e sem informação, assim, a informação do campo "conta contábil" será demonstrada de acordo com o cadastro do item, aba "Contabilidade".

⚠️ A alteração também foi realizada quando realizado o lançamento da nota fiscal de entrada.

Acesso em: Compras > Pedidos de compra

Acerto

O processo de acerto foi alterado para disponibilizar a possibilidade de gerar o documento fiscal na caixa de faturamento ou no registro de notas fiscais de saída. As opções constam no botão "Configuração" da aba "Vendas".

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Acesso em: Receber > Mais opções > Acerto

Remessa bancária

O processo de geração de remessa, localizado em "Mais opções > Pagamento bancário" na tela de cadastro do contas a pagar, foi alterado para correção referente download do arquivo.

⚠️ Aos que informam a pasta onde o download do arquivo deve ser salvo, a configuração de pagamento bancário deverá utilizar o agente Useall, do contário, o arquivo será salvo na pasta de download conforme configurações do sistema operacional utilizado na máquina de acesso, como por exemplo, o sistema Windows.

Acesso em: Pagar > Contas a pagar