Alterações liberadas no mês de setembro
Veja abaixo as liberações realizadas.
Semana 01
Liberadas versões nos dias: 02/09 e 04/09
Liberações do dia 02 de setembro
Tipo de saída
O cadastro de tipo de saída foi alterado para disponibilizar a opção "Calculado com base na última compra", campo "Origem do valor unitário", aba "Adm". Quando selecionada, serão demonstrados os campos que farão parte da composição do custo da transferência, conforme a última compra realizada.
Após cadastrar a requisição e vincular na nota fiscal de saída, através da "Caixa de faturamento", o sistema irá demonstrar o valor do item de acordo com a última compra realizada e tipo de saída configurado para o cálculo conforme os itens selecionados na aba "Adm".
Para saber mais sobre o processo, que envolve os custos da transferência, 👉 clique aqui e confira o processo no Portal de documentação.
Acesso em: Vendas > Listas > Tipos de saída
Propostas de venda
A aba "Negociar" do processo "Proposta de venda" foi alterada para que o totalizador dos custos dos itens fique de acordo com o cálculo da margem.
Acesso em: Vendas > Propostas de venda
Notas fiscais de saída
Disponibilizada a opção "Referenciar docto s/vínculo" para vincular o registro CT-e às notas fiscais de saída. Ao clicar na opção, a tela com as informações será demonstrada e, após conclusão da nota, as informações serão inclusas na tag "refCTe" do arquivo XML. A opção é acessada através da "Caixa de faturamento", editando o registro, aba "Doctos Referenciados".
Acesso em: Vendas > Caixa de faturamento > Notas fiscais
Nota fiscal de serviço
O processo de notas fiscais de serviço foi alterado para que seja enviado o complemento do item junto à descrição do item.
⚠️ A alteração foi realizado com relação a versão de integração "Betha V1".
Acesso em: Vendas > Notas fiscais de serviço
Movimento financeiro
O status de conciliação dos movimentos financeiros, após a execução do estorno do lote de baixa, foi alterado para que não sejam demonstrados indevidamente na conciliação bancária. O status é atualizado após a realização do estorno de lote de baixa dos movimentos financeiros.
Acesso em: Tesouraria > Mais opções > Movimento financeiro
CFOP
A opção editar do CFOP foi retirada nos cadastros que contenham a escolha do registro.
Acesso em: Contábil > Listas > CFOP
Liberações do dia 04 de setembro
Manutenção de entrega
Disponibilizado recurso chamado "Manutenção de Entrega". A ferramenta permitirá o reajuste da carga, motorista e ordem de carga nas notas fiscais planejadas/finalizadas.
👉 Para ter acesso a ferramenta, devem ser determinadas as permissões aos usuários.
Ao clicar no botão "Carregar notas", a tela de listagem e seleção será demonstrada para definição das notas fiscais de saída finalizadas a serem incluídas na "Manutenção de entrega". Além disso, ao finalizar, irá alterar o status do registro "NF-e" selecionado para "Finalizado" e será removido da visualização em tela.
👉 Para saber mais sobre a ferramenta, clique aqui .
Acesso em: Vendas > Listas > Manutenção de entrega
Painel de entrega de pedidos
A ferramenta de entrega de pedidos foi alterada para disponibilizar a coluna "Complemento (item)" em todas as abas e a opção "Ordem" no botão "Alterar" da aba "Planejados". Além disso, foram ajustadas as informações demonstradas para o preço bruto dos itens, que será demonstrado o preço líquido. Nas abas "Pendente" e "Planejados", as informações dos campos "Peso bruto", "Peso liquido", "Cubagem" e "Volumes" foram ajustadas para demonstração conforme a quantidade informada, assim como os totalizadores serão demonstrados conforme itens selecionados.
Acesso em: Vendas > Painel de entrega de pedidos
Importar XML da NF-e
A importação de arquivo XML foi alterada para que seja possível a vinculação de forma manual dos itens constantes no arquivo com relação aos itens do sistema.
Acesso em: Compras > Importar XML da NF-e
Itens e serviços
Disponibilizada a opção de "Ativar/Inativar", na aba "Preço de venda", em substituição a função de 'X' (remover) no cadastro do item. Sendo assim, a inativação do item da tabela de preço de venda poderá ser feito diretamente no cadastro do item.
Acesso em: Estoque > Itens e serviços
Retornos bancários
Alterado o processo de retorno bancário com origem "Manual" para que sejam demonstradas rejeições com os motivos, em tela.
Acesso em: Receber > Retornos Bancários
Semana 02
Liberadas versões nos dias: 06/09 e 08/09
Liberações do dia 06 de setembro
Tabela de preços de venda
O processo foi alterado para que a cópia das tabelas de preços sejam realizadas sem os itens inativos ou removidos da tabela de preço.
Acesso em: Vendas > Tabela de preços de venda
Pedidos
Alterado o processo de análise comercial sobre a margem de contribuição no pedido de venda, para que os pedidos não sejam bloqueados caso algum dos itens tenha estoque zero. Com isso, a opção “Itens sem estoque” foi removida da tela quando acessado “Pedido > Mais opções > Análises”.
Acesso em: Vendas > Pedidos
Liberações do dia 08 de setembro
Notas fiscais de serviço
O sistema foi alterado para permitir a informação do CFOP nas notas fiscais de serviço. Na "Caixa de faturamento", ao editar o item, será apresentado o CFOP que está vinculado ao tipo de saída. Essas informações serão demonstradas na exportação dos arquivos SPED.
⚠️ É necessário o CFOP no tipo de saída com tipo de operação "Serviço".
Acesso em: Vendas > Notas fiscais de serviço
Importação de XML da NF-e
Alterado o processo de importação de arquivos XML para que o filtro "Almoxarifado", na vinculação do item, não demonstre os registros inativos ou de outras filiais.
Acesso em: Compras > Importação de XML da NF-e
Semana 03
Liberadas versões nos dias: 13/09, 15/09, 16/09 e 18/09
Liberações do dia 13 de setembro
Caixa de faturamento
Quando um pedido parcial fosse encaminhado para caixa de faturamento, o sistema não absorvia o saldo para plano de entrega, não permitindo assim, que o saldo restante fosse planejado na aba "Pendentes" da ferramenta "Painel de entregas". A alteração foi feita para que, após o faturamento de pedidos parciais, o sistema permita o planejamento do saldo restante.
Acesso em: Vendas > Caixa de faturamento
Análise ABC
Disponibilizados os relatórios que permitirão a demonstração das informações dos pedidos ou notas fiscais de saída com o agrupamento por grupo empresarial, cidade ou por grupo do item. Os relatórios são:
- "Análise ABC de pedidos por grupo empresarial";
- "Análise ABC de pedidos por UF";
-
"Análise ABC de pedido por grupo de item";
-
"Análise ABC de NFS por grupo empresarial";
- "Análise ABC de NFS por UF".
- "Análise ABC de NFS por grupo de item"
⚠️ Necessárias as devidas permissões de acesso aos relatórios a cada usuário conectado ao sistema.
Acesso em: Vendas > Relatórios
Pedido de compra
Disponibilizado o modelo "Pedido de compras - Moeda estrangeira" para o espelho do pedido de compra. Com isso, as informações referentes a moeda estrangeira serão demonstradas de acordo com o pedido cadastrado. Para acessar, clique em "Mais opções > Espelho" após selecionar o pedido desejado.
Acesso em: Compras > Pedido de compra
Liberações do dia 15 de setembro
SPED PC2 - Natureza da receita
A opção "Natureza da receita" foi disponibilizada para vinculação da natureza da receita com o cadastro do item. Essas informações fiscais serão exportadas para serem importadas através do sistema PC2 - Useall. Ao clicar nessa opção, o sistema permitirá adicionar as CST's correspondentes a cada natureza da receita, possibilitando selecionar a "Natureza da receita" ao lançar uma nota fiscal na ferramenta "Caixa de faturamento".
Além da exportação das contas contábeis ao sistemas PC2, as notas fiscais que possuírem documentos referenciados apenas pela chave NF-e e não contidos no sistema M2, as informações estarão contidas no arquivo ao gerar pelo "SPED PC2".
Acesso em: Contábil > Mais opções > SPED PC2
Liberações do dia 16 de setembro
Evolução do faturamento
O relatório "Evolução do faturamento" foi alterado para que as notas fiscais estornadas não sejam consideradas no valor demonstrado.
Acesso em: Vendas > Relatórios
Ajuste de estoque
O sistema verificava o lote ao ajustar o custo do item que controla lote. O processo foi alterado para que o ajuste de custo seja feito sem a verificação antes realizada.
Acesso em: Estoque > Mais opções > Ajuste de estoque
Contas a receber
O sistema foi alterado para que a mensagem de permissão ao usuário, não seja demonstrada ao solicitar a emissão do boleto do título de contas a receber que já tenha boleto gerado. Com isso, a tela de visualização do boleto para impressão será demonstrada. Caso não tenha gerado, o sistema manterá os procedimentos de geração.
Acesso em: Receber > Contas a receber
Liberações do dia 18 de setembro
Caixa de faturamento
1- O processo de "Caixa de faturamento" foi alterado para que o filtro "Almoxarifado destino", nos assistentes "Selecionar requisição de materiais" e "Selecionar atendimento requisição", permitam filtrar apenas os almoxarifados da empresa conectada. Os assistentes são demonstrados quando utilizadas as opções "Transferência (Requisição)" ou "Transferência (Atendimento)", constante no botão "Novo".
2- Se após informado o tipo de saída, o "Tipo de operação" for reinformado alterando o tipo de saída, o sistema não atualiza o preço do item conforme o tipo de operação. Sendo assim, o sistema foi alterado para que o campo "Preço", na emissão da saída manual, busque o preço conforme definido no tipo de saída, campo " Origem do valor unitário".
Acesso: Vendas > Caixa de faturamento
Compra rápida
Quando realizado o cálculo da ferramenta "Compra rápida", os campos de filtros ficavam liberados para alteração. A alteração foi realizada para que, após realizado o cálculo, os filtros fiquem bloqueados. Para realização de cálculo, deverá ser clicado no Botão "Novo cálculo".
Acesso em: Compras > Compra rápida
Semana 04
Liberadas versões nos dias: 20/09, 21/09, 22/09, 24/09 e 25/09
Liberações do dia 20 de setembro
Caixa de faturamento
O sistema foi alterado para que a edição seja bloqueada dos registros enquanto a conferência estiver em andamento. A edição desses registros afetava o sistema de expedição.
Acesso em: Vendas > Caixa de faturamento
Entradas
Nas notas de simples faturamento lançadas sem movimentação de estoque, o sistema exigia a digitação do lote, quando o item possuía controle por lote. A alteração foi realizada para que a mensagem não seja demonstrada e o lançamento seja efetuado.
Acesso em: Compras > Entrada
Saldo de estoque consolidado
Disponibilizado relatório "Saldo de estoque consolidado por empresa" para demonstração dos itens com saldo de estoque em outras filiais.
Acesso em: Estoque > Relatórios
SPED fiscal
Para geração dos arquivos SPED, o sistema atribuia apenas os documentos com as situações: "Normal" e "Complementar". Com a alteração realizada, todas as situações serão vinculadas e emitidas no arquivo.
⚠️ A alteração contempla a geração do arquivo SPED PC2 (Contábil > Mais opções).
Acesso em: Contábil > SPED Fiscal
Liberações do dia 21 de setembro
Propostas de venda
O sistema foi alterado para que, na proposta de venda, possa ser inserido um item do tipo "Serviço", o que antes o sistema apresentava inconsistência.
Acesso em: Venda > Propostas de venda
Manutenção de entrega
Sistema estava listando as notas fiscais com status "Cancelado" na ferramenta "Manutenção de entrega". A alteração foi feita para que o sistema demonstre apenas as notas fiscais com estatus "Pendente" ou "Finalizado". Além disso, foi alterado o filtro "Data saída" para "Data emissão nota".
⚠️ Lembrando que as notas de serviço, complemento e de ajuste não são demonstradas neste acesso.
Acesso em: Venda > Mais opções > Manutenção de entrega
Entrada
O cálculo do custo de fora do estado, quando o item possuir ICMS e ICMS-ST, foi alterado. Com a alteração, o sistema passa a subtrair os referidos valores do cálculo do custo de fora do estado, independente se o imposto será creditado ou não.
Acesso em: Compras > Entrada
Liberações do dia 22 de setembro
Caixa de faturamento
Disponibilizada a coluna "Quant. conferido" na tela aberta pelo link "Lotes" localizado dentro da tela de conferência. A coluna é somente para visualizar a quantidade utilizada pelo lote.
Acesso em: Vendas > Caixa de faturamento > Conferência
Notas fiscais de saída
1- O sistema foi alterado para que o critério de busca do CFOP, no lançamento da nota fiscal de saída, seja realizado conforme a relevância e valor. Anteriormente, o sistema considerava o CFOP do primeiro item da nota fiscal, com a alteração realizada, o sistema irá considerar a quantidade de itens com o mesmo CFOP. No caso de igualdade na quantidade de registros, o valor será o segundo critério a ser verificado, onde prevalecerá do grupo de itens com maior valor dentro da nota fiscal.
⚠️ A alteração também foi realizada para o lançamento das notas fiscais de entrada.
2- O espelho da nota fiscal de saída, demonstrado através do acesso "Mais opções > Espelho", foi alterado para que a informação referente a "Natureza da operação", referente ao CFOP, seja demonstrada.
⚠️ A alteração também foi realizada para o espelho das notas fiscais de entrada.
Acesso em: Vendas > Notas fiscais de saída
Relatórios de estoque
Para demonstração da origem dos documentos provindos do sistema USEALL - LOJA, foram disponibilizados as descrições: "Entrega loja" e "Devolução loja" nos relatórios "Extrato de estoque com custo", "Extrato de estoque", "Extrato de estoque por lote", "Movimento de reserva por documento" e "Reservas de estoque por documento".
Acesso em: Estoque > Relatórios
Liberações do dia 24 de setembro
Cobrança bancária
O sistema foi alterado para correção da mensagem demonstrada na tentativa de inserir uma conta na configuração de cobrança bancária. Com a alteração, a conta poderá ser informada conforme seu cadastro.
Acesso em: Início > Parametrização > Contas a receber > Configuração da cobrança bancária
Pedidos
O processo de pedido de venda foi alterado para que as parcelas, geradas conforme condição de pagamento, sejam demonstradas de forma ordenada. As parcelas são demonstradas a aba "Financeiro" do cadastro.
⚠️ A alteração foi realizada com relação ao cadastro a partir da proposta de venda.
Acesso em: Vendas > Pedidos
Caixa de faturamento
1- A conferência dos itens na caixa de faturamento foi alterada quando um item controla lote. Foram disponibilizados os botões "Confirmar todos" e "Zerar todos" ao conferir o item, para que sejam informados todas as quantidades dos lotes cadastrados para cada item selecionado. O sistema irá ordenar pela numeração dos lotes e consumir o saldo de acordo com essa ordenção dos lotes.
2- Realizada alteração para que, após realizar a conferencia do item, não seja possível alterar a quantidade do item conferido.
3- Alterado o processo "Caixa de faturamento" para que a mensagem "Origem do documento não implementado no faturamento" não seja demonstrada e a nota fiscal do tipo "Retorno" possa ser realizada com o vínculo do documento.
Acesso em: Vendas > Caixa de faturamento
Notas fiscais de saída
1- O processo de geração da nota fiscal de saída foi alterado para que o desconto condicional seja calculado conforme informado no campo "Desconto condicional (%)", descrito no cadastro de clientes, localizado em "Vendas > Clientes".
Acesso em: Vendas > Notas fiscais de saída
Liberações do dia 25 de setembro
Caixa de faturamento
Realizada a correção para que o sistema valide o item inativo na tabela de preços, onde a unidade é verificada.
Acesos em: Vendas > Caixa de Faturamento > Novo > Nota Manual
Notas fiscais de saída
Quando informada uma informação complementar no sistema Useall - LOJA e a nota integrada ao sistema Useall - M2, o documento DANFE não demonstrava as informações complementares do sistema LOJA. Com a alteração, o campo referente as informações ao contribuinte demonstrará as informações do sistema LOJA primeiramente, para demonstrar as informações do sistema M2 posteriormente.
Acesso em: Vendas > Notas fiscais de saída > Mais opções > DANFE
Nota fiscal de entrada
O processo de entrada foi alterado para que o campo "Fabricante", aba "Declaração de importação", não seja informado com espaços. Este campo está descrito na aba "DI", aba "Adição", que é possível declarar com caracteres o nome do fabricante que irá alimentar a tag 'cFabricante' do arquivo XML.
Acesso em: Compras > Nota fiscal de entrada
Itens sem movimentação
Disponibilizado o relatório "Itens sem Movimentação". O relatório emitirá as informações dos itens sem movimentação nos dias conforme o filtro, por origem de movimento e por almoxarifado.
Acesso em: Estoque > Relatórios
Assistente financeiro
Realizada correção do rastreamento do processo a partir do assistente financeiro. Também foi alterado o estorno dos movimentos financeiros, que ao cancelar o registro de desconto bancário, o sistema não estornava corretamente.
Acesso em: Tesouraria > Assistente financeiro
Movimento financeiro
O processo de "Movimento financeiro" para que ao cancelar o "Desconto de título", o status de conciliação fique como "Não concilia".
⚠️ A alteração também foi realizada para os registros anteriores.
Acesso em: Tesouraria > Mais opções > Movimento financeiro
Semana 05
Liberadas versões nos dias: 27/09 e 30/09
Liberações do dia 27 de setembro
Pedidos
Alteração realizada no sistema para que, ao alterar o tipo de operação e o tipo de saída no pedido de venda, as informações sejam atualizadas conforme tipo de saída.
Acesso em: Venda > Pedidos
Contas a pagar
1- O sistema foi alterado para que, ao importar uma nota de entrada via arquivo XML, a observação da nota não seja inserida no título do contas a pagar.
2- Anteriormente era possível vincular um adiantamento a um pedido de venda. Com a alteração realizada, a funcionalidade foi retirada devido ao adiantamento ter seu processo alterado. Sendo assim, foi feita a remoção da opção "Mais opções > Vínculos > Pedido de venda" do "Contas a pagar".
Acesso em: Pagar > Contas a pagar
Liberações do dia 30 de setembro
Painel de entregas
Disponibilizada a opção "Selecionar todos" na ferramenta painel de entregas. A opção possibilitará a seleção de todos os registros demonstrados conforme a pesquisa realizada e será demonstrado à direito da listagem.
Acesso em: Vendas > Painel de entregas
Clientes sem faturamento
Para facilitar a busca das informações, no relatório "Clientes sem faturamento" foi disponibilizado o filtro "Supervisor".
Acesso em: Vendas > Relatórios
Painel de entregas
Através do pedido de compras podemos inserir um item de "Uso e consumo", que geralmente utiliza um tipo de entrada na compra para não movimentar estoque. A alteração realizada foi para que, ao informar o item no pedido de compra, o almoxarifado fique desabilitado e sem informação, assim, a informação do campo "conta contábil" será demonstrada de acordo com o cadastro do item, aba "Contabilidade".
⚠️ A alteração também foi realizada quando realizado o lançamento da nota fiscal de entrada.
Acesso em: Compras > Pedidos de compra
Acerto
O processo de acerto foi alterado para disponibilizar a possibilidade de gerar o documento fiscal na caixa de faturamento ou no registro de notas fiscais de saída. As opções constam no botão "Configuração" da aba "Vendas".
Acesso em: Receber > Mais opções > Acerto
Remessa bancária
O processo de geração de remessa, localizado em "Mais opções > Pagamento bancário" na tela de cadastro do contas a pagar, foi alterado para correção referente download do arquivo.
⚠️ Aos que informam a pasta onde o download do arquivo deve ser salvo, a configuração de pagamento bancário deverá utilizar o agente Useall, do contário, o arquivo será salvo na pasta de download conforme configurações do sistema operacional utilizado na máquina de acesso, como por exemplo, o sistema Windows.
Acesso em: Pagar > Contas a pagar