Alterações liberadas no mês de julho
Veja abaixo as liberações realizadas.
Semana 01
Liberada versão no dia: 01/07
Liberações do dia 01 de julho
Início
O sistema foi alterado para permitir que as abas abertas no sistema sejam fechadas utilizando o botão central do mouse.
Acesso em: Início
Pesquisa F2
Devido aos processos unificados em outra funcionalidade, os acessos: "Gerar cotação", "Gerar pedido pela cotação" e "Gerar pedido pela solicitação de compra" foram retirados do sistema.
Acesso em: Pesquisa através da tecla F2
Unidade XML
O processo de cadastro de cliente foi alterado para não demonstrar em vermelho - o que indica obrigatoriedade de preenchimento - os campos após salvar as informações necessárias. O campo ficará em vermelho somente quando não inserida a informação de um dos campos na tentativa de salvar o registro.
Acesso em: Vendas > Clientes > Mais opções > Unidade XML
Pedidos
O sistema foi alterado para que a transferência de pedidos para outra filial seja realizada somente para filiais com permissão ao usuário conectado no sistema.
Acesso em: Vendas > Pedidos
Clientes sem faturamento
Efetuado correções no relatório para demonstração das informações conforme filtros informados.
⚠️ Para que as alterações seja aplicadas, faz-se necessário a sincronização do relatório.
Acesso em: Vendas > Relatórios > Clientes sem faturamento
Importar XML do CT-e
Disponibilizada a aba "Doctos origem" na importação do conhecimento de transporte. Nesta aba serão demonstrados os documentos vinculados ao XML utilizado na importação, bem como a vinculação de outros documentos.
⚠️ Os documentos vinculados nesta aba e que não estiverem disponíveis no sistema, não serão demonstrados após a conclusão da importação quando visualizados através do acesso "Compras > Conhecimento de transportes".
Acesso em: Compras > Importar XML do CT-e
Entradas
O processo de notas fiscais de entrada foi alterado para que a declaração de importação seja verificada com relação aos campos "Número" e "Cód. Exportador". Os campos estão disponíveis na aba "Declaração de importação".
Acesso em: Compras > Entradas
Requisição de materiais
O cadastro de requisição, quanto do tipo "Transferência", foi alterado para que sejam demonstrados os almoxarifados de destino somente das filiais com permissão ao usuário conectado ao sistema.
Acesso em: Estoque > Requisição de materiais
Itens e serviços
O cadastro de "Itens e serviços" foi alterado retirando a opção "Unidade do item", localizada no botão "Mais opções", e adicionadas verificações ao alterar a unidade do item quando editado o cadastro. Dessa forma, quando houver a tentativa de alteração da unidade, o sistema irá verificar se há movimentação de estoque, se o item possui reserva de estoque ou se está na fila de reserva. Caso possua uma dessas opções, o sistema demonstrará mensagem informativa.
Acesso em: Estoque > Itens e serviços
Semana 02
Liberadas versões nos dias: 06/07, 07/07, 08/07 e 09/07
Liberações do dia 06 de julho
Pedidos
O processo de pedidos de venda foi alterado para possibilitar a alteraração do valor condicional. Para alterar basta acessar "Mais opções > Alterar > Financeiro" e clicar no botão "Alterar" ao lado do campo "Desc. condicional".
Acesso em: Vendas > Pedidos
Caixa de faturamento
O agrupamento é definido através do acesso "Definir opções do assistente" (ícone em forma de engrenagem) localizado à direita da tela "Caixa de faturamento". Neste acesso temos a opção "Como agrupar a nota fiscal" onde é possível definir a forma de agrupamento dos pedidos inseridos (em lote) na "Caixa de Faturamento".
Quando inseridos os pedidos, o sistema realiza os agrupamento (demonstrado através da coluna "Agrupamento") conforme a configuração, ao selecionar vários pedidos e clicar no botão "Preparar notas", o sistema irá demonstrar mensagem caso os critérios não estejam iguais para todos os pedidos.
Antes de preparar nota é possível selecionar os pedidos que estão com o agrupamento diferente e alterar para o mesmo agrupamento. Para isso, selecione os pedidos e clique no botão "Mais opções > Alterar agrupamento". Se os critérios não estiverem de acordo com a definição das opções do assistente, o sistema irá demonstrar mensagem.
⚠️ Também foi disponibilizada a opção "Alterar intermediador" para as alterações dos critérios.
Para o agrupamento onde somente a condição de pagamento esteja diferente entre os registros, o sistema não demonstrará mensagem ao clicar no botão "Prepara notas", porém, ao inserir a linha na aba "Notas fiscais", o sistema irá inserir essa linha na cor laranja e na coluna "Detalhes" ira inserir a descrição "Detalhes". Clicando na descrição, a inconsistência será demonstrada.
👉 A linha deixará de ficar nessa cor quando editada a nota e inseridas as informações referentes a aba "Financeiro".
Acesso em: Vendas > Caixa de faturamento
Análise de crédito
O sistema foi alterado para retirar a opção "Análise de crédito" do menu "Mais opções" no módulo de vendas.
Acesso em: Vendas > Mais opções
Análise de crédito
Disponibilizado filtro "Coleção" nos relatórios análise ABC de pedido e análise ABC de notas fiscais de saída. A informação do filtro será demonstrada de acordo com o cadastro do item (Estoque > Itens e serviços) inserido no registro correspondente.
Acesso em: Vendas > Relatórios
Liberações do dia 07 de julho
Pedidos
O processo de pedidos foi alterado para que a cópia do pedido seja realizada somente a partir da filial conectada, não possibilitando assim, a cópia de pedido de outra filial.
⚠️ A alteração também foi realizada para o pedido de compra.
Acesso em: Vendas > Pedidos
Requisição / Transferência
O processo de notas transferência entre filiais foi alterado para que as transferências sejam realizadas com base na opção "Origem do valor unitário", aba "Adm", do tipo de saida. Com isso, o sistema deixa de utilizar somente o custo médio como valor do item e as transferências de ativo imobilizado passam a ser realizadas.
Acesso em: Vendas > Caixa de faturamento > Novo > Requisição/Transferência
Preparar notas
Disponibilizada verificação ao clicar no botão "Preparar Notas" na "Caixa de Faturamento" com intuito para eliminar a possibilidade de duplicidade de pedidos de venda no faturamento quando relacionado ao processo BPM.
Acesso em: Vendas > Caixa de Faturamento > Preparar notas
Notas fiscais de serviço
Alterada o processo de geração de notas fiscais de serviço para que no arquivo XML da nota, não seja criado a tag "dadosDaObra".
Acesso em: Vendas > Notas fiscais de serviço
Contas a receber
Quando realizado o faturamento pelo sistema "Loja", o sistema foi alterado para que a conta contábil seja replicada no título de contas a receber, quando gerado pelo sistema M2.
⚠️ A nota fiscal de saída deve estar com a configuração para gerar contabilização.
Acesso em: Receber > Contas a receber
Liberações do dia 08 de julho
Tipos de saída
Disponibilizado o campo "CFOP exterior" no cadastro de tipo de saída para que seja possível salvar com o tipo o registro referente a exportação.
Acesso em: Vendas > Listas > Tipos de saída
Notas fiscais de saída
O processo de geração da nota fiscal de saída foi alterado para que as mensagens demonstradas na aba "Adicional" sejam demonstradas com a formatação para os valores calculados e porcentagens inseridas referentes as mensagens de interesse ao contribuinte.
Acesso em: Vendas > Notas fiscais de saída
Regras de comissões
O sistema foi alterado para que a visualização dos itens, inseridos no registro de comissão, sejam demonstrados por página.
Acesso em: Vendas > Listas > Regras de comissões
Baixas a pagar
Efetuado correções na visualização do recibo de baixa do contas a pagar. O recibo é demonstrado após processar a baixa do título, selecionando a baixa através da aba "Baixas" e clicando no botão "Visualizar recibo".
⚠️ A correção também foi efetuada para o recibo de baixa do contas a receber.
Acesso em: Pagar > Contas a pagar > Mais opções > Baixar
Liberações do dia 09 de julho
Relatórios
Foram disponibilizados os relatórios "Demonstração de ICMS ST Antecipado" e "Crédito do Simples Nacional" no módulo "Compras". Os relatórios são agrupados por CFOP e buscarão os itens das notas fiscais de entrada que contenham "Valor do ICMS ST" maior que zero e cuja "Modalidade de pagamento" seja antecipação.
Acesso em: Compras > Relatórios
DFC
O processo "DFC" foi alterado para que os totalizadores demonstrem os valores de acordo com as informações visualizadas. As alterações foram com base no modelo de apresentação "Semanal".
Acesso em: Tesouraria > Mais opções > DFC
Semana 03
Liberadas versões nos dias: 12/07, 13/07, 14/07 e 15/07
Liberações do dia 12 de julho
Processos de venda
O sistema foi alterado para que os processos vendas: proposta, pedido e nota fiscal de saídas, passem a ratear o frete, seguro, outras despesas e acréscimos apenas entre os itens que estiverem configurados para gerar contas a receber.
Acesso: Vendas > Propostas // Pedidos // Notas fiscais de saída
Pedido de venda
1- Na análise comercial do processo de pedidos de venda, localizado em "Mais opções > Análise > Visualizar", foram disponibilizados os campos "Itens com custo zero" e "Itens sem estoque". Sendo assim, quando existirem itens no pedido de venda sem estoque ou itens sem custo (Custo Médio ou Último Custo), o pedido de venda será lançado como "Bloqueado".
⚠️ Necessário utilização do parâmetro "Análise comercial", localizado em "Início > Parametrização > Vendas".
Para saber mais sobre o processo da análise comercial, 👉 clique aqui e confira o processo no Portal de documentação.
2- O sistema foi alterado para buscar o "Tipo de saída" (Vendas > Listas > Tipos de saída) conforme configuração do tipo de saída padrão (Vendas > Listas > Tipos de saída padrão), na qual há a configuração do item utilizado vinculado ao seu grupo tributário.
⚠️ A alteração foi realizada para as operações do tipo transferência.
3- Alteração realizada para permitir a alteração do almoxarifado inserido nos itens do pedido de venda com reserva. Para que isso seja possível, o processo "Manutenção de reserva", localizado em "Estoque > Mais opções", também foi alterado para permitir o cancelamento da reserva gerada pelo pedido de venda.
Após o cancelamento da reserva, basta retornar ao pedido de venda e acessar "Mais opções > Alterar > Itens" e alterar o almoxarifado, onde o sistema irá gerar a nova reserva para o almoxarifado informado.
Acesso em: Vendas > Pedidos
Conhecimento de transportes
O processo do conhecimento de transporte foi alterado para que, ao importar XML do CT-e, o lançamento contábil seja gerado na data de entrada e não com a data de emissão do CT-e.
Acesso em: Compras > Conhecimento de transportes
Requisição de materiais
Alterado o processo de transferência de estoque, através da requisição de materiais, para não permitir a escolha de almoxarifado de destino que esteja com seu cadastro inativo.
Acesso em: Estoque > Requisição de materiais
Liberações do dia 13 de julho
Entradas
1- Alterado o processo de entradas para que sejam estornados os saldos de estoque, quando efetuado o cancelamento da conferência ou o cancelamento da nota fiscal.
2- Efetuado correções na validação do cálculo do custo dos itens na emissão da nota fiscal de entrada do tipo devolução. O cálculo dos itens foi alterado para não gerar conflitos entre o custo total do item e o custo total calculado.
⚠️ A alteração também foi realizada para as notas fiscais de saída do tipo devolução.
Acesso em: Compras > Entrada
Liberações do dia 14 de julho
Importar XML da NF-e
Alterada a importação de arquivos XML das notas fiscais de entrada para correção do fator de conversão incluso no cadastro de itens com lote, a serem vinculados aos itens constantes no arquivo. Como forma de visualizar a apuração realizada, a exibição do cálculo do fator de conversão foi disposta através das setas "->". Ainda referente a importação, quando há a necessidade de cadastrar um item, os campos "Item controla lote" e "Kit" foram alterados para que, quando marcados, possam ser consultados posteriormente.
Acesso em: Compras > Importar XML da NF-e
Itens e serviços
1- Disponibilizada a opção "Alterar estoque mínimo e máximo" para permitir alterar em lote os registros de almoxarifados no cadastro do item. A opção está disposta quando editado o cadastro do item, aba "Almoxarifados", botão "Mais opções".
2- No cadastro do item, aba "Unidades", o campo "Unidade de estoque" foi alterado para "Unidade Padrão", na aba "Compra" foi adicionado o campo "Unidade de compra".
Acesso em: Estoque > Itens e Serviços
Requisição de materiais
O processo de requisição de materiais foi alterado para verificar se existem itens com reserva e quantidade maior que o estoque disponível, caso existir, o sistema irá demonstrar mensagem: "Atenção: Saldo disponível está menor que quantidade informada". Caso não existir reserva, a requisição será lançada independente da quantidade disponível em estoquem, porém, o excedente será inserido na fila de reserva aguardando ser atendido.
⚠️ Necessário habilitar parâmetro "Utilizar fila de reserva", localizado em "Início > Parametrização > Estoque" para o funcionamento descrito.
Acesso em: Estoque > Requisição de materiais
Consulta de fechamentos
O processo de extrato de comissão do vendedor no fechamento de comissão foi alterado para demonstrar os lançamentos aprovados e cancelados. Para visualizar esses lançamentos, localize o fechamento do vendedor e clique na lupa ao lado do cadastro e clique sobre o nome do vendedor.
Acesso em: Pagar > Comissões > Consulta de fechamentos
Conciliação por extrato
Alterado o processo de conciliação por extrato para que seja possível a importação dos arquivos de extrato bancário (arquivos ".ofx").
Acesso em: Tesouraria > Conciliação por Extrato
Contas contábeis exportação
Realizado correção no assistente de configuração do plano de contas referente a vinculação e desvinculação entre o "Plano de contas padrão" e o "Plano de contas exp." das contas contábeis.
Acesso em: Contábil > Listas
Livros de inventário
O livro de inventário foi alterado para que o "Saldo a transportar" da página anterior, seja igual ao "Saldo transportado" da próxima página, quando existir.
Acesso em: Contábil > Listas
Liberações do dia 15 de julho
Caixa de faturamento
O processo de caixa de faturamento foi alterado para que o cálculo de arredondamento do sistema "M2", seja processado conforme o faturamento do pedido de venda gerado pelo sistema "Loja".
Acesso em: Vendas > Caixa de faturamento
Entrada
Disponibilizada verificação no processo de nota fiscal de entrada em casos de lançamentos com duplicidade para chave de acesso nas notas fiscais.
Acesso em: Compras > Entrada
Ajuste de estoque
O ajuste de estoque foi alterado para que os lançamentos de estoque sejam lançados de forma separadas para a quantidade de estoque e custo do movimento. Para isso, através do botão "Novo", foi disponibilizada a opção "Ajuste de custo".
Acesso em: Estoque > Mais opções
Semana 04
Liberadas versões nos dias: 19/07, 21/07 e 22/07
Liberações do dia 19 de julho
Pedidos
Disponibilizada possibilidade de alteração dos itens inserindo os descontos em lote para o pedido de venda. Para isso, basta acessar "Mais opções > Alterar> Itens", na tela demonstrada, clique no botão "Alterar itens", escolha os itens, informe o campo "% desconto" e clique no botão "Aplicar".
Acesso em: Vendas > Pedidos
Caixa de faturamento
O processo de emissão de notas de saída, dos tipos "Devolução" e "Retorno", foi alterado para que o cálculo dos impostos seja realizado conforme configuração realizada no tipo de saída inserido nos itens da nota e não do tipo de saída do documento vinculado, como antes realizado.
As configurações do tipo de saída envolvem o campo "Tipo de entrada para devolução", constante na aba "Adm".
⚠️ A alteração também foi realizada para as notas fiscais de entrada.
Acesso em: Vendas > Caixa de faturamento
Extrato de clientes
O relatório "Extrato de clientes" foi alterado para que seja demonstrado conforme os filtros utilizados e para correção na referente a coluna "Saldo".
⚠️ As alterações também foram realizadas no relatório "Pagar> Relatórios> Extrato de fornecedores".
Acesso em: Receber > Relatórios > Extrato de clientes
Exceções fiscais
Os cadastros "Exceção fiscal do ICMS", "Exceção fiscal do IPI" e "Exceção fiscal do PIS/COFINS" foram alterados para permitir que o campo "Finalidade" seja inserido como "Indiferente" nos campos "Finalidade", "Regime tributário e "Consumidor final" da aba "Critérios para exceção" e nos campos "Calcula", "Incide" e "Destaca"da aba 'Alterações".
Acesso em: Contábil > Listas
Liberações do dia 21 de julho
Versionamento
O sistema foi alterado para que o código da versão seja demonstrado conforme as liberações efetuadas.
Acesso em: Ajuda > Sobre
Parametrização
o processo de faturamento foi alterado para que os lançamentos sejam efetuados conforme as casas decimais definidas nos parâmetros "Casas decimais para quantidades" e "Casas decimais para valores unitários", localizados em "Início > Parametrização > Comum".
Acesso em: Início > Parametrizações
Retorno bancário
Alteração realizada para que o sistema verifique os títulos com juros e realize a liquidação, mesmo que os juros não estejam contemplados no sistema M2. Essa alteração foi realizada na modalidade cobrança bancária por carteira descontada, pois nessa situação os juros e descontos pertencem ao banco e não à empresa.
Acesso em: Receber > Retornos bancários
Liberações do dia 22 de julho
Painel de entregas
Disponibilizado o Painel de entregas, que possibilitará a visualização dos pedidos de venda, o planejamento da carga e da entrega de cada um dos itens contantes no pedido, bem como a emissão da nota fiscal para cada item a ser entregue. A ferramenta também possibilitará a visualização dos cálculos de peso e volume de determinada carga para negociação com a transportadora.
👉 Para saber mais sobre a ferramenta, clique aqui .
Acesso em: Vendas > Painel de entregas
Caixa de faturamento
1- Alterado o cadastro de pedido de venda para que o seu processamento seja possível com mais de uma forma de pagamento.
2- Alteração realizada para remover o botão demonstrado ao lado do tipo de saída. Quando alterado o tipo de saída no lançamento manual NF, o sistema busca automaticamente os dados do tipo de saída. As informações como almoxarifado, tabela de preço de venda, unidade, complemento, quantidade e preço também serão recarregados automaticamente.
Acesso em: Vendas > Caixa de faturamento
Importar XML da NF-e
O processo de importação do arquivo XML foi alterado para que seja possível o vínculo automático de pedidos. Além disso, alguns ajustes foram disponibilizados.
1 » Disponibilizado o vínculo automático do pedido de compra com o arquivo XML NF-e entrada. Para isso, o sistema levará em consideração:
* Se o cadastro do item tem o vínculo com o fornecedor do pedido de compra. Caso não possua, o vínculo deve ser realizado acessando o cadastro do item: Estoque > Itens e serviços.
* Se o arquivo XML possui as tags "xPed" e "nItemPed". Caso não exista no XML, o vínculo deve ser realizado manualmente.
2 » Na aba "Itens" da importação, o campo "Pedido" - demonstrado na tela de vínculos de itens - foi alterado para "Vincular pedidos". Ao clicar, o pedido será demonstrado e o vínculo pode ser realizado informando a coluna "Qte xml". Quando realizado o vínculo automaticamente, a coluna será demonstrada com o preenchimento de acordo com o pedido.
3 » Disponibilizado o ícone "Pedidos vinculados" para cada item da importação, para visualização da vinculação automática ou manual dos pedidos.
Acesso em: Compras > Importar XML da NF-e
Semana 05
Liberadas versões nos dias: 28/07, 29/07 e 31/07
Liberações do dia 28 de julho
Entrada
O processo de cadastro de notas fiscais de entrada foi alterado para permitir o estorno de notas do tipo "Complementar".
Acesso em: Compras > Entradas
Notas fiscais de saída
Alterações realizadas no processamento da nota fiscal de saída para que não hajam travamentos quando a nota estiver "Em processamento".
Acesso em: Vendas > Notas fiscais de saída
Liberações do dia 29 de julho
MDF-e
O processo de cadastro de MDF-e foi alterado para que os campos do "Grupo produto predominante" sejam demonstrados independentes da opção inserida no campo "Tipo de emitente". Os campos do "Grupo produto predominante" são o "Tipo da carga", "Produto predominante", "Cep carregamento" e "Cep descarregamento". Além disso, foi disponibilizada a tag "ProdPred" quando informado o "Tipo de emitente".
Acesso em: Vendas > Mais Opções > MDF-e
CT-e
O cadastro de CT-e foi alterado para que o CST e alíquota sejam demonstrados conforme cadastro do tipo de conhecimento (Vendas > Listas > Tipos de conhecimento) e para que a impressão do DACTE demonstre o campo "Classificação tributária do serviço" de acordo com o lançamento.
Para empresas optantes pelo SIMPLES, a tag "ICMSSN" será gerada.
Acesso em: Vendas > Mais opções > CT-e
Relatório
Disponibilizado o modelo agrupado por vendedor no relatório "Notas fiscais de saída". O relatório emitirá as notas por vendedor com o filtro "Tipo de operação".
Acesso em: Vendas > Relatórios > Notas fiscais de saída
Liberações do dia 31 de julho
Integração
Alterado a integração dos pedidos para que, após informar o cliente, o sistema sugira o supervisor conforme o cadastro do cliente (Vendas > Clientes, aba Comercial).
Acesso em: Início > Integração
Tipos de saída
O sistema foi alterado para que a composição da base de cálculo do PIS e COFINS seja definida pelo "Tipo de saída", considerando o valor do ICMS diferido. Com isso, o campo "(-) ICMS diferido" foi disponibilizado na aba "PIS/COFINS" do cadastro do tipo de saída e ficará habilitado quando marcada a opção "(-) ICMS".
Com a alteração realizada, os processos de venda (proposta, pedidos e notas fiscais de saída) foram alterados para que o campo seja considerado nos lançamentos.
⚠️ O campo "(-) ICMS diferido" também foi adicionado nos processos: "Tipos de entrada", acessado em "Compras > Listas" e "Exceção fiscal do PIS/COFINS", acessado em "Contábil > Listas".
No processo de cadastro de "Notas fiscais de saída", por exemplo, após inserir o item, na aba "Resumo" foi disponibilizado o campo "Valor ICMS Destacado", que irá demonstrar a diferença entre o "Valor ICMS operação" deduzido do diferimento ou demais impostos que influenciem no valor final do ICMS.
Acesso em: Vendas > Listas > Tipos de Saídas
Caixa de faturamento
O lançamento de nota fiscal de saída foi alterado para permitir a vinculação da requisição de materiais atendida. Com isso, na caixa de faturamento, aba "Seleção", foi disponibilizada a opção "Novo > Atendimento requisição".
Desta forma, os atendimentos de requisição serão vinculados para o lançamento das notas fiscais através dessa opção. As requisições não atendidas serão vinculadas através da opção: "Novo > Requisição/ Transferência".
Acesso em: Vendas > Caixa de faturamento
Entrada
Alterado o processo de lançamento de notas fiscais de entrada para ser contemplada a desoneração do ICMS. Para isso, o tipo de entrada foi alterado para disponibilizar os campos "Desonerar ICMS" e "Motivo desoneração". Estes campos são os que descreverão se a nota fiscal irá conter ou não os valores referentes.
⚠️ A alteração compreende a importação do XML.
Acesso em: Compras > Entrada