Novidades da versão 2.8.0

Liberada em 16 de novembro de 2020, a versão 2.0.8 com algumas alterações e correções.

Novas funcionalidades

Compra Rápida

Disponibilizado o processo "Compra rápida" para auxiliar na gestão da necessidade de compra. Nesse novo processo, são utilizados os mesmos recursos já disponíveis no processo padrão da demanda e necessidade de compra do sistema.

⚠️ Esse é um processo destinado a empresas que trabalham com distribuição de mercadorias.

Compra rápida

Funcionalidades

Na parte superior estão os filtros que podem ser utilizados:

  • Fornecedor: filtra os itens de acordo com os fornecedores definidos em seu cadastro (Cadastro do item/Guia Fornecedores).

  • Grupo do item: filtra os itens de acordo com o grupo do item informado no cadastro de itens.

  • Almoxarifado: o filtro almoxarifado é obrigatório, e com base nele serão calculadas as colunas “Demanda” e “Estoque disponível”. O sistema listará apenas os pedidos de venda realizados para os almoxarifados definidos no filtro, e aplicará a mesma regra para retornar o saldo disponível do item, ou seja, será somado o saldo de estoque disponível do item nos almoxarifados informados.

Ao lado dos filtros encontram-se as configurações disponíveis:

  • Analisar carteira de pedidos em aberto: realiza a verificação da carteira de pedidos em aberto e qual a demanda necessária para suprir a carteira.

  • Analisar itens com o estoque abaixo do mínimo: realiza a verificação dos itens que estão com o saldo de estoque abaixo do mínimo e sugere na necessidade.

Para iniciar a análise, basta selecionar o botão “Calcular necessidade de compra”. Após, o sistema listará os registros com base nos parâmetros e filtros informados. Com os dados em tela pode-se tomar duas ações:

  • Gerar a solicitação de compra.

  • Gerar o pedido de compra

No lançamento da solicitação de compra, o sistema agrupará todos os registros selecionados em uma única solicitação. Portanto basta selecionar os registros que pretende gerar a solicitação, e em seguida selecionar o botão “Gerar solicitação”.

Gerar solicitação

É obrigatório o preenchimento dos campos “Solicitante” e “Finalidade”.

Para a geração do pedido de compra, é necessário que seja informado um fornecedor para cada registro. Para definição do fornecedor podem ser utilizadas as teclas de atalho "CTRL + selecionar o registro" ou "CTRL + A" para todos, e posteriormente, clicar no botão “Definir fornecedor”. Com o fornecedor dos registros informados, basta selecionar a opção “Gerar pedido”. É obrigatório o preenchimento dos campos “Solicitante” e “Finalidade”.

Ações disponíveis para o processo:

Ações

  • Definir fornecedor: define o fornecedor para os registros selecionados.
  • Gerar solicitação: gera a solicitação de compra para os registros selecionados.
  • Gerar pedido: gera o pedido de compra para os registros selecionados.
  • Finalizar: finaliza o processo, gerando uma necessidade com status processado na tela “Necessidade de compra”.

Acesso em: Compras > Mais opções > Compra rápida

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Histórico de compras

Disponibilizado novo recurso para possibilitar identificar quais as últimas compras realizadas para determinado item. Essa análise será feita através dos pedidos de compra.

Esse recurso está disponível no processo de "Compra rápida" e no "Painel de compras" e pode ser acessado pressionando o "ícone do relógio", conforme imagem abaixo.

Histórico de compras

Funcionalidades:

As informações são divididas em duas, que são:

  • Últimas compras: serão exibidos os últimos pedidos de compra realizados para o item.
  • Requisições: serão listadas as requisições de material para o item, caso possua.

Histórico de compras

Acesso em: Compras > Mais opções > Compra rápida // Compras > Painel de compras

Histórico de pedidos

Inserido novo recurso para consultar os pedidos de venda emitidos para determinado cliente. O objetivo é consultar quais os valores de venda praticados para determinado cliente e item.

Está disponível no momento do lançamento de itens no pedido, através do ícone de relógio.

relógio

Acesso em: Vendas > Pedidos > Novo > aba Dados do item

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Outras Alterações

Consulta de preços

Realizada alteração de layout da tela “Consulta de preços”. O objetivo do processo é simular o preço de venda de um determinado produto, podendo restringi-lo por "Cliente", "Vendedor", "Forma de pagamento" e "Condição de pagamento".

Ao realizar as combinações de filtro, o sistema aplicará as regras definidas para cada método. Alguns exemplos de combinações possíveis:

  • Nenhum filtro informado: busca a tabela de preço da filial, informada na parametrização do sistema.
  • Somente Cliente: busca a tabela de preço informada no cadastro do cliente.
  • Somente Vendedor: busca as tabelas de preço habilitadas para o vendedor.
  • Cliente + Vendedor: busca as tabelas de preços habilitadas para o vendedor.
  • Cliente + Vendedor + Forma de pagamento: busca as tabelas de preços habilitadas para o vendedor, que possuam a forma de pagamento informada vinculada a tabela de preço.
  • Cliente + Vendedor + Forma de pagamento + Condição de pagamento: busca as tabelas de preços habilitadas para o vendedor, que possuam a forma de pagamento e a condição vinculadas a tabela de preço.

Também estão disponíveis em tela, os filtros "Grupo de item", "Linha", "Identificação" e "Descrição". Entretanto esses filtros não realizam nenhuma restrição das tabelas sugeridas, tais serão usados para facilitar a localização dos registros.

A opção “Somente itens em promoção” listará apenas os itens que estão vinculada a uma tabela promocional, que deve estar vinculada a tabela principal informada parametrização geral do sistema.

Acesso em: Vendas > Consulta de preço e estoque

Histórico de pedido

Efetuado as seguintes alterações:

Na aba "Visão geral" foram adicionadas as colunas "Qtd. caixa fat", que demostrará a quantidade pendente do item do pedido na aba "Seleção" da "Caixa de faturamento" e "Qtd conferida", que demostrará a quantidade conferida do item do pedido na aba "Seleção" da "Caixa de faturamento".

Acesso em: Vendas > Pedidos > Mais opções > Consultar > Histórico

Tipo de vencimento

Efetuado alteração na configuração de "Tipo de vencimento" no cadastro do cliente, sendo possível informar apenas um dia no tipo "Nos dias 'x' e 'y' do mês. Essa alteração afeta os processos de faturamento.

Acesso em: Vendas > Clientes > aba Financeiro

Adiantamento do pedido

Realizado as seguintes alterações:

1- Adicionada a opção "Alterar adiantamento" ao botão "Mais opções" na tela de pedidos de venda. Essa opção demonstrará um tela para o novo valor a ser inserido.

Observação: O valor do adiantamento será alterado para pedidos em aberto ou parcial e se a provisão de adiantamento não tenha sido baixada.

Acesso em: Vendas> Pedidos> Mais opções> Alterar - Adiantamento

2- Inserida nova rastreabilidade entre provisão de adiamento gerada a partir do título de contas a receber e o título de contas a pagar do tipo adiantamento.

Acesso em: Contas a receber > Mais opções > Rastrear - Adiantamento

Fila de reserva

Foram adicionados os filtros e colunas "Grupo do item" e "Linha" e a coluna "Data necessidade" na tela de consulta da Fila de reserva. A coluna "Data necessidade" é preenchida de acordo com a origem da reserva:

  • Pedido: Data entrega do item.
  • Requisição de material: Previsão de atendimento

Acesso em: Estoque > Mais opções > Fila de reserva