Novidades da versão 2.6.0
A versão está prevista para liberação em 24 de setembro 2020, com algumas alterações e correções.
Novas funcionalidades
Useall PAY
Useall PAY é uma integração para emissão de boletos.
Funcionalidades:
Quando o "Useall PAY" receber uma solicitação de emissão de boletos, ele assume a responsabilidade pela geração e controle de pagamentos desse boleto, então o sistema M2 saberá quando o cliente pagou o boleto e será notificado.
Habilitar Useall PAY:
Primeiramente é necessário efetuar o credenciamento em: "Parametrização > Contas a receber > Credenciar Useall PAY".
Nesta tela serão listadas as filiais. Ao clicar em "Credenciar", o sistema solicitará informações bancárias e informações para geração de boletos. A conta informada nesta tela, será a conta que o Useall PAY fará a TED (Transferência Eletrônica Disponível) do valor após o boleto pago. Ao confirmar, o M2 se conectará com o Useall PAY e habilitará a filial para emitir boletos via Useall PAY.
Emitir boletos:
Com o processo de credenciamento realizado, basta selecionar um título a receber > Mais opções > Emitir boleto (PAY) e confirmar. Após gerar o boleto, ele é integrado ao Useall PAY e pode ser sincronizado para verificação de seu pagamento.
Sincronizar boletos:
Para saber se um boleto foi pago, deve-se sincronizar o retorno do Useall PAY: "Módulo Receber > Mais opções > Retornos de boletos do Useall PAY"
Nesta tela é possível: - Sincronizar Useall PAY: Obtém os boletos no Useall PAY. - Processar pendentes: Gera a baixa do receber ou cancela os boletos sincronizados.
Cliente pagou boleto, e agora?
Se logo após emitir um boleto, for efetuada a sincronização, o sistema sincronizará o boleto e trará ele como pendente, logo após um tempo o boleto ficará registrado ou rejeitado. Quando o cliente efetivamente pagar o boleto, o status ficará como pago.
Processo de entrada
Disponibilizado processos de Demanda e Necessidade de compras.
Demanda: mostra quanto você precisa para atender aos pedidos abertos, a produção ou qualquer outro cenário. Por exemplo: em uma empresa que compra para atender as vendas realizadas, a demanda é a carteira de pedidos (a soma de todos os pedidos que estão abertos).
A quantidade da demanda é bruta, ou seja, não desconta o estoque que já tem na empresa. A demanda sempre é para o item de compra. Por exemplo: na demanda de produção, processada pelo Useall PCP, chega no M2 os materiais (o PCP explode a estrutura e manda a matéria-prima para o M2). No caso de kit, também explode o kit e entra o material na demanda.
É possível calcular a demanda por:
• OP: demanda determinada pelo Useall PCP.
• Carteira de pedidos: busca os saldos dos pedidos abertos e parciais, inclusive bloqueados.
• Média de vendas: busca os pedidos abertos (inclusive bloqueados), parciais e finalizados.
• Média de faturamento: busca os faturamentos válidos (não cancelados e não estornados).
• Requisições: busca os saldos das Requisições de materiais abetas e parciais.
• Média de consumo: busca as requisições atendidas.
• Itens abaixo do estoque mínimo: busca a quantidade necessária para manter o item no estoque mínimo.
• Manual: Itens digitados, importados pelo Excel ou API.
Necessidade de Compra: tem por função filtrar e incluir as demandas. Ao finalizar o processo, é gerada a Solicitação de Compra.
Acesso em: Compras > Demanda // Compras > Necessidade de compras
Tipos de entrada padrão
Semelhante ao "Tipos de Saída Padrão", essa tela tem por função substituir o "Tipos de Entrada automático". Sendo assim, todos os processos de entrada que usavam o automático passam a utilizar essa tela. São estes: - Nota de Entrada - Pedido de Compra
Acesso em: Compras > Listas > Tipos de Entrada padrão
Outras Alterações
Importar XML da NF-e
Correções aplicadas:
1- Quando importado o xml informando o tipo de entrada na tela de importação, ao finalizar o sistema não estava agregando o valor do IPI no contas a pagar, exibindo uma mensagem com a diferença de valor total a pagar na nota e a soma das parcelas.
2- Corrigido processo, para respeitar o tipo de entrada informado na tela de importação do XML.
Acesso em: Compras > Importar XML da NF-e
Referência do fornecedor
Alterações efetuadas:
-
Adicionado o campo "Referência do fornecedor" na tela de Fornecedores do item (Itens e serviços > Mais opções > Fornecedores).
-
Quando utilizado o processo de Importação de XML da NF-e, é preenchido o campo "Referência do fornecedor" com a mesma informação da "Identificação do fornecedor".
Acesso em: Compras > Importar XML da NF-e
Nota fiscal de entrada
1- Corrigido processo de lançamento de Nota de estorno própria, permitindo lançar nota com tipo de entrada cadastrado com tipo de operação 'Outros'.
Acesso em: Compras > Notas fiscais de entrada > Novo > Nota fiscal de estorno
2- Ao realizar uma alteração no NCM do item na nota e autorizá-la, o XML não mostrava o novo NCM selecionado.
Acesso em: Compras > Notas fiscais de entrada > Mais opções > Outros > Dados Fiscais > (Aba "Itens") > Assistente > Alterar selecionados
Orçamento empresarial
Correções aplicadas:
- Ao copiar um Orçamento Empresarial, todas as contas apareciam como "Entrada".
- O Número do Orçamento estava saltando de 2 em 2 automaticamente.
Acesso em: Contábil > Orçamentos Empresariais
Comissões
Realizado as seguintes correções:
1- O sistema exibia mensagem de erro, ao marcar a opção "% por item" e clicar no botão "Itens".
2- Ao utilizar um critério que permite a opção "% por item" selecionado (Tabela de preços de venda) e depois alterar para outro critério, o campo "% de Comissão" aparecia desabilitado.
Acesso em: Vendas > Listas > Regras de Comissões
3- Efetuado correção para mostrar o Cód. do vendedor no Relatório de Previsão de comissões a pagar.
Acesso em: Pagar > Relatórios > Previsão de comissões a pagar
Pedido
1- Corrigido processo de alterar dados financeiros do Pedido de venda, não estava gravando as informações alteradas, isso afetava diretamente o agrupamento de notas fiscais.
Acesso em: Vendas > Pedidos > Mais opções > Alterar - Financeiro
2- Corrigido processo de atualização de dados no Pedido, não estava gravando as informações alteradas.
Acesso em: Vendas > Pedidos > Mais opções > Alterar - Dados principais
3- Inserida a validação para não serem faturados os pedidos de outra filial.
Acesso em: Vendas > Pedidos
4- Efetuado ajuste no faturamento com agrupamento de parcelas no pedido. Ao gerar pedidos para o mesmo cliente e mesma condição de pagamento, o sistema havia lançado uma nota com mais parcelas do que o informado.
Acesso em: Vendas > Pedidos > Mais opções > Faturamento > Emitir nota fiscal (faturamento novo)
Itens
Ao tentar inserir tabelas de preço através do cadastro do item, o sistema não estava carregando as tabelas que já estavam pré cadastradas. Corrigida a demonstração do carregamento de tabelas de preços pela seta e pela lupa, no campo "Tabela de preço de venda".
Acesso em: Vendas> Itens> Mais opções> Preços de venda> Novo
Nota fiscal de devolução
1- Ao emitir a nota fiscal de devolução, pela tela "Emitir notas fiscais > Novo > Devolução/Retorno", o sistema não estava carregando todos os itens da nota fiscal de entrada vinculada a devolução, trazendo apenas a quantidade de 24 itens listados. Foi adicionado o recurso de paginação para carregar todos os itens e inserido a barra de rolagem na tela para facilitar a conferência.
Acesso em: Vendas > Emitir notas fiscais > Novo > Devolução/Retorno
2- Realizado correção na tela de Emissão de nota de devolução. Ao preparar uma nota, na aba "Itens > Lupa > Fiscal > ICMS" o campo "Alíquota" não aparecia se a empresa fosse do regime "Simples". Modificado para esse campo sempre ficar visível.
Acesso em: Vendas > Emissão de notas fiscais > Novo > Devolução.
Nota fiscal de serviço
Realizado correção na "Impressão de RPS" para exibir a Alíquita do ISS na Nota Fiscal de Serviço.
Acesso em: Vendas > Notas Fiscais de Serviço > Mais opções > Imprimir RPS
Relatório de faturamento
Alterado relatório para apresentar totalizadores das colunas "Peso bruto" e "Peso líquido".
Acesso em: Vendas > Relatórios > Faturamento
Emissão de notas
Realizado otimização no sistema para realizar o processamento de diversos pedidos com mais rapidez e eficiência.
Acesso em: Vendas > Emissão de notas fiscais
Expedição
Melhorias aplicadas:
Sistema Expedição:
- Disponibilizado o menu "Mais opções" na tela de registros com as opções "Imprimir Espelho" e "Imprimir Etiqueta".
- Adicionado os campos "Endereço de entrega" e "Observação do pedido" na grade da tela de registros. Esses campos não ficam visíveis, podem ser adicionados conforme necessidade.
Acesso em: Site de expedição - https://useallcloud.com.br/expedicao/
Sistema M2:
- Disponibilizado a coluna "Campo Livre BPM" na tela de consulta do pedido de venda.
Acesso em: Vendas > Pedidos
- Na tela "Emissão de notas fiscais" foram adicionadas as seguintes opções na aba "Notas Fiscais":
- Imprimir Danfe,
- Solicitar Autorização,
- Cancelar,
- Consultar Eventos,
-
Inutilizar
-
Adicionado o botão "Imprimir Romaneio", contendo dois modelos de espelho:
- Espelho do romaneio sem itens: exibe cada nota numa linha.
- Espelho do romaneio com itens: exibe cada nota numa página.
Acesso em: Vendas > Emissão de notas fiscais
Parametrização
1- Disponibilizado o parâmetro “Autorizados NF-e” para informar os dados do contador. Com isso, ao gerar a nota fiscal de saída, a tag "Autxml" será demonstrada com a informação.
Acesso em: Início > Parametrização > Fiscal > Autorizados NF-e
2- Efetuado ajuste na Parametrização de cheques em lote, retirado a obrigatoriedade dos campos Tipo de conta a receber e Fórmula para cálculo de juros.
Funcionamento sobre a fórmula e o tipo de contas a receber para os juros:
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Quando o tipo e a fórmula estão informados: Ao definir um percentual de juros, (e a data de vencimento for maior que a de emissão) o sistema irá calcular o valor dos juros do cheque quando for informado na tela. Também é possível que informe o valor dos juros sem percentual. Se tem valor dos juros, ao processar o lote o sistema pega o tipo de contas a receber para juros da configuração e faz o lançamento do título.
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Quando não informar a fórmula: o sistema não vai calcular juros quando for informado o percentual, isso precisa ser configurado. Poderá informar os juros pelo valor direto, desse modo vai lançar o título pegando o tipo que está na configuração. OBS: A fórmula é replicada ao lote de cheques quando clica no botão Iniciar, sendo assim não adianta só ir na configuração e definir a fórmula, será necessário criar um novo lote.
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Quando o tipo de contas a receber para juros não for informado: se não informou o tipo, mas digitou juros, ao processar o sistema emite uma mensagem de alerta informando que faltou a configuração, neste caso, altera-se nas configurações e pode-se processar de novo.
Acesso em: Início > Parametrização > Contas a receber > Cheques
Vencimento do título
Corrigido processo de "Alterar - Vencimento do título", onde apresentava mensagem de alerta 'Data de vencimento (23/06/2020) é inferior a data de emissão (23/06/2020)'.
Acesso em: Pagar > Contas a pagar > Mais opções > Alterar - Vencimento
Negociação de cobrança
Ajustado performance do processo de consulta, a página passa a carregar com mais rapidez, de 2 minutos para cerca de 1 segundo.
Acesso em: Receber > Negociação de cobrança
Retorno bancário
Efetuado ajuste na validação da chave geral "Usa contabilidade" que avalia se o parâmetro está desmarcado, permitindo processar o retorno bancário, lançando seus devidos lotes.
Acesso em: Receber > Retorno bancário
Relatório Fechamento de estoque por item
Ajustado os valores dos totalizadores na emissão do relatório em tela e em PDF, para não cortar as informações.
Acesso em: Estoque > Relatórios > Fechamento de estoque por item
Relatório Saldo de estoque por lote
Ajustado coluna "Lote" do relatório, para exibir a numeração do lote completa, sendo possível cadastrar lotes com numeração até 20 caracteres.
Acesso em: Estoque > Relatórios > Saldo de estoque por lote