Novidades da versão 2.3.0
Liberado em 24 de junho 2020 a versão 2.3.0.
- Faturamento antecipado
- Controle de impressão de duplicatas
- Notas de serviço
- Nota de saída a partir das requisições de material
- Tipo de pedido
- Outras alterações
Novas funcionalidades
Faturamento antecipado
Disponibilizado o processo de faturamento antecipado e venda para entrega futura no novo faturamento.
Configuração no M2
1. Cadastrar um tipo de pedido chamado "venda para entrega futura" e marcar a opção entrega futura.
2. Cadastrar um tipo de saída para venda para entrega futura com tipo de operação venda.
3. Cadastrar um tipo de saída para entrega originada de venda para entrega futura com tipo de operação outros.
4. Vincular no tipo de saída de venda para entrega futura criado no passo 2, o tipo de saída de entrega, criado no passo 3.
Como usar:
1. Cadastrar um pedido de venda com o tipo "Venda para entrega futura". Ao processar, o sistema insere:
- um registro de entrega futura;
- um pedido de entrega com o tipo de saída de entrega originada de venda para entrega futura. O sistema busca esse tipo de saída no pedido de venda. Nele tem o tipo de saída de venda e vinculado a esse tipo de saída tem o tipo de saída de entrega.
Com isso será gerado dois pedidos. O primeiro com o tipo de operação venda, aparece nos relatórios de venda. O segundo com o tipo de operação outros que não consta nos relatórios de venda, para isso foi adicionado nos relatórios de venda o Filtro Tipo de pedido.
Acesso em: Vendas > Pedidos
Faturamento antecipado e venda para entrega futura
Confira no vídeo o processo completo.
Controle de impressão de duplicatas
Disponibilizado o controle de impressão de duplicatas nos processos de contas a receber e pagar.
Alterações no menu Mais opções:
1. Criado o grupo "Imprimir - Duplicata";
2. No grupo "Consultar > Histórico", ao imprimir Duplicata, fica registrado a operação;
3. Nas telas de consultas foi adicionado a coluna "Impresso", podendo ser personalizada.
Acessos em:
- Receber > Contas a receber > Mais opções > Cosultas - Histórico
- Pagar > Contas a pagar > Mais opções > Cosultas - Histórico
Notas de serviço
Disponibilizado o processo de emissão de nota de serviço através do novo faturamento.
Acesso em: Vendas > Emissão de notas fiscais > Novo(Seta) > Nota de serviço
Nota de saída a partir das requisições de material
Disponibilizado processo que permite gerar uma nota fiscal de saída a partir de uma Requisição de Material. As notas são geradas através de qualquer tipo de requisição.
Acesso em: Vendas > Emissão de Notas Fiscais > Novo (Seta) > Requisição/Transferência
Tipo de pedido
Disponibilizado o cadastro "Tipos de Pedido" no módulo de "Vendas" e adicionado o campo "Tipo de pedido" no pedido de vendas. O tipo "Vendas" é o tipo padrão ao gerar um pedido.
Devido a isso, mais alterações foram realizadas:
1. Botão "Pedidos de Venda" passa a se chamar "Pedidos".
2. Aicionado o filtro "Tipo de pedido" na tela de busca de pedidos e nos relatórios: "Pedidos em aberto", "Itens de Pedido em aberto", "Pedidos emitidos", "Itens de pedidos emitidos" e "Pedidos reprovados".
4. Adicionado o filtro "Tipo de Pedido" e a "Descrição do Tipo de Pedido" na opção "Detalhes do cliente" na tela de consulta de cliente, através do ícone "lupa", aba "Pedidos".
Acesso em> Vendas > Listas > Tipos de pedido
Outras alterações
Família de produtos
Disponibilizado opção “Marca”, no campo “Alimentar campo” e ajustado o campo “Com o seguinte valor” referente a opção “Marca”, da tela “Opção da característica”, acessados através do ícone “Abrir”, na tela de consulta do “Cadastro de famílias”, aba “Características”, botão “Nova opção”.
Acesso em: Vendas > Mais opções > Famílias de produtos
Melhorias nos Itens e serviços
Realizado as seguintes alterações no sistema:
1. Em "Vendas > Itens e Serviços > Mais opções > Fornecedores" o campo "Identificação do fornecedor" tornou-se opcional.
2. Criada as opções de Alteração "Unidade do Item" e "Tipo de Item".
Unidade do Item: Só é permitido fazer essa alteração se o Item não passou por nenhuma movimentação de Estoque ou Reserva.
Tipo do item: O item de serviço não pode deixar de ser do tipo "Serviço" devido a não controlar estoque e tem um tratamento diferente tanto no pedido quanto na nota. O item para imobilizado não pode deixar de ser do tipo "Imobilizado" devido não ter movimento de estoque e os itens não poderão se tornar do tipo "Serviço" ou "Imobilizado" pelo mesmo motivo que os impede de se tornarem outros tipos de variação.
3. Criada a opção "Relação de Itens X Fornecedores", localizado em "Estoque > Mais Opções".
Comissão nas Contas a receber avulsas
Realizado as seguintes alterações no sistema:
1. Adicionado no "Tipos de Contas a Receber", o parâmetro "Lançar Comissão" (Vem como padrão a opção 'Não');
2. Adicionado na tela de títulos de contas a receber, os campos "Vendedor e % de comissão", "Supervisor e % de comissão". Esses campos são exibidos quando o tipo de Contas a receber gera comissão.
⚠️ Só é permitido gerar comissões para títuos com Espécie do Título "DM" ou "OT".
⚠️ Esse processo também está disponível no lançamento de "Contas a receber em Lote".
Acesso em: Receber > Listas > Tipos de contas a receber // Receber > Contas a Receber
Transferir pedido de venda para outra empresa/filial
Disponibilizado no menu Mais opções do processo de Pedidos de venda, a opção "Transferir pedido para outra filial", permitindo enviar pedido aberto para outra filial.
Acesso em: Vendas > Pedidos de vendas > Mais opções > Transferir pedido para outra filial.
Estoque mínimo por almoxarifado
Realizado as seguintes alterações no sistema:
1. Adicionado o campo "Soma ao Saldo de Estoque" e a opção "Permite informar estoque mínimo/máximo no cadastro de Almoxarifados.
2. Na tela de consulta de "Itens e serviços", em "Mais opções > Almoxarifados > (Novo ou Editar)" foi alterado a regra para caso a opção "Permite informar estoque mínimo/máximo" estiver desmarcada, os camposo "Estoque Mínimo e máximo por almoxarifado" ficará desabilitado.
3. Quando o campo "Estoque Mínimo e máximo por almoxarifado" no cadastro de Almoxarifado estiver desmarcado, o ícone "I" é exibido com a seguinte informação: "Esse almoxarifado não pode ter estoque mínimo. Isto foi configurado no almoxarifado. Se você tem estoque mínimo diferente por filial, deve ser informado só no almoxarifado principal e pode ser sido desabilitado por esse motivo".
4. Disponbilizada a tela de "Histórico de alterações de estoque mínimo e máximo" com disponbilidade para impressão (Vendas > Itens e Serviços > Mais opções > Almoxarifados > Mais opções > Histórico).
Acesso em:
- Vendas > Itens e Serviços
- Estoque > Almoxarifados
Rastreio Contrato e serviço a partir da nota fiscal
Disponibilizado as opções de "Ratreio de Contrato" e "Serviço":
1. Adicionado as opções "Rastrear contrato" e "Rastrear serviço", na tela de consulta de notas fiscais de serviço.
a) Rastrear contrato - abre o sistema de Contratos exibindo o contrato que gerou a nota fiscal. b) Rastrear serviço - abre o sistema de Serviços exibindo o serviço que gerou a nota fiscal.
2. Adicionado a opção "Rastrear serviço" na tela de consulta de Notas fiscais, essa opção abre o sistema de Serviços exibindo o serviço que gerou a nota fiscal.
Acesso em:
- Vendas > Notas fiscais de serviços > Mais opções > Rastrear - Serviços ou Contratos
- Vendas > Notas fiscais de saída > Mais opções > Rastrear - Serviços
Relatório Orçamento empresarial
Efetuado as seguintes alterações nos relatórios: "Orçamento empresaria - Orçado X Realizado" e "Orçamento empresarial consolidado - Orçado X Realizado":
1. Adicionado a coluna "Saldo" após a coluna "Comprometido"
2. Período mostrado no Relatório foi diminuído: de 5 para 3 meses
Acesso em:
- Contábil > Relatórios > "Orçamento Empresarial - Orçado X Realizado
- Contábil > Relatórios > "Orçamento Empresarial consolidado - Orçado X Realizado
Lançamento da natureza financeira nos movimentos financeiros
Realizado alterações no movimento financeiro. Ao inserir a Natureza financeira o sistema insere o valor total e percentual por padrão. A partir disso é permitido fazer alterações tanto do percentual quanto do valor e o sistema irá recalcular as informações.
Acesso em: Tesouraria > Movimento Financeiro
Faturamento
Adicionado campos "Placa" e "UF da placa" na tela de dados de transporte no novo faturamento.
Acesso em: Vendas > Emissão de notas fiscais > Mais opções > Dados de transporte
Relatório de pedidos emitidos
Inserida a opção "Incluir pedidos com avaliação bloqueada" para analisar o valor total de pedidos emitidos.
Acesso em: Vendas > Relatórios > Pedidos Emitidos
DI - Declaração de importação
Realizada correção na geração de "Declaração de Importação", ao lançar novos itens, o sistema emitia mensagem não permitindo seguir o processo.
Acesso em: Compras > Notas fiscais de Entrada > Mais opções > Outros > Declaração de Importação