Novidades da versão 2.2.1
Liberado em 01 de junho 2020, a versão 2.2.1 com algumas alterações e correções.
Novas funcionalidades
Adiantamento para clientes e fornecedores
Os benefícios na gestão de adiantamento de fornecedores são:
- Controle dos adiantamentos que devem ser pagos para os fornecedores.
- Adiantamentos podem ser submetidos a aprovação orçamentária para quem utiliza CAR.
- Simplificar o processo. Adiantamento a fornecedor será lançado pelo CP.
Para lançar um adiantamento para fornecedor deve-se fazer o seguinte:
1. Cadastrar uma conta a pagar com a espécie adiantamento. Esse título ficará disponível no contas a pagar dando visibilidade que existe esse adiantamento a pagar.
2. Pagar esse título quando for feito o repasse do valor para o fornecedor. Ao realizar o pagamento, o M2 gera um título com a espécie adiantamento no contas a receber que será usado para quitar a nota fiscal.
3. Ao receber a nota fiscal de compra, deve-se baixar o título da nota de compra vinculando com o título de adiantamento que foi inserido pelo M2.
Para solicitar e receber um adiantamento de cliente deve-se fazer o seguinte:
1. Cadastrar uma conta a receber com a espécie adiantamento.
Esse título ficará disponível no contas a receber dando visibilidade que existe esse adiantamento a receber. A cobrança desse adiantamento poderá ser feita através de pagamento em dinheiro, depósito, boleto bancário ou qualquer outro método de recebimento.
2. Liquidar esse título quando o valor for recebido. Ao realizar o recebimento, o M2 gera um título com a espécie adiantamento no contas a pagar, que será usado para quitar a nota fiscal.
3. Ao faturar, deve-se baixar o título da nota de venda vinculando com o título de adiantamento que foi inserido pelo M2.
Acesso em: Pagar > Contas a pagar // Receber > Contas a receber
Confira nos vídeos o processo completo.
Adiantamento de clientes
Adiantamento de Fornecedores
Envio de e-mail de pedido
Disponibilizado os templates para envio de e-mail para os processos de Lançamento e cancelamento de pedido.
Para configurar os templates:
- Início > Parametrização > Comum > Templates de e-mail
- Vendas > Pedidos de venda > Mais opções > E-mails: Enviar lançamento de pedido e Enviar cancelamento de pedido.
Relatórios por supervisor
Disponibilizado os relatórios:
Clientes por supervisor - Tem por finalidade mostrar as informações da aba "Comercial" relacionadas ao "Vendedor" e "Supervisor".
Vendedores/Representantes por supervisor - Tem por finalidade listar os supervisores e detalhar quem são os vendedores supervisionados pelo mesmo.
Acesso em: Vendas > Relatórios > Clientes por supervisor // Vendas > Relatórios > Vendedores/Representantes por supervisor
Cheques recebidos
A tela de cheque tem por função cadastrar, lançar, depositar e compensar um cheque. Para cadastrar um cheque, os seguintes lançamentos devem ser realizados:
- Um movimento financeiro de entrada na conta de cheques recebidos e lançamento na conta de cheques a vincular;
- Um título de contas a receber com a espécie cheque (não é exibido na consulta de títulos);
- Contabilização do recebimento do cheque.
Para realizar o recebimento de cheques você precisa configurar os seguintes itens:
1. Tipo de contas a receber: Cadastrar um tipo de conta a receber e configurar nele a espécie cheque. É obrigatório definir a espécie. Será usado pelo título que representa o cheque. Não é exibido na consulta de títulos, mas fica visível nos relatórios.
2. Conta de entrada: Cadastrar uma conta financeira para cheques recebidos ou cheques em carteira. Use essa conta para acompanhar os cheques que estão em sua posse (em carteira).
3. Histórico financeiro: Cadastrar o histórico financeiro para o movimento de entrada.
Contabilizar as operações com cheques:
As operações "Lançamento do cheque", "Depósito", "Devolução", "Custódia" e "Retirada de custódia" indicam os cheques que serão contabilizadas. Os cheques não requerem regra contábil. Por isso, a conta contábil e o histórico serão solicitados na configuração dos cheques.
Conta de cheques a vincular:
Cadastrar a conta de cheques a vincular que será creditada no cadastro do cheque e debitada quando você usar o cheque para vincular a duplicata do cliente. O lançamento do cheque será contabilizado como "(D) Cheques recebidos" e "(C) Cheques a vincular".
Histórico contábil:
Cadastrar o histórico contábil quando contabilizar cheques. Esse histórico será lançado no lote contábil do cheque recebido.
👉 Clique aqui e confira mais informações sobre o processo no Portal de documentação!
Outras Alterações
Tributação
Realizado as seguintes alterações:
Redução da base de cálculo do ICMS:
Foram removidos a coluna "Alíquota" da tela de consulta e o campo "Alíquota" na tela de cadastro.
Substituição Tributária:
Na tela de cadastro, aba "Cálculo", adicionado o campo "%ICMS Interno" e os campos "CST" e "CFOP" se tornaram opcionais.
Acesso em: Contábil > Listas > Substituição Tributária Contábil > Listas > Redução da base de cálculo do ICMS
Nota fiscal de entrada
Corrigido processo de nota fiscal de entrada, quando a parametrização "Lançar formação de preços após lançamento de nota fiscal de entrada de compra" estiver marcada como "SIM", a nota fiscal de entrada deve gerar uma formação de preços com status "Pendente" (Início > Parametrização > Compras).
Acesso em: Compras > Notas Fiscais de entrada // Vendas > Formação de Preços
Emissão de notas fiscais
Realizado correção no processo de "Faturamento do Pedido", guia "Adicional", onde ao clicar no campo "Observação Interna" o mesmo ficava em vermelho sendo obrigatório informar algo.
Acesso em: Vendas > Emissão de notas fiscais
Habilitar vendedor/representante para acesso ao portal
Disponibilizada a opção "Configurar Usuário Externo" no Cadastro de clientes/fornecedores, botão Mais opções, com a finalidade de permitir que o M2 crie novos usuários para acesso ao Portal dos Representantes. Essa tela é composta pelos campos:
- Aba Usuário: Contém os campos "Nome" (o nome cadastrado vem por padrão), "E-mail", "Senha" e "Confirmar senha". Após salvar os dados, as opções de "Alterar foto" e "Desativar usuário" ficam disponíveis para uso.
- Aba Filiais: Contém a opção para adicionar a filial para o vendedor/representante.
A tela para configurar usuário externo só é permitida se o "Cliente/Fornecedor" estiver habilitado como "Vendedor/Representante".
Acesso em: Vendas > Clientes > Mais Opções > Configurar Usuário Externo