Novidades da versão 2.10.0

Liberada em 11 de dezembro de 2020 a versão 2.10.0 com algumas alterações e correções.

Outras Alterações

Etiqueta de expedição

No cadastro de etiquetas há o campo "Tipo de etiqueta", uma das opções deste campo é "Expedição - Volumes". Na grade abaixo, há uma linha para configurar o "Detalhe" da etiqueta, onde existe um lápis que abre a tela de edição.

Efetuamos correção referente a opção "Cidade do cliente no faturamento da posição 'pos' com tamanho de 'tam'" para que seja demonstrado corretamente no sistema "Expedição", na opção "Mais opções > Imprimir etiquetas".

Etiqueta expedição

Acesso em: Inicio > Listas > Etiquetas

Propostas de venda

1 - Consulta de preços e histórico de vendas na proposta: Disponibilizadas as telas de Consulta de preço e estoque e Consulta de histórico de pedidos no processo de proposta de venda. As telas estão acessíveis na tela de inserção de itens através dos ícones (Propostas de venda > Novo > aba Itens > Novo) da lupa e relógio.

Consultas: preço e histórico

2 - Desconto no valor unitário ou valor total: Disponibilizado alteração nos processos de vendas (Proposta, pedido e nota fiscal de saída) onde permitirá o desconto pelo valor total ou pelo valor unitário. Para que o sistema faça o cálculo pelo valor unitário, o parâmetro Tipo de desconto, localizado em "Início> Parametrização> Vendas", deve ser marcado como No valor unitário. Com isso, o campo "Preço", na proposta, por exemplo, ficará desabilitado. O campo "Preço líquido (BRL)" ficará habilitado no momento que marcada a opção "Informar valor líq.", calculando assim o percentual de desconto no campo "Desconto %". Caso seja informado o percentual de desconto, o sistema irá recalcular o preço líquido sem a necessidade de marcar o campo "Informar valor líq.".

Desconto unitário item

3 - Histórico de processos: Efetuadas as correções para que as informações sejam preenchidas na tela de histórico do processo da proposta de venda, localizado em Mais opções> Histórico. O histórico será demonstrado referente os processos mais relevantes, tais como, as criações, alterações e análises. Dessa forma é possível identificar os usuários e em quais horários foram realizadas movimentações do registro.

As alterações foram também efetuadas nos processos de: pedido de venda e Itens e serviços.

Acesso em: Vendas > Proposta

Pedido

1 - Risco de crédito: Efetuado alteração para que, ao lançar um pedido de venda para algum cliente que possua o risco de crédito dos tipos "Sob avaliação" ou "Não liberado", o sistema informe as restrições do cliente e a descrição do cadastro de risco de crédito.

2 - Status do faturamento no pedido: Devido ao pedido não indicar se está na caixa de faturamento, em conferência ou se foi conferido, foi disponibilizado o campo "Status faturamento". Esse campo possui as seguintes opções: * Não iniciado: quando cadastrado o pedido; * Adicionado na caixa fat.: Quando o pedido for adicionado à caixa de faturamento, tanto pela tela da caixa de faturamento quanto através da tela de pedidos; * Conferência em andamento: Quando utilizado o sistema de expedição, o M2 recebe a a informação quando a conferência é iniciada. * Conferido: Quando realizada a conferência da caixa de faturamento ou pelo sistema de expedição.

Status faturamento

3 - Consulta de preços e histórico de vendas: Foram disponibilizadas as opções: Consulta de preço e estoque e Consulta de histórico de pedidos na edição para alteração do item do pedido de venda. Para acessar a tela descrita, selecione um pedido, clique no botão "Mais opções> Alterar - Itens", edite o item desejado e, ao lado do campo "Item", clique em uma das opções.

Consultas: preço e histórico

Acesso em: Vendas > Pedidos

Etiqueta folha de rosto

Disponibilizado espelho de etiquetas por volume para as notas fiscais de saída. Para visualização, selecione a nota fiscal desejada (Vendas> Notas fiscais de saída) e clique no botão "Mais opções > Etiqueta - Folha de rosto". Na tela demonstrada, clique no botão "Configuração", escolha a opção "Espelho" e no botão "Imprimir", clique na seta escolhendo a opção "Imprimir por volume".

Folha de rosto

Acesso em: Vendas > Notas fiscais de saída > Mais opções > Etiqueta - Folha de rosto

Filtro da linha

Efetuado correção referente ao filtro "Linha", disponível na tela de revisão de tabelas de preços de venda.

Acesso em: Vendas > Tabela de preço de venda > Revisar tabela

Orçamento

Efetuado correção no processo de orçamento, para que ao desfazer a finalização de um orçamento, o sistema não zere o campo "%Frete", já preenchido.

Acesso: Vendas > Orçamentos > Novo

Comissão escalonada

O lançamento de comissão foi alterado nos processos de venda (Proposta, pedido, NF saída), para correção perante o cálculo da porcentagem do escalonamento informado no cadastro da regra de comissão.

Acesso em: Vendas > Listas > Regras de comissões

Consulta de preços e histórico de compras no pedido de compras

No processo de cadastro do pedido de compra foi disponibilizado o ícone para acesso a tela Consulta de histórico de pedidos. O ícone será demonstrado no momento da inclusão de itens no pedido de compra para ambas opções de cadastro: botões "Novo rápido" e "Novo completo".

Histórico de compras

Acesso: Compras > Pedido de compra > Novo

Filtro de grupo multi-seleção na compra rápida

O processo de "Compra rápida" foi alterado para que o filtro "Grupo do item" permita a seleção de vários registros.

Acesso em: Compras > Mais opções > Compra rápida

Cadastro do item

1 - Efetuado alteração no campo "Desc. técnica", disponível na guia "Descrições adicionais" do cadastro do item, permitindo com que seja incluso até 4000 caracteres.

2 - Alterado o sistema para que não seja possível adicionar um item inativo nos cadastros (proposta, pedido, solicitação de compra, etc), mas será possível a continuação do fluxo dos documentos já existentes, mesmo que eles contenham itens inativados ou bloqueados.

Acesso em: Estoque > Itens e serviço

Consulta de estoque

No processo de consulta de estoque foi efetuado correção para que o link Reservado considere apenas os registros de reserva dos almoxarifados informados no filtro, evitando com que sejam listados registros de outras empresas.

Acesso em: Estoque > Consulta de estoque

Mudanças no controle de classificação do grupo

No processo de cadastro de grupo de itens existe o campo chamado Classificação, que é alimentado automaticamente pelo sistema. A alteração foi efetuada para que o sistema gere o código da classificação conforme campo Subgrupo de e a informação do sequencial que será informado pelo usuário.

Grupo do item

Acesso em: Estoque > Listas > Grupo do item

Processo de transformação de itens

Efetuado correção no cálculo do custo para o processo de transformação de itens. O sistema não estava recalculando o custo com base na quantidade transformada, aplicando assim um custo médio incorreto para o item transformado. O cálculo considerado no processo é (Custo médio item * Quantidade original) / Quantidade transformada.

Acesso: Estoque > Mais opções > Transformação de itens.

Contas a receber

1 - Supervisor: Efetuado correção no processo de títulos a receber para que o campo "Supervisor" seja alimentado de acordo com o registro de origem (nota fiscal de saída).

2 - Rastreamento de nota de serviço: Efetuado correção para permitir o rastreamento de títulos de contas a receber em que a origem seja de nota fiscal de serviço. Essa opção está disponível em: Receber > Contas a Receber > Mais opções > Rastrear origem.

Acesso: Receber > Contas a receber